Colocado por: luisvv
A ideia de juros iguais para condições diferentes é a negação do crédito. Não existe no mundo real.
Importa-se de nos explicar qual o prazo dos empréstimos do BCE à banca, bem como o prazo dos empréstimos da banca aos Estados, e depois, qual acha que é o efeito de pedir emprestado a 1% a curtíssimo prazo para emprestar a longo prazo (5 ou 10 anos) aos Estados?
Maravilhas do intervencionismo do Estado, e do monopólio estatal de emissão de moeda.
Deixe-se de ****...sabe muito bem do que falo;dívida externa pública e nada mais!
Explique-me o luisvv onde é que os estados são beneficiados com esse tipo de operações... Ou se quiser, onde é que os bancos são lesados...
O Luís comete um erro no seu raciocínio, compara pessoas com países. O que se aplica a um individuo, não é igual ao que se aplica a um país.
Colocado por: luisvv
Vamos fazer um exercício:
Eu empresto-lhe fundos a 1%, com maturidade a 1 semana.
No mesmo dia, você compra dívida pública portuguesa a 10 anos, com o extraordinário juro de 6%.
Explique-me por favor quais são as consequências.
Não é necessário fazer exercícios, responda à minha questão e ficamos arrumados...
Colocado por: ramos1999só tenho 2 perguntas a fazer a todos os que são inteligentes!
Onde estava o Cavaco quando o Sócrates estava la a inventar PACS sabendo que era ele quem mandava!?
quer dizer viu uma divida do estado enorme e cruzou os braços!
como pode ser que se diga quando há um acidente que a culpa é da pessoa que vai ao lado e não do condutor?
Cá para mim quando as coisas correm bem podemos dizer que somos nos mas quando correm mal atiram-se as culpas aos vizinhos !
o Sócrates seja o aldrabão que for nunca o vi a disser para os portugueses emigrarem nem a fazer tudo e mais alguma coisa contra o pais ,de certeza que o Sócrates mesmo que entrasse a troika com ele aqui não éramos vendidos tão facilmente como carne de cão!
Colocado por: luisvv
Pense, faca contas além da mera diferença de taxas. Leia...
Colocado por: marco1realmente e não estou aqui a defender o socrates mas este comentarista maçães qualquer coisa tem mesmo uma dimensão de romancista filosofico/ psicologico, mais uma inutilidade de tinta e papel gasto.
Colocado por: Rui A. B.Onde ficam a perder os bancos e a ganhar os estados com estas operações?
Colocado por: eu
Olhe, pode por exemplo perguntar ao BCP quanto perdeu com a dívida Grega...
Não é preciso ser muito inteligente para perceber que quando se empresta dinheiro há sempre o risco de não o recebermos de volta. Obviamente que, quando o risco é grande, exigem-se taxas de juro mais elevadas, caso contrário ninguém arrisca emprestar dinheiro com risco elevado e baixo rendimento.
Foi por isso que as taxas de juro cobradas a Portugal começaram a subir: os credores finalmente aperceberam-se que o nosso País não é de confiança...
E esta foi a verdadeira causa que levou Portugal a pedir ajuda à Troika. Não foi o PEC4 nem crise política nem outras tretas inventadas por políticos reles e ilusionistas. Sim, pedimos ajuda porque os credores deixaram de nos emprestar mais dinheiro para alimentar a máquina despesista montada pelos sucessivos governos, principalmente o último governo do Sócrates.
Tudo o resto são "narrativas" manipuladoras ;)
Ó Luis, esqueça as contas homem e responda à minha pergunte de uma vez.. Onde ficam a perder os bancos e a ganhar os estados com estas operações?
Colocado por: luisvv
Os bancos tanto podem perder como ganhar. Essa é a razao essencial das diferenças de taxas.
Mas volto a desafiá-lo: pense. E tenha em conta que o BCE empresta a curtíssimo prazo, enquanto os bancos emprestam a longo prazo.
Colocado por: marco1enfim tudo associações que existem ou sempre existiram com as suas regras proprias, podemos é questionar se dentro de cada uma destas associações não haverá regras mal concebidas. o danobrega parece que aspira a ninguem se associar a nada.
Colocado por: luisvvpara existir crédito, é necessário que alguém poupe previamente, e se disponha a ceder essa poupança.
Só para ter ideia, com a dívida a vencer nos próximos dois anos e comparando os juros do BCE (0.75%) com os juros da Troika (1.725% Maturidade a 3 anos) estamos a falar de uma poupança de cerca de 600 Milhões de euros em 2013 e 2014, isto comparando com os juros da troika, não da banca!