Iniciar sessão ou registar-se
    • rober
    • 28 maio 2012 editado

     # 1

    boa tarde,
    estou a construir uma moradia nova, neste momento está na fase de pichelaria.
    o picheleiro incentivou-me a colocar ventilação por vmc de fluxos cruzados.
    alguém colocou na sua casa? vale a pena?
    isto substitui os extractores das casas de banho?
    consome muita eletricidade?
  1.  # 2

    é uma boa solução.
    um sistema de ventilação de fluxo cruzado, ou ventilador com recuperador de calor, permite fazer insuflação e extracção de ar ao mesmo tempo.
    O ar extraído de dentro de casa, sai para o exterior, e como é mais quente que o ar do exterior, serve para pré-aquecer o ar insuflado.
    ou seja o ar que é insuflado para dentro de casa, entra numa temperatura mais elevada que o ar exterior.
    permite reduzir custo com aquecimento e reduzir as perdas por renovação de ar, uma vez que deixa de ser necessário ter janelas abertas para fazer uma correcta renovação do ar.
    deve ser bem dimensionado e bem escolhido o equipamento.
    o consumo eléctrico vem definido em catálogo conforme o tipo de equipamento e o caudal necessário.
    deverá escolher o que tiver o melhor rendimento e menor consumo.
    já se encontram aparelhos com cerca de 90% de rendimento, mas o custo é relativamente elevado.
  2.  # 3

    Colocado por: roberboa tarde,
    estou a construir uma moradia nova, neste momento está na fase de pichelaria.
    o picheleiro incentivou-me a colocar ventilação por vmc de fluxos cruzados.
    alguém colocou na sua casa? vale a pena?
    isto substitui os extractores das casas de banho?
    consome muita eletricidade?


    É sem dúvida uma óptima forma de renovar o ar sem ter de introduzir o ar exterior a baixas temperaturas ou a altas temperaturas. No entanto, para perceber se realmente é vantajoso para a sua situação deverá colocar as seguintes perguntas:

    o ventilador irá estar associado apenas às casas de banho ou a mais espaços?
    o ventilador irá ter que caudal de ar a passar?
    o caudal em questão justifica a necessidade de recuperação?

    Resumindo, se o caudal for baixo, então sou da opinião que não faz sentido fazer recuperação, se for alto, então é de todo o interesse fazê-la.
  3.  # 4

    No Verão e em situações especificas se não tiver sistema de arrefecimento em casa, o VMC tem de ficar em bypass, há VMCs que já têm este bypass, isto porque o ar que vai retirar pode ter maior temperatura do que o ar que entra,logo não tem interesse aquecer o ar que entra (considerando que o ar exterior insuflado é mais fresco do que o que sai, normalmente á noite)
    Mas é um bom sistema que terá retorno a médio prazo, e para mim é considerado um investimento e não um gasto.
    Cumprimentos
  4.  # 5

    Tenho este instalado.

    Vale a pena? Acho que sem dúvida.
    Tenho sempre os níveis de CO2 e de humidade relativa (principalmente nos WC após os banhos), controlados e sem perder muita energia...
    Os consumos creio que são bastante baixos.
    Tenho a maquina a fazer extracção nos WC e lavandaria e a meter o ar novo nos quartos e sala.
    Quanto a preço, o valor que acertei com o instalador não sei se será realista, pois foi o mesmo instalador que colocou o sistema de aquecimento e de AQS, e por isso isto veio meio no "bolo"... Paguei cerca de 1500€ (S/ IVA). Sei que a máquina em questão custava na altura (+/- 1ano e meio) cerca de 900€, pois perguntei directamente ao revendedor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, two-rok, santiago40
  5.  # 6

    Colocado por: TROLHA...e a Daikin não dá para ver?

    Tirada agora para si com telemóvel... Imagino que estivesse a falar da unidade interior!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TROLHA...
  6.  # 7

    Pedro Azevedo 78

    Aproveito a oportunidade de ver alguem com o sistema como o seu instalado com particularidades que eu pessoalmente não considero de boas prácticas. Não obstante, e sem estar de forma alguma a criticar ou desvalorizar a sua instalação, agradecia que se pudesse, me respondesse às seguintes questões de modo a ter algum feedback para memória futura, nomeadamente:

    Como disse que extrai o ar da casa de banho para o insuflar no quarto e na sala, nunca sentiu maus cheiros nos ultimos espaços? (especialmente depois de alguem ir à casa de banho :) )

    Qual o caudal que é movimentado pelo equipamento? (estou um pouco céptico relativamente a um caudal tão pequeno conseguir uma eficiencia tão elevada, até porque não existindo certificação independente, as condições para atingir essa eficiência poderá ser apenas para uma condição estática)

    As condutas não estão isoladas? existem quatro entradas e apenas duas condutas? não percebi muito bem como é que estão as entradas e saídas.

    Obrigado desde já pelo esclarecimento, reafirmando que estou apenas a recolher um feedback e informação e não propriamente a criticar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  7.  # 8

    Colocado por: powerenergieComo disse que extrai o ar da casa de banho para o insuflar no quarto e na sala, nunca sentiu maus cheiros nos ultimos espaços? (especialmente depois de alguem ir à casa de banho :) )

    Creio que ainda não percebeu bem o mecanismo de funcionamento destes recuperadores. NUNCA há contacto entre o ar de entrada e de saída. Se assim fosse era um disparate! Logo essa ideia dos cheiros...
    Colocado por: powerenergieQual o caudal que é movimentado pelo equipamento? (estou um pouco céptico relativamente a um caudal tão pequeno conseguir uma eficiencia tão elevada, até porque não existindo certificação independente, as condições para atingir essa eficiência poderá ser apenas para uma condição estática)

    Isso não lhe vou saber responder. O aparelho tem 3 velocidades que se podem controlar automaticamente ou manualmente. No modo automatico o aparelho usa as velocidades conforme as necessiadades em termos de humidade relativa e/ou niveis de CO2. Essas velocidades são configuraveis. Mas no estado em que estão nao faço ideia de qual o caudal de cada uma delas. No máximo deve ser beme elevado, que durante os banhos ouve-se claramente a extracção...
    Colocado por: powerenergieAs condutas não estão isoladas? existem quatro entradas e apenas duas condutas? não percebi muito bem como é que estão as entradas e saídas.

    As condutas estão isoladas em toda a extensão menos ali naquela zona onde saem do tecto e entram na máquina. A sala das maquinas está sempre bem quente e não quis que houvesse por ali lãs minerais expostas. As condutas que vê é simples: 2 de entrada (1 entrada ar "fresco" e 1 entrada ar "viciado") e 2 de saida (1 saida para os quartos com ar "fresco", 1 saida para o exterior). Na foto talvez não seja perceptivel devido ao angulo, mas sao 4 condutas.

    Colocado por: powerenergieo sistema como o seu instalado com particularidades que eu pessoalmente não considero de boas prácticas

    Podia me dizer o que vê de errado para caso seja possivel eu corrigir?
  8.  # 9

    Colocado por: TROLHA...gostava de ver tudo...mas se calhar é pedir demais

    Só vi agora... Logo acho que consigo isso.
    Mas tudo é o que? Da altherma? Ou a parte das AQS?
  9.  # 10

    apenas vou colocar ventiladores nas 3 casas de banho e na cozinha que é junta com a sala.
    o que considera como caudal? a largura do tubo? que tubos são em pvc?
    a vmc quem de estar sempre ligada?
    num dia de muito frio se a vmc estiver desligada (por ex. falta de energia) entra o ar frio?
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro Azevedo78Creio que ainda não percebeu bem o mecanismo de funcionamento destes recuperadores. NUNCA há contacto entre o ar de entrada e de saída. Se assim fosse era um disparate! Logo essa ideia dos cheiros...


    Permita-me discordar por um lado, é verdade que que não existe mistura entre o ar que sai e o que entra. No entanto o mecanisco não é estanque, logo no permutador existe passagem de odores da mesma forma que existe transferência de calor. Que isso acontece, não tenho dúvidas, e já identifiquei esta patologia em alguns edificios, no entanto, em habitação é uma duvida que mantenho devido aos caudais e à utilização esporádica das casas de banho e também pelo facto de em casa termos sempre a casa de banho limpinha. Mas pelo seu comentário, imagino que isso não aconteça. Optimo!

    As particularidades são a de misturar extrações de WC's com ar novo, e a de não existir isolamento na totalidade da conduta.
    Compreendi que as condutas que comunicam com o exterior não precisam de isolamento, mas as que transportam calor precisam sempre. Mas como o objectivo é, aparentemente, o de aquecimento, se a área está quente....então....


    Como referi não estava a criticar, porque a imagem não era esclarecedora, nem conheço as condicionantes da sua instalação. Era mesmo pura curiosidade para ter opiniões!
  11.  # 12

    Colocado por: powerenergiePermita-me discordar por um lado, é verdade que que não existe mistura entre o ar que sai e o que entra. No entanto o mecanisco não é estanque

    os recuperadores de fluxos cruzados são praticamente estanques, só deixam de o ser quando não se cumprem as recomendações dos fabricantes acerca da manutenção periódica.

    Colocado por: Pedro Azevedo78quis que houvesse por ali lãs minerais expostas

    então isolava-se com espuma sintectica adesiva ou não (tipo Armstrong) que é muito melhor que lã de vidro.
  12.  # 13

    Colocado por: jorgealves
    então isolava-se com espuma sintectica adesiva ou não (tipo Armstrong) que é muito melhor que lã de vidro.

    Completamente de acordo. Mas tal como referi, a sala das maquinas nunca esta a uma temperatura inferior a 20/22ºC, pelo que achei que não valia a pena. Mas também é fácil de corrigir.
    Colocado por: jorgealves
    os recuperadores de fluxos cruzados são praticamente estanques, só deixam de o ser quando não se cumprem as recomendações dos fabricantes acerca da manutenção periódica.

    Bem também era a ideia que eu tinha e ainda bem que jorgealves me confirma isso.
    Colocado por: powerenergieAs particularidades são a de misturar extrações de WC's com ar novo

    É um tipo de instalação aconselhado por todos os fabricantes deste tipo de aparelhos domésticos que vi. As minhas principais preocupações eram controlar a humidade relativa (por isso extracção aonde ela é maior) e a qualidade do ar.
    Quando muito pode ser de equacionar por o ar novo a sair só me áreas comuns, pois em velocidades mais altas faz ruido que pode incomodar nos quartos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  13.  # 14

    Colocado por: robero que considera como caudal?

    a quantidade de ar em circulação\extracção\introdução.

    Colocado por: robera vmc quem de estar sempre ligada?

    depende da utilização, mas é usual ligar somente quando a mesma pode ter alguma influencia no ambiente, quer pela necessidade de extrair maus cheiros\humidades derivados do uso normal das instalações sanitárias, quer pela necessidade de aproveitar o ar mais fresco durante a noite (nos ventiladores com By-pass interno)

    Colocado por: robernum dia de muito frio se a vmc estiver desligada (por ex. falta de energia) entra o ar frio?

    se estiver razoavelmente feita, não.
  14.  # 15

    Colocado por: jorgealvesos recuperadores de fluxos cruzados são praticamente estanques, só deixam de o ser quando não se cumprem as recomendações dos fabricantes acerca da manutenção periódica.


    Mantenho a minha opinião sobre o que referi inicialmente quanto á transferência de odores: Baseio-me na experiência, no que leio, e no que aprendo. Mais uma vez trata-se de uma questão de boas prácticas, e como no campo residencial não tinha ainda nenhum feedback, surgiu a minha pergunta ( no entanto também sou da opinião que poderiá não ser um problema). Esse feedback transmitiu-me exactamente que pode não ser um problema nestes casos, espero que consiga reunir mais opiniões até ter uma boa amostra de experiências.

    Colocado por: Pedro Azevedo78É um tipo de instalação aconselhado por todos os fabricantes deste tipo de aparelhos domésticos que vi. As minhas principais preocupações eram controlar a humidade relativa (por isso extracção aonde ela é maior) e a qualidade do ar.
    Quando muito pode ser de equacionar por o ar novo a sair só me áreas comuns, pois em velocidades mais altas faz ruido que pode incomodar nos quartos.


    Os fabricantes dizem muita coisa, grande parte delas verdade, mas é preciso também saber filtrar informação e quando se percebe um pouco do tema, há coisas que deixam de ser verdade.
  15.  # 16

    e uma pergunta, aquelas girândulas são suficientes para fazer a exaustão de wc´s??
  16.  # 17

    Colocado por: sergyioe uma pergunta, aquelas girândulas são suficientes para fazer a exaustão de wc´s??


    O problema das girandulas é que para além de fazer a exaustão de vapor (quando está vento...) têm o problema de também retirarem por exemplo o calor... por isso são desaconselhadas na maioria das chaminés...

    Cumps
  17.  # 18

    estou a tencionar ventilar apenas os WC´s e a cozinha, é suficiente ou também devo colocar nos quartos e sala?
    que tipo de tubagem se utiliza na instalação entre as bocas dos WC e cozinha e a vmc?
    alguém consegue arranjar fotos das tubagens entre a bocas e a vmc?
  18.  # 19

    estou a tencionar ventilar apenas os WC´s e a cozinha, é suficiente ou também devo colocar nos quartos e sala?

    se for simples extracção, coloca somente nos locais onde quer tirar ar, se for ventilação com recuperação de calor, faz extracção nas mesmas divisões e injecta ar novo filtrado nas salas e quartos.

    que tipo de tubagem se utiliza na instalação entre as bocas dos WC e cozinha e a vmc?

    o mais barato e eficaz é tubo Spiro em chapa de aço galvanizada com acessórios iguais. tendo que ser isolada para evitar perdas de calor.

    fotos das tubagens
      Foto0013 (Mobile).jpg
  19.  # 20

    uma pergunta talvez sem lógica nesta situação

    na vmc com recuperação não esxite problema de legionella?

    estou a imaginar este problema por nas condutas do arcondicionado existe este problema
 
0.0263 seg. NEW