Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Colocado por: santiago40

    Só para você ter uma oportunidade de vim mandar a habitual posta de pescada mal cozida?

    e para que quer dar aso a que isso aconteça?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  2.  # 202

    Colocado por: J.C
    Para coçar-se?? :-))
    Não estava a contar! Confesso que me saiu uma bela gargalhada!!!

    Colocado por: J.CEntão concorda em pintar (quartos) com tinta de areia???

    Há algum problema? Ou é apenas uma questão de gostos?
    • J.C
    • 27 janeiro 2013

     # 203

    Colocado por: JoseBlino
    Há algum problema?


    Nenhum...Cada um, em sua casa é Rei!

    Colocado por: JoseBlino
    Ou é apenas uma questão de gostos?


    De gosto, ou falta d'ele....
    1º não é higienico, agarra-se tudo!
    2º passa/raspa um braço/mão magoa-se!
    3º para crianças a correr, uma maravilha!
    4º Tem de ter um potente aspirador....Sim porque com paninhos não vai conseguir limpar (coitada da Maria) o pó!
    Hhhaaaaaaaaaa!!!!! Depois, esperimente matar moscas e melgas nessas paredes. :-))
  3.  # 204

    Já agora como se faz o remate quando existem caixas de estores que ficam dentro da parede de gesso cartonado? Leva alguma tampa ou assim?
  4.  # 205

    Colocado por: stakerJá agora como se faz o remate quando existem caixas de estores que ficam dentro da parede de gesso cartonado? Leva alguma tampa ou assim?


    Boas,

    Estou neste momento a tratar disso, e é um pincel.

    Para a parte superior, aquela caixinha lá de cima, usei um tubo em pvc de 3cm para fazer a ponte entre a parede e o gesso laminado. Depois hei-de cortar o tubo à medida para ficar a tocar na placa de gesso, e por fim, leva a peça que existia, mas fixa no gesso laminado. O tubo meti por precaução, para não enrolar na lã mineral.

    Para a parte de baixo, onde se puxa a roldana, comprei umas caixas de plástico, mas ainda à pouco estive a cortar uma para ver como aquilo fica, e já percebi que vai ser manhoso, mas tem de ser - para a lã não tocar (e não enrolar) na fita. A caixa é maior que o buraco que tenho na parede, portanto cortei a caixa á medida, de maneira que fique encostada à parede, e fique na linha do acabamento em gesso laminado.

    Amanhã posso meter umas fotos, deve ser mais fácil para você perceber o berbicacho.

    :)

    Mas se existe outra solução, mais eficaz, digam, porque esta minha ideia é mesmo de recurso.
    •  
      alv
    • 27 janeiro 2013

     # 206

    Vivam!

    Um à parte. Acabei de montar as pastilhas, coisa realmente simples e que qualquer um pode fazer em casa, mas quando me queixava entre dentes de quão cara era uma mudança de pastilhas, dou a mão à palmatória, pois um simples jogo dos mais básicos, quase 50€! É obra, por assim dizer.
    Talvez um tópico sobre a manutenção DIY.
    Tentando colocar a conversa em dia, continuemos para não poluir.
    Em relação à questão da colocação de perfis nas costas dos de remate da janela, não há necessidade, a menos que coincidisse com a emenda, coisa que não deve ser o caso. A este propósito, Santiago, você está a cumprir a modulação dos // 40cm? É que a olho, não parece, mas está a proceder assim, imagino.
    Quanto à questão da mudança ou não das janelas antes ou depois das janelas, nunca opinei sobre isso, mas reparem que embora em termos relativos as percas na área da janela sejam maiores, mais intensas, em linguagem corrente, a área das paredes é muito maior, e com percas embora menores , menos intensas, como a área é maior, eu apostaria sempre por começar pelas janelas, até pela quantidade de dinheiro que é necessário investir num e noutro sítio. Por outro lado, temos o facto da janela, embora antiga e pouco eficiente face às actuais, resolve e acresce-se a isso o facto de estar protegida por estore exterior, que em última análise até pode dispensar só por si a substituição da janela.
    Por fim, em relação à questão da fixação dos perfis verticais. Um dos motivos é mesmo a questão das possíveis dilatações, havendo muitos outros, sendo o mais importante a facilidade de ajuste aquando da montagem e outro a flexibilidade que provoca aquando dos movimentos estruturais da estrutura em que está fixa a divisória.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braga68, santiago40
  5.  # 207

    Boas,

    Modulação de 40, confirmo, apesar dos perfis nas fotos andarem sempre a dançar de um lado para o outro :)

    Como já deve ter percebido ando a tentar resolver o pincel das roldanas dos estores, e em boa hora meti as mãos nisto, porque acho que vou reforçar aquelas zonas (cima/baixo) com mais perfis, ou com uma camada extra de gesso laminado, só nessas zonas, para aguentar a pressão que vai ser os miudos a puxarem aquilo a mil à hora.

    O que lhe parece?
    •  
      alv
    • 27 janeiro 2013

     # 208

    Vivam!
    Ainda bem que coloca o problema. Assim podemos ir esclarecendo.
    Essas zonas são consideradas zonas de concentração de esforços, pelo que têm de ser reforçadas com um aro de "ferralha" Termo geralmente usado para a perfilharia em geral.
    Tem duas hipótese: ou faz já reforçando À volta da caixa da roldana de enrolamento uma espécie de aro que pode suportar contra o perfil mais próximo, ou durante a colocação das placas fixar esse reforço à placa, depois de aberto o buraco da caixa.
    Em cima, junto à ombreira, nas corrediças tem de deixar também um pedaço de ferralha para poder apertar a peça.
    "Fassam" parte.
  6.  # 209

    ALV,

    :) Desculpe mas desta vez fiquei mesmo a nora e nem nas imagens do Google me safo.

    Tem aí alguma referência visual? Ficava agradecido.
    •  
      alv
    • 27 janeiro 2013

     # 210

    Vivam!
    Falha minha, realmente não tenho.
    Vejo amanhã no escritório ou faço um esquema.
    A ver.
    "Fassam" parte.
  7.  # 211

    ALV, agradecido!

    Entretanto e voltando ao tema do esquema de montagem das placas, a minha esposa deu a ideia de fixar no sistema abaixo, mas isto é seguro? A ideia dela é fazer com que se fixem 2 placas inteiras à esquerda e à direita (recortando com o serrote a zona da janela, tal como vimos em alguns vídeos das marcas) e fazer o remate a meio, na zona amarela.

    Ela tem razão numa coisa - as paredes/chão/tecto são tão tortos que vai ser quase impossível acertar com as medidas a fazer um pré-corte.

    O que lhe parece?

    EDIT: Deste modo a zona de roldanas dos estores (topo/base) ficam fixos numa placa fixa à direita.
      quarto-minorcas-pladur-4.jpg
    •  
      alv
    • 28 janeiro 2013

     # 212

    Vivam!

    Santiago, nada disso. Pior que ir em conversas de patos bravos que colocam vídeos é ir em conversa de mulheres!:)
    Mas não, de certeza que não existe nenhum vídeo com essa sistema que seja de alguma marca, a menos que seja "imbenção".
    As placas são seguidas e como começou da esquerda para a direita é assim que tem de continuar. O corte é a cisa mais fácil, pois aplica a primeira placa inteira, sem qualquer corte. Com ela no sítio, (não se esqueça dos calços para a levantar contra o tecto e deixar a folga no pavimento) faz dois cortes a serrote na horizontal, servindo-se dos perfis que estão por trás como guia. De seguida com o X-acto pelo dorso da placa faz a incisão e com um movimento seco, parte o pedaço da placa correspondente ao buraco da janela. ficando, por assim dizer com uma portada em gesso! Corta o cartão pela frente e tem a primeira placa com o buraco da janela.
    De seguida aplica a segunda placa, também inteira, também sem corte e pelo buraco que ficou na janela feito na primeira procede da mesma maneira e fica apenas o remate do lado direito da parede. Nesse é que tem de cortar uma tira de placa de alto a baixo por forma a completar o revestimento da parede.
    Vou procurar uma foto dos reforços, que suponho não ter. A ver.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  8.  # 213

    :)

    Assim será, até porque já tinha visto isto consigo... mas sabe como são as mulheres: "bora lá imbentar um pouco para poupar 1/4 de placa...!". Ah e a referencia aos vídeos era precisamente sobre a técnica de cortar com o serrote - e não à disposição das placas ;)

    O tal serrote, é melhor serrote mesmo, ou uma serrinha tipo faca, mais pequena? Como sabe eu não tenho isso e já que vou comprar...
    •  
      alv
    • 28 janeiro 2013

     # 214

    Vivam!
    Qualquer coisa serve, pelo que não necessita de ir a correr comprar. Até um serrote velho! A menos que seja como eu que sirva de desculpa para ir À loja de ferramentas ver as "gajas" e trazer uma novinha em folha lá para casa.
    "Fassam" parte.
  9.  # 215

    Colocado por: alvVivam!
    Qualquer coisa serve, pelo que não necessita de ir a correr comprar. Até um serrote velho! A menos que seja como eu que sirva de desculpa para ir À loja de ferramentas ver as "gajas" e trazer uma novinha em folha lá para casa.
    "Fassam" parte.


    Acredite, acho nem serrote velho tenho por aqui! Vou ver à cave, andam por lá umas coisas escondidas e provavelmente o serrote também está lá em baixo.

    :)
  10.  # 216

    ALV, acha que isto funciona assim? Com canais a reforçar um novo perfil - distante do existente em 10cm?

    Basicamente fazer uma "moldura" como fiz nos remates da janela, com os canais dobrados.
      roldana.jpg
    •  
      alv
    • 28 janeiro 2013

     # 217

    Vivam!
    É exactamente assim. falta-lhe cortar duas peças de canal que unem um perfil ao outro e ode vai, mais tarde apertar o espelho da roda de recolha e prisão da fita.
    O montante do lado direito, na totalidade é dispensável, mas os verdadeiros profissionais fazem assim, até porque serve de base para usar o mesmo sistema em cima junto à guia da fita.
    Temos homem, continue e "fassa" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  11.  # 218

    Boas,

    Usei somente uma peça de canal cortada para testar isto.

    Mas se calhar podia (devia) ter cortado logo 2 peças com as medidas certas e ficava pronto :) Mas é isto, não é? Desde que as peças de canal batam certo com a "caixa" feita na placa, e confirmando que os parafusos da roldana se enterram depois nestas peças dos canais.

    Será?
      er4.JPG
  12.  # 219

    Boas,

    Pequeno update:

    O "problema" de posicionamento e fixação das roldanas dos estores está resolvido e a Lã mineral Knauf 8cm ESTÁ colocada na parede. Usei luvas, mangas compridas, óculos de protecção e máscara e estou normal, nem comichão nem nada. A lã liberta um pequeno pó, e tem um cheiro estranho, mas nada de mais. Entretanto, e como tenho que esperar pelo ajudante para trazer as placas de gesso para o 3º andar, decidi colocar uma película de protecção (temporária) para aquele pó não andar pelo quarto/casa. Usei um plástico de 5x4 metros e ficou bem isolado em toda a volta.

    A Lã é de 8cm e quando se desenrola "cresce" mesmo. Parece mais fina e depois fica muito mais larga. Tive o cuidado de a deixar passar bem para trás dos perfis, de modo a que "encha" aquele espaço na totalidade. Como Como em tudo o que se faz pela 1ª vez, cometi alguns erros de rookie, como por exemplo cortar algumas fiadas meio a olho, e claro, depois a coisa não fica a 100%. :) Mas o conjunto final está bem porreiro e parece-me que, tendo as devidas precauções no antes/durante/depois, o uso de lã de vidro com barreira pára vapor (esta é da Knauf Ecose 8cm + papel Kraft) é de facto uma boa aposta para este tipo de isolamentos.

    Agora resta aguardar pelo ajudante para trazer as placas de gesso para cima, para começar a cortar/colocar na parede.

    Assim que tiver novidades posto aqui.
      DSC08310.JPG
  13.  # 220

    Boas,

    Pergunta da ordem para o ALV:

    Na zona do rodapé das placas de gesso, devo colocar um selante tipo silicone, a tal espuma PU, ou outro?

    Nas laterais, zona de contacto com parede, é para fechar com massa + fita lisa? Ou posso usar a tal fita "dos malandros" que falámos lá mais atrás?
 
0.0205 seg. NEW