Antes de tudo parabéns Marco, lindas pedras essas... parecem as minhas após o meu trabalho do último fim de semana, quanto ao que questiona tem uma solução simples e barata - CIMENTO, tem outras com produtos mais caros e que podem criar outro efeito (cor) são as juntas da Mapei ou da Weber que existem especificas para estas situações.
um abraço e vá postando, onde é a sua obra? mais fotos...
A mim, o que me ensinaram foi que nunca se deve utilizar cimento para juntas, preferindo-se as argamassas tradicionais à base de cal. Isto porque o cimento tem sais na composição, migrando estes sais para a pedra. Também sendo o cimento menos poroso que a pedra as cristalizações de sais far-se-ão nesta, podendo levar a cripto-eflorescências, degradando a pedra. As argamassas tradicionais são mais porosas, e mais fáceis de substituir se degradadas, funcionando como "carne para canhão". Isto foi o que me disseram, e os exemplos mostrados eram pedras calcárias, asssim, se estiver errado, corrijam-me. Também penso que sendo o cimento resistente, e aderido à pedra, quaisquer movimentações na parede poderão criar fissuras nas pedras.
Isso é/ está espectacular.. e não coloque cimento nessas juntas... Na cobertura, ou solução estrutural em Madeira, ou então solução em aço. Nas lajes de piso idem. contrate um arquitecto com conhecimento técnico em obras de recuperação e/ ou equipa pluridisciplinar competente... para o ajudar a levar a bom porto essa obra.
Tem ai um edifício muito interessante! São pedras com muitas histórias para contar! Gostei particularmente dos arcos. Se tiver cuidado com essa recuperação, respeitando a traça da casa e os materiais, terá algo incrível. O apoio de um técnico especializado pode ser valioso. Procure também ver o resultado de recuperações de edifícios.
Se possível espreite as revistas em baixo. Os 3 primeiros números estão disponíveis em PDF.
É pá bem vindo ao clube das casas velhas no coração do Minho, a minha fica ai perto (entre o Arco e Cabeceiras) mas pelo que vi da sua essa isso é um palácio não? poste mais fotos da envolvente e fachadas para se perceber bem o "monumento" que ai tem...