Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Italiano

    Foi isso que me deixou escandalizado a' partida... Quase que me saiu um "como se atreve?"

    A casa nao e' nada do outro mundo, a renda idem (700 euros mensais). Mas sem o fiadorzinho (ou o tio-padrinho) nada se faz. Giro giro foi explicar a' cara-metade italiana que em Portugal as pessoas pedem fiadores para ARRENDAMENTO!!


    Pois, mas talvez em Italia o arrendamento tb funcione melhor!
  2.  # 22

    Funciona lindamente: a maior parte dos contratos sao feitos por debaixo da mesa, pouca gente paga impostos sobre o valor das rendas, existem estratos sociais (i.e., idosos) cujos contratos acabam por ser vitalicios, e quando ha' problemas os processos apodrecem nos tribunais a' espera de uma solucao. Familiar?

    No entanto, pelo menos na regiao em que vivo, ha' a nocao de que o arrendamento e' uma solucao para quem nao tem condicoes objectivas para comprar uma casa (dinheiro para a entrada, fiadores, contrato a tempo indeterminado) mas pode perfeitamente pagar uma renda (trabalha, tem um salario que permite cobrir as despesas do arrendamento). Em Portugal parece que esta perspectiva tem vindo a desaparecer. Talvez seja culpa do enfoque mediatico que os casos de "maus inquilinos" tem tido ultimamente, quando na realidade os maus inquilinos sao a excepcao e nao a regra.
  3.  # 23

    Colocado por: BS_637Então e pode-se diferenciar (acho que sim), ou será justo, pedir uma caução igual a renda e pedir duas cauções no caso dos inquilinos terem animais de estimação?
    Nota: eu tb tenho um cão!


    Alguma opinião?
  4.  # 24

    Com um animal num apartamento é aceitável pedir garantias extra.

    Se tudo ficar escrito no contrato, não vejo nada de mais nesse aumento da caução.
    Concordam com este comentário: Italiano
  5.  # 25

    BS_637,
    É bom que analise a situação e os valores a pedir aos futuros inquilinos.
    O que é certo é que por mais fiadores, cauções ou rendas que peça corre sempre o risco que lhe calhar a fava e ter mau pagadores, inquilinos que lhe estraguem o imóvel, entre outros...
    Nada como o bom senso e falar com as pessoas cara a cara. Se tem receio aconselho-o a perder tempo e dar-se ao trabalho de conhecer os interessados em habitar o seu imóvel. Não se fie nas imobiliárias. Conheça-os. Fale com eles cara a cara. Vai ver que tudo se torna mais simples quando passar da teoria à prática.
    •  
      FD
    • 9 outubro 2012

     # 26

    Colocado por: ItalianoRecentemente pediram-me uma caucao igual a 6 rendas mensais, APENAS para garantir o pagamento das rendas a tempo e horas, na ausencia de fiador. Esta caucao nao teria nada a ver com o estado em que a casa estara' no fim do contrato, mas o senhorio (uma empresa) tem medo que eu nao pague porque nao tenho familiares com propriedades e pensoes.

    Ainda tenho de discutir isto com um advogado. Ate' posso aceitar uma coisa do tipo, mas quero ter a certeza ABSOLUTA de que o dinheiro ser-me-a restituido no final do contrato...

    Eu nunca aceitaria isso. Quem me diz que os senhores depois devolvem o dinheiro? E se abrem falência? E se fogem para o estrangeiro e nunca mais os vê? E se há um desacordo qualquer e por vingança retêm o dinheiro? Tanta coisa que pode acontecer... é que uma vez do lado de lá, só o tribunal pode obrigar à devolução. E já sabemos como é que a justiça funciona nestes casos...

    O que sugiro, se houver dinheiro para desembolsar logo esses 6 meses: divida esses 6 meses por 2, 3 rendas iniciais e 3 rendas finais.
    Ou seja, não "paga" os primeiros 3 meses e não "paga" os últimos 3 meses (porque são pagos aquando da assinatura do contrato). Dessa forma, o senhorio tem a garantia em como pelo menos os 3 meses finais estão do lado de lá.
    Mais do que isso, acho abusivo e é preferível passar à frente e esquecer essa casa, o que não falta para aí agora são opções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
    •  
      FD
    • 9 outubro 2012

     # 27

    Colocado por: bel99O que é certo é que por mais fiadores, cauções ou rendas que peça corre sempre o risco que lhe calhar a fava e ter mau pagadores

    Os maus pagadores fogem das dificuldades. Para eles é quase indiferente que casa é ou como é que está, já sabem que dali a uns tempos estão dali para fora... por isso, procuram sempre quem não exija muito.
    Aliás, um dos alvos preferidos acredito que sejam os senhorios "virgens". Estranhamente, quando tinha a minha casa à venda, recebi algumas propostas para arrendar - achei aquilo estranho na altura porque em lado algum tinha anunciado qualquer possibilidade de arrendamento mas, depois com o tempo, percebi mais ou menos o que se passava.

    Se alguém sério estiver mesmo interessado numa casa apresenta contra propostas. Depois, depende da razoabilidade do senhorio em analisar essas contra propostas.
  6.  # 28

    Outra questão:
    Se arrendar a casa perco o direito a isenção do IMI ?

    Obrigado
    •  
      FD
    • 10 outubro 2012

     # 29

    Sim.
  7.  # 30

    Outra questão: E se entretanto durante o arrendamento me aparecer uma proposta para a venda da casa? posso fazer visitas e vender a casa?

    Obrigado
  8.  # 31

    Poder pode mas o novo proprietário herdará o contrato de arrendamento...
  9.  # 32

    Colocado por: bel99Poder pode mas o novo proprietário herdará o contrato de arrendamento...


    Obrigado
 
0.0121 seg. NEW