Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu acho é que devia comprar largartas...não desgastam e têm boa aderência. especialmente em terreno macio. e mesmo em segunda mão estão sempre boas!
  2.  # 22

    Colocado por: MikeMelgaCom 5 anos não porque estariam ressequidos.
    Mas imaginemos o contrário: e se os pneus estiverem realmente bons?


    e como sabe que estão realmente bons!? só de olhar para eles!?... eu não estou a dizer que não consiga fazer bons negócios e consiga bons pneus usados... agora na minha opinião o risco é muito superior ao beneficio!, mas isto é a minha opinião...
  3.  # 23

    Se estiverem em condições não precisa de o fazer, mas se tiverem o rasto de um pneu usado, por certo que estarão a oferecer as condições parecidas embora sempre dê mais garantias (desde que em devidas condições), porque esses pneus rodaram nesse carro, "moldados" a essa jante.

    Muita gente não tem noção, mas o pneu é um dos componentes mais importantes do carro. É o que o "segura" à estrada em quaisquer condições atmosféricas.

    Em seco até um pneu chinês serve para o dia-a-dia, o pior é quando vem a chuva. Aí muitos usados de marca premium ainda são capaz de ter mais capacidades que os chineses de má qualidade.

    A grande questão aqui é a qualidade e capacidade do pneu. Um pneu usado (já deixou de servir para alguém, ou foi de carros acidentados) nunca apresenta a mesma capacidade de um pneu novo. Para seco ainda serve desde que não tenha nenhum problema escondido, mas por pouco tempo.
    É um mau investimento acima de tudo. E podem ovalizar também, porque os pneus tendem a "moldar-se" às jantes e suas imperfeições (a conta de subidas de passeio, buracos etc.) e quando são montados numa outra jante, a coisa pode não resultar bem.

    Ás vezes reparo em carros de alta cilindrada (alguns bastante caros até) com pneus tipo "Matador", "Linglong", "Champiro" etc... espero que sejam pessoas que andem muito calminhos, pois se pisarem naquele acelerador estão a ampliar as probabilidades de acidente exponencialmente, especialmente em molhado. Nem os ESP e VDC os safam. Deviam ser coerentes e pagar também um pouco mais pela segurança do carro.

    Eu aconselho, novos, e com qualidade média para cima. O que se paga a mais é como investir no seguro do carro. Poupa acidentes. E não interessa dizer que andam devagar, com estrada molhada um mau pneu é sempre um mau pneu, até parado e levar um toque e ir a deslizar até ao próximo.

    Alta gama
    Goodyear (ex.: Eagle F1 GSD3 que já não se vende, gastava-se muito, mas pareciam cola na chuva. Falo por experiência própria, pois já usei fora de estrada em pista)
    Continental
    Michelin
    Bridgestone
    Pirelli
    entre outros...

    Gama média:
    Sava
    BFGoodrich
    Falken
    Firestone
    Fulda
    entre outros...

    Atenção que também há chineses bons, mas os preços são iguais aos europeus ;)
    Concordam com este comentário: ddgvcpt
  4.  # 24

    • hangas
    • 24 fevereiro 2012 editado

     # 25

    Já que estamos nos videos.. um video que mostra a diferença de travagem em molhado consoante a profundidade do rasto dos pneus.

    http://www.youtube.com/watch?v=zA6MUlVNkLM

    Quanto aos 1.6mm da lei, eu acho mto pouco. Nem percebo esta aberração do código da estrada português... a marca de fim de rasto
    do fabricante, que é quase sempre maior dos que os 1.6mm é que deve prevalecer. Se o fabricante diz que os pneus ficam sem rasto aos 2mm ou 2.5mm como é que o código pode dizer que com 1.6 ainda está bom.

    Eu pessoalmente só os deixo chegar perto dessa marca de fim de rasto no verão... de inverno já não arrisco.

    Os pneus normalmente duram-me 2 anos, e meto-os sempre novos no inicio de um inverno.. no inverno seguinte andam a meio rasto.. e depois se necessário "estico-os" durante o verão para calhar a troca no inverno.

    Quanto a pneus usados, nem pensar. E apesar de pensar assim cometi o erro de andar com um conjunto usado durante 3 meses "temporariamente" porque troquei de jantes. Nunca me tinha rebentado um pneu em 15 anos.. foi dessa vez!

    Ficou assim


    Foi da maneira que levou logo com uns destes

    • Gex
    • 24 fevereiro 2012

     # 26

    Já agora, alguém sabe se é verdade aquele email que anda a circular que diz que os pneus só podem ter um prazo de utilização máxima de 4 anos a partir da data de fabrico do pneu???
    • hangas
    • 24 fevereiro 2012 editado

     # 27

    Não sei se é lei ou não. Mas existe realmente uma garantia do fabricante dessa duração.
    Basicamente significa que o pneu se tiver mais de 4 anos, mesmo que novo e guardado num armazém em condições normais, já não cumpre as especificações originais.

    Segundo o que me foi dito em algumas formações de condução avançada, é que não devemos aceitar a instalação de pneus com mais de 2 anos desde a data de fabrico. Isto assumindo uma vida media útil do pneu de 2 anos. E é realmente um facto que um pneu montado num carro, mesmo que faça poucos Km e ainda tenha piso, ao fim de cerca de 2 anos está seco e gretado e também já não oferece condições de segurança.
  5.  # 28

    Colocado por: arqui-gtEu aconselho, novos, e com qualidade média para cima. O que se paga a mais é como investir no seguro do carro. Poupa acidentes. E não interessa dizer que andam devagar, com estrada molhada um mau pneu é sempre um mau pneu, até parado e levar um toque e ir a deslizar até ao próximo.


    Concordo absolutamente. Muitas vezes ouço o argumento do "é para andar devagar". O que as pessoas se esquecem é que numa situação de emergencia mesmo "devagar", os pneus estão sujeitos a condições extremas.

    Quanto as gamas... já nao estou 100% de acordo. Mesmo dentro da mesma marca há gamas e gamas. Principalmente nas marcas correntes, como Michelins, Pirellis, etc. Estas marcas têm pneus desde o low cost a alta performance.
    • eu
    • 24 fevereiro 2012

     # 29

    Colocado por: MikeMelgaEntão quer dizer que quando se compra um carro usado se deve trocar de pneus imediatamente?

    Aí, além dos pneus, existem muitos outros riscos.

    Um colega meu, há uns anos atrás, comprou um Audi A4 usado. Topo de gama, muito equipamento, lindo.

    Eu sempre achei estranho a forma como os pneus chiavam nas curvas, mesmo sem abusar muito... um dia ele descobriu porquê: ele tinha comprado, não um Audi A4, mas dois! Sim, a parte da frente era de um carro acidentado e a parte de trás era de outro carro acidentado. Os dois foram soldados para formar um carro, mas o chassis não ficou alinhado...
  6.  # 30

    Sim, mas isso também são situações de vigarice de vendedores auto.

    Eu sempre comprei carros usados, porque acho um péssimo "investimento", se é que se pode chamar de investimento sequer, comprar um novo.
    Um usado quando bem comprado é muito melhor negocio. Num carro com 4 ou 5 anos consegue-se comprar uma tecnologia relativamente recente por uma fracção do preço.

    Eu sempre que um carro me vêm parar às mãos, há logo algumas coisas que troco imediatamente, independentemente do que o vendedor me disser. Nem que tivesse sido trocado na véspera.

    - Óleos motor e filtro
    - Oleo travões (deve ser trocado pelo menos de 2 em 2 anos)
    - Liquido de refrigeração (Deve ser trocado e verificada a concentração pelo menos de 2 em 2 anos)
    - Pneus (pode não ser imediatamente, depende o que la estiver montado e da estação do ano)
    • eu
    • 24 fevereiro 2012

     # 31

    Colocado por: hangasSim, mas isso também são situações de vigarice de vendedores auto.

    Lá está: é um risco que se corre. Na maior parte dos casos está tudo bem, mas existe sempre uma percentagem em que as coisas correm mal.

    Colocado por: hangasEu sempre comprei carros usados, porque acho um péssimo "investimento", se é que se pode chamar de investimento sequer, comprar um novo.

    Eu já tive carros novos e usados... mas nos usados sei que estou a correr riscos...
  7.  # 32

    Colocado por: eu
    Aí, além dos pneus, existem muitos outros riscos.

    Um colega meu, há uns anos atrás, comprou um Audi A4 usado. Topo de gama, muito equipamento, lindo.

    Eu sempre achei estranho a forma como os pneus chiavam nas curvas, mesmo sem abusar muito... um dia ele descobriu porquê: ele tinha comprado, não um Audi A4, mas dois! Sim, a parte da frente era de um carro acidentado e a parte de trás era de outro carro acidentado. Os dois foram soldados para formar um carro, mas o chassis não ficou alinhado...

    Uma colega minha morreu à custa desses malabarismos. Era um audi A3 que estava soldado a meio. Num acidente que nao foi a grande velocidade o carro abriu a meio foi cuspida contra a parede. Ia no banco de trás com mais uma pessoa que nao teve nada felizmente assim como os ocupantes da frente, porque de facto o embate nao foi muito violento.
    Eu nao sou adepto nem de carros nem de pneus usados.
  8.  # 33

    Nos carros é um pouco diferente.
    Estamos a falar de valores muito superiores a um jogo de pneus. E um carro usado até 4 ou 5 anos o risco é mínimo desde que seja comprado em concessionário da marca e com as revisões em dia. Ou mesmo de um particular de confiança.
    Fazem-se muito melhores negócios do que comprando um novo. Agora preparem-se é para gastar mais dinheiro em manutenção, claro. Um carro até aos 4 ou 5 anos com 100 a 120mil kms pouca manutenção e substituição de peças precisou. A partir daí é diferente e depende do trato que levou... tem que se ver caso a caso.
    Mas quem não percebe nada do assunto, e o budget é curto, o melhor é comprar um carro novo mais barato. A ir para usado pode ter mais carro pelo mesmo preço, mas convém ter em atenção as condições que referia anteriormente.
    Concordam com este comentário: ze79
    • ze79
    • 24 fevereiro 2012

     # 34

    boas.

    Pneus usados nunca .Carro usado só sabendo a origem muito bem .Um dia aqui há 12 anos atrás comprei um carro pequeno mas novo
    a minha irmã e o meu cunhado compraram um novo da mesma marca mas modelo superior usado com cerca de 1 ano, 3anos passados
    e o meu cunhado farto de criticar a marca decidiram de trocar de carro ,eu que conhecia o carro e marca nunca tive problema algum
    fiquei-lhe com o dito ,6 meses depois partiram de ferias com a nova maquina dizia ele ,de regresso a casa la se foi o turbo .
    eu no( velhinho) foi e voltei de ferias 0 problema .nas ferias a seguir la se vai o meu cunhado a guabar da maquina e volta das ferias
    de carro de aluguer ,perguntei-lhe o que se passa ,resposta fiquei sem caixa ,eu 0 problema com (o velhinho)ééééé.
    um dia em conversa disse ele se eu sabia nunca tinha trocado de carro.
    para mim foi um bom negocio o carro que menos me custou e serviu na perfeição durante 180000km.

    carros novos são bons não dão despesa durante 5 anos só manutenção e nada mais de importante ...

    é claro que carros e pneus novos é o melhor, usados só mesmo de confiança...

    upss.
    •  
      GF
    • 24 fevereiro 2012

     # 35

    Colocado por: MikeMelgaEu meti pneus em ambos os carros há 15 dias.
    Paguei 200€ por 8 pneus 205/55/R16 Continental PremiumContact 'semi-novos' já com montagem e calibragem. Têm +/- 75-80% de piso. São pneus importados da Alemanha/Suiça e, sinceramente, não notei diferença nenhuma para os Bridgestone Potenza que tinha.

    Coloquei-os a medo mas, no final, a minha carteira agradeceu muito :)
    Concordam com este comentário:gf2011


    Excelente preço, onde os comprou? Ando a precisar de comprar 4 assim!
  9.  # 36

    cada vez mais a carteira manda mais que tudo é esta a nossa triste realidade uns não querem o que os outros aproveitam é a crise...........bons negocios para todos
    • hangas
    • 25 fevereiro 2012 editado

     # 37

    E verdade que com carros usados o "risco" é maior. Mas há estorias para todos os gostos, desde o usado que nunca deu problemas até ao novo que passou o periodo todo de garantia no concessionario. Alguns destes casos caricatos chegaram aos telejornais.

    Eu pessoalmente tenho tido "sorte", ou então sei escolhe-los, se calhar é por isso que demoro meses a seleccionar um carro e procuro por todo o pais, e vou busca-lo onde estiver. O meu anterior, um Serie 3 a gasolina, durou-me 9 anos! A unica despesa para além da muita gasolina que bebia, foi as revisões na marca e um catalizador.

    Curiosamente a ultima revisão não a fiz na marca, troquei o oleo numa estação de serviço apenas para remediar durante umas férias e deixei andar. Coincidencia ou não teve uma especie de "gripanço", senão possivelmente ainda o tinha.

    Acabei por o vender a um particular, que estava interessado apenas no chassis, por tuta e meia. Lembro-me que na altura fiz as contas ao custo real do carro, e dava uma média de 30 Eur por mês. Quando o comprei em 2001 pelo mesmo valor poderia ter comprado por exemplo um Corsa ou um Clio novo quase sem extras nenhuns. Pergunto-me se custo real do Corsa seria o mesmo e se duraria os 10 anos sem problemas de maior. Já para não falar na diferença em termos de segurança que será estar num e noutro em caso de acidente.

    À relativamente pouco tempo comprei outro Serie 3 mais recente que já me tem 3 anos nas mãos e se tudo correr bem deve fazer pelo menos mais 7 :) A não ser que a gasolina chegue aos 3 Eur por litro e se calhar ai tenho que repensar a vida :D
  10.  # 38

    Pneus na zona que quer, tenho lá um amigo que pode ajudar.
    http://pneusgp.com/home/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1
    Mas neste momento teve de se mudar e ainda não tem local para efectuar a montagem,mas pode dizer que vai da minha parte e peça preços.
  11.  # 39

    Para mim, os que tenho montado na minha carrinha 205/50 r17 são os Toyo Proxes T1r...uns pneus excelentes e nunca me deixaram ficar mal. Japoneses são a perfeição.
    Neste momento estão a precisar de ser mudados.
    Estou com um dilema entre dois modelos e marcas Toyo Proxes T1Sport ou Hankook K110, mas estou muito inclinado para os Toyo, pois equipa que ganha não se mexe.
    Se puder coloque Toyo.
  12.  # 40

    Colocado por: MikeMelgaMas então expliquem-me lá porquê?

    Os pneus tinham bom piso e estavam gastos por igual. Não estavam ressequidos nem apresentavam anomalias.
    O que podem ter estes pneus de tão mau assim?


    Numa explicação simples vou usar um exemplo: Voce compra um par de sapatos novos! Calça-os e anda com eles durante umas duas semanas. Depois ve outros que acha mais bonitos e vende os primeiros ao seu vizinho! Ok..o vizinho fez um excelente negocio, comprou um sapatos semi-novos em perfeitas condições com a sola como nova! E calça-os! ORA BOLAS não sao nada confortaveis porque a sola no interior já ganhou a forma do seu peso, e a palminha e o interior do sapato ja ganharam a forma do seu pe! O vizinho como ja pagou pelos sapatos continua a andar com eles porque sao novos, bonitos e em bom estado...passado ums meses ta com os pes cheios de calos e ainda vai ter de pagar ao podologista!

    A resposta e mais o menos isto. TODO o material usado já vem com manhas...sejam elas quais forem. Não quer isto dizer que nao aguentem e nao cubram as necessidades, mas em vez de terem um risco de 1-10 (novos) tem um risco de 4-10 sendo usados.

    A minha opinião é se tem dinheiro suficiente para suportar os custos de uns novos deixem de ser agarrados e comprem-nos.

    E ja agora...uma pergunta a titulo de curiosidade: Voce tambem troca os discos sem mudar os calços???? Porque?
    Concordam com este comentário: PMir
 
0.0200 seg. NEW