Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    com 100 000 nunca iria para o imobiliário, fica tudo no mesmo cesto.
    divida em percentagens e coloque uma parte em fundos investimento de ações, outra parte em DP e outra parte em ouro, mas em ouro físico tipo moedas de ouro.
    Consegue comprá-las com facilidade em sites de leiloes e também as vende aí com alguma facilidade.
    Terá assim liquidez e estará protegido contra desgraças financeiras. O ouro sempre foi e será um refúgio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A Leste
  2.  # 22

    Colocado por: jolupriO ouro sempre foi e será um refúgio.


    Depende... nesta altura é má aposta, a não ser que a crise mundial se aprofunde ainda mais. O ouro sempre foi e será um bem de valor especulativo, é uma "aposta" como outra qualquer.

  3.  # 23

    porque diz que o ouro é uma má aposta nesta altura ? Porque tem estado a cair ? É que precisamente por esse motivo é que se deve comprar .
    Também se acha que o ouro só subirá se a crise financeira se aprofundar está também errado. Veja o que aconteceu ao ouro desde 2000 até 2008 sem nenhuma crise financeira. Se a economia estabilizar e assim o dólar desvalorizar e isso trouxer alguma inflação (ainda que pouca) o ouro subirá. No nosso país então o ouro seria extraordinário em caso de incumprimento da dívida, ou de saída do euro. Vá lá dizer aos cipriotas que o ouro não é bom investimento. Não é fazer all in no ouro mas sim ter 10 ou 15% em ouro amoedado.
  4.  # 24

    Tópico interessante. Que tal aprofundarem melhor a ideia do ouro? Até agora parece que não houve consenso.
  5.  # 25

    Podemos concluir o seguinte: já vi pessoas perderem as suas poupanças por maus investimentos na bolsa. As obrigações podem ser um mau investimento devido ao incumprimento do nosso país.
    Agora pode ter a certeza de uma coisa: nunca vi ninguém ficar pobre por ter comprado ouro (moedas ou barras), pessoalmente prefiro as moedas, noutra ocasião posso explicar porquê.
    Nunca vai ouvir ninguém dizer: estou falido, comprei 5 ou 10 000€ de ouro...
  6.  # 26

    Eu também não sou grande fã de investir na bolsa, por um lado porque não tenho tempo para andar a acompanhar os desenvolvimentos e por outros não perceber nada do assunto.

    Quanto ao ouro gostava de saber algumas opiniões.
  7.  # 27

    eu invisto na bolsa desde 1996 (já lá vão 17 anos). Já perdi e já ganhei. Continuo a estar investido na bolsa mas acho que não se perde nada em comprar umas libras em ouro, ou meias libras, uns francos franceses ou suiços em ouro, etc
    E é como lhe digo: pode comprar facilmente em leiloes (portugueses) e vender lá também. Mas se comprar em leiloes compre a alguém que tenha um bom feedback precisamente por já ter vendido moedas de ouro a outras pessoas.
  8.  # 28

    não se perde nada em comprar umas libras em ouro, ou meias libras, uns francos franceses ou suiços em ouro

    Porque não ouro em barra?
  9.  # 29

    pode comprar barras mas as moedas representam historia de um país, são mais bonitas para admirar. E também porque é muito mais difícil comprar moedas falsas do que barras de ouro falsas.
    As moedas de ouro de determinado país são standard, por exemplo uma libra ouro tem de pesar 7,99 gramas ter um diâmetro de 22,05 mm e uma espessura de 1,52 mm. Ora como o ouro é um metal muito denso se a moeda for falsa pode ter a certeza que ou tem as mesmas medidas e pesa menos do que 7,99 ou pesa os 7,99 e tem de ter medidas maiores. E com uma pesquisa simples no Google consegue saber as medidas de quase todas as moedas.
    Com o ouro em barra não consegue fazer o mesmo. Não existem medidas standard, uma barra de 5 gramas é apresentada com várias medidas dependendo da empresa fundidora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  10.  # 30

    É perfeitamente possível comprar ouro em barra com toda a confiança, tal qual como as moedas, e acho que é mais barato. Por outro lado, se não estou em erro, se for a uma casa de compra de ouro vender as moedas só lhe pagam o seu peso em ouro, pelo que me parece ser mais vantajoso comprar em barra.
  11.  # 31

    Colocado por: j cardoso Por outro lado, se não estou e erro, se for a uma casa de compra de ouro vender as moedas só lhe pagam o seu peso em ouro, pelo que me parece ser mais vantajoso comprar em barra.

    Com as barras acontece exactamente o mesmo, pagam-lhe ao peso. Ouro é ouro tanto pode ser em moeda como em barra, ou chapa. Mas as moedas são mais bonitas, pode colecionar por ano se gostar de numismática, mais difíceis de falsificar, e têm mais liquidez se as tentar vender em leiloes. Nas casas de ouro estão em pé de igualdade.
  12.  # 32

    Colocado por: jolupriOra como o ouro é um metal muito denso se a moeda for falsa pode ter a certeza que ou tem as mesmas medidas e pesa menos do que 7,99 ou pesa os 7,99 e tem de ter medidas maiores.


    Uma palavra: Tungsténio.

    Colocado por: jolupriCom o ouro em barra não consegue fazer o mesmo. Não existem medidas standard, uma barra de 5 gramas é apresentada com várias medidas dependendo da empresa fundidora.


    O principio é o mesmo. É testar a densidade da barra.
  13.  # 33

    O principio é o mesmo. É testar a densidade da barra.

    Não vale a pena correr riscos, um salto ao ensaiador e sai de lá com "toque" exacto do ouro dado em permilagem
  14.  # 34

    Colocado por: danobrega

    Uma palavra: Tungsténio.



    O principio é o mesmo. É testar a densidade da barra.


    o tungsténio tem sido usado para falsificar barras e não moedas, e mesmo nas barras são casos muito, muito isolados.
    http://www.businessinsider.com/tungsten-filled-gold-bars-found-in-new-york-2012-9
  15.  # 35

    Pessoalmente não me agrada o ouro enquanto investimento pelo seguinte:
    1- É apenas investimento especulativo, não é produtivo. O ouro não tem utilidade nenhuma (excepto jóias e alguma electrónica, mas é insignificante a quantidade), por isso só se valoriza enquanto o pessoal acreditar que amanhã vai valer mais do que vale hoje. Se eu comprar um terreno agrícola ou florestal, por exemplo, ele vai produzir rendimento todos os anos. Se eu guardar um bocado de ouro num cofre, daqui por 500 anos vai ser só o mesmo bocado de ouro. Um terreno agrícola produziu rendimento em cada um desses 500 anos. (o terreno agrícola é só um exemplo de um investimento produtivo, ok?)
    2- A história "o ouro não desvaloriza" é uma treta. Vejam lá o que aconteceu de 1980 até 2000 à cotação.
    3- Custos associados: ouro físico é caro de armazenar, a cotação de compra é sempre superior à cotação de venda, quanto menor for a quantidade maior é o spread entre cotações.

    Mas lá está, cada cabeça sua sentença.
  16.  # 36

    Investiria directamente no imobiliário . Existem em Lisboa ainda óptimas oportunidades para quem tiver dinheiro para comprar a pronto. Uma casa na capital, onde o metro quadrado é caro nunca perde o seu valor. É ver as moradias a serem vendidas em menos de duas semanas e os bons apartamento a desaparecerem rapidamente quando estão a bom preço
    Palpita-me que no banco teremos grandes surpresas a médio prazo.prefiro ter uma casa que posso sempre alugar ou vender do que ter o dinheiro no banco à espera que lá o vão buscar, quando virem que já não podem mais tirar à antiga classe media ( hoje raça em extinção. ).
  17.  # 37

    Colocado por: fiat_uno2- A história "o ouro não desvaloriza" é uma treta. Vejam lá o que aconteceu de 1980 até 2000 à cotação.
    3- Custos associados: ouro físico é caro de armazenar, a cotação de compra é sempre superior à cotação de venda, quanto menor for a quantidade maior é o spread entre cotações.

    .

    sim, é verdade que o ouro entre 1980 e 2000 andou a marinar, mas vá ver o que se passou com os terrenos agrícolas nas ultimas décadas.
    Ouro físico caro de armazenar ? Qualquer caixinha de joias pode guardar milhares de euros em moedas ou barras. No tempo da monarquia tinham moedas de prata e ouro, essas existem até os nossos dias, quanto se paga para as guardar ?
    Consegue alugar um cofre bancário por pouco dinheiro. Ou então use o terreno agricola para enterrar a caixinha com as moedas de ouro. Ainda no fim de semana quando estava a ver as noticias sobre a festa da Sra Agonia em Viana Castelo e a circularem na rua ao peito das senhoras cerca de 14 milhões em ouro. Fios com moedas de ouro era o que elas traziam, do tempo da nossa monarquia.
    Além disso em caso de precisar de dinheiro precisa de algo que se venda rápido, consegue vender rapidamente um terreno agricola ? Quanto paga de impostos o terreno ? E a obrigação das camaras municipais de limpar o terreno ? Sabe quanto tem de pagar pelo aluguer de maquinas para fazer isso ?
  18.  # 38

    Qual foi a parte de

    Colocado por: fiat_uno o terreno agrícola é só um exemplo de um investimento produtivo, ok?


    que não entendeu?
  19.  # 39

    Colocado por: Maria Luísaonde o metro quadrado é caro nunca perde o seu valor.

    Perde! Os últimos anos provaram que sim, que perdem valor em todo o lado. E a procissão ainda não vai no adro!


    Colocado por: Maria LuísaÉ ver as moradias a serem vendidas em menos de duas semanas

    Isso era no passado. Agora... é ver moradias à venda 2, 3, 5 anos e a descer de preço atrás de descida.
  20.  # 40

 
0.0218 seg. NEW