Iniciar sessão ou registar-se
    • Xava
    • 14 setembro 2011

     # 1

    Bom dia a todos,
    Estive a ler com atenção as discussões existentes sobre o tema, e alegra-me ver tantas soluções e possibilidades.
    No entanto, e sofrendo eu do mesmo problema, pelo que percebi humidade por capilaridade na cave, gostaria de saber se a reparação está dentro da garatia da casa.
    O construtor diz que não...que é uma questão "natural" e não por defeito de construção, no entanto as casas servem precisamente para nos protejer no que é "natural", como chuva, frio calor...e eu questiono se a construção não poderia ter evitado esta situação.

    Obrigada
  1.  # 2

    Antes de mais o melhor é sempre colocar fotos.

    Se for humidade por capilariedade, é um defeito na construção que o construtor deveria não apenas reparar mas eliminar as causas.
  2.  # 3

    Se o construtor conseguir provar que cumpriu os projectos na integra, não me parece que seja obrigado a reparar o quer que seja.
  3.  # 4

    e da situação do zedasilva fica a responsabilidade do lado do projectista.

    Isto se a causa for a capilaridade.

    Pode ser por um excesso de produção de vapor de água, e ai a causa é do utilizador, ou melhor "dizendo", do mau utilizador.

    Ponha umas fotos para se poder verificar, ou eliminar hipóteses quanto à causa.
  4.  # 5

    Apurar responsabilidade é sempre muito difícil. Quem garante que o projectista alertou para a necessidade de se projectar de uma determinada forma e o DO não concordou?
    • Xava
    • 14 setembro 2011

     # 6

    Pois, mas neste caso o que fiz foi contratar uma empresa, que fez projecto e construção, por isso a responsabilidade perante mim seria sempre da empresa...que depois poderia responsabilizar outro a quem tenha pedido serviços.

    Quanto a fotos aqui vão...isto está mesmo mal :(
      P6190147.jpg
    • Xava
    • 14 setembro 2011

     # 7

    mais uma..
      P6190148.jpg
  5.  # 8

    Isso não está mal. está muitooooooooooooo mal.
    Na 1ª foto o que existe naquela parede do lado de fora? terras encostadas certo?
    • Xava
    • 14 setembro 2011

     # 9

    Certo...mas a verdade é que já cá vieram escavar do ado de fora para ver se havia algum problema com a tela, e eu própria vi que estava tudo direito. Escavaram até à sapata e colocaram um "poço", na esperança de ver se é por ali que está a aparecer a água, uma vez que aquela é a zona pior, e se for o caso colocar uma bomba...mas pelo que me disseram os próprios sr. que estavam a escavar (em quem tenho alguma confiança e que até às vezes sabem mais do que os "engenheiros"), a terra ali estava tão seca que não deve ser aquele o ponto de entrada.

    Se assim não for pelo que percebi vão ainda escavar dentro de casa na própria cave, uma vez que não sabem de onde vem a água.

    É claro que neste momento a minha principal preocupação é ter uma solução definitiva, mas também queria ter a certeza, uma vez que ao que parece eu é que vou pagar estas obras, que a empresa fez o que devia ter feito no que diz respeito a filtros, sapatas, escoamentos etc...
  6.  # 10

    A primeira foto, é cave? até onde está enterrada?

    Verifica-se algo que parece ser humidade por capilaridade....também se verifica no topo, por baixo do que parece ser uma escada, humidade por infiltração - pelo menos parece - seria bom saber o que fica por cima e por trás dessa zona.
    • Xava
    • 14 setembro 2011

     # 11

    Sim, a primeira foto é cave.

    A cave está semi enterrada, ou seja, do lado noroeste (entrada da casa) está totalmente enterrada, mas do lado oposto tem entrada de garagem.
    Estas humidades aparecem do lado da rampa de acesso à garagem (a norte da casa), precisamente por baixo do vão da escada.

    Pensei inicialmente que podia ser algum tubo (apesar de tudo nesta altura tenho pena que não seja, pois seria mais fácil reparar), mas não temos canos a passar ali :(.
    Neste momento pensei que talvez fosse da zona da caixa de águas da garagem, uma vez que não tem cota para escoamento para o esgoto, tivemos de colocar uma caixa de recolha de águas para a caleira à porta da garagem, no fim da rampa..mas o que é estranho é ser precisamente naquela zona, que é relativamente longe da tal caixa, pois é a zona central da cave.
  7.  # 12

    Esse piso está assente directamente no terreno ou é uma laje suspensa?
    • Xava
    • 14 setembro 2011

     # 13

    Boa pergunta...mas julgo que será directamente no terreno...há forma de ver isso no projecto?
  8.  # 14

    Sim há. A ideia era fazer apenas um pequeno furo nesse piso para inspecionar o terreno antes de começarem a escavar à tolinho dente de casa.
    • Xava
    • 14 setembro 2011

     # 15

    Penso que será essa a ideia, mas na forma como aquilo está tenho receio, pois começou naquela zona, mas a verdade é que neste momento temos humidade já em todas as paredes :(
  9.  # 16

    Pois, o projecto aqui, com indicação das zonas com humidade e dessas caixas de água também ajudava.
    No entanto, penso ser claro que no mínimo tem aí problemas de humidade por capilaridade.
    Estes devem-se obviamente à falta de isolamento das "peças" em contacto com o terreno (Sapatas, pilares, vigas, lajes). Penso que não deverá ter, no perímetro da sua casa junto das paredes exteriores, valas de drenagem? - isto aliado ao facto de não ter, ou de estar deficiente, o isolamento das "peças" que indiquei trás-lhe problemas.
    Reparar? Sim, pode...Custo? não sei...Mas é coisa para muitos milhares de euros e muitas "cargas de trabalhos".
    A solução - e não sendo especialista nesta área, logo desculpe-me pela falta de termos técnicos ou materiais em especifico, será:
    Numa primeira abordagem a abertura de valeta em volta de todas as paredes em contacto com o terreno - na zona da cave isto implica uam valeta mais funda, até a base.
    Formalizar aqui a impermeabilização das paredes com um produto tipo betuminoso (penso servir).
    Já tem aqui uma primeira "protecção".
    Agora precisa de impedir que a água chegue à base (superfície horizontal que apoia no solo) das paredes, sapatas e lajes. - Aqui esta o maior problema - o ideal era também impermeabilizar, mas facilmente se perceber ser impossível porque não consegue por a casa a levitar para impermeabilizar a base XD.
    Assim, aproveitando as valetas, o ideal é fazer com que a água não aceda a estas zonas mas sim que venha directamente para estas valas que devem ser enchidas com material granular de granulometria "não extensa" para permitir muita permeabilidade. A valeta deve ser forrada a geotextil para que a terra não comece a colmatar os "buracos" do nosso "íman" de água (se é que me faço entender).
    Depois, deve ainda por um dreno a toda a volta desta valeta para fazer a água convergir num ponto que depois deve ser ligado à rede de águas pluviais.
    Assim, toda a água que cai no seu terreno vai ser canalizada para esta valeta drenante, não chegando a zona por baixo da sua casa.
    Existe ainda uns dispositivos eletricos que funcionam como campos magnéticos que atraem a água - é também uma solução, que necessita de técnicos especializados.

    Logo, o construtor vai fazer de tudo para fugir a esta reparação. E não garnato que esta seja a melhor solução porque existem muitas caracteristicas encessárias que desconheço. É sim uam solução "base" - impedir que as apredes absorvma água pela sua impermeabilização e impedir que a água chege aos elementos da casa.
  10.  # 17

    Colocado por: Xavamas a verdade é que já cá vieram escavar do ado de fora para ver se havia algum problema com a tela, e eu própria vi que estava tudo direito. Escavaram até à sapata e colocaram um "poço"


    Este trabalho foi executado no Verão?

    Tem algum dreno à cota inferior do piso térreo?

    Se o empreiteiro aplicou o piso térreo directamente ao solo sem aplicar massame devidamente executado(brita, geotêxtil, barreira pára-vapor, tubo dreno), então o problema vem daí. Afirmo isso porque garantiu que a tela aplicada no exterior da parede exterior da cave cumpre a sua função, impermeabilizar.

    Cumprimentos.
  11.  # 18

    Pois como o membro Kugu muito bem disse a solução é evitar que a àgua continue a chegar a essa sapatas. O problema mesmo está em perceber primeiro de onde é que ela vem e só depois decidir sobre as soluções a doptar.
    Eu não arriscava a continuar a fazer "buracos" e a experimentar soluções que podem não resultar em nada.
    Tem fotos que possa colicar aqui de todo o exterior da casa?
  12.  # 19

    zedasilva,
    concordo...apenas referi uma solução base e que carece de "aplicabilidade" devido a essas mesmas razões. Falta de informação para se saber ao certo de onde vem essa água.
    No entanto esta vala a envolver todo o perímetro do terreno impede que toda a água da chuva que cai no terreno passe para o interior desta, ou seja, para baixo do edificado. Poderá no entanto ser excessiva se por exemplo a água apenas se infiltrar no solo de um dos lados da casa. E neste caso a altura da humidade nas paredes deveria ser inversamente proporcional à distancia das mesma da fachada onde a água entre.
    Mas, tal como o zedasilva referiu toda a informação que conseguir (fotos, plantas, zonas de logradouro impermeabilizadas) serão necessárias para oferecer uma solução que melhor se adapte ao seu caso.
    • Xava
    • 14 setembro 2011

     # 20

    Ok, vou reunir mais fotos do local para vos mostrar, assim como as plantas.
    Agradeço desde já a todos o esforço.
    Obrigada
 
0.0195 seg. NEW