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  1.  # 61

    Sr. Pedro Azevedo,

    Veio no outro dia cá a casa um vendedor (mais um) de bombas de calor, o que me indicou que provavelmente a bc não será o mais indicado para mim, dado que o meu piso radiante não foi preparado para arrefecimento.
    Primeiro pq não tenho sondas de condensação (embora tenha sondas de humidade relativa em todas as divisões) e em segundo pq o passo dos tubos é na sua maioria de 22,5 cm e o vendedor disse o sistema funciona bem com passos de 7,5cm.
    Será isto verdade?
    Depois vem a história da potência contratada à EDP. Tenho 6,9KVA (monofásico de 30A) e ele disse que seria aconselhado a potência de 17,25KVA (trifásico de 25A). Ora num pago 14,37€ + IVA e no outro 33,00+IVA por mês. Feitas as contas, sou obrigado a pagar mais 280€ por ano.

    Será que é mesmo necessário aumentar a potência contratada?
    Será que nestas condições o piso não arrefece?

    Suponhámos que adquiria uma Bomba de calor e que não consegue arrefecer. O que é que fica mais barato em termos de aquisição e instalação: Ventiloconvectores ou ArCondicionada? (ambos ficariam embutidos nos tectos falsos)
  2.  # 62

    Colocado por: jfsmoreiraVeio no outro dia cá a casa um vendedor (mais um) de bombas de calor, o que me indicou que provavelmente a bc não será o mais indicado para mim, dado que o meu piso radiante não foi preparado para arrefecimento.
    Primeiro pq não tenho sondas de condensação (embora tenha sondas de humidade relativa em todas as divisões) e em segundo pq o passo dos tubos é na sua maioria de 22,5 cm e o vendedor disse o sistema funciona bem com passos de 7,5cm.
    Será isto verdade?

    Para ter o piso radiante a funcionar em arrefecimento as sondas de condensação são importantes mas não imprescindíveis. Claro que não tendo, tem de "jogar" mais pelo seguro e a temperatura da água não pode descer tanto, o que retira eficiência ao sistema (não esquecer que mesmo a funcionar bem, em arrefecimento o piso radiante não tem grandes rendimentos...)
    O mais grave aí é de facto o passo de 22,5cm... É muito pouco tubo para o arrefecimento. Ainda por cima a juntar à falta das sondas (não dariam para colocar?), ia tornar o sistema muito pouco eficaz...

    Tem o piso radiante a funcionar com que? Ou ainda não tem fonte de calor?
    É que se já tiver, amortizar os custos da compra da nova fonte de calor com o que vai poupar em consumos é algo para demorar muitooooo tempo!

    Se já tiver fonte de calor, então para fazer frio fica mais barato colocar ACs. Se tiver de colocar uma bomba de calor para o piso, aí já fica mais barato colocar os ventiloconvectores, pois já só vai precisar das unidades interiores (a bomba serve a do piso...)
  3.  # 63

    Eu tenho uma caldeira a gasóleo, mas como no ano passado gastei quase 2000lts e ao preço que ele está, ficarei pobre num ápice.
    Como tal pretendo alterar a fonte de calor.
    As minhas opções são:
    1. Uma caldeira a pellets
    2. Uma caldeira a lenha (tenho-a de borla... só não sei é a autonomia delas. Já morei numa casa com uma caldeira a lenha, mas tinha que ir colocar lenha sistemáticamente e não acho nada prático. Já ouvi falar em caldeiras com alimentação automática e chama invertida, mas não sei onde procurar nem preços)
    3. Bomba de calor

    Como já referi a bomba de calor SDHV 14 por 3800€ + iva parece-me uma boa compra, e uma vantagem seria a de arrefecer.... mas pelos vistos não será assim e como eu pretendo tambem arrefecer a casa...

    Qunato ficará uma bomba de pellets para 16Kw?

    Geralmente como é que calculam a potência de uma instalação? O instalador que andou aqui, multiplicou a área por 70 (chapa 5) e de certeza que nem se deu ao trabalho de analisar devidamente o projecto.
  4.  # 64

    Colocado por: jfsmoreiraEu tenho uma caldeira a gasóleo, mas como no ano passado gastei quase 2000lts e ao preço que ele está, ficarei pobre num ápice.
    Como tal pretendo alterar a fonte de calor.
    As minhas opções são:
    1. Uma caldeira a pellets
    2. Uma caldeira a lenha (tenho-a de borla... só não sei é a autonomia delas. Já morei numa casa com uma caldeira a lenha, mas tinha que ir colocar lenha sistemáticamente e não acho nada prático. Já ouvi falar em caldeiras com alimentação automática e chama invertida, mas não sei onde procurar nem preços)
    3. Bomba de calor

    Como já referi a bomba de calor SDHV 14 por 3800€ + iva parece-me uma boa compra, e uma vantagem seria a de arrefecer.... mas pelos vistos não será assim e como eu pretendo tambem arrefecer a casa...

    Qunato ficará uma bomba de pellets para 16Kw?

    Geralmente como é que calculam a potência de uma instalação? O instalador que andou aqui, multiplicou a área por 70 (chapa 5) e de certeza que nem se deu ao trabalho de analisar devidamente o projecto.

    Antes de mais acho que tem de saber ao certo quanto custa cada uma das suas opções.
    Depois tem de saber correctamente a potência que tem de instalar. Fala na SDHV14 e depois diz que instalador aconselhou 17KW de potência! Ora a SDHV está longe disso...
    O cálculo de potências deveria ser algo cuidado e bem estudado. Infelizmente por cá é mesmo a olho e sempre para cima! Assim o cliente nunca se queixa que a bomba não aquece... Pagou foi muito mais do que devia por essa bomba, ela consome muito mais, e como têm potência a mais passa a vida a arrancar e a parar, o que dá cabo dela... Ah, para resolver o "problema" da potência a mais (criado por eles!) aconselham aqueles depósitos de inércia (balão tampão) enormes... Assim a bomba não estraga... Não estraga mas continua a gastar mais do que devia e a custar tb mais do que devia... Enfim...

    Quando diz que não consegue arrefecer com a SDHV isso é porque? Com os ventiloconvectores consegue...
    Em relação às propostas que deixou, SE PRETENDE MESMO ARREFECER coloque a bomba de calor (a saunier duval tb tem mais potentes...) e ventiloconvectores.

    Deixe-me um dados para o ajudar a calcular a potência a instalar:
    Área total da casa; pé direto; temperatura mínima anual do local onde mora; tipo de construção e isolamento; quantidade e tipo de vidros; protecção exterior de vidros?; consumo total de gasoleo o ano passado (para que temperatura interior esse consumo?).
    Assim posso lhe dar uma ideia da potência a instalar para uma bomba de calor ar-água.
  5.  # 65

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Deixe-me um dados para o ajudar a calcular a potência a instalar:
    Área total da casa; pé direto; temperatura mínima anual do local onde mora; tipo de construção e isolamento; quantidade e tipo de vidros; protecção exterior de vidros?; consumo total de gasoleo o ano passado (para que temperatura interior esse consumo?).
    Assim posso lhe dar uma ideia da potência a instalar para uma bomba de calor ar-água.



    Ora isso é que seria excelente...
    e aqui vai...

    Área total da casa: 400m2 (tudo com piso radiante)
    Área a aquecer efectivamente da casa (213m2)
    Pé Direito: 2,5mts. Tecto em pladur senão teria 2,7
    Temperatura mínima: -4ºC (mas é muito raro descer assim tanto... normalmente a mínima anda pelos 2ºC)
    Construção de cobertura plana
    Isolamento da cobertura invertida com XPS de 4cm
    Em termos de paredes existem 3 tipos diferentes: a norte com Xisto de 40cm, xps 3 cm e tijolo 11(interior); No 2º Piso com tijolo 11(ext)+XPS 3cm + tijolo 15(int); No R/C parede antiga de Granito com 80cm de espessura sem isolamento (que é a zona mais confortável da casa... quente no Inverno e fresca no Verão)
    Vidros... muitos... aluminios de ruptura térmica com vidro 6mm+Cx12+3.3mm (laminado o exterior) e na sala 6mm+Cx8+4.4(novamente o exterior laminado)
    nenhuma protecção exterior dos vidros a não ser umas palas que protegem a sul, mas a nascente e poente é uma treta... blackouts por dentro. :(
    Consumo de 2000lts para obter uma temp que variava consoante a divisão, 21º a 22ºC (tenho umas pequenas que gostam de dormir descobertas.

    em baixo estão as dimensões das janelas e as áreas e o nº de circuitos das divisões
    Para além disto, ainda tenho umas áreas que apesar de terem piso radiante, nunca o utilizei, dado serem áreas enterradas (cave) e que não necessitam de aquecimento nem de arrefecimento.


    Cozinha área 23,7, 1 circuito e parede Granito 80 + XPS 3 + Tij 11
    janelas da cozinha:
    2,00 1,00
    1,20 0,80
    0,80 3,00
    Sala Jantar àrea 30,5, 2 circuitos e Granito 80 sem janelas
    Sala - área 48 -3 circuitos e parede 11 + XPS 3 + 11 e janelas:
    2,36 2,12
    2,36 4,00
    2,36 4,00
    Quarto N - área 24,9 - 1 circuito e parede em Xisto 40 + XPS 3 + Tij11, janelas:
    2,21 2,30
    2,21 1,17
    0,80 0,90
    Quarto W - área 21,3 - igual ao Quarto N e janelas:
    2,17 1,09
    1,20 2,30
    Escritório área 24 - 2 circuito e parede Tij 15 + XPS 3 + Tij 11 e janelas:
    1,20 3,40
    Vestiárioe WC - área 20, 1 circuito, janela :
    1,20 3,40
    Suite - área 21,4, 1 circuito e janelas:
    1,20 3,40
    2,45 1,20

    P.S. A área total de vidro é 52,53m2
  6.  # 66

    Ah... muito obrigado...
  7.  # 67

    Boas,

    Entrando para os calculos com os 213m2 a 21ºC de temperatura interior, a sua casa teria "desperdícios" de cerca de 12KW a uma temperatura de -4ºC, isto quer dizer que precisaria de uma bomba que tivesse uma potência de cerca de 11KW a -4ºC de temperatura exterior (isto para garantir uma cobertura a 100% pela bomba de calor).
    No entanto e como tem uma caldeira a gasóleo, pode e deve aproveitar isto. Como? Como você disse e bem, estes -4ºC devem se verificar em dois ou tres dias por ano, num total de horas completamente irrisório. No entanto para cobrir todas a suas necessidades com a bomba de calor, teria de a ter dimensionada para estas temperaturas. Como pode usar a caldeira a gasoleo como APOIO, o que pode e deve fazer é dimensionar a bomba para por exemplo a temperatura minima MEDIA, que tal como disse deve rondar os +2ºC...
    Que ganha com isto? A bomba sendo ais pequena é mais barata, gasta menos e funciona melhor... Quando naqueles dias muito frios a temperatura exterior descer abaixo dos 2ºC, entra a caldeira como apoio... Para este cenário precisaria de uma bomba que tivesse uma potência de cerca de 9KW a +2ºC de temperatura exterior.
    Se preferir por exemplo uma temperatura um pouco mais baixa (0ºC por exemplo) para a caldeira entrar em funcionamento, precisaria de uma bomba com uma potência de cerca de 10KW a uma temperatura exterior de 0ºC...

    Espero me ter feito entender... :) Qualquer duvida sobre o que escrevi diga!
    Nao esquecer que isto é para os 213m2!!
    Ah, quanto a bombas, e para essa gama de preços, veja as Technibel também. Não têm daqueles COPs fantásticos, mas têm uma reputação de fiabilidade enorme por terras gaulesas...
  8.  # 68

    O meu muito obrigado!!

    Infelizmente, os vendedores normalemnte tentam sempre vender o mais caro e depois ficámos sempre com algo sobredimensionado. Na minha casa já me "espetaram" muito material assim... até a minha própria casa, levou mais ferro do que um prédio que o empreiteiro fez na mesma altura.. tudo resultado da falta de experiência ou tempo para calcular devidamente as necessidades.

    A minha dúvida encontrava-se porque para cúmulo a minha caldeira a gasóleo tinha sido sobredimensionada que segundo o picheleiro necessitava de mais potência para o piso radiante, e neste momento tenho uma de 38,5Kw. Mas nunca a vi a trabalhar em contínuo... longe disso... é pára,arranca,pára,arranca, etc.

    Vou começar a procurar a Technibel... Já agora, que tal a SDHV10? Ficará muito curta? Será melhor a 14?

    Foi calculado para os 213 e chega... quanto muito terei mais 48 m2 ligados, mas nunca tudo ligado em simultâneo...
    Foi outra asneira, coloquei piso radiante em toda a casa, incluindo na garagem !! Na altura o instalador disse que poderia ligar a paineis solares e que o excesso de calor poderia ser encaminhado para a garagem... mas mais tarde vim a verificar que paineis solares para aquecimento é pura ilusão!

    Só uma pequena perguntinha... como é que são feitos os cálculos? Gostaria de aprender...
  9.  # 69

    Ah.. mais uma perguntinha... 6,9KVA chegam para alimentar uma SDHV14? Ou terei mesmo de mudar de tarifário?
  10.  # 70

    Colocado por: jfsmoreiraSó uma pequena perguntinha... como é que são feitos os cálculos? Gostaria de aprender...

    Estou mesmo à pressa... Quanto aos cálculos posso lhe enviar um excel bem simplificado para fazer isso.
    Deixe-me o seu e-mail para lhe enviar. É muito simples através dele chegar lá.
    Quanto ás outras perguntas, mais logo respondo. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfsmoreira
  11.  # 71

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: jfsmoreiraSó uma pequena perguntinha... como é que são feitos os cálculos? Gostaria de aprender...

    Estou mesmo à pressa... Quanto aos cálculos posso lhe enviar um excel bem simplificado para fazer isso.
    Deixe-me o seu e-mail para lhe enviar. É muito simples através dele chegar lá.
    Quanto ás outras perguntas, mais logo respondo. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jfsmoreira

    [email protected]

    Um abraço e mais uma vez muito obrigado
    •  
      FD
    • 11 junho 2009

     # 72

    Colocado por: Pedro Azevedo78Deixe-me o seu e-mail para lhe enviar.

    Deixá-lo aqui para todos, é possível?
  12.  # 73

    Colocado por: FD
    Colocado por: Pedro Azevedo78Deixe-me o seu e-mail para lhe enviar.

    Deixá-lo aqui para todos, é possível?

    Claro que sim.
    Quer dizer, vou tentar colocar... :) No limite envio para o FD colocar!
    •  
      FD
    • 12 junho 2009 editado

     # 74

    Aqui fica o dito ficheiro, agradeçam ao Pedro Azevedo... ;)
  13.  # 75

    Segue uma pequena explicação de como usar o aplicativo (vou usar o que escrevi para o jfsmoreira...)
    Breve descrição da entrada de valores:
    Temp intérieure - introduz o valor da temperatura interior desejada
    Temp régionale mini - o valor da temperatura minima anual
    DJU - Valor que tem a ver com os dias de sol por ano na sua zona. Difícil de descobrir em Portugal estes dados. Não tem importância na determinação da potência a instalar. Apenas interfere com o valor dos consumos. MANTER O VALOR
    Station météo - MANTER O VALOR.
    Altitude - altitude aonde está a casa
    Surface - m2 a climatizar
    HSP- pé direito
    G = este é um valor IMPORTANTE mas o mais subjectivo neste calculo simplificado. Este ficheiro foi feito por frenceses, e para eles uma casa para cumprir o regulamento térmico tem de ficar com um G igual ou inferior a 0.75.
    Tendo isso em atenção, devemos considerar segundo o nosso padrão de construção, uma casa muito bem isolada a ter um G de 0.70 a 0.75.
    Aquele isolamento básico de parede dupla + xps 3cm nas paredes e xps 4cms na laje de tecto equivale a um G nunca inferior a 0.90.
    Depois à medida que os cuidados forem subindo (caixilharias corte térmico, vidros baixa emissividade, isolamento a aumentar de espessuras, capotto, etc), vamos diminuindo este G.
    Surpuissance - este é outro item importante. É aqui que entra se quer a bomba a resolver 100% das suas necessidades de energia (coloca um 1 ) ou então se essa bomba vai ter um apoio (por exemplo a sua caldeira) e nesse caso deve colocar 0.75. Ou seja, significa que a bomba vai dar 75% das suas necessidades e a caldeira os restantes 25%. Pode ajustar estes valores conforme quiser... É o ideal em termos de funcionamento de uma bomba, pois
    ela vai estar QUASE SEMPRE muito mais bem dimensionada que uma bomba que tenha de ter potencia suficiente para aqueles (muito poucos!) dias extremamente frios, e que nos outros dias, vais SEMPRE ter potencia a mais...

    Depois em baixo na zona dos graficos e se quiser brincar um pouco, pode colocar as diversas bombas que estiver a comparar e introduzir os valores da Potencia calorifica (pr) da potencia absorvida (Pa) para as temperaturas de 7ºC e de -7ºC, e o excel vai dar o COP a essas temperaturas e á sua temperatura mínima.
    è ir mexendo e aprendendo... ;)
  14.  # 76

    Estive a falar com um vendedor da Technibel e ele referiu que a potência da bomba de calor deverá ser calculada para 70% das necessidades, claro que deverei ter a caldeira como apoio.
    Tal e qual o Sr. Pedro Azevedo disse e muito bem, a referência dos 70% é tomado como padrão, já que vão ser raros os dias com temperaturas mínimas e é completamente desaconselhado a instalação de uma bomba de calor com potências superiores ao que vamos na realidade utilizar, dado que são mais caras e que consomem mais.
    Mais uma vez um obrigado ao Pedro.

    Como descobri que o piso radiante instadalo na minha casa não vai arrefecer quase nada, e como decididamente vou instalar uma Saunier ou uma technibel, pensei numa coisa:
    E se em vez de colocar AC, colocar ventiloconvectores?
    Será que posso colocar um T à entrada dos colectores do piso radiante e desse T ligar a uns ventiloconvectores? Deste modo não teria que andar a abrir e furas paredes e placas. Bastava cortar o tecto falso.
    Por exemplo: um dos colectores está num pequeno hall de 1m2 que serve 2 quartos e a sala de estar. Daria para colocar um ventiloconvector nesse hall e levar as condutas para os quartos e sala? Ou é muita areia para a carrinha? Será melhor colocar ventiloconvectores independentes na sala e nos quartos do gênero cassete?
    Mais ou menos por que valor ficam os ventiloconvectores? São muito mais baratos que os ACs, certo?
  15.  # 77

    Colocado por: jfsmoreiraEstive a falar com um vendedor da Technibel e ele referiu que a potência da bomba de calor deverá ser calculada para 70% das necessidades, claro que deverei ter a caldeira como apoio.

    Se esse vendedor também fizer instalações, aproveite! Há poucos a dizer e a saber essas coisas! ;)
    Colocado por: jfsmoreiraComo descobri que o piso radiante instadalo na minha casa não vai arrefecer quase nada, e como decididamente vou instalar uma Saunier ou uma technibel, pensei numa coisa:
    E se em vez de colocar AC, colocar ventiloconvectores?

    É o mais indicado. Fale com esse vendedor que ele explica-lhe isso. Claro que se colocar ventiloconvectores, a bomba de calor já terá que ser mais potente, pois as temperaturas a que funcionam os ventiloconvectores são mais baixas (em arrefecimento) e bem mais altas (em aquecimento).
    Colocado por: jfsmoreiraSerá que posso colocar um T à entrada dos colectores do piso radiante e desse T ligar a uns ventiloconvectores?

    A instalação não é assim... Acho que tem de colocar um depósito de inércia e depois à saída deste uma vávula de 3 vias que controla a temperatura da água para o piso e para os ventiloconvectores. (esta parte da instalação não é o meu forte! ;) ) Mas se der uma olhadela no site da Tchnibel, creio que aparecem lá esquemas de instalações dessas.

    Quanto aos agradecimentos, não tem mesmo de quê... Ah, e deixe lá isso do Sr..- :)
    • kami
    • 15 junho 2009

     # 78

    Boas

    Só agora apanhei este "post" e só posso referir... que a melhor opção para quem quer aquecimento e tiver lenha "gratuita" será certamente piso radiante apoiado por uma caldeira a lenha de chama invertida! Estas caldeiras têm uma autonomia de cerca de 8 horas... o que é muito bom pois permite atestar a caldeira quando nos formos deitar... e depois atestar quando formos trabalhar e atestar quando chegamos do trabalho.. ou seja no máximo 3 vezes ao dia!!! Isto associado a um depósito de inércia tipo 800 a 1000 litros... permite que possamos obter mais de 10 horas de autonomia... pelo menos eu penso que deve... mas quando eu fizer casa e colocar este sistema... logo direi!!!

    É evidente que quem tiver de comprar lenha... esqueçam isto.. aliás... pensem até mesmo na colocação de lareira/recuperador de calor a lenha em casa como estética e como valorização da casa.... pois nesse caso sem dúvida que a melhor opção será a bomba de calor !!!

    Cumps
  16.  # 79

    Há uma coisa... Isso de lenha "gratuita" tem muito que se lhe diga... :)
    É gratuita como? Alguém lhes cortas as vossas árvores e racha a lenha de borla e a coloca prontinha a usar em vossa casa? Se assim for é de borla!
    Ou são vocês que fazem isso?
    Se são vocês quanto tempo demora? E têm as máquinas para o fazer? Ou alugam?
    É que isso para mim tem pouco de gratuito, pois nem que seja só pelo tempo gasto, que eu não trabalho de borla... ;)
    • kami
    • 19 junho 2009

     # 80

    Boas

    Tem toda a razão em chamar isso a atenção... se reparar foi por isso que coloquei "gratuita" entre aspas...

    No meu caso... o meu Avô tem motoserra... o meu sogro tem rachador de ligar ao tractor que me emprestam... mas se não tivesse comprava... só teria de somar mais um ano para o retorno do investimento!

    Em relação ao trabalho que dá... é um facto! Mas há que pensar nele como uma forma de fazer exercicio!!!

    Uma lição muito importante: Não há nada que aqueça tanto como a lenha!!!

    Aquece quando a cortamos...
    Aquece quando a arrumamos...
    Aquece quando queima...

    lolololol

    Cumps
 
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