Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Barraka ObambaNão terei o direito de chamar aquilo que me apetecer a um GATUNO que me queria levar mais 75 mil Euros?????


    Colocado por: Barraka ObambaCom os mesmos materiais???


    Tem a certeza??...então indique lá em que materiais/trabalhos é que a diferença era maior, na estrutura?, nas carpintarias? nos revestimentos? terá sido na cobertura? Em todos os trabalhos a custo era consideravelmente superior? Não se teria enganado numa quantidade qualquer? Ou então entregou-lhe um valor global e você não sabe responder às perguntas anteriores?
    • kami
    • 18 julho 2011

     # 62

    E a este empregado, a empresa/o patrão NÃO o pode mandar para casa a meio da tarde dizendo-lhe que só lhe paga 5h em vez das 8h a que está obrigado.


    Pois não... mas se for realmente uma grande empresa com tudo legalizado e tal, que paga aos seus funcionários um ordenado de 800 euros/mês e não em recibos verdes, ou então que pagam o salário minimo e o resto por "fora"... como é o que estão por aqui a defender... se for realmente uma empresa completamente honesta com todos os elevados encargos e mais alguns que aqui defendem (e 99,9% das situações isso não acontece) continua a ser um ROUBO aquilo que propuseram (250 euros pelo dito serviço)... porque a empresa pode simplesmente enviar o pessoal para começar a preparar outro trabalho no tempo que sobra (transporte de material... etc...). Quantas vezes tive pessoal na minha obra a trabalhar que acabou um pouco mais cedo o trabalho e rentabilizaram o tempo... por exemplo a levar o material para a outra obra que vão começar no outro dia? Quantas vezes o pessoal trabalhou até mais tarde (exemplo mais meia hora) e não receberam mais nada por isso? Por vezes estas sobras de tempo com um bocado de bom senso ficam umas para as outras...

    Mas neste caso... é totalmente diferente... pois os empregados (que seriam altamente especializados... para justificar os preço/hora cobrado) não iam para casa a meio da tarde. Eles numa manhã faziam perfeitamente todo o trabalho e ainda sobrava tempo. Ou seja, tinham a tarde toda livre... e não me venham dizer que numa tarde não dá para fazer nada... e tal...

    Isto é tudo uma questão de organização e de bom senso. Por exemplo... os "meus" pedreiros andaram a fazer umas obras de restauro na casa da minha mãe na qual implicou a substituição de um telhado. O telhado ficou bom... mas com o avançar do Inverno começou a gotejar junto a uma chaminé. É evidente que eles vão ter de reparar aquilo e que eles já me disseram que o fariam... mas também é evidente que eles não vão fazer aquilo de propósito (estragar um dia de trabalho) pois não é uma situação urgente. Um dia em que eles tenham uma sobra de tempo de uma obra qualquer... passam por lá e resolvem aquilo.

    Volto a frisar... que é tudo uma questão de organização e o cliente não tem culpa de a empresa com quem falou não ser organizada nos seus trabalhos!

    Por este raciocinio qualquer dia vou ao cabeleireiro cortar o cabelo e ele cobra-me em vez de 8 euros uns 200 euros porque nesse dia não tinha lá mais ninguém e ele tinha de se pagar e aos empregados o dia todo.

    Quanto a mim há duas formas de trabalhar: há os que cobram muito numa obra e com esses ganhos/roubos passam metade do mês sem fazer nada pois dá margem para isso. E há os que trabalham com preços justos que trabalham todos os dias e mais que fosse para conseguir o mesmo que os primeiros. Isto tudo tem um preço... um destes grupos tem muito mais probabilidade de ir à falência que pelo que vejo e por mim será sempre o primeiro grupo. Isto porque no meu caso... caso eu entregasse uma obra para fazer... sem pedir outros orçamentos... apenas com boa fé... e mais tarde viesse a descobrir que a concorrência ao lado tinha-me feito o mesmo trabalho por metade do preço... o que me fez o trabalho só comia uma vez... e fazia questão de dizer o que me aconteceu a todos os meus amigos...
    Já se está a ver o que ia acontecer à primeira empresa...

    O problema é que muita gente quer enriquecer depressa... e até o conseguem... mas... só conseguem enganar uma pessoa uma vez... e depois a a teta fica seca...

    Depois ainda há quem se admire de ver tantas falências...


    Cumps
    Concordam com este comentário: MikeMelga
  2.  # 63

    Colocado por: Barraka Obamba

    Caro kugu_elu;
    Se não percebo nada de construção..obviamente que é noutro ramo!
    Cpts


    Não seria o primeiro. Mas melhor então :)
  3.  # 64

    Colocado por: Picareta



    Tem a certeza??...então indique lá em que materiais/trabalhos é que a diferença era maior, na estrutura?, nas carpintarias? nos revestimentos? terá sido na cobertura? Em todos os trabalhos a custo era consideravelmente superior? Não se teria enganado numa quantidade qualquer? Ou então entregou-lhe um valor global e você não sabe responder às perguntas anteriores?


    Caro Picareta;
    Tenho a certeza absoluta daquilo que disse.
    Quando pedi orçamentos frisei bem que queria tudo descriminado (agradeço ao fórum esta dica).
    Obviamente que não fui eu que verifiquei os orçamentos ponto por ponto, mas daquilo que pude apurar... todos os pontos estavam inflacionados! Quem me ajudou na analise dos orçamentos foi um Engº (familiar).

    Como posso constatar mais uma vez... neste fórum não se pode falar de preços... somos logo "abalroados" pelos "Velhos do Restelo" (sem ofensa).

    Cpts
    Concordam com este comentário: AXN
  4.  # 65

    Desculpem lá me intrometer mas.... gatuno não é tirar proveito de algo nosso sem o nosso consentimento?
    Se pedimos um orçamento e este não corresponder ás nossas expectativas é procurar por outros.
    Aliás... mais do que uma vez já foi dito aqui neste fórum... procurem pelo menos 3 orçamentos!

    Um orçamento alto não é razão que o mesmo seja bem feito assim como o mais baixo não é sinónimo de má qualidade.
    Certo.... assim.... há que procurar um que nos satisfaça a nível monetário e que seja de qualidade...
    Como já li algures aqui "comprei carapau mas estou a comer carapau".
    Ser "roubado" é pagar por caviar e recebermos ovas de solha.. :-) e mesmo assim, era preciso que eu pedisse caviar X e não ovas de peixe.
    O que se passa é quase sempre sonharmos com caviar e pedirmos ovas de peixe.
    Quem nos vende, sabendo ou não, vende-nos o que para ele é ovas de peixe..... agora ovas há muitas :-)

    Dar orçamentos é complicado... há n factores a ponderar (e que também já foram ditas aqui).... então porque não pedir um trabalho à hora? ;-)
    Assim, o preço era o mais justo para todos.... agora podia era sair mais caro... ou então não :-)

    Também quando pedi orçamentos para construção apanhei também de tudo, quem disse logo que não queria, dar orçamentos quase o dobro do mais barato (não queriam, tinham de sub contratar várias especialidades ou então tinham um factor de ****ço enorme), e outros com valores aproximados e justos.
    Nos que considero justos, e comparando parcelas, percebe-se a quem tinha de entregar a terceiros ou não....

    Portanto isto é como tudo na vida.... há quem possa (ou pense que pode) e compra caro (para ostentar perante os outros ou pensam que é de melhor qualidade), outros que também querem e compram barato (e sujeitam-se a uma qualidade inferior) e outros que tentam obter a melhor relação preço/qualidade.

    Neste caso em concreto.... acho que já previa que teria de pagar um pouco caro para o trabalho que era... ou não? ;-)
  5.  # 66

    boas
    este é daqueles tópicos sem nexo algum.

    paulo americo
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  6.  # 67

    Colocado por: Picareta



    Tem a certeza??...então indique lá em que materiais/trabalhos é que a diferença era maior, na estrutura?, nas carpintarias? nos revestimentos? terá sido na cobertura? Em todos os trabalhos a custo era consideravelmente superior? Não se teria enganado numa quantidade qualquer? Ou então entregou-lhe um valor global e você não sabe responder às perguntas anteriores?
    75mil correspondem a que percentagem da obra?
    Por ex, se o que pediu mais:
    - entregar as fundações/cobertura/etc a terceiros
    - ter de pagar à hora/dia giratórias e outras máquinas porque não as tem
    - ter de pagar a uma empresa que lhe empresta o alvará
    - ter de pagar a terceiros várias especialidades
    - querer pagar uns prémios aos empregados...
    - ter de "abater" algum investimento feito na empresa (jipes e carros de luxo incluídos)
    - luvas aos fiscais
    - abater alguma dívida à SS do passado
    - reduzir os custos na construção de uma nova vivenda pessoal
    - pagar as férias de luxo no exterior
    - ....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Barraka Obamba
  7.  # 68

    Colocado por: ParamonteFoi roubado porque comprei uma máquina nova da Boch por 295 Euros....quer mais?


    Sim talvez, mas 295 x 2 não dava para comprar a minha maquina, logo mesmo sendo roubado acho que valeu o dinheiro.

    Já agora quero mais o que?
  8.  # 69

    Colocado por: cla_pereiraVou voltar a repetir, o meu sogro, que nunca montou nada parecido, não gastou 1 dia completo.

    O silicone deve estar mesmo geitoso...e o tipo de silicone deve ser aquele que levanta o tratamento das banheiras ou duche não?(acético)...se nunca fez este tipo de trabalho,deve ser cada montão de silicone...eheheh...deve ter ficado mesmo jeitoso,muita água deve correr pra fora(digo eu)porque também se deve ter noção que tipo de silicone adere a diferentes materias,assim como aprumar nas devidas condições o caixilho...parece que os profissionais são burros ou andam sempre ilegais como alguns pretendem para fazer os trabalhos mais baratos...penso que para si o Rudolfo seria o mais eficaz.
    Não é bem assim quando existe uma factura no meio...


    Colocado por: cla_pereiraQuanto ao reclamar, oh amigos, quantas e quantas vezes acontecem azares e eles não se responsabilizam ?!


    Colocado por: cla_pereiraIsto realmente, vejo que estou no meio de construtores...haja bom senso...

    Já não está só no meio de construtores...está também no meio de serralheiros.
    E eu estou em condições de lhe dizer que muitos clientes olham mais é fugir ao fisco para não pagarem IVA.

    Colocado por: cla_pereiraDeu um bom exemplo, empregada de limpeza. A minha mãe é empregada de limpeza e ganha 6,5 eur/hora e é dar o litro do inicio ao fim.

    A patrõa da sua mãe paga-lhe subsídio de férias,natal,seguros de acidentes de trabalho,e segurança social?

    Colocado por: cla_pereiraQuando escolho um produto, tento sempre ir para o que me garanta a melhor relação preço/qualidade. Às vezes o barato sai caro, mas o mais caro não quer dizer que seja o melhor. Isto não é novidade nenhuma, é senso comum...

    E o seu sogro deu-lhe mais garantia no isolamento e afinação do caixilho que um profissional?

    Colocado por: cla_pereiraO meu sogro é bastante meticuloso e vê as coisas "ao milimetro", tem bastante gosto em ficar tudo certinho, direitinho e demorou pouco menos de 1 dia a montar os 2.

    Já vi muitos tipos destes meticulosos(clientes até)que em vez de ajudarem,complicam e de que maneira,os trabalhos acabam por ficar bem piores!
  9.  # 70

    Caro mafgod;

    Agradeço-lhe estes últimos pontos que enunciou.
    De facto nada fica neste momento por dizer... eu não queria ser assim tão óbvio :)

    Cpts
  10.  # 71

    Colocado por: cla_pereiraOs portugueses rendem mais no estrangeiro pela simples razão de que, lá têm melhores condições de trabalho. Quero dizer com isto, o trabalho é melhor organizado e por isso rende mais.

    Eu fui emigrante 5 anos...e não observei o que diz,porque os melhores trabalhos(organizados)foram sempre dos naturais desses países,os trabalhos ditos piores,eram sempre nossos,os tais trabalhos que tinham que ter mestria,ou seja invenção...ou trabalho duro!
    Contrariando o que diz,por exemplo os portugueses sempre foram a melhor mão de obra no mundo lá fora por questão de dinâmica e capacidade iventiva...a malta lá fora trabalha mais e empreende mais como produz mais porque apenas ganha mais tem tem algum sentido de luz ao fundo do túnel,não é porque os estarngeiros lhes criem melhores condições de trabalho!
  11.  # 72

    Colocado por: Pedro FernandesA minha experiência pessoal diz-me que raramente o significado de orcamento mais barato significa pior qualidade...

    A minha experiência do meu campo di8z-me precisamente o contrário do que afirma!

    Colocado por: Pedro FernandesMuitos continuam a trabalhar com o objectivo do lucro imediato, sem pensar na carteira de clientes e no futuro...

    Isto não é de todo verdade na crise que enfrentamos actual.
  12.  # 73

    Isto é a república das bananas!

    Tenho quase a certeza que 90% dos orçamentos são dados "a olhómetro" sem qualquer cuidado ou estudo. A maior parte são dados tendo em conta "o que se costuma levar".

    Vou contar duas situações que se passaram comigo:

    - Pedi 3 orçamentos para o trabalho de pichelaria. Recebi um de 4000€, outro de 4500€ e outro de 5500€. Adjudiquei ao de 4500€ porque me pareceu o mais competente. Quando liguei ao de 5500€ a agradecer o orçamento mas que não iria usar os seus serviços ele perguntou-me por quanto tinha adjudicado e eu, sem qualquer problema, dei a informação.
    Qual foi o meu espanto quando ele me responde "Eu também lhe conseguia fazer esse preço. Tinha-me dito e eu fazia-lhe esse preço."
    Se me fazia esse preço, porque raio não o fez de início?
    É esta "cata ao anjinho" que, infelizmente, abunda neste meio.

    - Pedi 2 orçamentos para a instalação de painéis solares para AQS: um ao picheleiro e outro a uma firma do ramo. Como já tinha escolhido a marca e os painéis, os orçamentos foram para o mesmo material. Orçamentos semelhantes: um 3500€, outro 3550€ (Baxiroca, 300L, 2 paineis, circulação forçada). Entretanto, nessa mesma semana, vejo uma publicidade numa grande casa de materiais de construção para esse mesmo sistema: 2500€ sem instalação. Informei-me sobre o que o consistia exactamente a instalação. Basicamente era a tubagem de cobre até à cobertura (~15m) e montagem do depósito e dos painéis.
    Falei com o picheleiro e ele confirmou: "Sim, o preço do material é esse, a tubagem de cobre deve rondar os 200€ mas o que fica caro é a instalação/montagem"
    Falei com a firma instaladora: "Sim, o preço do material é esse, a instalação deve rondar os 200€ mas o que fica caro é a tubagem em cobre porque são muitos metros"

    Resultado: contratei a tubagem em cobre ao picheleiro e a montagem à firma instaladora.
  13.  # 74

    Colocado por: MikeMelgaQual foi o meu espanto quando ele me responde "Eu também lhe conseguia fazer esse preço. Tinha-me dito e eu fazia-lhe esse preço."
    Se me fazia esse preço, porque raio não o fez de início?
    É esta "cata ao anjinho" que, infelizmente, abunda neste meio.

    Hó Mike...
    Isto o que diz pode dar-lhe pró torto...se o tipo disse que pode fazer assim,secalhar quiz dizer que pode trabalhar com materiais mais baratos que carecem de maior mão de obra,e que não fica nas mesmas condições!
  14.  # 75

    Colocado por: Jorge RochaHó Mike...
    Isto o que diz pode dar-lhe pró torto...se o tipo disse que pode fazer assim,secalhar quiz dizer que pode trabalhar com materiais mais baratos que carecem de maior mão de obra,e que não fica nas mesmas condições!


    Sim. E eu sou o Pai Natal :)
  15.  # 76

    Colocado por: MikeMelgaSim. E eu sou o Pai Natal :)

    No tempo que estamos,não é fácil colocar preços exorbitantes!
    O tipo que fez o orçamento pode ser um tipo sério e quiz colocar o melhor...essa do pai Natal não pega!
    Há actualmente muita gente a colocar preços por baixo para ganharem o trabalho custe o que custar!
    E também há clientes que tentam apropriar-se deste momento de crise para usufruir de preços,mas atenção que como eu já disse,pode dar-lhe pró torto!E olhe que quem se baixa também não é pai de Natal de ninguém!
  16.  # 77

    Falei com o picheleiro e ele confirmou: "Sim, o preço do material é esse, a tubagem de cobre deve rondar os 200€ mas o que fica caro é a instalação/montagem"
    Falei com a firma instaladora: "Sim, o preço do material é esse, a instalação deve rondar os 200€ mas o que fica caro é a tubagem em cobre porque são muitos metros"



    Ai está, fez bem em pedir vários orçamentos e a tirar proveito de cada um deles, e no entanto nenhum é GATUNO. Simplesmente a firma instaladora como trabalha com esse sistema logo monta-lo não é grande problema, mas já para a tubagem, se calhar essa mesma firma não comercializar a tubagem ou usa uma tubagem mais cara simplesmente, e a mão de obra que possui é especializada...enquanto que o picheleiro está farto de instalar tubos mas não está familiarizado com o sistema que adquiriu, ficando a instalação deste mais cara.
  17.  # 78

    E também pode haver a possibilidade do tipo observar o Mike,e achar que é alguém com muita massa e pode pagar bem...eheheh
  18.  # 79

    O que me parece ser um ponto de situação do tópico:
    - uns a defender a racionalidade e razoabilidade;
    - outros a justificar a necessidade de tudo ser mais caro...

    Mas já vi disto... Lembro-me de um tópico s/ construir com menos de 100.000€...
    Lá vinham às duzias dizer que era um GALINHEIRO...

    Enfim, fundamentalismos...
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes
  19.  # 80

    Colocado por: Barraka ObambaAgradeço-lhe estes últimos pontos que enunciou.
    De facto nada fica neste momento por dizer... eu não queria ser assim tão óbvio :)
    Mas olhe também para os primeiros.....
    Há custos que numa empresa podem ser irrisórios e noutros uma parcela enorme....

    Por isso, e ainda bem, cada um faz o seu preço e cabe a nós clientes, aceitarmos ou não.
 
0.0269 seg. NEW