Por acaso ontem fui ao leroy merlin e vi lá uma sterwins em promoção (a da esquerda), que deve ser uma irmão gemea da barbieri , com o tal motor honda e deposito da gasolina em branco também , da qual tirei a foto com o telemovel (foto de baixo)
oi.. Mais uma vez a minha opinião de não técnico :)
Quando fores comprar vê como e que funciona a reparação dessa marca na tua zona fora da garantia. se há peças , etc... O motor é muito importante mas o + certo é não ser o motor a avariar.... tens as engrenagens e tudo o resto que se uma partir e se não encontrares peças e para deitar fora.
Acho um erro comprar estas coisas nos hipermercados !
Neste caso a empresa que está a vender são meus conhecidos, são meus clientes, e são uma empresa das maiores do ribatejo de alfaias e tractores, e têm assistência tecnica.
lol amigo vai a bruxa benze-te , se ela pega alguma vez não pode ser problema de vela ... pode mesmo ser falta de gasolina no motor , deve ter algum filtro ou um gikla e mesmo o carburador ou bomba de combustível (se tiver claro )entupido e isso nota-se pelos sintomas que falas leva muito tempo para pegar e depois quando pega acelera sozinha e vai abaixo novamente levando novamente muito tempo a pegar ... estas velas em motores a 4tempos que parece ser estes duram muito tempo pois trabalham com gasolina super sem óleo e como tal o risco de isolamento ou danificação da vela é mínimo ...deve durar anos e não dez horas ...mas contudo se pega já não é mau sinal ...
fogo lol ultimo dia do ano não tou a ler bem lol não são as velas que durariam 10h mas sim o óleo lol pois o óleo de motor , um bom óleo numa maquina infernal dura quase 1000horas o óleo shpd ultima geração faz isso em serviço severo falo em tractores e caterpillars , aí duraria até isso ir para o lixo lol já se ela vem com filtro de ar banhado em óleo este deve ser mudado com menos uso mas nunca será 10h podes sempre consultar o manual da maquina que por lei tem que acompanhar a maquina no acto da venda .
Em todo o caso, limpei uma primeira vez, montei, pegou logo à primeira, trabalhou uns 20 segundos e foi abaixo ... e já não pegou mais ! Voltei a sacar a vela, a limpar e desta vez fiz duas coisas diferentes: Fechei a gasolina e fechei o ar. Pegou, trabalhou um bocadão, tipo uns 3 ou 4 minutos antes de começar a falhar por falta de gasolina. Ai abri a torneira da gasolina e continuou a trabalhar bem.
Por descargo de consciencia, voltei a sacar a vela e limpei-a mais uma vez, apesar de ja estar limpa.
Qual a melhor forma de limpar a vela ? Eu fiz assim: primeiro levei-a ao fogão e queimei o oleo que la estava na ponta. Depois limpei com um pano e raspei. Depois ainda mandei com wd40 e limpei de novo com um pano. Depois usei uma escova metalica da maquina de soldar E não tinha lixa, mas usei um cartão aspero e xacto para raspagem final.
Como é que se muda o oleo desta coisa ??? É que não vem no manual :(
Penso que o oleo é um 15w40 mineral multigrade ....
Será que existe algum bujon para alem da tampinha ai desta foto ? Ou seja, é o mesmo orificio para tudo ? Como faço para medir o nivel ?
O motor é um Honda, igual ao da foto no inicio deste topico, com o deposito da gasolina em branco.
Com que frequencia devo mudar o oleo ?
Ah, e para alem do oleo do motor, ha ainda o oleo do filtro do ar. Esse oleo do filtro do ar deve ser apenas acrescentado, ou mudado mesmo ? E existe algum filtro de ar , para alem deste copo de oleo ?