Colocado por: DVilar
Isso è matemáticamente impossível.
Veja as coisas ao contrário: O banco empresta-lhe dinheiro e isso è como lhe estar a depositar o dinheiro.
O contrário è a mesma coisa, quando deposita dinheiro no banco, basicamente está-lhe a emprestar em troca do juro. Neste caso è você que está a fazer o papel de banco.
Posto isto, è impossível pagar mais num empréstimo do que receber num depósito a prazo, sendo a tx igual. Já não falo em o depósito ter uma tx superior.
Está a confundir os cenários, no cenário de investimento o juro que paga é sobre a divida que é 63.000 e o juro que recebe é sobre os 40.000 do deposito, dá um défice mensal.
Colocado por: eu
Você mistura alhos com bugalhos de uma forma impressionante.
Você tem que comparar o que vai receber anualmente no investimento 40000 euros * 3% = 1200 euros, certo...
Com o valor daredução de jurosno empréstimo habitação, caso faça a amortização. Ou seja, de uma forma grosseira, 40000 * 2,1% = 840 euros.
É equivalente a pedir 40,000 euros a um banco a uma taxa de 2,1% e investi-los noutro banco a uma taxa de 3%. É tão básico que continuo a não perceber porque não entende...
Colocado por: miguelgEstá a confundir os cenários, no cenário de investimento o juro que paga é sobre a divida que é 63.000 e o juro que recebe é sobre os 40.000 do deposito, dá um défice mensal.
Colocado por: XOVocê está a comparar valores diferentes. Um valor de 63000 para o CH e um valor de 40000 para o investimento.
Está a fazer confusão, a amortização de 40.000 não é a mesma coisa que um deposito de 40.000, na amortização deixa de ter de pagar 2,1% sobre as muitas prestações (que lhe permitiriam amortizar os 40.000) para pagar apenas 0,5% de penalização, é essa a grande vantagem da amortização.
Colocado por: luisvv
Lá vamos nós... deixa de pagar 350 euros, mas não recebe os juros sobre o capital que poderia ter investido. E da forma como estruturou o seu ficheiro, contabiliza este dinheiro a dobrar.
Por essa razãotenho repetidamente tentado levá-lo a refazer os cálculos,eliminando da equação o ordenado que cria toda a sua confusão. Porque, se assumir que o dinheiro que utiliza para pagar as prestações já era seu e está na conta à ordem, deixa de conseguir duplicar essa entrada, e o seu raciocínio vai por água abaixo.
Eu? Eu não disse nada disso...
Colocado por: jorge_goncalves
Este ficheiro está, na minha opinião, muito bom. Para ser excelente, só faltava mesmo ter as fórmulas lá para poder facilmente simular outros cenários... :p
Já agora, miguelg, viu este ficheiro? Concorda?
Colocado por: eu
Você é que está a confundir juros sobreo valor da amortizaçãocom os jurossobre o valor da dívida.
Por essa ordem de ideias, quando maior fosse a dívida, melhor seria amortizar, o que é totalmente falso...
Se em vez de a amortização ser 40000 euros, se fosse apenas 100 euros, acha que faria sentido esse seu raciocínio? Ia comparar 2,1% de 63000 euros com 3% de 100 euros ?
Você anda desde o início a misturar alhos com bugalhos... e é teimoso...
Colocado por: jorge_goncalvespois a minha casa não vale... 10.737.418,24€! :))
Colocado por: miguelgNão sou teimoso, estou convicto do que estou a dizer e já demonstrei com as contas.
Colocado por: luisvvO seu erro:em ambos os cenários paga mais do que recebe. Mas o cenário menos desfavorável é o Investimento.
Porque você insiste em esquecer que no cenário Amortização também vai pagar juros sobre os 23.000 que ainda estão em dívida.
Se quiser ver de outra forma:a parcela de 23.000 euros está sujeita aos mesmos juros, em qualquer dos 2 cenários. A única diferença está nos 40.000: no cenário Investimento gera juros de 3% e paga juros de 2,1% (ganho líquido de 0,9% x 40.000 Euros ; no cenário amortiza paga 0 de juros sobre 40.000 e recebe 0 de juros sobre 40.000;
Assim, o resultado dos cenários é.... (a sua resposta aqui, por favor).Concordam com este comentário:eu
Então diga-nos em que célula do excel existe essa duplicação? Por mais que lhe custe admitir, se deixa de pagar a prestação ao banco, passam a sobrar na conta €350 que pode investir.
Colocado por: miguelg
Já vi o ficheiro, mas não corresponde ao cenário que estamos a discutir.