Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 861

    Colocado por: j cardosoEm Penafiel come-se e bebe-se muito bem, motivo suficiente para um passeio que pode ainda ser muito útil aos necessitados dos óculos locais. Experimente, vai ver que tem os óculos indicados para si.


    Querias o Jogador da Académica a jogar sem braços?
    E uma clara Bola na Mão e não uma Mão na Bola!
  2.  # 862

    uma clara Bola na Mão e não uma Mão na Bola!

    OK, como queira. Ia desejar-lhe felicidades mas não é preciso: com a capacidade que tem de moldar a realidade aos seus desejos e ver as coisas não como são mas como pretende que sejam, só pode viver num estado de felicidade permanente. Que bom para si.
  3.  # 863

    Colocado por: j cardosoOK, como queira. Ia desejar-lhe felicidades mas não é preciso: com a capacidade que tem de moldar a realidade aos seus desejos e ver as coisas não como são mas como pretende que sejam, só pode viver num estado de felicidade permanente. Que bom para si.


    A mim parece-me que não há penalti!
    Seja como for vou esperar para ver a análise do lance nos programas desportivos para saber se estou certo ou errado!
  4.  # 864

    Desculpem lá, mas foi penalty.
    Se bem que a bola tenha saido da cabeça do jogador do FCP a menos de meio metro de distância, também é verdade que os braços do da Briosa não tinham nada que ir assim abertos...
    O jogador da Académica até parecia um lagarto alado a voar (baixinho)!

    Quanto à Briosa, isto foi mais um treino para o jogo do Jamor.
  5.  # 865

    Colocado por: JoãoAA mim parece-me que não há penalti!

    Além da trajectória da bola ter sido interrompida por uma mão, lembram-se do primeiro cartão amarelo que o árbitro mostrou ao porto? Pois foi.. O jogador do porto levou uma bolada no braço e por isso leva amarelo. O critério foi o mesmo, só que dentro da grande área é penalti.
  6.  # 866

    Só falta perderem 1 pontito!!! Então ficou um penalti por assinalar na luz....a bola bateu na mão do Maicon!!!!!!
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh
  7.  # 867

    Colocado por: Martins_31Só falta perderem 1 pontito!!! Então ficou um penalti por assinalar na luz....a bola bateu na mão do Maicon!!!!!!

    Faltam 2 pontos (empate com o Braga?), porque o FCP está em vantagem, não é?

    Há quem diga que a mesma bola tocou nas mãos do Cardozo ( o Tacuara. Não o "j"!)...
  8.  # 868

    Boas,


    Colocado por: JoãoAQuerias o Jogador da Académica a jogar sem braços?

    Colocado por: nandogoncaAlém da trajectória da bola ter sido interrompida por uma mão

    Colocado por: JoãoASeja como for vou esperar para ver a análise do lance nos programas desportivos para saber se estou certo ou errado!


    Como disse uns posts atrás, se há coisa que me recuso é a discutir arbitragens.
    No entanto, para quem gosta de futebol como eu (e não de clubes), existe algum interesse em saber afinal quais são a regras do jogo.
    As regras do futebol são tudo menos claras (ou obectivas) e dão azo a que um mesmo lance possa ser interpretado de várias formas diferentes.
    Para complicar mais a situação (ou o jogo) existem uma série de "regras" que não estão escritas em lado nenhum, sendo apenas directrizes/recomendações das organizações das competições. Quem jogou futebol sabe-as de cor e salteado, mas a verdade é que para todos os efeitos elas não existem.
    Para complicar ainda mais o cenário, como o futebol gera milhões, existem uma série de entendidos (inclusive árbitros ou ex-árbitros) que passam a vida na televisão a fazer análises em cima de análises e que dão como certas e objectivas regras que não o são.

    Esta mer** toda para dizer o quê?
    Vamos lá ver dois casos concretos:

    1 - A semana passada gerou-se (também) aqui uma discussão sobre um pretenso penalti
    (tenho a memória muito fraquinha e já não me lembro quem foram os intervenientes ou quem seriam os beneficiados/prejudicados)
    Há um lance numa grande-área em que um jogador salta à bola para a jogar de cabeça e nesse movimentos "aterra" em cima de outro jogador.
    Uns reclamam penalti, outros dizem que não o é.
    Ao ver o lance fico com clara ideia que a falta é do jogador que levou com o outro em cima, pois para mim existe uma regra no futebol que é: num lance disputado de cabeça, o jogador que se baixe comete falta.
    Fui à procura dessa regra. Não existe.

    2 - Bola na mão
    É das regras mais discutidas do futebol. Os entendidos (que passam o tempo na televisão) não concordam entre si, e mais do que isso, não concordam com eles mesmos (já que o seu entendimento da regra não é coerente ao longo do tempo).
    Já ouvi teorias mirabolantes (sim, quase teorias de conspiração) acerca desta regra. Alguns inventaram mesmo coisas do género "as mãos/braços devem estar na sua posição natural, senão é falta".
    Mas estes gajos jogaram alguma vez na vida futebol? Sinceramente até duvido que alguma vez tenham praticado algum desporto ou feito algum exercício físico.
    Bem que os gostava de ver a disputar uma bola de cabeça com os braços para baixo e colados ao corpo. Isto não é natural, e quem alguma vez jogou futebol sabe-o bem.
    Mas enfim. O que dizem as regras do futebol?
    Nada ou quase nada que possa ajudar a uma marcação objectiva de uma falta:
    Liga Portuguesa:
    "
    Lei 12 - Faltas e incorrecções
    ...
    Um pontapé livre directo será igualmente concedido à equipa adversária do jogador que cometa uma das três faltas seguintes:
    ...
    - tocar deliberadamente a bola com as mãos (excepto o guarda-redes dentro da sua própria área de grande penalidade).
    "
    http://www.lpfp.pt/futebol/leisjogo/lei12.aspx

    Se querem da FIFA:
    "handles the ball deliberately (except for the goalkeeper within his own penalty area)"
    (Lei 12 - pag. 34)
    http://pt.fifa.com/mm/document/affederation/generic/81/42/36/lawsofthegame_2011_12_en.pdf

    Assim, onde estão as ditas regras:
    - do posicionamento "natural" dos braços
    - do mudar a trajectória da bola

    A regra é simples e clara, embora não objectiva: só é falta se o jogador jogar a bola com a mão deliberadamente. O julgar se é deliberado ou não fica apenas a cargo do árbitro.



    Pessoalmente, continuo a pensar que quem têm a tarefa mais difícil dentro de um campo de futebol, é o árbitro. Mais do que isso, e na maior parte dos jogos, continuo com a ideia que são aqueles que menos erram durante um jogo (não sei porquê mas as pessoas ignoram os erros dos jogadores, alguns que só apetece entrar no campo e dar dois pares de estalos aos gajos).
    Aos árbitros apenas aponto uma falha (que é grande): notoriamente nunca jogaram futebol, e isso leva-os a ter erros de julgamento e a conduzir o jogo de uma forma que eu considero errada. Pela sua falta de experiência do jogo em si, não são capazes de ter o "feeling" necessário para perceberem o que é fruto do jogo em si ou não.


    Quanto aos três grandes (ou dois, ou sendo o terceiro o Braga): deixem de ser chorões! São e sempre foram beneficiados durante os jogos/campeonatos.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Concordam com este comentário: j cardoso, Luis K. W., two-rok
  9.  # 869

    Colocado por: oxelfeRAos árbitros apenas aponto uma falha (que é grande): notoriamente nunca jogaram futebol, e isso leva-os a ter erros de julgamento e a conduzir o jogo de uma forma que eu considero errada. Pela sua falta de experiência do jogo em si, não são capazes de ter o "feeling" necessário para perceberem o que é fruto do jogo em si ou não.

    SÓ discordo com este ponto.
    Estou convencido que a grande maioria dos árbitros jogou (e/ou continua a jogar) futebol.
    Aliás, TODOS os que conheço (pessoalmente) jogam ou jogaram.
    Mas... claro que não é na 1er League ! Jogam assim como eu, ou o oxelfeR... ou talvez mais ainda (porque alguns até andam/andaram pelos "distritais", etc.).

    (NOTA: Já assisti à cena hilariante de um jogador, que era árbitro da 1ª divisão, ir discutir a decisão do fiscal de linha num jogo dos distritais!! LOLOL!)
  10.  # 870

    Boas,

    Colocado por: Luis K. W.Estou convencido que a grande maioria dos árbitros jogou (e/ou continua a jogar) futebol.


    Não tenho essa ideia, mas também não tenho "dados" que o confirmem ou desmintam.
    Em diversos casos parece-me que não, pois fazem julgamentos claramente errados para quem viveu já o futebol dentro das quatro linhas.
    O único que conheci (na 1ª liga era apenas bandeirinha) não tinha mesmo jeitinho nenhum para jogar futebol.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  11.  # 871

    Colocado por: oxelfeRO único que conheci (na 1ª liga era apenas bandeirinha) não tinha mesmo jeitinho nenhum para jogar futebol.

    Ora...!
    Eu também não tenho jeitinho nenhum para fazer Arquitectura, mas sou ÓPTIMO a criticar e a descobrir erros em projectos de arquitectura!
    :-)
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 872

    Boas,

    Colocado por: Luis K. W.Eu também não tenho jeitinho nenhum para fazer Arquitectura, mas sou ÓPTIMO a criticar e a descobrir erros em projectos de arquitectura!


    LOL

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  13.  # 873

    Boas,

    Uma história que vale o que vale:
    Não sendo propriamente um amigo, apenas era conhecido e adversário durante muitos anos, alguém com dava prazer conversar sobre estas coisas:
    Tinha um jeito inato para jogar futebol, embora nunca tivesse ido muito longe com isso. Vivia o jogo e mais do que isso, vivia para o jogo.
    Tirou cursos e mais cursos e lá foi parar a uma equipa de juvenis da 1ª divisão.
    Sonho concretizado, notava-se que para ele só existia futebol e tudo o resto era acessório e toda a sua vida tinha sido feita com este objectivo.
    Durou uma época (presumo que simplesmente para quebrar um compromisso que assumiu).
    Desistiu.
    "Explicação" que me deu: O futebol é a minha vida, é o meu sonho, mas tive de optar entre o meu sonho e ser uma pessoa integra. O mundo do futebol é um mundo podre muito ao jeito da máfia. A partir de agora, futebol, só ao fim de semana e com os amigos.
    (as palavras não devem ter sido estas, mas o sentido foi este)

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Concordam com este comentário: two-rok
  14.  # 874

    Eu também não tenho jeitinho nenhum para fazer Arquitectura, mas sou ÓPTIMO a criticar e a descobrir erros em projectos de arquitectura!

    Pfffff ... grande coisa. Pois eu não tenho jeito rigorosamente para NADA e sou capaz de descobrir defeitos em TUDO - principalmente em assuntos que desconheço.
    Concordam com este comentário: two-rok
  15.  # 875

    Colocado por: oxelfeRTirou cursos e mais cursos e lá foi parar a uma equipa de juvenis da 1ª divisão.

    Como treinador, suponho...
    ;-)
  16.  # 876

    Boas,

    Colocado por: Luis K. W.Como treinador, suponho...


    Sim, falhou-me essa parte.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  17.  # 877

    Olé!
  18.  # 878

    Sim senhor, os meus parabéns. Nem aquele penalty perdoado ao Paços de Ferreira impediu que ganhassem.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., two-rok
  19.  # 879

    Benfica
  20.  # 880

    Anonimo16062021: não beba mais. Então eu digo que o Benfica ganhou mesmo com um penalty a favor roubado pelo árbitro e você discorda? Não vai mais vinho para essa mesa!
    Concordam com este comentário: two-rok, pdavidmarques
 
0.0357 seg. NEW