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      alv
    • 17 fevereiro 2013

     # 261

    Viva!
    Obrigado pelo apoio. Hoje já desisti.
    Parece-me que aquilo é mesmo um mau contacto e localizado junto aos contactos do switch e do reset. Deve ser uma das avarias que descreve, mas não ter´+a nada a ver com fonte de alimentação nem com RAM nem com placa gráfica, pois é só naquele sítio que aqueço e que passa a funcionar. Repare no bico do aparelho de soldar, que aquece apenas a 150º e com o jacto dirigido para aquela zona e funciona. Enquanto está "quente" funciona isto é liga e desliga, mas quando arrefece, não liga, pura e simplesmente. O que me aborrece é que é daquelas avarias que quem sabe resolve sem necessidade de substituir por novo, mas nas casas dos computadores, nem sequer se dão ao trabalho de perceber o que se passa sendo que a solução é sempre novo e pronto.
    Faz-me lembrar uma ocasião com o sistema de alta voz do meu carro que enguiçou. Lá fui para a marca saber o que poderia ser, parecendo-me que aquilo não passava de uma formatação ou programação qualquer. Resposta, é o Bluetooth que avariou e tem de ser novo. Fui a mais dois "especialistas" e nada tem de ser novo. Quase a desistir e desembolsar cerca de 400€ comecei às voltas na net e num site russo, descobri que se podia fazer um reset ao módulo de Bluetooth. Feita a operação, lá voltei ao concessionário a deitar caveiras pela boca reclamando da incompetência dos serviços, etc, ao que me responderam que nem sabiam que podiam fazer um reset ao aparelho e se eu lhes ensinava como era que se fazia! Isto irrita-me solenemente e acontece amiúde. Já vos contei que é vulgar com os aparelhas a lazer em que normalmente são simples fios partidos ou desoldados e eles nos próprios representantes nem sequer se dignam tentar reparar.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: MDA, two-rok
  1.  # 262

    Colocado por: alvJá vos contei que é vulgar com os aparelhas a lazer em que normalmente são simples fios partidos ou desoldados e eles nos próprios representantes nem sequer se dignam tentar reparar.

    Isto é a sociedade do consumismo... O que interessa é vender, para a produção em massa fazer sentido...
    Agora imagine para onde vai todo esse lixo electrónico...
    • civismo
    • 17 fevereiro 2013 editado

     # 263

    Isto acontece porque o consumo é tão barato que na maioria das vezes nem vale a pena perder tempo com a investigação ...

    Praticamente tudo tem arranjo... o problema é que cada vez menos coisas valem a pena reparar !

    Ainda noutro dia o meu colega desmanchou um DVDRW da LG para lhe sacar o laser, para uma engenhoca.. fiquei pasmo com a quantidade de tecnologia que aquilo tem, ao nivel dos prismas opticos e tal... é incrivel como algo tão sofisticado consegue chegar à europa por pouco mais de 10€, ja com transporte !

    Se uma drive destas fosse totalmente made in europe, teria que custar pelo menos 250€
    Concordam com este comentário: two-rok
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    •  
      alv
    • 18 fevereiro 2013

     # 264

    Vivam!
    Hoje de madrugada, lá fui verificar se funcionava o maldito. Arrancou à primeira, mas à segunda nem sinal!
    Chegado ao escritório fui àquela caixa de coisas de informática com coisas que deviam ir para o lixo mas que não vão porque podem dar jeito. Espanto meu, uma moderboard exactamente igual! Parecia milagre, é que já mudámos tantas que não me lembrava daquela. Telefonei logo para o informático que me dá as dicas a saber se poderia mudar, limpei, mudei tudo e ficou novo!
    É claro que tenho a pedra no sapato relativamente À anterior que funciona apenas depois de aquecer a zona de ligação dos switch´s, mas já é perder tempo demais e ficou a experiência de dessoldar e soldar uma peça tão pequena.
    Obrigado pelas dicas, e reafirmo a pena que o Civismo não viva nas minhas bandas. Estava "quilhado" comigo!

    "Fassam" parte.
    • civismo
    • 22 fevereiro 2013 editado

     # 265

    Boas!

    Novidades do toshiba A300 que não passava do logotipo inicial da toshiba!

    Tal como muitos sugeriram que pudesse ser bios, encomendei uma à Lizbit, a qual veio amavelmente já programada.
    Nunca tinha trabalhado com eles , mas são 5 estrelas, recomendo !

    Nunca tinha trocado um chip destes de bios, então foi uma experiencia nova para mim - até porque é mais delicado do que trocar os Mosfets de 8 pinos .
    Com um ferro de soldar com ponta fina fez-se muito bem, foram 5 minutos!
    Ligo e pimba, foi à primeira! Foi um "YES!" bem alto, daqueles que nos fazem sentir os maiores cá do bairro por breves instantes !!!

    Mas foi sol de pouca dura, pois ao arrancar o meu disco-do-win8-que-arranca-em-todo-o-lado , crashou no arranque do windows, e rapidamente percebi que estava com o sintoma classico do nec / tokin, em que funciona bem ligado à bateria, mas ligado ao transformador crasha-se.
    Conclusão: O Problema inicial desta board era a bios, eu fui mudar os condensadores e como aproveitei condensadores de outra board,provavelmente apanhei um que não estava bom e acabei por estragar uma parte que não estava boa!

    Entrentanto fiz merd* da grossa : ao experimentar condensadores devo ter curto-circuitado a zona dos condensadores , o que levou a queimar um Mosfet dos que alimentam o processador.
    E o mais grave nem foi isso, pois já o troquei, o problema é que acho que queimei o chipzinho da entrada que faz a gestão de carga da bateria...
    Enfim, fui o herói cá do bairro por breves momentos, mas o final meti isto para o lado e acabei a noite a arranjar ecrans LCD-TFT de 17" , para relaxar ...
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    • kalu
    • 22 fevereiro 2013

     # 266

    Boas.
    Epá ... isso estava a correr tão bem, são coisas que acontece, por vezes basta um descuido e corre mal, tive casos que já tinha descoberto parte das avarias, e a injetar tensão nos circuitos para ver se havia mais avarias... provocava um custo nun sitio qualquer... é a eletrónica... só que faz reparações é que sabe o que falo!

    Mas não desista por ai, o melhor é colocar condensadores novos e verificar os dois fusíveis o de entrada e o da bateria. Não desanime...
  2.  # 267

    Colocado por: kaluBoas.
    Epá ... isso estava a correr tão bem, são coisas que acontece, por vezes basta um descuido e corre mal, tive casos que já tinha descoberto parte das avarias, e a injetar tensão nos circuitos para ver se havia mais avarias... provocava um custo nun sitio qualquer... é a eletrónica... só que faz reparações é que sabe o que falo!

    Mas não desista por ai, o melhor é colocar condensadores novos e verificar os dois fusíveis o de entrada e o da bateria. Não desanime...


    É verdade, na electronica a linha que separa o sucesso do insucesso é por vezes muito muito ténue ...

    E a linha que separa as horas perdidas do ter valido , do não ter valido a pena também é igualmente ténue.

    Neste caso acredito que o problema seja mesmo do tal IC que contrala a carga da bateria, pois neste momento ele não liga nem puxa corrente para carregar a bateria.
    E há 2 condensadores minusculos a volta desse IC que estão em curto, no entanto acho que não serão os condensadores em curto , mas sim o IC em si que está a dar essa informação.
    Em todo o caso não consigo mudar um chip tão pequeno, mas vou tentar levantar esses condensodares so para ter a certeza que eles nao estao em curto

    Seja como for é daquelas cenas lixadas ... tou sempre a impor a mim mesmo o "se está a demorar mais do que 1 a 2 horas, lixa-te para isso e passa para a proxima"... mas depois fico com os dilemas ... "hum, podia experimentar mais ainda a fazer tal, tal e tal "...
    Como vocês fazem? São rigidos no tempo que perdem em cada board, ou o entusiasmo / curiosidade leva-vos por vezes a gastar imensas horas ?
    • kalu
    • 22 fevereiro 2013

     # 268

    Uma dica... quando medir componentes ligados ao cpu, remova o CPU, pois dá quase sempre indicação de curto circuito, apesar de não se dever medir componentes em circuito, basta haver uma bobina por perto e dão todos valores estranhos.

    REGRA Nº 1 -DEVE-SE SEMPRE MEDIR COMPONENTES FORA DO CIRCUITO

    Nestes casos costumo, encostar as placas um dia ou dois, depois verifico mais uma vez, por vezes com a cabeça masi "fresca" encontramos avaria que até são simples, não vale a pena insistir, só pioramos a situação, como eu costumo dizer, "fica a assentar as borras" depois vejo com calma...
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  3.  # 269

    Kalu (ou quem souber): é habitual os condensadores cilindricos SMD terem problemas ?
    Tenho aqui um HP DV5000 , o qual liga mas não dá imagem.

    Alguns condensadores parecem mais inchados que outros, mas pode ser mesmo do modelo em causa ...

    Os condensadores em causa sao parecidos com esses da imagem abaixo
      SMD_Electrolytic_Capacitor[1].jpg
    • civismo
    • 23 fevereiro 2013 editado

     # 270

    Complementando o que tinha escrito ha pouco, afinal tenho ali outra board igual (LA-3181P) , a qual estive a testar e os sintomas são os mesmos:

    >Liga tudo normalmente como se fosse dar imagem, mas não chega a dar - e o consumo não ultrapassa os 0.5A
    >Se baixar a tensão para 15V, uma dela arranca, gasta até 2A, mas desliga-se após uns 15 segundos.

    Serão condensadores ?
    Com o tal aparelhometro de medir ESR poderia chegar a alguma conclusão neste caso ?
      DSCF3092.JPG
      DSCF3093.JPG
      DSCF3095.JPG
    • kalu
    • 24 fevereiro 2013

     # 271

    Não parece condensadores... essa mb tem GPU Nvidia go7000 series ?
    Se for ATI... pode ser a mesma coisa, mas parece-me northbridge ou gpu... é tentar um reflow com fluxo só para testa, se der reballing no chip responsavel.
  4.  # 272

    Obrigado, Kalu!
    Quanto mais anos tenho disto, chego à conclusão que menos percebo ....
    Então não é que entrentanto fui buscar outro processador (AMD 37) e estão as duas a trabalhar lindamente, e a correr um disco com o win7 ???
    Ah, então era o processador! Queriam! Voltei a meter o processador original (AMD 32) e estão ambas impecaveis, ja montei e desmontei e troquei e o caraças e está tudo rock solid
    Vou fechar um deles, e vou ver no que dá ...

    Cada vez percebo menos os computadores e a electronica.... não bastava já cada vez perceber menos as mulheres, agora junto.lhe isto :)
  5.  # 273

    Podia ser alguma mau contacto no Processador.... e agora que mexeu já não faz.....
    • kakai
    • 24 fevereiro 2013

     # 274

    olá,

    Alguém me consegue ajudar com um problema num portatil? sei que é dificil com poucos elementos mas vou tentar explicar:

    O pc começou por ir abaixo várias vezes com o ecran azul, quando estou na internet demora uma eternidade a ligar e a maioria das vezes não liga. detect a rede wireless, diz que está ligado mas não tenho net.

    Já o formatei várias vezes mas continua muito lento, não apanha net, e ao fim de um tempo aparece o ecran azul e reenicia.

    È um asus k52j.

    Alguem tem alguma ideia do que possa ser? ainda pensei que fosse de estar quente mas já o desmanchei para limpar a ventoinha e agora a temperatura está normal.

    Obrigado
    kakai
    • kalu
    • 24 fevereiro 2013

     # 275

    Boas.
    Civismo - há alguns modelos que temos que fazer reflow ao socket do CPU, especialmente no AMD, podes ter problemas nas soldadura BGA do Socket...

    Kakai - para te poder ajudar necessito dos seguintes elementos :
    - Qual o CPU ( se for amd ver modelo certo)
    - Model number do pc
    esse modelo a MB só tem um slot de memória ou dois, tem quantas memórias...
    Já testas-te sem placa wirelss? a ver se não bloqueia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
    • kakai
    • 24 fevereiro 2013

     # 276

    Colocado por: kaluBoas.
    Civismo - há alguns modelos que temos que fazer reflow ao socket do CPU, especialmente no AMD, podes ter problemas nas soldadura BGA do Socket...

    Kakai - para te poder ajudar necessito dos seguintes elementos :
    - Qual o CPU ( se for amd ver modelo certo)intel core(TM)i3 CPU M370 2.40GHz
    - Model number do pcASUS k52J
    esse modelo a MB só tem um slot de memória ou dois, tem quantas memórias...tem 2 e tem 2 memorias
    Já testas-te sem placa wirelss? a ver se não bloqueia?
    Não
  6.  # 277

    Kakai, na minha opinião devias antes do mais correr o HDD TUne para ver se tens algum problema no disco
    Saca aqui o gratis ( hdtune_255.exe ) : http://www.hdtune.com/download.html

    E depois devias testar com apenas uma ram de cada vez , pois pode ser uma ram marada

    E só depois passavas para a secção dos problemas na motherboards :P

    Outra coisa: Esse portatil ja esta fora de garantia ?
      cbe23e5b_HDTune_Error_Scan_SAMSUNG_HD103UJ[1].png
    • civismo
    • 25 fevereiro 2013 editado

     # 278

    Colocado por: kaluBoas.
    Civismo - há alguns modelos que temos que fazer reflow ao socket do CPU, especialmente no AMD, podes ter problemas nas soldadura BGA do Socket...


    Boas! E excluis completamente que um caso destes possam ser condensadores ? Estes cilindricos costumam avariar ?
    Por acaso ainda não o liguei desde que escrevi ali atras, quis deixar passar 2 dias para arrefercer bem :) Ligo-o novamente amanhã .
    Espero bem que esteja fixe, pois estes HP DV5000 são um pesadelo de montar / desmontar... têm muitos detalhes, na pratica demorei para ai o dobro do que é habito .
    Ha portateis bem lixados ... por ex, detesto os HP 9000 / 9500 ... e quase todos da sony !

    Voltanto a falar em condensadores, estou interessado em comprar um medidor de ESR.
    Isso é mesmo fiavel, ou dá muitas vezes resultados inconclusivos ?
    E tipo, o que é que posso fazer com um medidor de ESR , e o que não posso fazer com um medidor de ESR ?

    Duvidas:

    >Posso usar para medir os condensadores em forma de paralelepípedo das boards dos portáteis ?
    >Posso usar para medir os condensadores cilindricos SMD das boards dos portáteis -tal como os das fotos ali de tras ?
    >Posso usar para medir os condensadores Electroliticos das Boards dos Desktops, mesmo valores elevados, tipo 1500, 2200, 3300 ?
    >Posso usar para medir os condensadores em fontes de alimentação comutadas, por ex os dos monitores LCD ?

    Entretanto achei estesa artigos / conversas interessantes:
    http://www.micro8051.com/diversos/Elektor217_ESR_meter.pdf
    e
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=457813

    E por ultimo, a net tá cheia de aparelhos desses... quais as diferenças / Vantagens / Desvantagens daquele que referiste em relação aos que polulam na net ?
    Obrigado !
    Não estou cheio de guita para esbanjar, e como sou pobre gosto de escolher bem para ter que gastar só uma vez :)
    E reconheço que para os trabalhos que as vezes faço é capaz de ser um bom investimento, e que se paga a si mesmo.

    ( O teu ESR Tester : http://www.lizbit.pt/shop/product.php?id_product=412 / http://clientes.netvisao.pt/greenpal/manual_pt_up.pdf )
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      $(KGrHqZHJEsE-lYr-5pKBP)bVC2c5g~~60_57[1].JPG
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      100uf_ok_n_0[1].jpg
  7.  # 279

    Bom dia

    Tenho uma varinha mágica da marca Taurus,modelo Bapi 850. Há dias, enquanto passava umas coisas o motor começou a falhar, ou seja, ficou intermitente. Estes motores levam escovas? Não me parece mau contato no interruptor.
  8.  # 280

    Colocado por: braga68Bom dia

    Tenho uma varinha mágica da marca Taurus,modelo Bapi 850. Há dias, enquanto passava umas coisas o motor começou a falhar, ou seja, ficou intermitente. Estes motores levam escovas? Não me parece mau contato no interruptor.



    Ui, nao faço ideia ... mas assumo que tenham escovas, pois são motores muito nervosos / com força.
    Isso dá para abrir, ou vem selado ?
    E não será que falha quando abana o cabo, sobretudo na zona em que o cabo entra para dentro do aparelho?
    Estou interessado em ajuda-lo com isso, pois se a varinha é mesmo mágica, então quando estiver boa vou aproveitar para efectuar alguns desejos para tentar concretizar com a sua varinha magica :)
 
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