Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Ola a todos, especialmente para o pedro azavedo, penso que euma pessoa bastante entendida neste assunto, desta forma gostaria de ter a sua opinião.

    estou neste momento numa fase crucial, no que diz respeito a escolha do tipo de aquecimento centra, tenho uma habitaçao com pre instalação para
    ventiloconvectores, embora o instalador tenha deixado tubagem diametro 16 com protecção mecanica nos pontos dos ventiloconvectores, nao tendo deixado
    protecção termica, nomeadamente por causa dos ressoamentos. A pre instalação exterior vai com pex 25( com isolamento termico e mecanico no exterior da habitação) ate caixa colector 3/4, e faz as derivações a pex 16 ate aos convectores.
    no que diz respeito a AQS , tenho bomba de calor com termodinamico. tambem tenho recuperador de calor a lenha na sala.em termos de isolamento, tenho rotura termica, embora tenha serias duvidas quanto ao seu funcionamento, parede dupla projectada no interior, vidro duplo3+3+10+6, capotto no exterior, cobertura em zinco, com isolamento termico 5cm. no entanto como tenho muitos envidraçados ( mesmo tendo quebra sol), tenho algum efeito de estufa em alguns compartimentos.
    as minhas duvidas sao as seguintes;
    Nao tendo ainda, fechado negocio com nenhum fornecedor de bombas de calor e ventiloconvectores.
    ja tive varios preços, desde ENAT, SAUNIER DUVAL, TECHNIBEL, DAIKIN,.....como devem calcular valores de oçamento totalmente diferentes....
    nao tendo sondas nas tubagens, faz alguma diferença? qual a diferença para alem da marca, sera que com uma marca como a saunier ou tecnibel fico bem servido?
    os COP de ambas as marcas sao ligeiramente diferentes, os valores sao fiaveis.....so mais uma pergunta e esta sera em especial para o pedro azevedo, as marcas mais baratas ja estao homologadas eurovent? e seguro no seu entender escolher a mais economica? ou mais irei me arrepender?


    obrigado a todos pela ajuda.
  2.  # 82

  3.  # 83

    Colocado por: joseluispedro azevedo,
    sera que e esta a pagina que da os COP das bombas de calor da saunier duval? os valores de cop sao bons?

    Boas,
    Estou mesmo assim de fugida, mas sim é aí que se vê os produtos certificados.
    Essa página é para utilizaçõa em pavimento radiante. Como creio que é para usar com ventiloconvectores tem de ser esta:
    http://www.eurovent-certification.com/fr/Produits_certifies/Acces_par_programme.php?lg=fr&rub=04&srub=01&select_prog=LCP&select_partic=178&select_marque=SAUNIER+DUVAL&select_class=LCP+%2F+A+%2F+P+%2F+R+%2F+AC
    Os COP sao mais baixos a usar com ventiloconvectores, mas é em todas as marcas.
    Quanto a serem bons, foi o que já disse. Para o preço as Techinibel e as Saunier Duval parecem.me muito interessantes. Um pequeno ponto a favor das Techibel será o grande "feeback" que há destas bombas em França. Não é nada de novo. Já cá andam há muito tempo e com resultados satisfatórios.

    Logo a noite passo aqui para tentar com mais calma responder ao resto.
    Cump.
  4.  # 84

    sera que com uma bomba de calor de SDHV10 e justo? e que os vendedores falaram me em 14
    tendo em conta que o cop e semelhante.
  5.  # 85

    Colocado por: joseluissera que com uma bomba de calor de SDHV10 e justo? e que os vendedores falaram me em 14
    tendo em conta que o cop e semelhante.

    Jose Luis, tem que ter em conta o seguinte: os seus "desperdicios" são de cerca de 10KW a -4ºC. Tem de ter uma bomba que lhe forneça esses 10KW a essa temperatura de -4ºC! Percebe?
    É que os valores anunciados de potência de uma bomba são sempre à temperatura de +7ºC... E uma bomba que tenha de potência 10 ou mesmo 11KW a +7ºC NUNCA vai ter essa potência a -4ºC...
    É um dos "contras" que vejo com a Saunier Duval... Esse tipo de informações (prestações e consumos a diversas temperaturas) não está facilmente disponível e acessível (pelo menos não estavam...). Podiam ser mais claros em relação a isso...
  6.  # 86

    Olá Todos

    Não sei se é o tópico certo para colocar esta questão, mas se me pudessem explicar como funciona uma caldeira mista pellets/gasóleo ou lenha/gasóleo agradecía. Se não tiverem disponibilidade por favor indiquem-me bibliografia que irei estudar! Ou ligo a radiadores ou a piso radiante...
    Como aqui já falei só preciso de aquecimento e segundo o Engº me indicou, além do recuperador de calor a lenha com distribuição de ar quente, necessito de algum apoio para aquecimento e AQS; Assim ele indicou-me a utilização de uma caldeira; Falei ainda daquelas exclusivamente a pellets mas não existe cá ninguém experiente nestes sistemas... E manutenção= 0!!! Só uma curiosidade o Engº mostrou-se muito renitente a por um sistema destes na cave ?!...

    Muito Obrigada
  7.  # 87

    Porque mista? Não é mais complexa e cara?
    Não vejo qualquer vantagem em utilizar uma mista....
  8.  # 88

    Pedro,

    Disponibilizaste aqui uma folha de cálculo muito interessante que me ajudou imenso a perceber como calcular a potência para uma sistema de aquecimento.
    Agora pergunto:
    Existirá alguma semelhante, mas para arrefecimento?
    Como é que eu calculo a potência necessária para arrefecer por ventiloconvectores?
  9.  # 89

    Colocado por: jfsmoreiraPedro,

    Disponibilizaste aqui uma folha de cálculo muito interessante que me ajudou imenso a perceber como calcular a potência para uma sistema de aquecimento.
    Agora pergunto:
    Existirá alguma semelhante, mas para arrefecimento?
    Como é que eu calculo a potência necessária para arrefecer por ventiloconvectores?

    Boas,
    Pois, para arrefecimento não tenho nada... De onde retirei toda essa informação (foruns franceses) não é de facto grande "prioridade" nem motivo de grande discussoes para eles o arrefecimento... :)
  10.  # 90

    Colocado por: jfsmoreiraLinus,

    Já sabe por experiência própria se o piso radiante consegue ou não arrefecer?
    Que bomba tem?


    Sim sei... Estive por acaso há dias numa casa com o piso a fazer arrefecimento. A bomba é uma Climaveneta como disse no post acima.

    A minha casa, a primeira :), vai ter piso radiante mas eléctrico por razões estruturais :)
    A diferença de valores no investimento inicial permite-me pagar a exploração durante 10 a 15 anos. Como não conto passar mais do que 10anos nesta casa :) A próxima provavelmente já contará com o hidráulico.

    Quanto ao primeiro assunto, devo dizer que o piso estava a fazer arrefecimento para 24ºc. No exterior estavam só 30-31, pelo que quando se entrava em casa sentia-se um ligeiro arrepio :)

    Cumps
    • Linus
    • 23 junho 2009 editado

     # 91

    Colocado por: Pedro Azevedo78Pelo que percebi está a pensar colocar piso radiante para aquecimento... Certo? (colocar piso radiante E ventiloconvectores SÒ PARA AQUECER é um disparate!!)

    Brincamos... Mas então as Bombas de calor sem inverter só aquecem... e o piso radiante foi feito para aquecer não para arrefecer... o arrefecimento acabou por ser um upgrade! E, como muita gente defende, com eficácia dúbia... ou melhor, dispendiosa.
    Não acho que seja disparate nenhum... é óbvio que tem um investimento elevado mas pode usar a bc para as AQS. Ou pode optar pelo piso radiante eléctrico com custos de exploração superiores mas investimento muito inferior... e mantém todo o conforto do piso radiante.

    Acho ridículo a daikin, que até considero uma marca prestigiada, desaconselhar o piso radiante para aquecimento e a respectiva bc. Provavelmente seria um mau vendedor... qualquer instalador de piso radiante quando orçamenta perguntar-lhe-á se quer o piso só para aquecimento ou também para arrefecimento. Porque ambas são possíveis e exequíveis. It's all about the money.

    A caldeira a pellets fica obviamente mais em conta.
    Radiadores... eu não ia por aí.

    Cumps
  11.  # 92

    Colocado por: LinusMas então as Bombas de calor sem inverter só aquecem

    Está a gozar ou a falar a sério? O ser inverter ou não não tem nada a ver com aquecer e arrefecer...Há bombas de calor inverter que só aquecem sim... Assim como há bombas de calor NÃO inverter que aquecem e arrefecem...
    Colocado por: Linusdevo dizer que o piso estava a fazer arrefecimento para 24ºc. No exterior estavam só 30-31, pelo que quando se entrava em casa sentia-se um ligeiro arrepio :)

    Colocado por: Linuso piso radiante foi feito para aquecer não para arrefecer... o arrefecimento acabou por ser um upgrade! E, como muita gente defende, com eficácia dúvia... ou melhor, dispendiosa.

    Eu não consigo mesmo perceber as suas intervenções... São completamente contraditórias! Afinal arrefece ou não?
    • Linus
    • 26 junho 2009 editado

     # 93

    Colocado por: Pedro Azevedo78Está a gozar ou a falar a sério? O ser inverter ou não não tem nada a ver com aquecer e arrefecer...Há bombas de calor inverter que só aquecem sim... Assim como há bombas de calor NÃO inverter que aquecem e arrefecem...

    Estou a gozar, ou melhor troquei os termos... referia-me à capacidade da bomba fazer inversão de ciclo, para fazer também arrefecimento.


    Colocado por: Pedro Azevedo78Eu não consigo mesmo perceber as suas intervenções... São completamente contraditórias! Afinal arrefece ou não?

    Quem não o percebe sou eu apesar de tanta bibliografia :) Leia outra vez as intervenções a que se refere e vai ver que não há contradição; mas passo a explicar;
    Ponto 1: Digo e afirmo que é possível fazer arrefecimento com piso radiante;
    Ponto 2: Digo também que o piso radiante nasceu, foi criado para aquecer e só assim atinge a sua máxima eficiência;
    Ponto 3: O arrefecimento por piso radiante veio por acréscimo. É eficaz porque independentemente dos recursos atinge o objectivo (arrefece) embora nem toda a gente concorde. Se é eficiente? Muita gente defende que não!
    Ponto 4: Quando digo "E, como muita gente defende, com eficácia dúbia..." Quero antes dizer com eficiência dúbia. Não se pode confundir eficiência com eficácia!

    Tirando os erros, as contradições e afins depreendo pela omissão que concorda que usar piso radiante só para aquecer não é um total disparate, a não ser para o bolso. Aí já concordo consigo.

    Cumps
  12.  # 94

    Colocado por: Linus
    Tirando os erros, as contradições e afins depreendo pela omissão que concorda que usar piso radiante só para aquecer não é um total disparate, a não ser para o bolso. Aí já concordo consigo.

    Piso radiante só para aquecer não é disparate... Nenhum. Por exemplo se se tiver uma caldeira a pellets ou a gasóleo.
    Agora se a fonte de calor for uma bomba de calor, aí sim parece-me um disparate não aproveitar as capacidades de fazer frio da um bomba de calor (reversível) para arrefecer pelo piso...
  13.  # 95

    Colocado por: Pedro Azevedo78Piso radiante só para aquecer não é disparate... Nenhum. Por exemplo se se tiver uma caldeira a pellets ou a gasóleo.
    Agora se a fonte de calor for uma bomba de calor, aí sim parece-me um disparate não aproveitar as capacidades de fazer frio da um bomba de calor (reversível) para arrefecer pelo piso...

    Genericamente até concordo. Mas se não houver problema no "ligeiro" desperdício de dinheiro prefiro a solução da bomba de calor mesmo só para aquecer, usando a mesma também para as AQS...
    Até porque a habitação pode nem necessitar de arrefecimento e nesse caso não se justifica a BC reversível, poupando também na instalação do piso. Mas como disse, se quisermos aproveitar ao máximo as capacidades da BC o ideal seria juntar o aquecimento e arrefecimento no mesmo sistema.

    Cumps
  14.  # 96

    Atenção que se eu colocasse piso radiante só para aquecer colocava na mesma uma bomba de calor... :) Ao preço a que as há...
    Até porque tens toda a razão qd dizes que o preço aumenta logo quer na instalação do piso quer na bomba se for para aquecer e arrefecer. A principal diferença é mesmo na instalação do piso radiante.
    Uma instalação só para aquecimento, se o fornecedor nãose puser a inventar com controladores que não são precisos para nada, nao fica tão cara como isso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
  15.  # 97

    bombas..de..calor....Zantia....alguem..conhece...que..COPS...tem....estao...homologados....como...saber
    • ng
    • 2 agosto 2009

     # 98

    De entre as várias propostas que tive 2 tinham bombas de calor da Zantia... apesar dos pedidos não consegui que me apresentassem documentos que comprovassem os COPS que anunciavam!

    Na Eurovent consegue obter informações sobre os vários equipamentos e seus consumos (http://www.eurovent-association.eu/web/eurovent/web/).

    Cumprimentos,
    ng
  16.  # 99

    que COPS anunciaram?....tenho orçamento para caldeira mod. toronto da zantia 14kw,....mas nao sei qual o cop, nem como verificar se sao reais....
    no eurovent...nao aparece a zantia....alguem sabe como verificar?
  17.  # 100

    Olá, fiquei muito interessado nesses vossos comentários. Eu percebo pouco desses sistemas todos, eu possuo uma caldeira a gasóleo (25KW) e como esse combustível está a ficar muito caro pretendo substituir esse sistema por outro.
    Entretanto, estive a pesquisar vários sites encontrei um que é da "Airmat-ibérica", o mesmo vai talvez de encontro àquilo que pretendo que é aproveitar a instalação dos radiadores já existentes, mediante a utilização de um módulo para 4 aplicações (piso radiante, radiadores, ventiloconvectores e depósito AQS).

    Gostaria de saber se alguém conhece essa marca e a vossa opinião. Se forem ao site, sugiro que escolham a língua espanhola, porque nas restantes disponíveis não são disponibilizados dados técnicos e esquemas.
 
0.0245 seg. NEW