Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Pedia a vossa ajuda para o seguinte. Tradicionalmente, tendo o levantamento topográfico e a implantação do terreno, usamos o "método das fatias" fazendo sucessivos cortes para medir o volume de aterro/escavação necessário para implantar um edifício.

    O que queria saber/aprender, dado que no séc XXI (provavelmente no XX já havia) haverá concerteza forma mais rápida de fazer isto, se tendo tudo isto em CAD é possível fazer esta medição com maior rigor e rapidez.

    O programa de referência é neste caso o Autocad 2011.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Faz um 3d da zona de aterro/escavação e aquilo dá-lhe logo o volume
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRufino
  3.  # 3

    Pois isso eu já tinha percebido, mas tudo o que saia do 2d...coiso...ficou nas aulas que tive com os arqs :P

    Há forma fácil de explicar isso por aqui? Senão paciência...

    Sei levantar as cotas (Z) do levantamento, muitas vezes até já vem feito...mas como torno aquilo num sólido que modele o terreno?
  4.  # 4

    RRufino

    tivesse eu hoje mais disponibilidade e "punha" esse levantamento topográfico no Revit ( da autodesk) e com essa implantação, ele calculava automaticamente o volume retirado.
    ou então, eu não sei fazer isso no autocad, é fazer como diz o zedasilva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRufino
  5.  # 5

    3D não é a minha praia mas se forem formas simples creio que com os comados extrude e slice lá vai.
    Mas esperemos que alguem mais habilitado opine.
  6.  # 6

    ok, obrigado a ambos.

    Marco, obrigado pela intenção, de qualquer forma esta é uma questão que tenho em mente já a bastante tempo e que agora me lembrei de "postar". É que em projectos grandes ou com terrenos muito irregulares, ou é bastante trabalhoso ou o desvio pode ser elevado.

    O revit do que vi parece-me mais acessível para o efeito, mas não tenho licença para esse software.
  7.  # 7

    Em terrenos mto irregulares com 3D do autocad tb não vai lá. A maioria dos programas de topografia faz isso. ArcGis tb faz isso
  8.  # 8

    RRufino

    penso que poderá contactar o autor do levantamento topográfico e o software que ele usou pode fazer isso rapidamente.
    realmente uma das utilidades que tenho dado ao revit é essa, até para me dar perfis exactos do terreno nas linhas de corte que preciso.
  9.  # 9

    Tenho que explorar uma versão trial do revit...

    A questão do contacto com o topógrafo nem sempre é fácil, mas sim seria certamente de resposta rápida.
  10.  # 10

    se fizer a modelação do terreno e respectivo aterro/desaterro em 3d studio, o mesmo da-lhe o volume da área/objecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRufino
  11.  # 11

    Bom dia Fernando, obrigado pela sugestão, no entanto o 3dstudio não é um programa típico de existir num gabinete de engª, assim sendo não tenho licença para esse software.
  12.  # 12

    pode fazer o download e testar, tem 30 dias de teste, tem é claro aprender como se faz, e não será muito produtivo não, só se pedir a alguém.

    em autocad pode tentar isto:
    http://www.cadforum.cz/cadforum_en/qaID.asp?tip=3972

    How to find volume of a 3D solid in AutoCAD?
    Use the MASSPROP command - it will list the volume (and other characteristics) of the selected 3D solids (ACIS bodies).
    You can also use the following LISP routine (thanks to MikD):

    (defun c:vol ()
    (alert
    (strcat "Volume is "
    (rtos (/ (vlax-get-property
    (vlax-ename->vla-object (car (entsel)))
    'volume
    )
    1000000000.0 ;mm->m3
    )
    2
    2 ;decimal places
    )
    " m3"
    )
    )
    (princ)
    )
 
0.0099 seg. NEW