Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos
    Estou em vista de um apartamento T2+1 com box, no qual já dei uma entrada de 2000€, e fiz um contracto de promessa compra e venda.
    Visitei o apartamento e agradou-me o que vi, no entanto pedi o projecto completo da casa de forma a confirmar as estruturas e rede de esgoto.
    Admiração a minha, quando vejo a planta, tinha desaparecido a casa de banho da suite e um "quarto/escritório" sem janela mas com ventilação mecânica.
    Pretendo comprar a casa mas receio complicações caso um dia queira alterar algo, ou vende-la?
    Caso a compre, quais os outros problemas que possa a vir ter?

    Alguém me pode dar a sua opinião como conhecedor na área?
    Caso algum tenha algum problema, posso responsabilizar o técnico da câmara ou o construtor?

    Já agora estamos a falar de uma diferença de área de cerca de 20m2 entre o real e a planta do projecto.

    Desde já obrigado
  2.  # 2

    Pedrolug,
    Se na planta aprovada tem menos 20m2, o pior que lhe pode acontecer é a Câmara mandar demolir o que está a mais.

    Se você tem conhecimento desse erro e mesmo assim vai comprar o apartamento, não lhe parece absurdo correr esse risco pensando que se safa acusando outros de incompetência?

    Mas, vejamos... 20m2 de diferença?! Será que lhe deram a planta de outro apartamento? É que isso não é absolutamente nada normal!

    Trata-se de um prédio em construção? Já fizeram a escritura de constituição de propriedade horizontal? Veja lá o que escrevem na descrição da "sua" fracção!

    Se a coisa lhe cheirar a esturro tem mais do que argumentos para anular o CPCV e exigir o dinheiro de volta.
  3.  # 3

    Pergunte ao construtor se tem o projecto de alterações...
    • Giba
    • 30 junho 2009

     # 4

    Meu caro ! A designação T2+1 diz tudo.
    Se você é um medroso o melhor a fazer é contratar dois agentes policiais e um advogado afim de resolver de imediato o excelente negócio que fez. Caso você seja como os comuns dos mortais e descomplicados siga com o seu excelente negócio e não faça muito escarcellll. Não se esqueça você esta à comprar T2+1. Bolas !!!!
  4.  # 5

    Colocado por: GibaMeu caro ! A designação T2+1 diz tudo.
    Se você é um medroso o melhor a fazer é contratar dois agentes policiais e um advogado afim de resolver de imediato o excelente negócio que fez. Caso você seja como os comuns dos mortais e descomplicados siga com o seu excelente negócio e não faça muito escarcellll. Não se esqueça você esta à comprar T2+1. Bolas !!!!


    Mas o problema aqui é o que existe não corresponde ao projecto, logo deve ter cuidado e pedir o projecto de alterações e licença de habitabilidade...
  5.  # 6

    Desde já agradeço as diversas respostas
    É o ultimo apartamento por vender neste prédio, logo penso que os vizinhos também devem estar na mesma situação.
    O meu objectivo é comprar a casa pelo bom negocio que parece ser, mas no entanto receio problemas a posteriori.
    Quanto a escritura de constituição de propriedade horizontal, desconheço.
    E sim, estamos a falar de uma diferença de +- 20m2, (+-13m2 do "escritório" + +-7 m2 do WC da suite).
    No projecto de especialidades, a rede de esgotos não contempla o segundo WC.

    O meu objectivo não é complicar a coisa, mas sim saber os possiveis problemas que posso a vir ter, e a quem posso pedir responsabilidades caso venha a te-los?
    É que, muito bem tenho o projecto, mas se não o tivesse pedido fazia negocio sem vê-lo, e não saberia que estava nesta situação.

    Cumps
  6.  # 7

    Vasco Tomé ! Caso você esteja ha viver em uma vivenda existe a possibilidade em 95% dos casos de você possuir um telheiro ou uma piscina que não se encontra no projecto ( sem falar no sotão aproveitado) . Caso você viva em um apartamento existe a probabilidade de 48% da existencia de uma marquise. Ambos os casos ilegais.
    A questão que se coloca não é a ilegalidade ou em outras palavras a clandestinidade, mas sim o bem estar e o aproveitamento de espaços sem com isso trazer desconforto ou menos valia aos vizinhos.

    Seria muitissimo importante existir uma verdadeira caça(isto sim) aos bairros clandestinos, de forma a que as pessoas que vivem em condições indeploraveis pudessem viver em condições mais dignas. Sem nunca esquecer que o que me sobra a muitos faz falta.

    Os 20 m2 ha mais considere uma benesse em vez de um problema. Quanto a licença de habitação? Fique tranquilo não existirá escritura sem este documento.
  7.  # 8

    Colocado por: GibaMeu caro ! A designação T2+1 diz tudo.
    Meu caro,
    Ao contrário. T2+1 NÃO DIZ NADA! Nem eu sei bem o que isso é.
    Você já viu algum documento oficial (da Justiça ou das Finanças, por exemplo, escritura de divisão em propriedade horizontal, escritura de compra e venda, caderneta predial, etc.) mencionar tal nomenclatura?

    Já agora. Mas que raio de conselhos são esses?
    - «Se você é um medroso...?!?». Nos negócios não há medos, há cautelas. E todos os cuidados são poucos.
    - «... e não faça muito escarcéu »?!? Tipo: «cala-te e come»?!?
    - «... os 20m2 são uma benesse»?!? De onde é que você saiu?

    Quer dizer: você estaria na disposição de comprar um T10, apesar de as plantas na Câmara dizerem que a casa não passa de uma ruína, a Caderneta Predial dizer que se trata de um terreno com um valor de 100euros, e o Registo Predial dizer que se encontra em zona de paisagem protegida, onde não se pode construir?
    Ah! Claro. É um «excelente negócio», não se deve «fazer escarcéu», e aquele T10 numa zona em que é proibido construir é «uma benesse»!
    Até aposto que ficaria muito admirado se um dia, ao chegar a casa, lá estivessem umas bulldozers a remover os entulhos e a nivelar o terreno, não?
  8.  # 9

    Ui, se eu tivesse 1 € por cada edifício que "incha" na obra. Ou por cada vez que ouço "a gente faz assim, depois de passar o fiscal e termos a licença, abrimos o buraco para o sótão, pomos o wc na cave (que se lixe, pomos mais uma cave), fazemos a piscina, a churrasqueira, o canil, a marquise..."
    100% livre de chatices futuras? Ninguém sabe o futuro e já vi muita coisa, mas que deve andar nos 99,9%, deve.

    Agora, se conhece as condicionantes do negócio e ainda assim deseja avançar, não me parece que, posteriormente possa pedir responsabilidades a alguém.
  9.  # 10

    Giba

    Tudo muito bem só é pena que se continue a dar cobertura a quem constroi ilegalmente.
    Não é que eu seja um fanático pelos quilometros de legislação, que neste pais tendem é a aumentar o seu contorno.
  10.  # 11

    Boas

    Giba disse:

    Quanto a licença de habitação? Fique tranquilo não existirá escritura sem este documento

    É claro que sem licença de utilização não haverá escritura. E também vai precisar da Ficha Técnica da Habitação e era boa ideia ver o que esta diz. Se essas alterações não constarem da FTH estará a comprar uma habitação em situação ilegal. Não sou jurista, mas um investimento deste valor numa habitação ilegal parece-me demasiado ... como dizer.... nem sei o que dizer. A não ser que partilhe da opinião de Giba:

    A questão que se coloca não é a ilegalidade ou em outras palavras a clandestinidade

    mas nesse caso não estaria aqui a expor as suas dúvidas. Pessoalmente acho esta afirmação demasiado irresponsável para ser levada a sério,

    Caso algum tenha algum problema, posso responsabilizar o técnico da câmara ou o construtor?

    Se o Director Técnico da Obra elaborou uma FTH que não responde à realidade, se apresentou no final da obra um termo de responsabilidade a atestar que a obra foi construída de acordo com o projecto e não for o caso, então poderá ser responsabilizado. Quanto ao vendedor, penso que também, mas não sou jurista. Penso que até os restantes condóminos podem causar-lhe problemas.

    cumps
    José Cardoso
  11.  # 12

    Caro Luis Kapa Dablio pelos visto somente você não conseguiu descodificar a minha afirmação (t2+1) diz tudo. Quer dizer que você adquiri um T2 e leva mais um (sotão aproveitado ilegalmente) se não fizer muita onda.
    No caso concreto dos medrosos começam a colocar questões que não acabam mais, tais como : como será no futuro ? O documento matricial ? As consequencias ?
    patati, pataco-la.
    E depois aparecem os enfervecentes gritão,gritão e gritão e parece que nunca vão entender nada. Nunca compraram e jamais venderam algo nestas circunstâncias. Provavelmente era um subordinado daqueles que tem medo até da sombra.
  12.  # 13

    Colocado por: GibaCaro Luis Kapa Dablio pelos visto somente você não conseguiu descodificar a minha afirmação (t2+1) diz tudo. Quer dizer que você adquiri um T2 e leva mais um (sotão aproveitado ilegalmente) se não fizer muita onda.

    Olhe então junte aqui mais um à lista, pelo menos se T2+1 quer dizer isso que disse...
    Sempre imaginei que queria dizer 2 quartos + 1 interior (sem janela)! Essa de ser "ilegal" parece-me no mínimo ridiculo, mas enfim...
  13.  # 14

    Colocado por: GibaE depois aparecem os enfervecentes gritão,gritão e gritão e parece que nunca vão entender nada.

    Ora aqui está outra afirmação dificil de descodificar... lol
    enfervecentes?!! Gritão?!!
  14.  # 15

    ehehehh, é uma maravilha deixa cá pôr mais uma casa de banho em obra que não faz mal nenhum.
    Enfim cada um que se cosa como quizer, agora não digam que este pais é isto e aquilo porque não há informação, cultura, leis e blabla bla, afinal o que é preciso é aproveitar "aquele produto x" não interessa de onde veio e como veio.
  15.  # 16

    Pedro Azevedo 78 gostaria de promover uma pequena correção: em vez de gritão com A Ò Til corrija para a letra m no final quanto aos siginicados sugiro uma visita ao amança burro ( dicionário).
  16.  # 17

    Colocado por: GibaPedro Azevedo 78 gostaria de promover uma pequena correção: em vez de gritão com A Ò Til corrija para a letra m no final quanto aos siginicados sugiro uma visita ao amança burro ( dicionário).

    Já agora, que dicionário devo consultar para procurar o significado da palavra enfervecentes??
  17.  # 18

    Já agora, que dicionário devo consultar para procurar o significado da palavra enfervecentes??

    O mesmo
  18.  # 19

    Colocado por: GibaJá agora, que dicionário devo consultar para procurar o significado da palavra enfervecentes??

    O mesmo

    Qual? Só se for o seu, porque no meu, essa palavra não existe...
    Se calhar foi no mesmo de onde tirou a palavra amança... Tem rever as suas leituras...
  19.  # 20

    Colocado por: GibaCaro Luis Kapa Dablio pelos visto somente você não conseguiu descodificar a minha afirmação (t2+1) diz tudo. Quer dizer que você adquiri um T2 e leva mais um (sotão aproveitado ilegalmente) se não fizer muita onda..
    Caro enfervescente Frei Gil,
    A minha especialidade é, precisamente, fazer ond..., digo, nadar nas ondas (ou, «águas abertas»/ open water swimming)! :-)

    Se um T2+1 é isso que você diz (LOLOL), o nosso amigo pedrolug ainda vai ficar mais baralhado! LOLOL

    Já agora: quantas casas de banho completas com banheira, ou com chuveiro, quantos lavabos sociais, roupeiros, despensas, varandas, portas de entrada e de acesso a escada de salvação, quantas arrecadações e lugares de estacionamento, ETC., tem um T2+1?
    E que área tem um T2+1? (Vá lá! Diga um número qualquer porque, como podem aumentar ou diminuir 20m2, a probabilidade de acertar até é grande).

    Em resumo. T2+1 NÃO QUER DIZER NADA.
    O que interessa é o que está descrito nos documentos oficiais. O que conta é o que está na Conservatória do Registo Predial, que é baseado nas Telas Finais do Projecto Aprovado que está na Câmara Municipal.

    PS: É tão ESTÚPIDO pensar que se fez um "bom negócio" ao comprar um Porsche Carrera negro cujos documentos dizem que se trata de um Fiat 600 branco, COMO O CONTRÁRIO! E o mais certo é apreenderem-lhe o carro na primeira operação-stop.
 
0.0183 seg. NEW