Colocado por: treker666é mais uma discussão sem nexo!
Colocado por: two-rokEntão diga-me lá, como são pagos os salários da função pública? Aliás, como é paga toda a despesa pública?
Colocado por: dfserraNo ano passado a recessão aumentou em grande medida porque os funcionários públicos deixaram de receber 2 salários, os subsídios, e isso fez imediatamente com que o consumo diminuísse, a economia caísse e o desemprego aumentasse, o que prova que os funcionários públicos também pagam o salário dos privados.
Eu não diria que a culpa é dos governantes, é uma desculpa fácil. Talvez haja algo de verdade quando Carlos Cruz (o famoso apresentador) comparava o povo português ao americano. Dizia ele que o americano vê o vizinho bem na vida e tenta ele ser igual ou melhor. O português pelo contrário, dizia ele, vê o vizinho bem e tenta deitá-lo abaixo. Mentalidade pequena e mesquinha. Muitos quintais para um país tão pequeno.
Mas dói, dói ver um país com a nossa história e potencialidades estar na situação em que está. Lembro-me dum episódio que me contaram dum israelita que invejava as condições naturais de portugal enquanto que eles tiveram de meter mãos à obra e construir e criar no deserto.
Se calhar as nossas próximas gerações estão destinadas a voltar à terra.
Colocado por: euDica: não é para os salários dos FPs.
Colocado por: dfserraCaro PeSilva, Claro que a solução não é essa. Ou então acha que o problema resolve-se passando o salário no privado para 10 mil euros e com isso aumenta os impostos, deixa de haver défice nem qualquer crise?
Colocado por: PeSilvaOnde é que o estado gasta mais então?
Colocado por: euPorque é que juntou a Segurança Social aos salários dos funcionários públicos? São dois itens independentes...
Colocado por: euAlém disso, não sei se foi de propósito ou não, mas está a cometer um erro falacioso na apresentação dos números: devia comparar o salário dos FPs com o total da despesa pública e não apenas com as receitas fiscais. Assim, está a empolar artificialmente a percentagem...
Colocado por: eucomece por perceber para onde vai a maioria desses impostos.
Colocado por: PeSilvaNão juntei, estão em itens separados.
Colocado por: PeSilvaJunte-lhe a SS:
Colocado por: PeSilvaQuem falou em impostos foi o eu:
Colocado por: dfserraEntão diga-me lá, para si a solução é então reduzir o salário dos FP para 200 euros? Acha que o país iria melhorar?
Colocado por: euSim, mas o valor que apresentou está errado, o valor correto é inferior, porque parte da despesa é paga com empréstimos (o tal défice).
Colocado por: dfserrana realidade trata-se apenas da devolução às pessoas daquilo que tinham anteriormente pago com essa precisa finalidade
Essa questão nem de forma académica pode ser colocada...é mais uma discussão sem nexo!
Se quiser aprofundar a questão, vai chegar à conclusão que cada um de nós contribui para o salário de todos os outros Portugueses, funcionários públicos ou não.
Essa perspetiva dos funcionários públicos parasitas é um bocado básica demais.
E se se preocupa com a forma como os seus impostos são gastos, comece por perceber para onde vai a maioria desses impostos. Dica: não é para os salários dos FPs.
No ano passado a recessão aumentou em grande medida porque os funcionários públicos deixaram de receber 2 salários, os subsídios, e isso fez imediatamente com que o consumo diminuísse, a economia caísse e o desemprego aumentasse, o que prova que os funcionários públicos também pagam o salário dos privados.
Eu nunca defendi esse aumento, o que disse apenas é que o público paga também os salários do privado, que está tudo interligado.
Embora o subsídio de doença, desemprego e parte das pensões não sociais (..)na realidade trata-se apenas da devolução às pessoas daquilo que tinham anteriormente pago com essa precisa finalidade.
O problema está nas restantes prestações sociais, e na fórmula de cálculo das pensões que esteve em vigor até uns anos atrás, que fazia com que se venha a receber mais do que foi pago.