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  1.  # 741

    Colocado por: euÉ saudável e possível. Existe bastante liberdade educativa, incluindo a possibilidade de escolher escolas privadas...


    Não há liberdade de pagar pela escola privada a partir do momento em que obrigas as pessoas a pagar pela pública, para os seus e para os outros. Só poderias falar de liberdade se de facto se pudesse optar pela escola, e pagasse o seu custo. E penso que isto seria possível mesmo com escolas com administração pública a competir, não seria preciso serem todas privadas.

    Que eu saiba nem sequer há a liberdade de escolher a escola pública. Cada uma tem direito exclusivo ao seu rebanho.
  2.  # 742

    Colocado por: danobregaSó poderias falar de liberdade se de facto se pudesse optar pela escola, e pagasse o seu custo.


    Uma liberdade muito curiosa, esta, que indexaria a escolha da escola à folha de vencimento.

    Colocado por: danobregaQue eu saiba nem sequer há a liberdade de escolher a escola pública. Cada uma tem direito exclusivo ao seu rebanho.


    Sabe mal. Hoje em dia as famílias podem escolher a escola que desejam, desde que haja vaga (se não houver aplicam-se critérios de prioridade que incluem a área de residência).
    Concordam com este comentário: eu
    • jpvng
    • 21 junho 2013 editado

     # 743

    http://en.wikipedia.org/wiki/Education_in_Finland

    The basic compulsory educational system in Finland is the nine-year comprehensive school (Finnish peruskoulu, Swedish grundskola, "basic school"), for which school attendance is mandatory (homeschooling is allowed, but rare). There are no "gifted" programs, and the more able children are expected to help those who are slower to catch on.
    Schools up to university level are almost exclusively funded and administered by municipalities of Finland (local government). There are few private schools. The founding of a new private comprehensive school requires a political decision by the Council of State. When founded, private schools are given a state grant comparable to that given to a municipal school of the same size. However, even in private schools, the use of tuition fees is strictly prohibited, and selective admission is prohibited, as well: private schools must admit all its pupils on the same basis as the corresponding municipal school. In addition, private schools are required to give their students all the social entitlements that are offered to the students of municipal schools. Because of this, existing private schools are mostly faith-based or Steiner schools, which are comprehensive by definition.



    Finland's Education System Is The Best In The World





    Teachers only spend 4 hours a day in the classroom, and take 2 hours a week for "professional development."



    Finland has the same amount of teachers as New York City, but far fewer students.


    The school system is 100% state funded.

    Teachers are given the same status as doctors and lawyers



    Algumas curiosidadezitas acerca do sistema educacional da Finlandia
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 744

    Colocado por: becasSabe mal. Hoje em dia as famílias podem escolher a escola que desejam, desde que haja vaga (se não houver aplicam-se critérios de prioridade que incluem a área de residência).


    E claro que as melhores escolas tem vagas...

    Colocado por: becasUma liberdade muito curiosa, esta, que indexaria a escolha da escola à folha de vencimento.


    Não diga becas... mas isso é aplicável, deixe lá ver, a tudo. E também é óbvio que as escolas públicas têm todas a mesma qualidade. Portanto é bom que quem tem mais capacidade de pagar por uma escola se veja impedido de o fazer porque, sei lá, algumas pessoas consigam dar moradas falsas para verem os seus filhos passar à frente dos outros. Isso, ou outra aldrabice qualquer.
  4.  # 745

    Colocado por: euExiste bastante liberdade educativa, incluindo a possibilidade de escolher escolas privadas...

    A sério?! Isso será verdade para os pais que depois de pagarem a sua quota parte de impostos para a escola pública, tenham ainda disponibilidade financeira para pagar as propinas da escola privada.

    É a tal justiça social: uns dão ao estado mais de metade dos seus rendimentos para manter escolas públicas, hospitais e subsídios vários e pagam as propinas das escolas privadas e os seguros de saúde se quiserem ter serviços com o mínimo de qualidade; outros têm esses serviços públicos sem necessidade de se preocupar em ter rendimentos para os pagar.
  5.  # 746

    Colocado por: jpvnghttp://en.wikipedia.org/wiki/Education_in_Finland


    The Finnish Ministry of Education attributes its success to "the education system (uniform basic education for the whole age group), highly competent teachers, and the autonomy given to schools."


    Olha que giro, o Ministro atribui o sucesso a: Alta competência dos professores, autonomia das escolas. Que raio tem isso a ver com ser o estado a organizar a escola ou não? Será que tem mais a ver com, sei lá, ser um país rico e educado, onde se tem muito por onde escolher, muita capacidade de pagar aos profissionais e, apesar de ser o estado a organizar a escola, organizou-a de tal maneira a que as escolas sejam autónomas?

    Ou será que o Ministro da Finlândia consegue ir para o Congo e em 10 anos virar o país do avesso aplicando a mesma fórmula?
  6.  # 747

    Colocado por: euTRETAS.

    Prova? Basta ver o que acontece nos Países com Estados minimalistas que têm poucas almofadas sociais.

    Isso das almofadas sociais é que é uma grande treta.

    Só não vê quem quer que os países com o estado social mais abrangente não evitam a exclusão, a criminalidade, o desemprego e a toxicodependência. Basta relembrar os motins de Londres, França e Suécia nos últimos três anos. Por outro lado, não me lembro que nada de semelhante tenha acontecido neste período, por exemplo nos EUA.
  7.  # 748

    Colocado por: jpvngTeachers only spend 4 hours a day in the classroom, and take 2 hours a week for "professional development."


    http://edpolicy.stanford.edu/sites/default/files/publications/secret-finland%E2%80%99s-success-educating-teachers.pdf

    This, however, does not imply that teachers in Finland work less than they do elsewhere. An important—and still voluntary—part of Finnish teachers’ work is devoted to the improvement of classroom practice, the school as a whole, and work with the community. Because Finnish teachers take on significant responsibility for curriculum and assessment, as well as experimentation with and improvement of teaching methods, some of the most important aspects of their work are conducted outside of classrooms.


    Curioso, não é? Quando se dá a liberdade às pessoas de fazer as coisas elas... em vez de desatarem aos tiros e a roubar toda a gente, fazem de forma voluntária as coisas "certas", e com melhores resultados.
    • jpvng
    • 21 junho 2013 editado

     # 749

    Oh Danobrega...que quer que lhe faça?? as coisas são assim.
    Prova que o Estado pode organizar e gerir com excelência sem ter o lucro como factor determinante que é que os privados querem ao gerir serviços essenciais à vida humana
    Como alias a saúde nos USA é prova. Portugal ha dois anos atras situava-se na 9 (ou perto disso falo de memoria)posição do ranking de melhor saude...os USA nem primeiros 30
  8.  # 750

    Colocado por: jpvngOh Danobrega...que quer que lhe faça?? as coisas são assim.


    Eu sei lá o que é que eu quero... Talvez queira ir plantar batatas e umas árvores, viver em paz e sossego, e ler uns livros enquanto ouço as árvores a crescer. E que, f0d4-se, me deixem em paz.
  9.  # 751

    Colocado por: danobrega

    http://edpolicy.stanford.edu/sites/default/files/publications/secret-finland%E2%80%99s-success-educating-teachers.pdf



    Curioso, não é? Quando se dá a liberdade às pessoas de fazer as coisas elas... em vez de desatarem aos tiros e a roubar toda a gente, fazem de forma voluntária as coisas "certas", e com melhores resultados.


    Não me diga que o danobrega quer insinuar que os Professores aqui não trabalham nada
  10.  # 752

    Colocado por: jpvngNão me diga que o danobrega quer insinuar que os Professores aqui não trabalham nada


    Não quero insinuar nada... os professores daqui são, no entanto, portugueses. Quer ver que correlação não implica causalidade, veja lá que em Israel, Rússia, Polónia, e Grécia ainda se gastam menos horas a ensinar.
      hours_teaching.png
    • eu
    • 21 junho 2013

     # 753

    Colocado por: J.FernandesA sério?! Isso será verdade para os pais que depois de pagarem a sua quota parte de impostos para a escola pública, tenham ainda disponibilidade financeira para pagar as propinas da escola privada.

    Desculpe que lhe diga, mas isto é uma desculpa esfarrapada.

    Você deixou de ter carro porque tem que contribuir para os transportes públicos?

    Você deixou de ter casa porque tem que contribuir para a habitação social?
  11.  # 754

    Colocado por: euDesculpe que lhe diga, mas isto é uma desculpa esfarrapada.

    Você deixou de ter carro porque tem que contribuir para os transportes públicos?

    Você deixou de ter casa porque tem que contribuir para a habitação social?

    Eu se calhar posso continuar a ter carro e casa, mas o mesmo pode não acontecer com o meu vizinho. Estas coisas têm que ser vistas de modo mais amplo, estatisticamente.

    É o mesmo que eu lhe perguntar a si se por causa de um aumento de alguns cêntimos nos combustíveis você começou a andar menos de carro. Se calhar você diz-me que continua a andar o mesmo, mas a verdade é que as estatísticas mostram uma baixa nas vendas de combustível.

    Da mesma forma você pode dizer que o aumento do IVA de 21% para 23% não me fez consumir menos, mas quando se vê os números de vendas do comércio pode-se identificar uma relação de causalidade com a baixa de vendas.

    Ou seja, para mim é óbvio que o nível de impostos necessário para se manterem transportes públicos e habitação social, também contribui, por pouco que seja, para que a venda de carros e casas não seja superior.
  12.  # 755

    Os alunos portugueses do 4.º ano tiveram melhor desempenho a Matemática do que em Ciências ou leitura em dois estudos internacionais que foram realizados em 2011 para avaliar as competências das crianças de nove anos nestes domínios.

    Dos 50 países que participaram no estudo que avalia o desempenho em Matemática e Ciências – Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) –, Portugal ficou, respectivamente, em 15.º e 19.º lugar.


    O desempenho em leitura foi avaliado pelo estudo Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), em que Portugal participou pela primeira vez, tendo também aqui ficado em 19.º lugar. Ambos os estudos são realizados pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA).


    relatório em http://timss.bc.edu/timss2011/downloads/T11_IR_M_Chapter2.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  13.  # 756

    PORTUGAL VS FINLANDIA

    Esperança de vida de escolarização
    18,7 - 20,5

    População entre os 25 e os 64 anos que completou pelo menos o ensino secundário
    37,6% - 84,8

    Taxa de abandono precoce de educação e formação:
    20,8 % - 8,9%
  14.  # 757

    Colocado por: J.Fernandes
    Isso das almofadas sociais é que é uma grande treta.

    Só não vê quem quer que os países com o estado social mais abrangente não evitam a exclusão, a criminalidade, o desemprego e a toxicodependência. Basta relembrar os motins de Londres, França e Suécia nos últimos três anos. Por outro lado, não me lembro que nada de semelhante tenha acontecido neste período, por exemplo nos EUA.


    Você na minha opinião sofre de loucura demente. Tão simples como isto
  15.  # 758

    J.Fernandes

    você faz comparações entre países do mais absurdo que já ouvi.
    acho que para defender as suas ideias tem de mudar de discurso, é que roça um pouco o básico e alguma alucinação pelo caminho.
  16.  # 759

    Colocado por: jpvngVocê na minha opinião sofre de loucura demente. Tão simples como isto

    Se você não apresenta argumentos que mostrem que o que eu afirmei é um disparate, então também posso afirmar que você é um caso grave de burrice crónica.
    • eu
    • 22 junho 2013

     # 760

    Colocado por: J.FernandesSó não vê quem quer que os países com o estado social mais abrangente não evitam a exclusão, a criminalidade, o desemprego e a toxicodependência. Basta relembrar os motins de Londres, França e Suécia nos últimos três anos. Por outro lado, não me lembro que nada de semelhante tenha acontecido neste período, por exemplo nos EUA.

    Aprendem-se muitas coisas neste fórum. Não sabia que nos EUA não existe exclusão, criminalidade ou toxicodependência.

    Não se recorda de motins nos EUA? Então ou é muito novo ou muito esquecido...
 
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