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  1.  # 281

    Boas,

    Colocado por: Princesa_Não, isto não é promoção vs dumping. Como referi, não tenho tempo para ler tudo. Mas garanto-lhe que nunca ouvi tanta asneira em tão pouco tempo em tanta comunicação social.


    Afinal sempre encontrei o artigo, e como não percebo nada disto agradeço-te que me digas se o que lá está escrito é verídico ou não:





    O que são vendas com prejuízo?
    Uma das acusações de ontem ao Pingo Doce é que a cadeia poderia estar a incorrer numa ilicitude designada de venda com prejuízo. Mas a Jerónimo Martins assinalou a acção como promoção. O que diz a lei?
    As vendas com prejuízos são proibidas por lei e as coimas podem ir desde os 2,5 mil até aos 15 mil euros se a infracção for cometida por empresa.

    De acordo com a Lei, para práticas individuais restritivas da concorrência, "é proibido oferecer para venda ou vender um bem a um agente económico ou a um consumidor por um preço inferior ao seu preço de compra efectivo, acrescido dos impostos aplicáveis a essa venda e, se for caso disso, dos encargos relacionados com o transporte".

    O preço de compra efectivo é o que consta da factura de compra, "após a dedução dos descontos directamente relacionados com a transacção em causa que se encontrem identificados na própria factura ou, por remissão desta, em contratos de fornecimento ou tabelas de preços a que sejam determináveis no momento da respectiva emissão".

    Na lei determina-se ainda que a infracção de vendas com prejuízo não é aplicada a bens perecíveis (que se degradam num curto espaço de tempo, como frescos), "a partir do momento em que se encontrem ameaçados de deterioração rápida", a bens cujo valor comercial esteja afectado, a bens cujo reaprovisionamento se efectue a preço inferior, a bens cujo preço se encontre alinhado pelo preço praticado por outros agentes do mesmo ramo de actividade, e a bens vendidos em saldo ou liquidação.

    E aqui entra o diploma que legitima as promoções, saldos e liquidações, onde se define promoção como "a venda promovida a um preço inferior ou com condições mais vantajosas que as habituais, com vista a potenciar a venda de determinados produtos ou o lançamento de um produção não comercializado anteriormente pelo agente económico, bem como o desenvolvimento da actividade comercial, não realizadas em simultâneo com uma venda em saldos". Infracções à lei das promoções são apenas aplicadas coimas entre 2,5 mil e 30 mil euros.

    O que significa que, na realidade, a lei nacional abre espaço ao tipo de práticas como a realizada ontem pelo Pingo Doce, defendem os juristas. Ainda assim, não se tratando de uma promoção específica de um produto, mas de todos os que estavam na loja (excepto combustíveis, área de bem-estar, têxteis e electrodomésticos), há matéria de discussão.

    É à ASAE que cabe a fiscalização e a instrução do processo, que depois remete o processo para a Autoridade da Concorrência, a quem cabe aplicar a coima, em caso de ilicitude. Para que fosse a Concorrência a investigar, a ilicitude, a haver, teria de se enquadrar numa prática de preços predatórios.

    A Autoridade da Concorrência deixou de descriminar as empresas a quem têm sido aplicadas multas por práticas individuais restritivas, mas segundo os últimos dados houve entre 2008 e 2011 um total de 89 decisões condenatórias e cinco de arquivamento.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=554213


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 282

    Colocado por: oxelfeR (RIP)em média 40 cêntimos à saída do produtor e chega a quase 1,8 euros ao supermercado.

    Não esquecer de contabilizar os custos existentes entre o produto sair das mãos do produtor e o cliente comprar no supermercado: transporte, energia, recursos humanos envolvidos, etc, etc, etc... só depois de tudo isto contabilizado é que se pode ver qual é realmente o lucro do supermercado.
  3.  # 283

    Boas,


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
      533057_422342031110300_327498813927956_1613110_1866464877_n.jpg
  4.  # 284

    Boas,

    Colocado por: Princesa_Oxelfer veja os meus comentários como um todo. Se destacar partes, eles perdem o sentido. (é uma prática jornalistica que me enerva profundamente) :)


    Não percebi.

    Colocado por: Princesa_Diga lá o seu ponto de vista, ver se eu percebo. :)


    Penso que te refiras ao dramatismo e a isto:

    Colocado por: oxelfeR (RIP)Não lhe chamaria dramatismo, mas pode ajudar a compreender, se soubermos a história toda e não nos resumirmos apenas à promoção.


    O que eu acho é toda esta história é muito interessante por muitos aspectos diferentes, um deles, o que está em causa (em dois pontos diferentes):

    1- Não sei se estarei completamente enganado (mas já li pessoal do markting a dizer mais ou menos isto), mas penso que todos este "dramatismo" não teria acontecido se fosse outro qualquer grupo a fazer esta promoção. Não tenho dados nem "capacidade" de análise para perceber em concreto o que motiva o aglomerar de forças anti-PD, sobretudo porque não encontro diferenças entre o PD e os outros grupos em relação às críticas que lhe são dirigidas (e estamos a falar pré-promoção).

    2 -Pelo que eu percebi (e mais uma vez posso estar enganado) a "revolta" contra a promoção surgiu, mal a promoção começou, nas redes sociais. Como já existia um certo movimento anti-PD foi fácil causar um "buzz" (embora não seja assíduo das redes sociais, parece-me que o "buzz" foi grande). Parece-me que a comunicação social desta vez foi atrás do que se estava a passar nas redes sociais.
    Depois da comunicação social pegar no assunto, depois de muita gente "Intimamente" ligada às redes sociais perceber o "buzz" que se estava a gerar, este ficou "imparável.
    Toda a gente quis falar, toda a gente quis aparecer.



    Confesso que aquilo que eu gostava de ver "analisado" desta acção raramente foi falado, confesso que esperava algo mais (ou diferente) de muitos comentadores, quanto a mim pegaram mal na questão (no entanto coloquei aqui muitos dos artigos). Gostava de ouvir, por exemplo, o António Barreto, tendo a certeza que não falará.

    É um "case-study" sobre muitos aspecto e do qual podemos tirar muitas ilações.


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  5.  # 285

    Onde está isso escrito?


    Aqui:

    "As margens de lucro para a cenoura baixam para 55 a 70%, ao passo que na maçã são superiores a 50%, e na pêra em 40%."


    Esta frase vem na sequência desta:

    "este observatório concluiu, por exemplo, que cerca de 80% do preço final da alface fica na distribuição. Os mesmos dados mostram que um quilograma de alface custa, em média, 0,4 euros à saída do produtor e chega a quase 1,8 euros ao supermercado."

    A mistura de conceitos é uma aberração, e já levou a uma nota na página do famigerado observatório.
    Mas o estrago já está feito - a narrativa mil vezes repetida dos pobrezinhos produtores de/pescadores/agricultores que recebem X e vão ao supermercado ver o produto à venda pelo dobro ou triplo do preço tem subjacente a ideia de que há uns gajos que exploram o produtor e depois vão ganhar uma fortuna, explorando também o consumidor. Quantas e quantas vezes não se ouve esta história? Todos os anos, nos santos populares, lá vem ela, a propósito da sardinha. No Natal, a propósito das couves e mais não sei o quê.

    Mas alguém que leia e perceba minimamente do assunto (que nem sequer é o meu caso) chega à conclusão que se está (propositadamente ou não) a tentar baralhar conceitos.


    Se a pessoa quiser pensar um pouco, percebe. Mas como a ideia não é nova e é sistematicamente repetida, o alarido serve para reforçar.

    P.S - não tenho a mínima dúvida de que se trata de iliteracia funcional e ignorância pura de quem redige a notícia. É aliás a mesma causa para a sistemática referência ao spread de um empréstimo como a "margem de lucro" do banco.
  6.  # 286

    Boas,

    Colocado por: luisvvque cerca de 80% do preço final da alface fica na distribuição


    Não é verdade?
    Ficar fica, não é tudo lucro, mas fica lá.

    Colocado por: luisvvhá uns gajos que exploram o produtor e depois vão ganhar uma fortuna


    É que não tem nada a ver uma coisa com a outra.

    Colocado por: luisvvSe a pessoa quiser pensar um pouco, percebe. Mas como a ideia não é nova e é sistematicamente repetida, o alarido serve para reforçar.


    Desculpa lá, eu não percebo puto de economia (e bla bla) e consigo entender perfeitamente o que lá está escrito

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  7.  # 287

    Boas,

    Colocado por: luisvva narrativa mil vezes repetida dos pobrezinhos produtores de/pescadores/agricultores que recebem X e vão ao supermercado ver o produto à venda pelo dobro ou triplo do preço tem subjacente a ideia de que há uns gajos que exploram o produtor e depois vão ganhar uma fortuna, explorando também o consumidor.


    Eu que não percebo nada de economia, mas só com estes dados não consigo afirmar nem isso nem o contrário, vamos lá ver:

    - Produtor vende ao distribuidor a 0,4€
    - Distribuidor vende a 1,8€
    - Lucro do distribuidor: 0,2€ (50%)

    Consegues com estes dados dizer-me se o lucro está bem distribuído?
    Não te falta ai um dado?

    O lucro do produtor?

    Vamos por dois cenário:
    1 - custo de produção: 0,5€ -> Lucro do produtor: -0,1€
    2 - custo de produção: 0,01 - > Lucro do produtor: 0,39€

    Por isso (neste caso) eu não consigo dizer se o lucro está bem distribuído (que por si só já é uma questão interessante) ou se quiseres se o distribuidor explora ou não o produtor.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 288

    É que não tem nada a ver uma coisa com a outra.


    Tem tudo a ver. É recorrente o discurso anti-distribuição: o pescador que vende a sardinha a 50 cêntimos e o intermediário que vende ao consumidor por 3 ou 4 vezes mais, é um discurso que tem subjacentes 2 ideias: o intermediário então teve trabalho a produzir, só vende, mas fica com a maior partido lucro; o produtor, coitado, é explorado sem necessidade;

    Ora, nesta história dos 4 legumes nao é possível afirmar com total certeza, mas eu apostava que nem o IVA retiraram ao preço de retalho.
  9.  # 289

    Boas,

    Colocado por: luisvvTem tudo a ver.


    Não tem nada a ver (vê as contas no post seguinte).

    Colocado por: luisvvOra, nesta história dos 4 legumes nao é possível afirmar com total certeza


    Ah, afinal chegaste à mesma conclusão que eu: os dados não te permitem dizer que sim ou que não.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  10.  # 290

    Boas,

    Fornecedores apanhados de surpresa
    Segundo João Paulo Girbal, presidente da Centromarca - Associação Portuguesa de Produtos de Marca - também é recorrente os hipermercados debitarem aos produtores "tudo e mais alguma coisa": desde produtos que alegadamente não estão em condições, a roubos em prateleira, ou até pacotes de arroz que o cliente deixa cair ao chão. Por isso teme as consequências já que "alguém vai ter de pagar". É que "a margem bruta de 37%, assumida pela cadeia Pingo Doce, está longe de cobrir descontos de 50% nos preços finais de todos os produtos".
    ...
    Manuel Ramirez (das Conservas Ramirez) ou Jorge Paiva raposo (da Bacalhoa Vinhos) estimam que o Pingo Doce integre esta campanha como um custo de marketing, reduzindo por exemplo as verbas nas campanhas de televisão.
    A ideia é partilhada pelo presidente da Frutus. Torres Paulo considera que "do ponto de vista do marketing foi uma campanha espetacular que coloca o Pingo Doce nas primeiras páginas dos jornais sem custos". Por isso, acha "inconcebível que haja consequências para os fornecedores".
    http://expresso.sapo.pt/fornecedores-apanhados-de-surpresa=f723660

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  11.  # 291


    Eu que não percebo nada de economia, mas só com estes dados não consigo afirmar nem isso nem o contrário, vamos lá ver:

    - Produtor vende ao distribuidor a 0,4€
    - Distribuidor vende a 1,8€
    - Lucro do distribuidor: 0,2€ (50%)

    Consegues com estes dados dizer-me se o lucro está bem distribuído?
    Não te falta ai um dado?

    O lucro do produtor?

    Vamos por dois cenário:
    1 - custo de produção: 0,5€ -> Lucro do produtor: -0,1€
    2 - custo de produção: 0,01 - > Lucro do produtor: 0,39€

    Por isso (neste caso) eu não consigo dizer se o lucro está bem distribuído (que por si só já é uma questão interessante) ou se quiseres se o distribuidor explora ou não o produtor.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista


    Tem umas contas estranhas por aí, mas nao interressa.
    O lucro está sempre bem distribuído. Nao existindo um monopólio, nem preços regulados, o preço é o que resulta da concorrência. E de novo, o PD e a o cont. representam cerca de 40% do mercado. Há muita margem para vender fora desses operadores.
    O exercício é fácil: o continente e o pd vendem mais caro ou mais barato que o supermercado da minha rua?
  12.  # 292

    Ah, afinal chegaste à mesma conclusão que eu: os dados não te permitem dizer que sim ou que não.

    Isso de tresler é uma chatice: nao posso afirmar com total certeza que foi tido em conta o IVA.
  13.  # 293

    Boas,

    Colocado por: luisvvE de novo, o PD e a o cont. representam cerca de 40% do mercado.


    Pelos dados que tenho: mais de 60%.


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  14.  # 294

    Boas,

    Colocado por: luisvvTem umas contas estranhas por aí, mas nao interressa.


    Eh pá, ai já me assusto, que com números não costumo falhar :/

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  15.  # 295



    Pelos dados que tenho: mais de 60%.


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista


    Dados errados. Continente cerca de 25 e Pd por volta de 15.
  16.  # 296

    Boas,

    Colocado por: luisvvDados errados.


    Já os li em muitos sítios, por ex:
    Os dois grandes grupos nacionais que dominam 60% do mercado em Portugal - Jerónimo Martins e Sonae - têm grande poder sobre os fornecedores e até impõem reduções na fatura para pagar a 10 dias por exemplo.
    http://expresso.sapo.pt/fornecedores-apanhados-de-surpresa=f723660

    Mas por acaso nem é dai que os estou a retirar ...

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  17.  # 297

    Boas,

    Estou a falar só da área alimentar ...

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  18.  # 298

    Boa noite amigos, de tarde tive a oportunidade de falar com uma pessoa ligada ao pingo doce aqui de Braga e disse-me que a promoção de 50% será dada nos dias 8 e 9 deste mês aos funcionários do pingo doce.
    Como não tiveram oportunidade de comprar, esses dias serão só para funcionários. Claro que familiares e amigos podem sempre pedir alguma coisa.


    Cumps...

    PS. Segundo ouvi também haverá mais vezes os 50%.. Mas, cá estamos para ver
  19.  # 299

    Boas,

    Colocado por: minhodesignClaro que familiares e amigos podem sempre pedir alguma coisa.


    LOL
    Já estou mesmo a ver cada empregado do PD abrir uma mercearia para vender o que consegue tirar ...

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  20.  # 300

    Abrir uma mercearia não diria. Vão mas é vender o arroz e o leite ao PD mais caro do que aquilo que vão comprar no dia 8, passam diretamente à categoria de fornecedores...
 
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