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    • altar
    • 28 junho 2011 editado

     # 1

    Comprei uma casa e tocou-me a mim ser administrador do condomínio, e tal como eu todos os outros inquilinos têm pouca experiência nestas questões legais

    Tenho uma dúvida relativamente ao registo contabilístico das receitas/despesas do condomínio

    Esse registo deve ser feito num livro próprio ou posso fazê-lo numa vulgar folha excel ?
  1.  # 2

    Colocado por: altar Esse registo deve ser feito num livro próprio ou posso fazê-lo numa vulgar folha excel ?
    Um condomínio é uma pessoa colectiva com obrigações fiscais.
    No entanto, creio que toda a gente faz a contabilidade em banalíssimas folhas de Excel.
  2.  # 3

    segundo sei os condominios ainda não são obrigado a ter a contabilidade organizada, o Excel chega
  3.  # 4

    Folhas de excell para os "Movimentos de Caixa", pasta para arquivo de docs. de despesa e receita e outra pasta ou separador para "Correspondência recebida/enviada", no fim do ano marca reunião e para que solicitar, mostra a documentação arquivada. Boa sorte e boa vizinhança.
    • jlmfr
    • 11 julho 2011 editado

     # 5

    Bom dia,

    A administração actual do nosso condomínio vai cessar as suas funções a 31 de Julho. Em Abril deste ano para, pediram para deixar de administrar o nosso condomínio alegando dificuldades financeiras para contratar serviços de limpeza, uma vez que os valores pagos mensalmente pelos condóminos não eram suficientes.

    Propusemos que apresentassem nova propostas. Mesmo assim não quiseram continuar. Face a esta situação, tomei a iniciativa de convidar 2 empresas a apresentarem propostas, que serão analisadas pelos condóminos esta semana.

    Esta administração apenas administrava a cave (com 12 garagens individuais), uma das entradas e pagava as contas comuns de água e electricidade (ficou definido assim em reunião de condóminos). As reparações das restantes partes comuns ficavam a cargo dos respectivos condóminos/entradas . O nosso prédio é constituído por 12 fracções (tipo andar moradia), com 5 entradas. Cada entrada tem 2 andares.

    Entretanto, porteiro/campainha exterior da minha entrada estava avariada há algum tempo (2 anos) , tendo o condomínio sempre alegado que não poderiam reparar uma vez que não administravam a minha entrada, tomei a iniciativa de a mandar reparar, tendo pago a reparação. Esta situação causava-me grandes transtornos, uma vez que não conseguia abrir a porta nem sequer ouvir/falar sempre que alguém tocava. Numa ocasião, fui lá em baixo ver quem tinha tocado e apareceu-me um completo desconhecido (aparentemente arrumador de carros que andam pelas nossas cidades, com aspecto de quem consumia droga....). Não abri a porta e partir desse momento decidi que não iria esperar mais e mandei reparar a campainha/porteiro.

    A minha questão é se a reparação ser paga pelo nova administração, caso seja aceite pelos restantes condóminos? Há alguma maneira de pedir o reembolso da quantia paga?

    Obrigado.
    • pom
    • 11 julho 2011

     # 6

    Colocado por: jlmfrBom dia,
    A minha questão é se a reparação ser paga pelo nova administração, caso seja aceite pelos restantes condóminos? Há alguma maneira de pedir o reembolso da quantia paga?Obrigado.


    Então mas não tinham decidido que essas despesas ficavam a cargo dos....
    E tem factura da despesa ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  4.  # 7

    Tenho factura da despesa, com indicação que a reparação foi efectuada no exterior do edíficio. A minha entrada tem 4 fracções (R/C e 1º andar, Esq. e Dir.). Apenas 2 estão permanentemente habitadas. As outras 2 são de emigrantes que vêm de vez em quando, talvez 2 vezes por ano. Como ninguém "se mexia", tive eu de mandar efectuar a reparação, uma vez que, morando no 1º andar era o mais prejudicado por esta situação.

    A nova administração pode efectuar-me o reembolso desta despesa?

    Obrigado.
  5.  # 8



    Então mas não tinham decidido que essas despesas ficavam a cargo dos....
    E tem factura da despesa ?


    Tenho factura da despesa, com indicação que a reparação foi efectuada no exterior do edíficio. A minha entrada tem 4 fracções (R/C e 1º andar, Esq. e Dir.). Apenas 2 estão permanentemente habitadas. As outras 2 são de emigrantes que vêm de vez em quando, talvez 2 vezes por ano. Como ninguém "se mexia", tive eu de mandar efectuar a reparação, uma vez que, morando no 1º andar era o mais prejudicado por esta situação.

    A nova administração pode efectuar-me o reembolso desta despesa?

    Obrigado.
    • pom
    • 12 julho 2011 editado

     # 9

    Se essa reparação tiver sido autorizada e o orçamento consignar verba para a sua liquidação.
    Ou encaixar na rubrica 'manutenção'.
    • jlmfr
    • 12 julho 2011 editado

     # 10

    Colocado por: pomSe essa reparação tiver sido autorizada e o orçamento tiver verba para a sua liquidação.



    Não pedi autorização, uma vez que a empresa actual deixou de administrar desde Abril....

    Não poderá o fundo de reserva ser utilizado para efectuar este reembolso?
  6.  # 11

    Colocado por: pomSe essa reparação tiver sido autorizada e o orçamento consignar verba para a sua liquidação.
    Ou encaixar na rubrica 'manutenção'.


    Não pedi autorização, uma vez que a empresa actual deixou de administrar desde Abril.... A despesa poderá encaixar na rubrica manutenção, para a nova administração que inicia funções até ao fim de Julho? Poderá (terá ) ser autorizada pelos restantes condóminos este pagamento?

    Não poderá o fundo de reserva ser utilizado para efectuar este reembolso?

    Obrigado.
    • jlmfr
    • 14 julho 2011 editado

     # 12

    Boa tarde,

    Uma vez que o nosso condomínio está em proceso de eleição de nova administração, gostaria que me ajudassem a esclarecer a seguinte dúvida. O nosso prédio tem 5 entradas individuais (blocos?) , em que cada entrada permite o acesso a 2 fracções (R/C e 1º Andar) e à cave comum ( que tem 12 garagens individuais).Apenas 1 das entradas tem 4 fracções que são servidas pela mesma entrada.

    Do total de 12 condóminos, apenas 7 vivem permanentemente durante o ano (os outros apenas estão no Verão). Será preferível atribuir um centro de custo para cada entrada, para o caso de despesas que possam ser contabilizadas individualmente (como por exemplo electricidade da caixa de escadas de cada entrada, uma vez que cada uma tem contador individual, video porteiro, etc.) e outro para a cave - comum a todos- ou apenas existir um centro de custo a dividir por todos os condóminos?

    Caso haja problema no telhado (comum), quais as implicações de existir vários centros de custo , 1 por entrada? Por exemplo, existindo a necessidade de reparar o telhado, no caso de existirem centros e custo por entrada para despesas dessa entrada/bloco, um outro bloco pode recusar participar na despesa, uma vez que fica no extremo do prédio (não sendo atingido por este problema), embora o telhado seja comum?

    A minha dúvida está relacionada com o facto de poderem existir condóminos que não pagam. Neste caso qual seria a melhor solução (menos penalizadora para quem paga atempadamente o condomínio) a adoptar ?

    Obrigado.

    José Luís
    • pom
    • 14 julho 2011 editado

     # 13

    Colocado por: jlmfr

    Não pedi autorização, uma vez que a empresa actual deixou de administrar desde Abril.... A despesa poderá encaixar na rubrica manutenção, para a nova administração que inicia funções até ao fim de Julho? Poderá (terá ) ser autorizada pelos restantes condóminos este pagamento?

    Não poderá o fundo de reserva ser utilizado para efectuar este reembolso?

    Obrigado.


    O FCR destina-se a despesas de conservação dos edifícios.
    • pom
    • 14 julho 2011 editado

     # 14

    Colocado por: jlmfrBoa tarde,

    Do total de 12 condóminos, apenas 7 vivem permanentemente durante o ano (os outros apenas estão no Verão). Será preferível atribuir um centro de custo para cada entrada, para o caso de despesas que possam ser contabilizadas individualmente (como por exemplo electricidade da caixa de escadas de cada entrada, uma vez que cada uma tem contador individual, video porteiro, etc.) e outro para a cave - comum a todos- ou apenas existir um centro de custo a dividir por todos os condóminos?


    Será como entenderem. Lógico parece ser um centro de custo por entrada e um para a cave considerando que:

    ARTIGO 1424.º
    (Encargos de conservação e fruição)
    ...
    3. As despesas relativas aos diversos lanços de escadas ou às partes comuns do prédio que sirvam
    exclusivamente algum dos condóminos ficam a cargo dos que dela se servem.
    ...

    Colocado por: jlmfr Caso haja problema no telhado (comum), quais as implicações de existir vários centros de custo , 1 por entrada? Por exemplo, existindo a necessidade de reparar o telhado, no caso de existirem centros e custo por entrada para despesas dessa entrada/bloco, um outro bloco pode recusar participar na despesa, uma vez que fica no extremo do prédio (não sendo atingido por este problema), embora o telhado seja comum?


    Sendo o telhado comum, todos participam na despesa.
    Se alugarem o mesmo para a colocação duma antena de comunicações, ou uma das fachadas laterais para publicidade, a receita será de todos

    Colocado por: jlmfrA minha dúvida está relacionada com o facto de poderem existir condóminos que não pagam. Neste caso qual seria a melhor solução (menos penalizadora para quem paga atempadamente o condomínio) a adoptar ?Obrigado.José Luís


    Quando existem relapsos é sempre penalizadora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  7.  # 15

    Colocado por: pomQuando existem relapsos é sempre penalizadora


    Neste caso, qual será a opção menos penalizadora para quem paga atempadamente? Existir 1 centro de custo para todas as entradas, ou cada entrada ter o seu centro de custo?

    Obrigado
    • pom
    • 14 julho 2011 editado

     # 16

    Colocado por: jlmfr

    Neste caso, qual será a opção menos penalizadora para quem paga atempadamente? Existir 1 centro de custo para todas as entradas, ou cada entrada ter o seu centro de custo?

    Obrigado


    Depende...
    Eu queria blocos separados.
    Mas para descomplicar...a 2ª opcção será melhor...agora se o seu vizinho não pagar...
    Se existir um bloco em que os dois são relapsos, deixem cortar a luz desse bloco e não sustentem malandros!!!
    Mas para a empresa de administração não querer continuar...o seu condomínio deve ser problemático!!!
  8.  # 17

    Colocado por: pom<
    Depende...
    Eu queria blocos separados.
    Mas para descomplicar...a 2ª opcção será melhor...agora se o seu vizinho não pagar...
    Se existir um bloco em que os dois são relapsos, deixem cortar a luz desse bloco e não sustentem malandros!!!
    Mas para a empresa de administração não querer continuar...o seu condomínio deve ser problemático!!!


    Felizmente não é nada problemático. Penso é que a empresa anterior vai fechar por dificuldades financeiras.... Felizmente convivemos todosbem (soomos apenas 12).

    Apenas coloquei esta dúvida para ressalver eventuais problemas futuros. Pelo que percebi, penso que a solução recomendada será centros de custos separados para cada entrada. Mesmo que alguns de 1 bloco não queiram pagar, a respondabilidade da obtenção da verba em falata para reparações/manutenções será da administração. Neste caso, Os custos de reparação/manutenção serão sempre divididos pelas fracções de cada bloco. Não serão uns obrigados a pagar pelos outros que apenas vão lá 1 vez por ano (emigrantes)?

    Obrigado.
    • pom
    • 14 julho 2011 editado

     # 18

    Colocado por: jlmfr

    Felizmente não é nada problemático. Penso é que a empresa anterior vai fechar por dificuldades financeiras.... Felizmente convivemos todosbem (soomos apenas 12).

    Apenas coloquei esta dúvida para ressalver eventuais problemas futuros. Pelo que percebi, penso que a solução recomendada será centros de custos separados para cada entrada. Mesmo que alguns de 1 bloco não queiram pagar, a respondabilidade da obtenção da verba em falata para reparações/manutenções será da administração. Neste caso, Os custos de reparação/manutenção serão sempre divididos pelas fracções de cada bloco. Não serão uns obrigados a pagar pelos outros que apenas vão lá 1 vez por ano (emigrantes)?Obrigado.


    Problemático em termos financeiros.
    O meu amigo é que escreveu que a administração "pediram para deixar de administrar o nosso condomínio alegando dificuldades financeiras para contratar serviços de limpeza, uma vez que os valores pagos mensalmente pelos condóminos não eram suficientes"
    Com centros de custo separados será assim com excepção da verba para o FCR para prevenir, por exemplo, a reparação do telhado, pinturas das fachadas, etc.
    Desde que paguem as suas quotas de condomínio, mensalmente, os emigrantes até podem estar anos sem lá aparecer...
  9.  # 19

    Bom dia.
    Claro que é sempre possível a contabilidade elaborada por cada entrada. Mas para tal, convém estabelecer critérios que permitam o cálculo da quota ponderada, que exige muito rigor. Cumptos, [email protected]
 
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