Na minha opinião, a planta deverá ser bastante mais trabalhada, marcando de um modo mais exacerbado a zona privada da pública.Pois, e eu que pensava que tinha conseguido separar bem a zona privada da pública :)
Não encostando quartos, deixando espaços exterior entre eles para a captação de luz natural, garantindo assim uma maior privacidade entre eles...Normalmente os quartos não estão sempre encostados? E os espaços exteriores entre eles que refere é tipo um corredor entre os quartos a terminar numa janela? Desculpe a minha ignorância, se calhar estou a fazer uma pergunta estúpida.
A escada terá que ser em forma de U? Porque razão?Não tem que ser, apenas quando fui fazendo a planta foi a única maneira que encontrei de a encaixar, para que o salão ficasse por cima da sala/cozinha e não por cima dos quartos.
A garagem terá de ser um volume separado?
O hall parece-me algo superficial, sem razão aparente do porquê estar naquele sítio.Não há nenhuma razão em especial, apenas coloquei a entrada principal da casa virada para a estrada principal, e fiz aquele pequeno espaço para pendurar casacos, etc... Concordo que talvez lhe falte algo...
Porque razão o vãos são sempre do mesmo tamanho, centrados com o espaço onde estão?Não há motivo especial. É trabalho de um amador :)
O alçado Norte terá o mesmo comportamento que o alçado Sul? Ou mesmo o Poente?Não percebi a pergunta. O que quer dizer com comportamento? Tipos de isolamento térmico e acústico?
Colocado por: andremsO objectivo de ter feito a planta não seria tanto ser o trabalho definitivo, mas sim mais uma espécie de treino para eu tentar perceber e visualizar melhor o que pretendo da casa, da maneira que a penso usar diariamente, etc, tal como o FD apontou. Achava que mostrando um esboço ao arquitecto este poderia perceber melhor que tipo de casa eu espero.
Respondendo a algumas perguntas do SG_arquitecto e também levantando mais algumas aqui vai:
Pois, e eu que pensava que tinha conseguido separar bem a zona privada da pública :)
Normalmente os quartos não estão sempre encostados? E os espaços exteriores entre eles que refere é tipo um corredor entre os quartos a terminar numa janela? Desculpe a minha ignorância, se calhar estou a fazer uma pergunta estúpida.
Não tem que ser, apenas quando fui fazendo a planta foi a única maneira que encontrei de a encaixar, para que o salão ficasse por cima da sala/cozinha e não por cima dos quartos.
Não terá, mas uma vez que a casa deverá ficar alinhada com as vizinhas (mais chegadas à fachada sul), e dá mais jeito a garagem ficar com a saída para a fachada norte (rua mais sossegada e não se desperdiça a fachada sul), ainda existe um espaço considerável entre estes volumes. Já agora, a título de curiosidade, as casas vizinhas também tem a garagem num bloco separado na fachada norte.
Não há nenhuma razão em especial, apenas coloquei a entrada principal da casa virada para a estrada principal, e fiz aquele pequeno espaço para pendurar casacos, etc... Concordo que talvez lhe falte algo...
Não há motivo especial. É trabalho de um amador :)
Não percebi a pergunta. O que quer dizer com comportamento? Tipos de isolamento térmico e acústico?
Obrigado pelo comentário bastante construtivo, e claro que seria loucura tentar implementar esta planta sem passar pelo crivo de um arquitecto. Quanto ao espaço de cozinha e zona de trabalho, também há coisas a fazer, nomeadamente o espaço da zona de trabalho parece-me um pouco acanhado para albergar máquinas, tanques e equipamentos de aquecimento.
Quanto ao telhado, além de ser vantajoso o facto de poder aproveitar o espaço para sótão, penso que no caso de uma cobertura plana teria que se investir mais em impermeabilizações, certo?
Colocado por: andremstambém um recuperador a lenha para o caso de falhar a electricidade?:) , serão assim tantas vezes que falha a luz e durante tanto tempo para pensar nisso, e existe sempre um pequeno pormenor, mesmo um recuperador necessita de electricidade para permutar o calor em condições, isto é, se estiver a usar o recuperador para aquecer em condições é necessário ventiladores para o fazer, isto se for um recuperador a ar, se for a água nem vale a pena falar nisso... pois esse sim necessita de electricidade para fazer aquecer. Pense no recuperador como um complemento a outro sistema de aquecimento quer seja bomba de calor ou caldeira, com a vantagem que se gosta de ver a chama aquece também o ambiente de forma mais eficiente (isto se não estiver na ideia de colocar só o recuperador).