Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    aqui está criado, vou tentar transcrever depois do outro topico.
  2.  # 2

    Boas!

    Pelo que me parece há trabalhos do John onde ele usa diferentes tipos de aço na mesma peça, contudo, dá-me a impressão que é uma questão mais estética, para ficar com aquele zebrado que se vê em algumas facas. Pelo que tenho lido por diversos países é que se utiliza o aço mais adequado para a finalidade da peça, não vários tipos para a mesma peça. Hoje descobri por aqui uns 50 cm de barra 100x20 mm em aço k100, aço muito duro, cerca de 2% de cobalto, infelizmente para mim só dá para temperar em forno... Lol
  3.  # 3

    eu só lá para o ano é que consigo começar a lidar com essas coisas, mas tenho fé que vou conseguir fazer umas boas facas para mim.
  4.  # 4

    Colocado por: Rui A. B.para ficar com aquele zebrado

    Pensei que esse padrão devia-se ao torcer a peça e voltar a moldá-la...
  5.  # 5

    Colocado por: nandogonca
    Pensei que esse padrão devia-se ao torcer a peça e voltar a moldá-la...


    E também será, mas repare, se o material for todo igual e com o mesmo tom não ficaria zebrado. Mas isto sou eu que digo... Que não percebo nada disto!
  6.  # 6

    se reparar nos videos do john quando ele está a fazer a machada, primeiro faz o "Olho" onde vai ficar o cabo e depois coloca uma outra tira de metal para fazer a lamina, logo a meu ver e dos vários videos que já vi e dos fóruns e blog por onde passei todos dizem a mesma coisa "são misturas de vários metais" e que só assim se consegue uma boa peça.

    se um metal é duro, não ganha fio, logo não corta bem

    se o metal é macio, ganha fio mas o mesmo fica logo virado porque não tem resistência.

    quando o meu avo queria comprar uma machada/faca/fouce/etc... deslocava-se á feira e na hora de escolher pegava en duas peças e batia as laminas uma contra a outra, fio contra fio. a que não deixa-se entrar a outra éra a que ele escolhia, esta técnica éra utilizada por quase todas as pessoas, mas tinha de ser feita ás escondidas do vendedor, senão este ficava muito chateado porque as peças ficavam meladas.
  7.  # 7

    O metal duro ganha fio, o problema do aço duro, tipo aço de ferramenta, é que pode partir mais facilmente. Por isso é que até há quem dê a tempera só na parte do fio, precisamente para o aço do resto da peça não ficar tão duro/inflexível.

    De qualquer das formas vou ler mais umas coisas e aprofundar mais...
  8.  # 8

    expressei-me mal nesse ponto, o que ganha fio é fragil, daí o meu avo ficar com a peça mais dura, percebe.
  9.  # 9

    Colocado por: ultrahipermegaexpressei-me mal nesse ponto, o que ganha fio é fragil, daí o meu avo ficar com a peça mais dura, percebe.


    Sim, mas tanto os duros como os macios ganham fio, o segredo é que os que têm cobalto, os duros, quando bem temperados, preservam o fio durante muito tempo. O problema é que quanto mais duro mais difícil é de trabalhar, seja na forja ou na tempera...
  10.  # 10

    pois caro rui, isso só mesmo experimentando para se descobrir.
  11.  # 11

  12.  # 12

    Building A Blacksmith Forge / wranglerstar

  13.  # 13

    o melhor material para fazer facas são as molas das carrinhas, aquelas molas que fazem de amortecedor.
  14.  # 14

    Ai sim? Desconhecia.
  15.  # 15

    e dizem que uma boa fonte de carbono entre outros componentes para temperar o aço é o óleo de carro usado , rico em tudo ...
  16.  # 16

    Óleo em aço escaldante? Não sei se isso dava bom resultado.
  17.  # 17

    é mas conheço um velhote que forja aço faz peças e tempera com isso , e claro tem a sua técnica , não é banhar nem atirar lá pra dentro lol mas sim colocar muito lentamente e retirar igualmente passando varias vezes entre o óleo e o lume , mas o óleo tem que ser usado .
  18.  # 18

    Som essa técnica do óleo é para provocar um choque térmico no metal a fim de ele ficar mais duro, o john faz isso na neve, que ainda é mais agressiva. Em tempos encontrei o site de um brasileiro que fazia espadas e o maluco fazia tempra com nitrogénio liquido, aquilo ficava mesmo a top, mas não guardei os vídeos nem as explicações do gajo e o site entretanto foi ao ar.

    Se o óleo usado é melhor que o óleo novo, aí já me deixa um pouco reticente, o que acontece é que se usa óleo queimado porque para o afeito serve perfeitamente, deixando de ter necessidade de se usar óleo novo, o óleo usado por sua vês vai fazer com que o metal escureça mais, pois vai absorver algumas partículas de óleo e corar.

    A ver se tenho tempo de organizar isto e de colocar aí uns documentários que gravei uma altura do discovery chanel.

    No youtube encontra-se uns videos da fabrica de garrafas de alta pressão (mergulho, extintores de co2, garrafas de gaz, oxigenio, etc) se procurarem por scuba tank vau aparecer imensos e estes tb fazem a tempra das garrafas com oleo, são aquecidas uniforme-mente num forno e depois banhadas logo de seguida em óleo frio, assim é o aço fica temprado, porque se só aquecer-mos o aço e o deixamos arrefecer naturalmente não estamos a fazer nada.

    Da mesma forma que se aquecermos uma faca ela vai perder a tempra e não ganha fio, porque aqueceu e arrefeceu sem bloquear a reacção.

    offtopic:

    sabem como se faz o vinho do porto? quando o vinho está a ferver mistura-se uma grande quantidade de bagaço para parar a fermentação, assim o vinho fica doce e não volta a ferver... no aço é mais ou menos a mesma coisa.
  19.  # 19

    Não esquecer que depois da tempera tem que se fazer o revenimento, um processo que é um aquecimento em forno/forja e seguido de arrefecimento natural, esse processo faz com que o aço atinja as melhores características. Se a peça for só temperada o aço fica tão duro que pode partir, com o revenimento aumenta a flexibilidade.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  20.  # 20

    exactamente Rui, esquecia-me desse ponto.
 
0.0185 seg. NEW