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  1.  # 101

    Nem sempre, acho que o primeiro erro é na compra...muita gente compra pneus sem saberem o que estão a comprar, depois querem la saber qual o melhor pneu que se adapta ao carro, sim porque nem todos os pneus são indicados para um certo tipo de viatura, não estou a falar em medidas nem índices de velocidade e peso...apenas rastos...parece coisa insignificante mas não é...
  2.  # 102

    Eu tenho no Terrano dois que ainda são de origem (ano 2000), portanto já têm 12 anos e não faço questão de os trocar tão cedo!
  3.  # 103

    Isso era como os Mercedes, já foram eternos,LOOOL...
    Estou de acordo que sejam mudados de x em x tempo, agora também temos de ter peso e medida
    •  
      FD
    • 5 março 2012

     # 104

    Colocado por: jfsmoreiraportanto já têm 12 anos e não faço questão de os trocar tão cedo!

    Cuidado que um pneu não está bom só por se avaliar a profundidade dos sulcos no piso...!
  4.  # 105

    Devem-se trocar os pneus ao fim de 4 anos.
  5.  # 106

    Colocado por: TRALHADevem-se trocar os pneus ao fim de 4 anos.

    Porquê?
  6.  # 107

    Porque mesmo que ainda tenham rasto já se encontram ressequidos, tal como fazem na Alemanha, Holanda, etc., e "nós" compramos essa sucata toda como semi novos, que nesses paises já não pode circular.
    Concordam com este comentário: ze79
  7.  # 108

    Então uma pergunta, sabem o que é curar um pneu???
  8.  # 109

    É à Português.....
  9.  # 110

  10.  # 111

    Colocado por: carlosfbmanuelEntão uma pergunta, sabem o que é curar um pneu???


    Sim, é praticamente o mesmo que o processo de vulcanização, feito durante o fabrico.
    Mas está a falar de recauchutar pneus? De lhe "colar" uma nova banda de rasto por vulcanização?

    Isso então ainda pior que usado!

    A não ser que seja em pneus de pesados, em que alguns são desenhados para esse fim.
    O pneu não é feito de uma só moldagem, mas é feita primeiro uma carcaça sem rasto e depois é adicionado o outra camada com o rasto por cima.
    E o pneu está assim apto a levar uma nova camada de rasto enquanto a carcassa estiver em condições.

    Nos pneus para ligeiros isso não acontece, por isso não devem ser recauchutados.
  11.  # 112

    Colocado por: carlosfbmanuelEntão uma pergunta, sabem o que é curar um pneu???


    Molda-lo!
  12.  # 113

    E montar os pneus e deixa-los montados nas jantes sem apanhar luz e grandes temperaturas....???
  13.  # 114

    Eu só estou a fazer perguntas , não sou técnico, apenas utilizador de carro e pesquisa com alguns conhecimentos de curioso...nada mais
  14.  # 115

    Já agora outra info de curiosidade?

    Sabem o que significam as pintas amarelas e vermelhas que alguns (senão todos) os pneus novos apresentam?

    Na moldagem o pneu numa fica com uma distribuição uniforme da borracha, e isto provoca vibrações ao girar.

    Então o ponto amarelo indica a parte do pneu, mais "leve" ou com menos borracha, e a vermelha, o oposto, a parte mais "pesada".
    Se forem montados por um profissional, este geralmente vai fazer com que a parte mais leve fique para a zona onde leva a valvula, para desta forma compensar o peso
    e não ser preciso adicionar demasiados pesos na calibragem do mesmo.

    Isto não é muito linear, pois ele tem que jogar também com a pinta vermelha, e se estiverem muito proximo uma da outra por exemplo, ele pode preferir meter a pinta vermelha
    para o lado oposto à válvula em vez de a alinhar com a amarela. Ou se estiver mesmo para isso, calcular o vector resultante do angulo das duas :)

    Mas a ideia e jogar com essas duas posições para reduzir a quantidade de massa extra a adicionar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  15.  # 116

    Isso para redução de custos na montagem dos pneus...mas já agora vou ver onde estão as minhas...
    • PMir
    • 5 março 2012

     # 117

    Viva,

    Colocado por: hangasJá agora outra info de curiosidade?

    Sabem o que significam as pintas amarelas e vermelhas que alguns (senão todos) os pneus novos apresentam?

    Na moldagem o pneu numa fica com uma distribuição uniforme da borracha, e isto provoca vibrações ao girar.

    Então o ponto amarelo indica a parte do pneu, mais "leve" ou com menos borracha, e a vermelha, o oposto, a parte mais "pesada".
    Se forem montados por um profissional, este geralmente vai fazer com que a parte mais leve fique para a zona onde leva a valvula, para desta forma compensar o peso
    e não ser preciso adicionar demasiados pesos na calibragem do mesmo.

    Isto não é muito linear, pois ele tem que jogar também com a pinta vermelha, e se estiverem muito proximo uma da outra por exemplo, ele pode preferir meter a pinta vermelha
    para o lado oposto à válvula em vez de a alinhar com amarela. Ou se estiver mesmo para isso, calcular o vector resultante do angulo das duas :)

    Mas a ideia e jogar com essas duas posições para reduzir a quantidade de massa extra a adicionar.


    E eu a pensar que a pinta amarela era precisamente para indicar o sitio da valvula... :-(
    Pelo menos, os meus foram montados por um "profissional"... ou não.

    Cumpts,
    PMir
    • hangas
    • 5 março 2012 editado

     # 118

    Colocado por: carlosfbmanuelIsso para redução de custos na montagem dos pneus...mas já agora vou ver onde estão as minhas...


    E não só. Imagine por exemplo que um caso extremo. Um pneu tem as pintas diametralmente opostas e o "profissional" monta a vermelha para o lado da válvula, concentrando
    ali quase todo o peso extra. A máquina durante a calibração manda colocar umas, va lá.. 70g! no ponto oposto. O problema é que o profissional dificilmente vai conseguir
    colocar as 70g no ponto que precisa. Vai ter que colar varios pesos e espalha-los por uma area maior do que a desejável.

    Provavelmente vai acabar por ter que meter mais peso a uns 5 ou 10º da válvula (que já não tinha pouco) e depois mais algum em cima das 70g para compensar.
  16.  # 119

    Colocado por: PMirE eu a pensar que a pinta amarela era precisamente para indicar o sitio da valvula... :-(


    Regra geral está bem. Até porque nem todos os pneus têm as duas pintas. Se só tiver essa e estiver para o lado da válvula, está optimo.
    Amarelo é o lado com menos peso, fica para o lado da válvula, que é pesada.
    Concordam com este comentário: carlosfbmanuel
  17.  # 120

    Atenção que o que fazem na Alemanha não tem de ser o correcto para cá!!

    Por exemplo : Por causa do gelo, os pneus lá são sujeitos a sal no inverno. Isso ataca a borracha fazendo-a ressequir muito mais rapidamente.
    Por cá o sol também não ajuda. Ter o carro parado grandes temporadas também não. Tirando este ultimo pormenor não vejo porque um pneu bom piso e com a borracha visivelmente em bom estado não possa durar mais que os 4 anos!!


    Colocado por: TRALHAPorque mesmo que ainda tenham rasto já se encontram ressequidos, tal como fazem na Alemanha, Holanda, etc., e "nós" compramos essa sucata toda como semi novos, que nesses paises já não pode circular.
    Concordam com este comentário:ze79
 
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