Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Desculpem a intromissão mas uma vez vi portadas exteriores de lâminas contra intrusão; Só não me recordo da marca porque as outras são facilmente desmontáveis... Se entretanto encontrar a marca e foto colocarei aqui... Até pode ser que sejam um barrete! Por isso até era bom darem uma olhadela!

    Cumps
  2.  # 22

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Fernando Gabrielblackouts sempre, ainda ontem tive mais uma conversa com o empreiteiro sobre isso, é barato, contrario do que pensam é mais eficiente a nivel energético, não dá problemas de funcionamento como estores exteriores.

    Mais eficiente a nivel energético?? Do que uns estores exteriores??
    Quer explicar melhor porquê diz isso?

    Também não percebo essa afirmação.... Ainda me hão de demonstrar como é que um sistema que actua pelo interior que não garante estanquicidade, nem através do blackouts nem por outro qualquer sistema que separe o blackout do interior pode ser mais eficiente do que um que actua em prevenção, isto é, antes de o sol entrar em casa??

    Com os estores no exterior impedimos que os infra-vermelhos incidam directamente no vidro, acaba-se com a transmissão de calor por irradiação. É claro que os estores aquecem, e o espaço entre os estores e o vidro também irá aquecer... havendo transmissão para o interior até ao ponto que o "corte térmico" da janela permitir...

    Por isso mais eficiente... Não use este argumento porque não está correcto!
    Podem ser mais bonitos, baratos, com menor manutenção... Mas são argumentos subjectivos, depende de gostos e carteiras.

    Cumps
  3.  # 23

    Peço desculpa pela intromissão, mas mesmo em relação aos estores exteriores há uma coisa que não percebo: pensam ter sempre os estores fechados para impedir que o sol incida no vidro?
    Se a janela tiver vidro duplo com corte térmico aquece assim tanto a casa com os blackout?
    Sim, realmente depende muito dos gostos. No meu caso, vivo perto do mar...calor e sol...maravilha!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  4.  # 24

    AnaFranco

    esses estores exteriores podem ser orientáveis (as suas laminas) e tentando minimizar a incidência solar permitindo alguma luminosidade ao interior, já um blackout, para o mesmo efeito tem de fechar totalmente e ai não há luz no interior.
  5.  # 25

    Colocado por: AnaFrancoPeço desculpa pela intromissão, mas mesmo em relação aos estores exteriores há uma coisa que não percebo: pensam ter sempre os estores fechados para impedir que o sol incida no vidro?
    Se a janela tiver vidro duplo com corte térmico aquece assim tanto a casa com os blackout?
    Sim, realmente depende muito dos gostos. No meu caso, vivo perto do mar...calor e sol...maravilha!


    Não quer ser arquitecta Ana? ...um elogio
    tenho de ficar muito feliz quando vejo alguem que sabe o que está a falar, que não segue o que lhe dizem sem questionar, só porque alguém tem algum titulo de eng. arq. ou construtor e que pensa que só a maneira dele e pensa que é a única e a mais correcta.
    como eu digo várias vezes, o elogio das mentes não é a capacidade de armazenar mas sim de questionar...
    cumprimentos Ana
  6.  # 26

    Obrigada Fernando...
    Realmente este fórum é espectacular, pelos mais variados motivos...mas por vezes fico com mais dúvidas do que esclarecimentos..
    Arquitecta não não :) ...sou psicóloga..
    Cumprimentos
  7.  # 27

    Colocado por: AnaFrancopensam ter sempre os estores fechados para impedir que o sol incida no vidro?

    Ana, os estores de que se está a falar possuem lamelas orientáveis. É perfeitamente possivel estar dentro de casa sem receber QUALQUER INCIDENCIA DIRECTA do sol nos vidros, e ter imensa luz na divisão.
    Consegue um bocadinho do "melhor dos dois mundos"...
    Com um blackout, como disse o marco, não consegue essa regulação. Para além de que QUALQUER vidro recebendo luz directa do sol no pico do verão fica UM FORNO! Quem não reconhecer isto, é porque não tem qualquer experiência de vivência com esses materiais nessas condições.
    Colocado por: Fernando Gabrieltenho de ficar muito feliz quando vejo alguem que sabe o que está a falar, que não segue o que lhe dizem sem questionar, só porque alguém tem algum titulo de eng. arq. ou construtor e que pensa que só a maneira dele e pensa que é a única e a mais correcta.

    Fernando, esses elogios todos foram só porque a Ana também tem especial gosto pelos blackouts?? Porque diz que a Ana não segue o que lhe dizem sem questionar? Sabe por acaso o que os técnicos lhe disseram ou não? Ou está a referir-se aqui ao fórum??
    É que factos são factos: Um vidro directamente exposto ao sol, com qualquer tipo de estor pelo interior, é uma "máquina" de produzir calor! Quem não se imporar com isto, e só gostar da estética dos estores pelo interior é uma escolha perfeitamente legítima! Agora em termos de eficiência energética...
  8.  # 28

    Caro Pedro Azevedo,
    Só mais uma questão, peço desculpa pela ignorância: não se consegue a eficiência energética com vidros duplos, com corte térmico? Realmente, gosto mesmo dos blackout, mas tou aberta a todos os esclarecimentos e opiniões, pois é para isso que este forum serve. Não se ataquem uns aos outros que não vale a pena...
  9.  # 29

    Ahh...e com ar condicionado...
    A exposição solar pode danificar o vidro ou é suposto isso não acontecer se for de qualidade?
  10.  # 30

    É tudo uma questão de fazer contas, e de cuidado com o projecto de arquitectura (orientações solares, palas de sombreamento, vegetação, etc.)
  11.  # 31

    AnaFranco

    Já ouviu falar de vidros que aparentemente são completamente transparentes e que acionando um botão ficam quase opacos.
    e de outros que se auto-limpam.
    Realmente as soluções cada vez são mais.
  12.  # 32

    Colocado por: AnaFrancoCaro Pedro Azevedo,
    Só mais uma questão, peço desculpa pela ignorância: não se consegue a eficiência energética com vidros duplos, com corte térmico? Realmente, gosto mesmo dos blackout, mas tou aberta a todos os esclarecimentos e opiniões, pois é para isso que este forum serve. Não se ataquem uns aos outros que não vale a pena...

    Ana, ignorante é quem não pergunta... ;)
    Os vidros duplos especialmente se forem de baixa emissividade, claro que ajudam muito no isolamento.
    Mas agora perceba uma coisa:
    Um vidro está protegido por um estore no verão. Imagine que a superfície do vidro exterior está a uma temperatura de 30ºC. Como isola bem, a superficie interior estará a uns 25 ou 36º (valores imaginados!!!").
    Agora imagine que a superfície exterior do vidro está a levar directamente com o sol... A temperatura do mesmo "dispara"!!! É só colocar a mão no para-brisas de um carro no verão para ter uma ideia!!! Ora, mesmo que o vidro isole bem, como as temperaturas estão MUITO MAIS ALTAS do lado exterior, também na superfície interior do vidro vão estar bastante mais altas, aquecendo a divisão...

    Consegui me fazer entender??
  13.  # 33

    Colocado por: AnaFrancoObrigada Fernando...
    Realmente este fórum é espectacular, pelos mais variados motivos...mas por vezes fico com mais dúvidas do que esclarecimentos..
    Arquitecta não não :) ...sou psicóloga..
    Cumprimentos


    mas pelo menos dava uma boa conselheira"" em arquitectura :)
    pois o problema é que cada um tem a sua maneira de pensar, mas por vezes não se pensa que ela pode não ser a única que está correcta.
    há que questionar sempre e ser critico com os outros mas principalmente conosco.
    há vários caminhos para chegar, depende é se gosta de estrada de montanha ou planicie.
    já agora fica uma solução que ja falei que se está a começar a usar muito telas exteriores, são blackouts mas são feitos de tela mais resistente e são no exterior, podem ser electricos.
    assim são balckouts e já não há os ditos "problemas do restelo" de insolação a mais da casa, eu continuo a preferir calor e abrir a janela quando quiser.

  14.  # 34

    Boas

    não se consegue a eficiência energética com vidros duplos, com corte térmico?

    Sim e não. Sou de opinião que as questões que apresenta só são passíveis de uma resposta concreta em face de um projecto concreto; ou seja, depende das características arquitectónicas, da localização, exposição solar, ensombramentos existentes, método construtivo, isolamento térmico utilizado, equipamento (aquecimento e arrefecimento) existente, etc. Quer isto dizer que tem de colocar estores? Claro que ninguém é obrigado a isso. O que todos devem fazer é apresentar a questão aos projectistas para que o autor do projecto de comportamento térmico use as opções do cliente ao mesmo tempo que aplica medidas que restabeleçam o equilíbrio térmico e a construção respeite as exigências de conforto (para além das impostas pela lei).

    eu opto sempre por blackouts, tendo cuidado em zonas de mais insolação directa, este/oeste, mas de resto não vejo problemas desde que a casa seja pensada logo em termos termicos, isto em zonas de maior amplitude termica, mas isto tambem se aplica a estores exteriores...ao contrario do que pensam é mais eficiente a nivel energético

    Para que não restem dúvidas: em termos puramente energéticos qualquer solução sem protecção exterior dos envidraçados é muito menos eficiente. Não percebo como há quem diga o contrário já que afinal é só fazer as contas e isso é um trabalho "chapa 5", ou não ...?

    cumps
    José cardoso
  15.  # 35

    Bem, actualizando o meu post de há algum tempo atrás... não estou muito satisfeita com os black-outs... a questão do calor é verdade verdadinha... eu vivo numa zona onde ainda não fez calor a sério, as noites até estão bastante frias, e o quarto não sai dos 19 graus... Com um dia ou dois de 24 graus de máxima já se andava lá dentro de top (coisa que eu nem uso para não mostrar as "banhas")! Não sei como nos vamos arranjar no Verão! O meu consolo é que os Invernos aqui são rigorosíssimos e conto poupar qualquer coisita no aquecimento!
    Sei que o arquitecto está a preparar uma alternativa, mas se é o que eu penso obriga-nos a ver o sol às risquinhas o ano inteiro...essa era a 1ª opção dele mas eu opus-me, a casa tem uma vista linda e custa-me ficar com as lâminas fixas. Estarei errada?
    Quanto ao aquecimento, eu tb sou do distrito de Aveiro (embora não resida lá) e não concordo que nessa zona o aquecimento de Inverno possa ser pontual. Não tem temperaturas extremas, é certo, mas é muito húmido e o frio húmido custa muito mais a suportar. A minha mãe instalou acumuladores de calor eléctricos e é uma boa solução, pelo menos para casas já construídas. Já o AC dispensa-se bem de Verão pois à noite corre sempre uma brisa fresca. Eu sei que não é ecologicamente correcto, mas eu optei por caldeira a gasóleo, enquanto não chega aqui o gás natural.
  16.  # 36

    Podes acreditar que naqueles dias quentes de junho e julho podes vir a ter temperaturas superiores a 30ºC dentro de casa.
    Em relação a essa vantagem de Inverno, pode não ser bem assim. pois tal como no Verão, os vidros ficam expostos a temperaturas muito baixas (por vezes negativas) e não é um Blackout que vai impedir esse "frio de entrar".

    Uma protecção pelo exterior é muito mais eficaz. No Verão, cria um sombreamento. No Inverno, impede que o gelo ataque directamente o vidro/caixilaria.

    No meu caso, estou a ponderar a aquisição de um sistema de lâminas orientéveis do tipo Shencker ou Metalpac. Estou é à espera que alguém mostre a sua satisfação ou insatisfação destes sistemas... Serão fiáveis? As lâminas não tenderão a perder a rigidez? Isolarão bem?

    Entretanto, continuarei com a estratégia do ano passado. Como tenho palas, mas dada a inclinação do sol, não funcionam muito bem no nascente e no poente, vou colocar mais uma vez daquelas esteiras de palhinhas pelo exterior... mas este ano vou colocar uma calha no topo, de modo a que possa correr lateralemente.
    O aspecto daquilo até é engraçado, dá um toque de "clima tropical" e funciona muito bem com o calor.
  17.  # 37

    Ana,
    Repare neste vão que serve para exemplificar o que vários temos aqui dito.
    Do lado das janelas, os estores estão "fechados" na posição horizontal (também podem fechar na vertical), protegendo da incidência directa do Sol, mas permitindo ver o mar lá ao longe.
    Do lado da porta, os estores estão levantados, permitindo a passagem, a paisagem é quase idêntica mas não está a proteger da incidência directa do Sol.
    Só mais uma nota: os caixilhos são em PVC, e os vidros duplos com um total de 25mm de espessura.

    Esta fotografia foi tirada no apartamento de uma Arquitecta que remodelei recentemente (o apartamento, não a Arquitecta!)...
      13052009.jpg
  18.  # 38

    E aqui estão os estores na vertical.
      090428_014-resized.jpg
  19.  # 39

    Luis K. W. como é que isso se comporta em relação ao vento?? E à chuva directa sobre essas Persianas??
    E como é que as controlas (por dentro, ou tens que abrir a janela para as baixar/orientar)??
  20.  # 40

    Na fotografia tirada do interior, apesar de estar em contraluz, consegue ver-se do lado esquerdo uma barra vertical que se transforma em «manivela» (ou «bengala») que controla a subida/descida e orientação das lamelas.

    Em relação ao vento... isto não são lamelazinhas de plástico numa calhazinha de chapa zincada, não. Todo o conjunto (e a calha) são bem mais resistente que as dos estores de PVC. A chuva, que eu saiba, não tem qualquer problema.
 
0.0187 seg. NEW