Colocado por: Ferraz Oliveira1 - qual a distância a partir da qual a luz se deve desligar?
1 – Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições
meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de
nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as
seguintes luzes:
a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a
paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo
transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível
fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) <strong>De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos
veículos que com elas devam estar equipados.</strong>
2 – É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que <strong>as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem</strong>
Colocado por: Ferraz OliveiraCaro rafael...simplesmente não há! Não tem a ver com reverter ou não dinheiro a favor do estado. Simplesmente não há!
Colocado por: PMirViva,
O meu telefone tem um sistema desses (embora eu não o utilize) é um botão vermelho e serve para ligar e desligar o telemóvel...
Eu uso auricular (em viagens grandes) e só o uso para atender, caso queira fazer uma chamada (e o auricular estiver colocado) uso o sistema de marcação por voz.
Em qualquer outra circunstância, paro o carro para falar...
SMS, não uso (agora), já vi chapa muito perto do meu carro para me habilitar mais vezes.
Claro que existem coisas bem mais perigosas de se fazer ao volante do que ir a falar ao telemóvel, mas como já foi dito, essas não compensam, pois não têm multa associada.
Cumpts,
PMir
Artigo 84.º
Proibição de utilização de certos aparelhos
1 – É proibido ao condutor utilizar, durante a marcha do veículo, qualquer tipo de equipamento ou aparelho susceptível de prejudicar a condução, nomeadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos.
2 – Exceptuam-se do número anterior:
a) Os aparelhos dotados de um auricular ou de microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
b) Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respectivo exame, nos termos fixados em regulamento.
3 – É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos susceptíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à detecção ou registo das infracções.
4 – Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600.
5 – Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de € 500 a € 2500 e com perda dos objectos, devendo o agente de fiscalização proceder à sua imediata remoção e apreensão ou, não sendo ela possível, apreender o documento de identificação do veículo até à efectiva remoção e apreensão daqueles objectos, sendo, neste caso, aplicável o disposto no n.º 5 do artigo 161.º.
Artigo 15
Trânsito em filas paralelas
1 – Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à
intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido,
estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores
não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar
ou estacionar.
2 – Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 120 a € 600.
Colocado por: Ferraz OliveiraSoluções?
Colocado por: Ferraz Oliveira
Curioso...o meu tlm não tem botão vermelho! Estará errado? eheheheheheh
Caro Pmir, é claro que essa é uma solução...para trajectos curtos...pelo menos na minha opinião!
Mas já agora...explique-me qual é a diferença (sem ser o segurar do tlm obviamente) entre ir a prestar atenção ao que a pessoa está a dizer do outro lado estando a ouvir por alta-voz, auricular ou com o tlm nas mãos...a conversa não o distrai na mesma?
Cumps
Colocado por: mmgregSempre dá para ver quem ligou para devolver a chamada quando chego ao destino...
Colocado por: hangasA dos piscas só por si é das que me chateia mais!
Pior ainda é os chicos-espertos que nunca fazem piscas, mas quando se querem meter mais a frente numa fila fazem questão de fazer pisca a pedir para entrar.Concordam com este comentário:luisms
Colocado por: kugu_eluE rotundas, por acaso alguém as sabe utilizar? Usualmente sempre que passo por uma encontro no máximo 1 condutor a utiliza-la correctamente, sou eu.
Colocado por: kugu_eluE rotundas, por acaso alguém as sabe utilizar? Usualmente sempre que passo por uma encontro no máximo 1 condutor a utiliza-la correctamente, sou eu.
Colocado por: hangasEsse problema é ainda mais grave quando vejo, pelo carros das escolas de condução, que ensinam as pessoas não a fazer "bem" a rotunda, mas a faze-las "toda por fora" de forma a que em caso de sinistro não tenham culpa!
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida
pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1;
16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação
em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:
1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve: Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita,
sinalizando antecipadamente quando pretende sair.
2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve: Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada
em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via); Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende uitilizar; Mudar para a via de
trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.