Gostaria que me ajudassem com as vossas opiniões acerca da remoção de um pilar em betão que se encontra no meio de uma sala. A ideia seria retirar o pilar de betão e colocar uma viga metálica que faria a ligação aos dois pilares que existem no alinhamento do pilar do meio. A viga metálica seria inserida cerca de 15cm nos pilares de betão existentes. No final o vão ficaria com cerca de 7m de largura. A obra é de uma moradia unifamiliar com um dois pisos. O pilar a retirar tem continuação no piso superior, mas neste piso seria para manter e não mexer.
O que pretende saber em concreto? O que pretende é viável desde que feito por pessoal especializado. Nesse alinhamento já existe viga? Aquando do corte do pilar deverá ser elevado todo o piso e a viga metálica deverá ter contraflecha de forma a transferir a carga do piso para a viga metálica. Não percebo por que fala em 15cm de entrega da viga nos pilares, os pilares terão de ser reforçados avaliando-se o existente. O ideal seria fazer todo um novo pórtico metálico com pilares metálicos encostados aos existentes e avaliar as fundações. Outra questão é o comportamento global da estrutura principalmente face à acção sísmica, pelo menos deverá ser avaliado. Mas acho que devia contactar um engenheiro.
Olá! Obrigada pelas vossas respostas. Vou tentar logo à noite colocar fotos do espaço para perceberem bem o que questiono! ;)
Esta ideia que coloquei já foi dada por um engenheiro... daí falar em 15cm. No alinhamento já existe uma viga que "liga" 3 pilares. A ideia é retirar o do meio.
A viga entrar "simplesmente" pilar a dentro não me parece boa idéia... Uma vez que já existe viga, apesar de estar "preparada" para esforços diferentes, poderá ser reforçada por exemplo com encamisamento metálico (chapas metálicas fixas à viga garantindo-lhe assim a resistência adequada, contudo deverá ser avaliada a deformação). E os pilares podem ser reforçados da mesma forma.
Mas alerto, isto não deve ser definido num blog. Vai sempre precisar de um engenheiro e de um levantamento do existente (dimensões dos elementos e armadura, e por vezes o projecto não é suficiente, pode ter havido alterações em obra...)
Foi pena que essa situação não tivesse sido pensada em fase de projecto, poderia ter sido fácil contornar a situação, nesta altura não me parece muito fácil colocar uma viga metálica nesse vão sem que ele faça, como se diz... flecha.
Estas pessoas agradeceram este comentário: AlineFloret
Esta situação podia ter sido facilmente corrigida em projecto mas na fase que está tambem torna, pelo menos, menos onerosa a intervenção. Sendo uma "viga" rasa, nunca percebi como se pode apoiar vigas préfrabricadas em vigas com a mesma altura (está presa pelos fios, literalmente), o encamisamento metálico não será a melhor opção e a colocação de viga metálica sob a existente a melhor solução. E a ligação viga-pilar por chapa de topo e os pilares podem ser facilmente reforçados.
Estive a observar melhor, e parece-me uma obra inacabada. Comprou a casa meio construida, será? Onde fica? Atenção que os pilares metálicos terão de ser tratados e pintados, têm pontas de corrosão.
Pensando localmente e tendo em conta a foto,o típico é reforçar com uma viga metálica (calculada por um engenheiro de estruturas), estudar a necessidade de reforçar os pilares adjacentes (provavelmente colocando uns UNPs pelo lado interior fixos aos mesmos e a calcular por um engenheiro de estruturas) e verificar se a fundação deste pilares de betão aguentam o acréscimo de carga (se são aguentarem devem ser reforçadas por aumento de área).
Pensando globalmente, depois de resolver o problema local deve ser analisada toda a estrutura, nomeadamente para acções horizontais (vento e sismo, embora me pareça que isto seja em país onde não existe risco sísmico) e se necessário proceder ao reforço dos restantes elementos.
Em resumo vai deixar de ter um pilar de betão que o incomoda para passar a ter uma viga metálica a roubar pé-direito e uns perfis verticais que também precisam de ser ocultados.
Este é um tipo de intervenção que carece de conhecimento, de todas as partes, de estruturas metálicas e reforço de estruturas. ___________
Editado: DM depois deste post vi os teus e concordo.
há mil e uma formas de incorporar esse pilar na organização funcional e estética da sala. Eu por mim deixava ficar.
o que pretende é possível mas algo complexo e com custos. Quando digo complexo falo no aspecto de que é possível fazer e nunca cair, mas ficar o sistema estrutural sempre sujeito a algumas futuras patologias.
Sim, a habitação está inacabada e estamos a estudar a solução de a comprar, daí não se ter "retirado" o pilar na fase de obra de estrutura. :)
O pilar no local em que está, está fora de questão, por isso a ideia será sempre retirar. A solução de ter um pórtico metálico não me incomoda. Até gosto da solução à vista. A questão mesmo era se era necessário mesmo um pórtico ou apenas a viga metálica conseguia sustentar o esforço, uma vez que trata-se exactamente de uma viga rasa que lá passa. Vou conversar melhor com o engenheiro que poderá acompanhar a obra e ver qual a melhor solução e mais barata claro, mas com segurança.
Agradeço a todos os vossos comentários. Assim que tiver noticias e se realmente avançarmos com a compra venho contar mais pormenores!!
Venho só para vos dizer que afinal acho que vamos manter o pilar e tentar arranjar uma solução com o recuperador de calor, de forma a tentar disfarçar esteticamente o pilar.