Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Coloquei piso radiante elétrico e agora estou doida com a conta da EDP!
    Queria entender o que afeta o consumo para depois poder otimizar.
    É uma casa de fim de semana e temos tido os aquecedores desligados durante a semana e ligamos na sexta à noite quando chegamos. Para aquecer mais rapidamente, ligamos a 30º e depois baixamos para 22º.
    Há outra hipótese de deixar sempre ligados no minimo de 15 ou 16º e subir para os 20 ou 21º quando lá estamos.
    Mas o que faz disparar o consumo? É por a 30º ou é a potência do aquecimento?
    Desculpem a ignorância.
    obrigada
  2.  # 2

    • eu
    • 3 março 2013

     # 3

    Colocado por: ipimentarColoquei piso radiante elétrico e agora estou doida com a conta da EDP!

    Mas estamos a falar de que valores?
  3.  # 4

    Ninguem a avisou que isto ia acontecer???
    Casos destes é o que à mais... preferem piso eléctrico porque é mais barato, mas não tem a ideia do consumo depois...
    Claro que pode:
    A-ter mais frio e baixar a temperatura do termoestato.
    B-tentar usar isso só vom bi-horaria - horas de vasio , que dependentemente do isolamento e inercia que tiver a casa vai dar em mais frio.
    C-Desligar o sistema e eventualmente comprar AC's
  4.  # 5

    Colocado por: ipimentarÉ uma casa de fim de semana e temos tido os aquecedores desligados durante a semana e ligamos na sexta à noite quando chegamos. Para aquecer mais rapidamente, ligamos a 30º e depois baixamos para 22º.

    Mas o que faz disparar o consumo? É por a 30º ou é a potência do aquecimento?

    respondendo directamente á sua pergunta, o que gasta mais é seleccionar uma temperatura acima do desejado,

    o que deve de fazer é seleccionar a temperatura que pretende e deixar o sistema ajustar-se automaticamente.

    Há outra hipótese de deixar sempre ligados no minimo de 15 ou 16º e subir para os 20 ou 21º quando lá estamos.

    se a utilização é esporádica acho que não teria qualquer vantagem nisto, estaria a consumir sem qualquer uso

    mas pode ter alguma vantagem em ter um qualquer sistema (por exemplo domotica ou até algum sistema de recepção de sinais telefónicos via GSM) que lhe permita ligar alguma parte da instalação quando estão a caminho,
    mas isto é feito exclusivamente á custa de consumo eléctrico elevado.
  5.  # 6

    Obrigada a todos.
    No forum e no sitio que me deu encontro que mensalmente é mais caro que o hidráulico, mas falta perceber como se pode reduzir.
    Estamos a falar de 500 euros por mês, tarifa tri-horária, tendo a funcionar permanentemente o frigorífico, o piso radiante da sala (60 m2), 3 desumidificadores (que se desligam quando enchem, portanto não é permanente), e a bomba de calor da piscina 3 horas por noite. Apenas 1 fim de semana ligámos o radiante de 4 quartos, cozinha e escritório (a casa toda).
    Ligamos sempre o radiante a 22º, mas nesse tal fim de semana deixámos de sexta para sábado a 35º no piso 0.
    Na verdade sei que não estamos a otimizar nada, mas o que eu queria perceber é o que realmente faz disparar o consumo. Terá sido a noite a 35º num espaço de 80m2?
    Terá sido o facto de o meu marido se ter esquecido e deixado a sala ligada a 22º o mês inteiro?
    Ou será que há alguma deficiência nos termostatos ou na montagem?
    Passa-me pela cabeça várias coisas - pedir uma averiguação da instalação e dos termostatos; perceber este tema até ao fim para realmente fazer uma utilização a custos "normais"; esquecer o radiante e por AC...
    Se me tinham avisado. Mais ou menos. Disseram-me que seria cerca de 200€/mês, disseram-me que deveria deixar o radiante sempre ligado a temperaturas baixas mas assim nunca seria necessário passar dos 22º. Mas nunca ninguém me falou nem nunca li nos inúmeros sitios em 500€/mês numa situação de utilização mínima como esta.
    Se isto é mesmo assim, vou fazer tudo para que mais ninguém escolha radiante elétrico!
  6.  # 7

    Etics, tem toda a razão. Vamos medir consumos por partes para perceber.
    Os 35º era só para atingir os 20º mais depressa.... É uma asneira assim tão grande?
    Mas na conta que faz, como chega a 15 horas por dia com os "fantásticos" 35º? É isso que eu queria perceber.

    E vou saber o tipo de isolamento térmico que está instalado e a espessura...
    Obrigada!
  7.  # 8

    Colocado por: ipimentarbomba de calor da piscina 3 horas por noite

    este equipamento costuma consumir um bocadão, sabe qual é a potencia dela?
  8.  # 9

    Bomba de calor - agora só sei que é 4 estaçoes, não tenho a potência aqui e não sei.
    Mas ainda nas contas e porque é que mais calor custa mais caro que menos calor. Na sua conta, se estivesse ligado para os 20º, ficava 24 horas a consumir...
    Ainda não percebi quanto é que 35º é mais caro que 20º. Mas isso é o que eu vou testar no próximo fim de semana, não percam tempo.
    Mas só para não me chamarem completamente louca, os 35º estiveram ligados da meia noite às 10 da manhã de sábado.
    O meu problema é que andamos nisto há 2 anos. Este mês foi os 35º naquela noite, no outro foi porque fomos lá mais fins de semana, no outro foi não sei o quê. Nos primeiros meses da casa pagávamos 750 euros por mês porque tinhamos a bomba da piscina a manter a água aquecida no inverno.... Mas agora que a ligamos só 3 horas por noite e quase não fomos lá este inverno, pagamos 500 euros por mês. Só pode estar alguma coisa mesmo mal, não acham?
    obrigada
    • eu
    • 4 março 2013

     # 10

    Colocado por: ipimentarEstamos a falar de 500 euros por mês, tarifa tri-horária

    Fo#"$%#/"%# !!!!

    Isso é uma aberração, mesmo para piso radiante eléctrico.
  9.  # 11

    Colocado por: ipimentarO meu problema é que andamos nisto há 2 anos. Este mês foi os 35º naquela noite, no outro foi porque fomos lá mais fins de semana, no outro foi não sei o quê. Nos primeiros meses da casa pagávamos 750 euros por mês porque tinhamos a bomba da piscina a manter a água aquecida no inverno.... Mas agora que a ligamos só 3 horas por noite e quase não fomos lá este inverno, pagamos 500 euros por mês. Só pode estar alguma coisa mesmo mal, não acham?

    onde fica a casa?
    é uma instalação trifasica, certo?
  10.  # 12

    Colocado por: eu
    Fo#"$%#/"%# !!!!

    Isso é uma aberração, mesmo para piso radiante eléctrico.


    não acho.

    Conheço uma senhora que gastava 600€/mês, mas, nas palavras dela:
    "É tão bom ter o chão quentinho para brincar com o menino! E veja lá que ás vezes até meto a roupa no chão para aquecer antes de vestir!"
    Claro que depois o marido cantou-lhe a missa...
  11.  # 13

    Realmente com tanta coisa ligada....mas mesmo assim o culpado deverá ser o do costume...
    E claro que lhe disseram que gastava pouco...é assim que enganam as pessoas... custa menos que os outros e apenas tem um consumo ligeiramente superior: parece uma opção ideal!! MAS NÃO É!!! Ná pratica quem tem abandona-o ou usa-o exporadicamente. Não é essa a ideia de um piso radiante (ou mesmo de qualquer outro aquecimento central).
    •  
      FD
    • 4 março 2013

     # 14

    Uma sala de 60m2... qual é a área da casa toda?
  12.  # 15

    E é casa de fim de semana/férias, imagina se não fosse!

    Sala + cozinha + escritorio + 4 quartos
    • eu
    • 4 março 2013

     # 16

    Não sejam invejosos... ;)
    Concordam com este comentário: Dj_C
  13.  # 17

    E você que veio defender a dama!! ;)
    O problema é que na pratica o que conta vai ser o consumo. Se for muito alto ninguém vai pensar que investiu pouco para gastar mais depois, pura e simplesmente evita ligar o sistema. Ora se alguém quer investir no conforto de ter uma casa quente, alguém vai se arrepender rapidamente. É mais: quem não tem dinheiro não tem vícios.
    É sempre fácil o vendedor "dourar a pílula" dos consumos, para ser fácil vender o PRE, depois... o mal já está feito e o vendedor já saiu de sena.
    Tenho aversão apenas a maus investimentos como já acabei de demonstrar.
    Comparar PRE com gás , nesta altura claro que não é mais fácil, mas também o gás é mau investimento no momento, temos é que comparar com o bons investimentos.

    Também acredito que mal montado o sistema ainda fique pior, mas isso também com o PRH....ou tudo na vida....


    Colocado por: Anonimo18072022A
    Você...só para variar...é tramado:-)
    Tem uma aversão ao piso radiante elécrico que é impressionante.

    Se compararmos o PRE com PRH com bomba de calor, é obvio que com BC terá consumos bastante mais baixos contudo tem o senão do MUITO maior investimento inicial. Conforme já por diversas vezes discutimos aqui pelo forum, no mínimo estamos a falar em mais de 10 anos para amortizar o investimento.
    Se compararmos o PRE com PRH com gás natural já o piso radiante elétrico é bastante competitivo.

    Um dos grandes problemas é que no PRH o instalador quase que se sente obrigado a usar uma boa solução de isolamento térmico de pavimento (>3cm) enquanto que no PRE muitas vezes usam 5mmo que é um autêntico disparate.
  14.  # 18

    18 graus não seria suficiente? Cada grau a mais custa mais que o anterior. A subida de consumo não é linear, certo?
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 4 março 2013

     # 19

    Colocado por: danobrega18 graus não seria suficiente?

    Eu já nem durmo bem se a temperatura estiver acima de 18 graus...
    •  
      FD
    • 4 março 2013

     # 20

    Eu perguntei a área porque é um factor importante, aquecer 100m2 é diferente de aquecer 300m2... hipoteticamente custa 3x mais.
    Por exemplo, se gastasse 500€ a aquecer 500m2 não seria nada surpreendente e penso que não haveria nada a "optimizar".
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0193 seg. NEW