Colocado por: m.aur.eiraNão coma, não tome medicamentos, não se lave... não faça nada... é que todas as empresas querem lucro, sabe?
Tem as suas convicções, eu tenho as minhas, os outros têm as deles. Mas se já tem esse cuidado com algumas coisas, acho que teria capacidade para fazer a reciclagem. Era só mais um baldinho na cozinha... ah, mas o senhor dá mais importância ao dinheiro do que à Vida... pois é...
Bem, então continue. Espero que um dia compreenda.Concordam com este comentário:drodrigues
Colocado por: ParamonteQuando reciclo penso nos meus filhos e netos: o futuro deles é neste planeta, não é em Marte ... sujar o planeta é o mesmo que sujar a nossa casa, viver no meio do esterco.
É claro que basta resirar para estarmos a poluir, mas devemos reduzir ao mínimo necessário, e admiro muito as empresas que se dedicam à reciclagem
Colocado por: ItalianoJorgand, a questão é que não são coisas mutuamente exclusivas... pode-se perfeitamente separar o lixo e reciclar a classe política, não é preciso escolher entre uma coisa e outra :-)Concordam com este comentário:jorgand,drodrigues,jorgealves,m.aur.eira
Colocado por: drodriguesDevemos e podemos reciclar esta corja de políticos que temos (costumo dizer que o problema é que não tivemos uma verdadeira revolução - 25 de Abril).
Tal como o Italiano escreveu, isso não é desculpa para não se separar o lixo e reciclar.
Dica: Conhecem algum País desenvolvido que não faça a sua segregação / reciclagem do lixo ?Concordam com este comentário:jorgand
Colocado por: joniquanto ao tema da reciclagemO imposto que paga para a recolha indeferenciada do lixo, é calculado pela tonelagem média poduzida por habitante no seu posto de residencia. Exemplo, a cidade x produziu 120 ton. divide por 100 000 hab e tem o valor ao quilo que vai pagar, logo se separar os materiais reciclaveis é menos peso nas contas, logo menos dinheiro que paga de imposto, á de reparar que com a crise tem-se consumido menos, logo menos lixo, logo menos imposto. segundo, se não separa os reciclaveis, os famosos aterros sanitários vão demorar menos anos a ficar cheios, o que vai obrigar a construir ou novas unidades ou alveolos, e ninguem os quer, e ai não é um imposto de 4 ou 5 euros, sao milhoes, e o mau cheiro, e o terreno ocupado. se vale a pena reciclar? vale
resumindo: o contribuinte paga menos em imposto e gasta menos na manutençao criaçao de aterros, isto de um ponto de vista economicoEstas pessoas agradeceram este comentário:Italiano
Colocado por: joni
Atenção, que dependendo da zona de recolha de diferenciaveis, é normal os reciclaveis serem todos colocados no mesmo camiao, depende apenas se o posto de recolha tem ou não separação mecanica de reciclaveis( imans para os metais, jactos de ar para o papel.. etc etc..), mas como á unidades que ainda é tudo á mão, e sai caro, nessas zonas á de reparar que já é tudo colocado na zona individual para cada tipo de contentor. Mas qualquer coisa, informe-se de qual o aterro ou centro de reciclagem da sua zona e va lá ver como é separado, e tire as suas duvidasEstas pessoas agradeceram este comentário:Italiano
Colocado por: adiasO Rafael,
Voce dá preferencia a produtos reciclados ou com materiais reciclados.... Excelente.
Mas depois, recusa-se a fazer o essencial para que esses materiais existam.
Acredite ou não, sem a separação prévia todos esses materiais não são separados por ninguém. Simplesmente o seu valor não paga a mão de obra.
Ou paga.... num país com salários miseráveis para onde o lixo tem de ser transportado para ser separado em condições assustadoras (vide lixo electrónico na Ásia).
Talvez na Europa alguma empresa separe em quantidades relevantes os metais ferrosos pela facilidade do processo, sem mão de obra. De resto papel, plástico, aluminio... vai tudo para incineração ou enterrro. Não tenha ilusões Rafael, se queremos manter os niveis sociais e ambientais nos nossos países, separar lixo industrialmente é ruina financeira, não gera emprego para ninguém.
Rafael, as empresas que ganham muito dinheiro com o lixo, várias vezes à custa de corrupção nas concessões, são as mesmas que o ganham com a reciclagem. Se não separarmos não vamos criar emprego nem tirar dinheiro a corruptos. Vamos dar mais dinheiro aos mesmos corruptos:
Por cada tonelada de papel que vai no lixo indiferenciado, há uns quantos concessionários que esfregam as mãos com a electricidade que vão produzir com lucro desde o 1º ao último minuto, na obtenção da matéria prima da incineradora até ao pagamento da EDP. Nós pagamos para receberem combustivel que faz girar a turbina, a EDP paga-lhes a electricidade.
Por cada tonelada de papel separado, há uns quantos concessionários que esfregam as mãos pelo lucro de o transformarem no papel higiénico que o Rafael compra (e bem). Mas ainda assim tem que pagar umas migalhas à camara municipal pela concessão. Podia ser muito mais? Podia, em muitos casos com vergonhosos contratos de concessão. Esse dinheiro podia ser melhor utilizado? Provavelmente.
Prefiro gastar a minha energia a dar o primeiro passo na direção certa que é separar, para logo depois exigir da forma que posso e sei, o fim da corrupção nas concessões e na utilização de dinheiro público.
Colocado por: civismomas ser ameaçado de ir para a prisão até 3 anos , ultrapassa o inimaginavel
Colocado por: euMas recebeste isso sem teres dívidas à segurança social?
Colocado por: nandogoncaHoje vi o meu boletim de vencimento e tenho 57% de descontos...tão , incomoda-o ? tá na lei ahahahahahhah
Para onde vai tanto dinheiro...
Colocado por: euAlgo está MUITO errado no sistema atual: o Estado acarinha os parasitas e persegue quem trabalha.Concordam com este comentário:Lissa
Colocado por: Lissa
Sem dúvida...nem dá vontade de trabalhar quando percebemos que em Portugal basta ter o ordenado mínimo para sermos considerados ricos e logo termos de arcar com uma série de despesas por coisas que são comparticipadas aos que supostamente são "pobres" (que por vezes simplesmente não declaram rendimentos).Pagamos uma pequena fortuna de impostos, para quê? Se eu pudesse ir ao médico e ser prontamente atendida e fazer todos os exames e tratamentos de que tenha necessidade por um valor simbólico, ter acesso a uma rede de transportes públicos barata e eficiente, pôr os meus filhos na escola e não ter de lhes pagar os manuais escolares, aí sim, não me importaria de descontar 50% do meu ordenado, mas para isto...
Dá vontade de ser como o meu senhorio, que vive de quartos alugados à margem das finanças, o senhor tem à vontade uns 2.000€ de rendimentos mensais não declarados...esperto é ele!