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    • OM82
    • 7 outubro 2009 editado

     # 1

    Caros colegas e utilizadores do fórum.

    Visto que o fórum tem bastantes utilizadores, desde os curiosos aos com vasta experiência na área, quero expor uma questão a todos vós.

    Sou um jovem (formação em eng. civil) que em conjunto com um amiga (formação em design e arquitectura), quer lançar uma empresa de remodelação e decoração de interiores ao género de alguns programas de TV(que de certeza conhecem), tipo antes&depois. Ou apenas um dos serviços.
    Será uma empresa que actuará tanto no particular como em "contract".

    Como tal peço-vos conselhos, que opinem sobre a viabilidade da empresa, e que estejam à vontade para exporem duvidas.
    A zona a actuar em principio será apenas grande porto e periferia.

    obrigado desde ja.

    Cumps
    Concordam com este comentário: rosa76
    •  
      FD
    • 7 outubro 2009

     # 2

    Colocado por: OM82que opinem sobre a viabilidade da empresa

    Desde que devidamente segmentada e pensada, na minha opinião sim, há mercado.
    Concordam com este comentário: rosa76
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OM82
    • OM82
    • 7 outubro 2009

     # 3

    e mais uma questão:
    qual o capital que na vossa opiniao será necessário para iniciar?(óbvio que depende de algumas coisas..)

    não sei até que ponto, poderei ser penalizado (por concorrência..) por revelar alguns pormenores, mas com certeza que haverá mercado para todos e quando existe qualidade não deveremos ter medo, como tal, pergunto também a vossa opiniao sobre o conceito que quero introduzir(não sei se já é praticado ou não...), que é o "budget", ou seja, o cliente determinar o orçamento limite e nós apresentarmos a solução possível..e assim obter clientes que não têm tanto poder financeiro para realizar um pequeno"desejo".

    cumps
    •  
      FD
    • 7 outubro 2009

     # 4

    Colocado por: OM82e assim obter clientes que não têm tanto poder financeiro para realizar um pequeno"desejo"

    Eu tenho o mesmo defeito: penso muito no cliente budget.

    Não o façam - pensem no cliente premium, é aí que está o "dinheiro".
  1.  # 5

    OM82

    o que está a pensar não é nada de novo e nesses moldes á muitas empresas a trabalhar e penso que dependendo da competência é um dos negócios mais viáveis actualmente e no futuro.
  2.  # 6

    Colocado por: FD
    Colocado por: OM82e assim obter clientes que não têm tanto poder financeiro para realizar um pequeno"desejo"

    Eu tenho o mesmo defeito: penso muito no cliente budget.

    Não o façam - pensem no cliente premium, é aí que está o "dinheiro".



    Também sou da mesma opinião.

    Com o cliente premium podemos realizar sonhos deles e nossos.

    Também gostava de entrar numa de decoração mas estou a muitos kms. :(
    • OM82
    • 7 outubro 2009

     # 7

    Colocado por: marco1OM82

    o que está a pensar não é nada de novo e nesses moldes á muitas empresas a trabalhar .


    mas na sua opinião apesar de haver muitas ha mercado para todas?

    penso que realmente ha muitas mas na base da decoração de interiores..pelo menos na zona do porto empresa que faça o trabalho de remodelar e decorar, nao vejo muitas, pode ser da minha "má" pesquisa... é que remodelar é diferente de decorar..

    cumps
  3.  # 8

    muito sinceramente acho que uma boa remodelação terá quase 80 a 90% da decoração, ou seja ao nivel de revestimentos poderá estar quase tudo definido assim como mobiliário fixo e até não fixo, restando pouco mais que um acerto de cores, tapetes, peças soltas de design quer decorativo quer de iluminação.
    repare que já existem casas a mais e com os incentivos á remodelação e recuperação, vai ser preciso cada vez mais empresas especializadas nisso, com bons conhecimentos quer construtivos quer ao nivel de design de interiores.
  4.  # 9

    Na óptica do cliente - como quem acabou de contratar uma empresa para remodelar a casa - digo-lhe que há muita oferta que combina arquitectura de interiores com obra mas faz-se principalmente de parcerias entre duas empresas distintas.

    Quanto ao seu produto budget, acho que é muito interessante mas não me parece que funcione. Afinar os detalhes de uma obra para caber num orçamento é muito moroso, exige muitos conhecimentos, muita pesquisa e sensibilidade à potencialidades dos materiais e soluções técnicas. Tudo isto tem de ser cobrado para a empresa ser viável logo, soma-se ao orçamento da obra/decoração todo o tempo perdido a ver e rever alternativas com o cliente. Acaba por não ser económico.

    obicodaobra.wordpress.com
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    • OM82
    • 7 outubro 2009

     # 10

    Colocado por: marco1muito sinceramente acho que uma boa remodelação terá quase 80 a 90% da decoração


    de certa maneira concordo consigo quando diz que uma BOA remodelação são os 80-90%. mas se analisarmos detalhadamente não é bem assim.
    Por exemplo,eu posso querer remodelar e decorar a minha sala e para isso contratar quem me faça apenas a remodelação ao nível de tectos, paredes, instalações e chão, e isso nao considero como decoração.porque depois disso é que vem a decoração propriamente dita, e aí posso perfeitamente fazer eu,cliente particular.

    cumps
    • OM82
    • 7 outubro 2009

     # 11

    Colocado por: Rita Jacobetty
    Quanto ao seu produto budget, acho que é muito interessante mas não me parece que funcione. Afinar os detalhes de uma obra para caber num orçamento é muito moroso, exige muitos conhecimentos, muita pesquisa e sensibilidade à potencialidades dos materiais e soluções técnicas. Tudo isto tem de ser cobrado para a empresa ser viável logo, soma-se ao orçamento da obra/decoração todo o tempo perdido a ver e rever alternativas com o cliente. Acaba por não ser económico.

    obicodaobra.wordpress.com

    em relação ao budget, o cliente que o requerer tem que ter noção que as soluções que forem apresentadas, são soluções para "caber" no orçamento, e isso implica em ceder na qualidade, ou seja, é o "possível". E as soluções apresentadas serão apenas um esboço para que o cliente decida. Em qualquer empresa perde-se "tempo/dinheiro" ao dar um orçamento, e estes são normalmente todos gratuitos.

    Boa sorte com o seu "bico da obra". Que fique como idealizado!

    cumps
  5.  # 12

    Em qualquer empresa perde-se "tempo/dinheiro" ao dar um orçamento, e estes são normalmente todos gratuitos.
    Os encargos com os orçamentos «gratuitos» são pagos pela empresa (ordenados, renda do escritório, comunicações, transportes, etc.), e "alguém" os paga à empresa.
    Quantos mais orçamentos «gratuitos» você fizer que não sejam adjudicados, mais terá de ir cobrando aos outros para cobrir os custos.

    O que você sugere não é apenas fazer "orçamentos" à borla (o que, para algumas obras, é quase automático). Não. O que você nos está a dizer é que vai andar a trabalhar no duro à borla.
    Procurar soluções técnicas, de arquitectura e engenharia, e de decoração que encaixem em determinado cliente e num plafond de budget (traduzindo, num determinado limite orçamental) é um trabalho que TEM DE ser pago. E é para isso que servem os Arquitectos (e alguns, muito bons, decoradores).
    • OM82
    • 7 outubro 2009

     # 13

    Luis K. W., obrigado pelo seu comentário.

    Percebo perfeitamente o que diz e até concordo. Mas eu nunca disse que ia trabalhar no duro à borla. Como você sabe não se aceita tudo e mais alguma coisa para orçamentar. Pois em alguns casos o risco de não adjudicar vs. tempo/dinheiro perdido com orçamento, não compensa.

    Quando falei em budget e em apresentar soluções nesse contexto, falo em pequenas obras, principalmente nas que sao essencialmente decorações. Como a mudança da cor da parede...mudança de tipo de mobiliário...aquelas coisas que todos nós podemos fazer, mas pedimos a alguém profissional que o faça por nós.

    cumps
  6.  # 14

    Nesse caso (pequenas obras), estou com o FD. Aponte apenas para o cliente-prime.

    Conhece alguns milionários, administradores de bancos, grandes latifundiários com títulos de nobreza, etc., ou frequenta festas da Caras?
    Se não se mexe nessas águas, esqueça.

    É que se as remodelações médias andam (por exemplo) nos 10-25mil euros, o que é que você pensa que poderá ganhar em «pequenas obras» de, digamos, 5mil euros?

    Atenção. Eu não digo que a ideia seja má de todo!
    Tem é de ter um cliente-tipo que exija que você trabalhe para ele, e que pague o que for preciso para que você trabalhe para ele. Isso só se consegue com excelentes reputação e relações.

    [Isto não tem muito a ver, mas... Você nem faz ideia do sucesso que eu fazia, aqui há uns anos, quando dizia às tias de Cascais que ia lá mandar a casa delas um dos meus operários, o senhor "x",... e frizava bem o nome completo dele, "x"_DO_ESPÍRITO_SANTO_SILVA, que era mesmo o apelido dele] :-))
  7.  # 15

    Desculpem... mas é mesmo do típico português.

    Dizer que SE fosse aqui à uns anos....

    Alguém sabe o futuro? Para poder dizer qual a melhor altura para arriscar?
  8.  # 16

    ideaqua, V. não apanhou a ideia.
    (eu não escrevi: SE FOSSE aqui há uns anos!)
    Só não continuo fazer sucesso com o nome desse meu empregado porque ele, entretanto, se reformou.

    Se eu tivesse um pedreiro chamado Belmiro de Azevedo e um servente chamado António Champalimaud, faria (ainda hoje) o mesmo sucesso. Toda a gente iria querer o Belmiro e o António lá em casa! :-))
  9.  # 17

    Esse Sr que se reformou, trabalhava bem? Era só o nome?

    E olhe que hoje em dia se eu puder ter a mesma qualidade a melhor preço que o "pedreiro Belmiro de Azevedo" ou Champalimaud concerteza que não penso 2 X.

    Para isso haja alguém com coragem!

    As questões de marketing (quanto aos nomes)são outra coisa.
    Tem que se trabalhar muito para ter um NOME/MARCA.
    • w.w
    • 8 outubro 2009

     # 18

    OM82
    mercado existe e ao mesmo tempo não existe.
    prespectivar é complicado,só tentando.
    pela minha experiencia ao fim de muito tempo,batalhando contra tudo
    e contra todos apenas sobrou a minha satisfação pessoal!! (adoro o que faço)
    claro que o investimento (fundo de maneio) é importante,mas não chega,o mesmo
    se passa com a vossa formação académica,tambem é importante,mas a experiencia
    é mais,e tem de ser abrangente até ao mais insignificante promenor..........

    além de materiais,conceitos etc etc etc


    nota; entretanto digo mais alguma coisa se permitirem
    Concordam com este comentário: pedro pinheiro
  10.  # 19

    que lhe dizer, apenas que o luis tem alguma ou muita razão, é dificil, muito dificil se não tiver ao inicio uma carteira boa de clientes, mas é possivel. passando algumas tempestades mas se tiver preserverança consegue, aqui neste mercado/país é preciso ter mesmo muita coragem.
    a minha opinião se tiver empenho e certezas vá em frente.
    cumprimentos
    Concordam com este comentário: rosa76
  11.  # 20

    Desta vez venho falar como profissional, sou designer especialista em criação e gestão de marcas. Começar sem uma boa carteira de clientes implica um grande investimento na comunicação inicial. É preciso um site e um bom aproveitamento da web com gestão de publicidade e optimização dos motores de busca. Eventualmente comprar uma base de dados e fazer direct mailing. Criar um evento tipo festa de inauguração e estender o convite ao maior número de pessoas possível. Depois há todo o trabalho junto ao público-alvo definido, procurado contactá-lo no seu ambiente natural.

    Algumas dicas a pretexto de dimensionar o investimento necessário... um grande investimento!
    Concordam com este comentário: pedro pinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OM82
 
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