Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Ferraz Oliveira1 - qual a distância a partir da qual a luz se deve desligar?


    Pois... nem o código é claro nisso..



    1 – Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições
    meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de
    nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as
    seguintes luzes:
    a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a
    paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
    b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo
    transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível
    fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
    c) De estrada, nos restantes casos;
    d) <strong>De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos
    veículos que com elas devam estar equipados.</strong>
    2 – É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que <strong>as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem</strong>
    • PMir
    • 12 dezembro 2011

     # 22

    Viva,

    Colocado por: Ferraz OliveiraCaro rafael...simplesmente não há! Não tem a ver com reverter ou não dinheiro a favor do estado. Simplesmente não há!


    O meu telefone tem um sistema desses (embora eu não o utilize) é um botão vermelho e serve para ligar e desligar o telemóvel...


    Eu uso auricular (em viagens grandes) e só o uso para atender, caso queira fazer uma chamada (e o auricular estiver colocado) uso o sistema de marcação por voz.
    Em qualquer outra circunstância, paro o carro para falar...
    SMS, não uso (agora), já vi chapa muito perto do meu carro para me habilitar mais vezes.

    Claro que existem coisas bem mais perigosas de se fazer ao volante do que ir a falar ao telemóvel, mas como já foi dito, essas não compensam, pois não têm multa associada.

    Cumpts,
    PMir
  2.  # 23

    Colocado por: PMirViva,



    O meu telefone tem um sistema desses (embora eu não o utilize) é um botão vermelho e serve para ligar e desligar o telemóvel...


    Eu uso auricular (em viagens grandes) e só o uso para atender, caso queira fazer uma chamada (e o auricular estiver colocado) uso o sistema de marcação por voz.
    Em qualquer outra circunstância, paro o carro para falar...
    SMS, não uso (agora), já vi chapa muito perto do meu carro para me habilitar mais vezes.

    Claro que existem coisas bem mais perigosas de se fazer ao volante do que ir a falar ao telemóvel, mas como já foi dito, essas não compensam, pois não têm multa associada.

    Cumpts,
    PMir


    Curioso...o meu tlm não tem botão vermelho! Estará errado? eheheheheheh

    Caro Pmir, é claro que essa é uma solução...para trajectos curtos...pelo menos na minha opinião!

    Mas já agora...explique-me qual é a diferença (sem ser o segurar do tlm obviamente) entre ir a prestar atenção ao que a pessoa está a dizer do outro lado estando a ouvir por alta-voz, auricular ou com o tlm nas mãos...a conversa não o distrai na mesma?

    Cumps
  3.  # 24

    Relativamente a esta temática o código apenas tem esta referencia.


    Artigo 84.º
    Proibição de utilização de certos aparelhos

    1 – É proibido ao condutor utilizar, durante a marcha do veículo, qualquer tipo de equipamento ou aparelho susceptível de prejudicar a condução, nomeadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos.

    2 – Exceptuam-se do número anterior:

    a) Os aparelhos dotados de um auricular ou de microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;

    b) Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respectivo exame, nos termos fixados em regulamento.

    3 – É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos susceptíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à detecção ou registo das infracções.

    4 – Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600.

    5 – Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de € 500 a € 2500 e com perda dos objectos, devendo o agente de fiscalização proceder à sua imediata remoção e apreensão ou, não sendo ela possível, apreender o documento de identificação do veículo até à efectiva remoção e apreensão daqueles objectos, sendo, neste caso, aplicável o disposto no n.º 5 do artigo 161.º.



    Curiosamente a mesma penalização que:

    Artigo 15

    Trânsito em filas paralelas

    1 – Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à
    intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido,
    estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores
    não podem sair da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar
    ou estacionar.

    2 – Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 120 a € 600.


    Acho que o segundo caso acontece mais vezes que o segundo, e nem sempre por causa do primeiro.
    • J.C
    • 12 dezembro 2011

     # 25

    Isso não é tudo.
    Há dias vinha de cascais, passo por um mercedes topo de gama que ia devagarinho e qual é o meu
    espanto,,, o condutor ìa a ler o jornal, em plena via rápida!
  4.  # 26

    Colocado por: Ferraz OliveiraSoluções?


    http://www.extremetech.com/extreme/88404-volkswagens-80-mph-self-driving-car-temporary-auto-pilot

    Não falta muito para estar ai a solução, e já não vai sem tempo.
  5.  # 27

    O uso do telemóvel durante a condução é de facto perigoso...como disse alguém...somos humanos...e eu volta e meia também "peco"...Seja como for, apenas o faço se as condições me parecerem adequadas...mas tenho noção das consequências caso algo corra mal...

    Embora diferente, acho que o rádio e o gps tb influenciam negativamente a condução...O que me preocupa mais é a condução em chuva, com tempo cinzento e com as luzes apagadas...então os carros cinzentos...até mede medo...
    • PMir
    • 12 dezembro 2011 editado

     # 28

    Viva,

    Claro que existem coisas bem mais perigosas de se fazer ao volante do que ir a falar ao telemóvel, mas como já foi dito, essas não compensam, pois não têm multa associada.

    Colocado por: Ferraz Oliveira

    Curioso...o meu tlm não tem botão vermelho! Estará errado? eheheheheheh

    Caro Pmir, é claro que essa é uma solução...para trajectos curtos...pelo menos na minha opinião!

    Mas já agora...explique-me qual é a diferença (sem ser o segurar do tlm obviamente) entre ir a prestar atenção ao que a pessoa está a dizer do outro lado estando a ouvir por alta-voz, auricular ou com o tlm nas mãos...a conversa não o distrai na mesma?

    Cumps


    A resposta está a bold na minha participação...

    Cumpts,
    PMir
  6.  # 29

    sou dos que tenho as 3 redes (mais barato) por vezes tocam os 3 atendo digo já ligo, vou a fumar consigo conduzir e nunca bati, como dizia o outro é só habilidades
  7.  # 30

    Somos todos uns Fangios...eu inclusivé! uahuahuah
  8.  # 31

    Achei o título do tópico estranho, pois nunca tinha visto telemóveis ao volante e como estamos no forum da casa pensei que o volante fosse alguma designação que desconhecia relacionada com algo novo numa casa....enfim enganei-me e vou continuar a conduzir até casa........enquanto dito este comentário ao meu "assistente de bordo"...........
  9.  # 32

    Por acaso habituei-me a tirar o som quando entro no carro. Sempre dá para ver quem ligou para devolver a chamada quando chego ao destino...
  10.  # 33

    Colocado por: mmgregSempre dá para ver quem ligou para devolver a chamada quando chego ao destino...

    Mas assim fica mais caro porque é você a pagar a chamada.
  11.  # 34

    Concordo, embora já me desabituei de ligar aos piscas pois as vezes até metem o lado errado. O mais fiável é adivinhar mesmo :D

    Colocado por: hangasA dos piscas só por si é das que me chateia mais!

    Pior ainda é os chicos-espertos que nunca fazem piscas, mas quando se querem meter mais a frente numa fila fazem questão de fazer pisca a pedir para entrar.
    Concordam com este comentário:luisms
  12.  # 35

    E rotundas, por acaso alguém as sabe utilizar? Usualmente sempre que passo por uma encontro no máximo 1 condutor a utiliza-la correctamente, sou eu.
    Concordam com este comentário: Ema22
  13.  # 36

    Boas,

    Colocado por: kugu_eluE rotundas, por acaso alguém as sabe utilizar? Usualmente sempre que passo por uma encontro no máximo 1 condutor a utiliza-la correctamente, sou eu.


    Já agora aproveitamos para aprender alguma coisa: há desenhos?

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  14.  # 37

    Colocado por: kugu_eluE rotundas, por acaso alguém as sabe utilizar? Usualmente sempre que passo por uma encontro no máximo 1 condutor a utiliza-la correctamente, sou eu.


    Essa é outra. O problema mais uma vez é a interpretação do código. Do ponto de vista do IMTT é um do ponto de vista das seguradoras é outro.
    Pena o ponto de vista do bom senso não ser o comum a todos.

    Esse problema é ainda mais grave quando vejo, pelo carros das escolas de condução, que ensinam as pessoas não a fazer "bem" a rotunda, mas a faze-las "toda por fora" de forma a que em caso de sinistro não tenham culpa!
    Concordam com este comentário: Ema22
  15.  # 38

    Boas,

    Colocado por: hangasEsse problema é ainda mais grave quando vejo, pelo carros das escolas de condução, que ensinam as pessoas não a fazer "bem" a rotunda, mas a faze-las "toda por fora" de forma a que em caso de sinistro não tenham culpa!


    Chama-lhe burro ;)

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  16.  # 39

    O que eu costumo fazer nas rotundas é ir por fora se tenho que sair na primeira ou segunda saída, e ir por dentro para sair nas restantes. Nunca tive problemas fazendo as rotundas assim. E a minha terra é a terra das rotundas :-)

    Quanto ao telemóvel atendo e meto em altifalante. Shame on me!!!
    • hangas
    • 13 dezembro 2011 editado

     # 40

    Idealmente deveria ser assim:

    Isto foi inclusive conteúdo de uma especie de normativo da na altura DGV.. mas a transcrição para o código da estrada ficou aquém..

    Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida
    pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1;
    16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação
    em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:

    1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve: Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita,
    sinalizando antecipadamente quando pretende sair.
    2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve: Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada
    em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via); Aproximar-se progressivamente da via da direita;
    Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende uitilizar; Mudar para a via de
    trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.
      rotunda-707534.jpeg
 
0.0225 seg. NEW