Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho uma moradia geminada de r/c e 1º andar, sendo que o r/c tem uma divisao (a cozinha) que fica por fora das restantes divisões, ou seja, nao tem nada por cima (a casa é assim de origem). o que eu queria fazer era um quarto por cima dessa cozinha.

    O que preciso para fazer esta obra legalmente?
    Quais seriam os custos de uma construção deste genero - a area é pequena

    Em anexo planta do 1º piso, onde esta o quadrado vermelho é onde quero fazer um quarto, aquilo é o telhado da cozinha, o rectangulo que esta la é a chamine existente.

    o quarto ficaria numa parede onde nao existem janelas actualmente

    obrigada pela ajuda
      1º.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: osmeusprodutosO que preciso para fazer esta obra legalmente?

    Um projecto aprovado pela Câmara.

    Fiz precisamente esse trabalho em 2 moradias no Restelo (Lisboa) nos últimos 3 anos.
  3.  # 3

    Tem que fazer um projecto e ser aprovado pela Câmara.

    Em 2002 fiz um~trabalho idêntico a esse numa moradia no Algoz...
  4.  # 4

    Obg pelas respostas, pena eu ser da zona norte....

    E esse projecto tem de ser feito por um engenheiro ou arquitecto, ou posso apenas pedir a alguem p me desenhar o projecto e apresenta-lo na camara?

    Qual poderá ser o custo médio de contrução desta divisão
  5.  # 5

    Pode pedir a alguem para o desenhar desde que esse desenho cumpra todas as normas e seja assinado por um arquitecto ou engenheiro ou outro técnico com habilitação para subcrever projectos
  6.  # 6

    .. e acrescento.. que se o tecnico autor do projecto ainda fôr vivo.. terá que pedir uma declaração de cedência de autoria para o novo técnico subscrever o Projecto de alterações...

    tente contactar 1º o técnico inicial...
  7.  # 7

    Sim! Muito embora nem todas as câmara exijam essa declaração pois consideram que isso é materia de direitos de autor sobre a qual não devem interferir
  8.  # 8

    Olhe quer um conselho?

    contacte um profissional ( arquitecto, engenheiro ou desenhador com habilitação para assinar) e tenha atenção aos projectos que lhe serão exigidos ( arquitectura, estrutura, térmica ...) e antes se iniciarem, ver junto da camara ou consultando o PDM se pode fazer essa ampliação , pois esse lote de terreno pode já ter esgotado a área de construção permitida e outras condicionantes que podem interferir.
  9.  # 9

    boa noite..o que pretende é fazer um projecto de alteração e ampliação, em principio não tem grandes problemas, tem de fazer um projecto de licenciamento se pretender ter a moradia legalizada..já fiz vários projectos deste género, principalmente na zona centro..se precisar de ajuda sou de Oliveira de Azemeis..Ao dispor para qualquer informação..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: osmeusprodutos
    •  
      FD
    • 18 abril 2009 editado

     # 10

    (alguns dos comentários foram enviados para esta discussão: https://forumdacasa.com/discussion/4144/nao-ha-desenhadores-com-habilitacao-para-assinar/)
  10.  # 11

    Sou novo neste forum, mas queria informaçoes do PGonçalves que é da zona onde em preincipio vou contruir uma casa e gostava de umas informaçoes.
    é o seguinte a casa ja ta construida, mas é so res do chao onde quero fazer a sala, cozinha e casa de banho, e aumentar a casa para 1 piso com 3 quartos e 2 quartos de banho, a area é de mais o menos 70m2. por quanto fica cada m2 nessa zona e o que preciso para iniciar todos os procedimentos?

    comprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PGoncalvez
  11.  # 12

    boa noite, que câmara é?
    tem de fazer um processo de licenciamento - projecto de arquitectura, e respectivas especialidades que for mexer, estruturas, águas, gás etc.
    e primeiro tem de ver até onde pode levar esse aumento, em área e altura, tem de consultar um arquitecto.
    se precisar de ajuda disponha,
    sou do porto
    cumprimentos
    fernando gabriel arq.
  12.  # 13

    se o r/chão estiver bem concretizado em estrutura, canalizações e áreas será muito mais facil, e mais barato, subir um piso.
    cumprimentos
 
0.0157 seg. NEW