Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Colocado por: SirSilvaClaro que não. Se ele se aleijar. é um problema para se pensar posteriormente.


    se o homem se aleijar cai-lhe em cima, ou espera outro resultado...
  2.  # 222

    Por estas bandas, os agricultores contractam gente à jorna a todo o tempo, já muitos se aleijaram, desde pernas partidas a queimaduras e nunca os proprietários sofreram o que quer que seja por causa disso. Portanto o que dizem é meia verdade.
  3.  # 223

    Colocado por: SirSilvaPor estas bandas, os agricultores contractam gente à jorna a todo o tempo, já muitos se aleijaram, desde pernas partidas a queimaduras e nunca os proprietários sofreram o que quer que seja por causa disso. Portanto o que dizem é meia verdade.


    Claro que acontece e vai continuar a acontecer é perfeitamente normal contratar locais, os ditos jornaleiros, o que nao quer dizer que seja legal ou correcto.
    O que acontece nos meios rurais é que as pessoas confiam e ajudam-se mutuamente e isto só começa a acontecer com alguns "chicos" espertos que usam as leis em seu favor.
  4.  # 224

    Colocado por: j cardoso

    estamos a falar de profissionais da área que utilizam argumentos como ... "Esperamos que se enterre"
    Não sei onde viu esse argumento mas não foi aqui de certeza.


    Até foi o seu argumento mas por lapso parece que não adicionei uma palavra que não muda o significado, esperamos que não se enterre/esperamos que se enterre


    Colocado por: j cardoso

    Logicamente? Os empreiteiros é que fazem o mapa de medições? O caderno de encargos também? Se não consegue perceber que isso não é assim então não vai perceber nada. Esperemos que não se enterre.



    O senhor jcardoso diz que eu não consigo perceber nada e o argumento, muito construtivo que utilizou foi "Esperemos que não se enterre."...


    É tão fácil ler o que apenas nos interessa e distorcer o que convêm, dos 7 empreiteiros que recebi apenas dois entregaram informações legais junto com os orçamentos, um deles, o chamado biscateiro, depois de ter visto o local disse que não podia passar factura mas poderia fazer a obra mas que eu tinha de alugar a maquinaria, mais tarde vim a saber que têm dividas ao fisco, já escrevi o mesmo ao longo de vários posts espalhados por dois tópicos mas continuam a opinar ser ler, a criticar sem ler.

    As únicas informações legais que recebi de dois empreiteiros foram: nº de contribuinte, nº alvarás e nº apólice de seguro, não sei se existem mais documentos indispensáveis, foram estes que recebi, não pedi documentação a ninguém, acho que os empreiteiros têm o dever de informar o cliente, em termos legais até pode nem ser assim mas para mim, enquanto cliente que vai pagar e que estou a avaliar um orçamento e o empreito enquanto homem não me passa pela cabeça contratar um empreiteiro que não cedeu informação legal sobre a sua empresa e de livre vontade.

    Eu ao contratar um empreiteiro não o contrato só pelo valor do orçamento, contrato-o também pela confiança que transmite, pela seriedade que transmite, pela honestidade que transmite, o valor do orçamento não foi o principal critério que usei na escolha de orçamento e sei o nº de contribuinte, o nº de alvarás e o nº de apólice de seguro, desde que contratei o senhor já pude visitar duas obras, uma remodelação de um T3 e já esta agora concluir uma remodelação de um café que vai reabrir como restaurante, a seguir estou eu. Contratei um empreito que no acto de entrega do orçamento disse-me que o valor das tomadas e interruptores não estavam incluído mas que os podia escolher e comprar na armasul com o cartão do empreiteiro para ter direito aos seus descontos, isto transmite confiança e seriedade ao cliente enquanto os iluminados que andam por aqui a me criticar acham que devem revender o material ao cliente, o que transmite muita credibilidade, moralidade, seriedade, honestidade... para não haver duvidas é melhor dizer que estou a ser irónico.

    O mais engraçado é que estão todos a tentar justificar 5 orçamentos que nunca viram e muito provavelmente sem saberem as dimensões da remodelação apesar de todos os encargos da minha remodelação estarem aqui no forum, só um profissional da área é que assumiu que existia algo de errado no orçamento 110% mais alto e que até estava a fazer uma remodelação idêntica e por valores equiparáveis com os 5 orçamentos que recebi, é uma remodelação de um T4 sem nenhum trabalho em 3 quartos!... ou seja, é a remodelação de um T1, todas as demolições estão feitas, não estão todas, não arranquei os azulejos do wc e da cozinha, não sei se o empreiteiro fez o orçamento a pensar colar por cima com cimento-cola de 25€ ou arrancar os azulejos e assentar com cimento-cola de 8 euros, é para assentar cerca de 60m2, pintura interior de T1, canalização nova com 6 torneiras de segurança num quadro que vai ficar na dispensa, quadro eléctrico novo e rede eléctrica da cozinha nova com disjuntores independentes para as tomadas, passar o quadro eléctrico e o quadro de agua para o muro da moradia e é para fazer tipo um arco num local que tem uma porta e uma janela, é só demolir 1m2 com 25cm de espessura.

    São 4 semanas de trabalho previstas pelo empreiteiro e pelas minhas contas são cerca de 1500 euros em material fornecido pelo empreiteiro, vou ter sempre dois homens na obra e cada um deles vai ganhar 2 mil euros pelo trabalho, eu acho que esta justo para ambos os lados, 500 euros por semana brutos e um salário que eu só recebo em sonhos.

    Mais engraçado ainda é que depois de tanto que criticarem nem um teve a dignidade de condenar as práticas que o senhor picareta acha serem normal, tais como revender o material ao cliente quando este material, é fornecido e comprado com o dinheiro do cliente, com tantos a me criticarem por pensarem que eu estou a contratar um empreiteiro com algo ilegal seria de prever que todos condenassem as práticas ilícitas que o senhor picareta acha ser normal.

    Se se tivessem dado ao trabalho de perceber a situação em vez de lerem na diagonal algo que já foi distorcido saberiam que tenho os dados legais do empreiteiro que contratei e cujo contacto foi-me dado por um vizinho construtor civil já reformado e não tentavam fazer os outros passarem como ignorantes com o senhor ins.bruno que acredita que eu não sei a diferença de uma empresa para um biscateiro, se calhar se em vez de criticar o senhor ins.bruno se tivesse dado ao trabalho de compreender sobre o que estamos a falar saberia que a minha área de trabalho durante muitos anos foi a sua, eu não sou tão ignorante em termos técnicos querem imaginar ou fazer crer.

    Senhor Picareta eu já lhe respondi ao mesmo por várias vezes ao longo de dois tópicos e deste post, dos 7 recebidos 1 era biscateiro e nem conto com ele, dos outros 6 só dois é que me entregaram informações legais sobre as suas empresas, eu já sei que o senhor Picareta acha que eu é que tenho a obrigação de pedir essa informação aos empreiteiros mas eu, enquanto cliente não contrato ninguém que não me tenha fornecido essa informação por opção própria, é uma questão de critérios.

    Gostaria de saber como é que os empreiteiros conseguem entregar ao cliente um orçamento com pés, meio e cabeça se não têm competência para tirar as medidas que precisam para calcular o orçamento, dos 6 que recebi nem um me disse que precisava de um mapa de medições, de um mapa de quantidades e nem de um caderno de encargo para poder calcular o orçamento com pés, meio e cabeça, se não pediram nada só posso assumir que os 6 empreiteiros que recebi em casa tiveram de fazer esse trabalho para poderem me apresentar um orçamento com pés, meio e cabeça. Se me disserem que existem empreiteiros que não têm competência para fazer esse trabalho e que fazem os orçamentos ao calhas e com valores ao calhas sem ter feito os cálculos necessários eu até acredito em vocês, se calhar é por isso que aparecem diferenças de 110% em orçamentos, para que fique claro, eu não estou a chamar ninguém de incompetente, é só uma questão de competências, eu próprio na minha área não tenho competência para fazer algumas coisas mas não critico os que têm competência para fazer algo que ultrapassa a minha competência.

    Para que fique claro, não vou-me dar ao trabalho de responder a mais ninguém sobre este assunto porque encaram esta discussão saudável como um ataque pessoal a vossa área de trabalho enquanto nós, enquanto clientes só estamos contra os intrujas que existem em todas as áreas de trabalho, se se quiserem dar ao trabalho de avaliarem o que realmente se passa em vez de criticarem só porque sim e sem se darem ao trabalho de lerem os factos da situação que estão a criticar podem o fazer no meu tópico em vez de estarmos aqui a encher o tópico do senhor mingosm, lá terei todo o gosto em discutir e ouvir os vossos argumentos, eu não sei tudo e sou uma pessoa seria e muito racional, não tenho nenhum problema em assumir que estou errado quando estou errado porque é assim que aprendo, por mais racional que eu seja se não tiver os factos todos é óbvio que posso chegar a conclusões que estão erradas.
  5.  # 225

    Colocado por: SirSilvaPreciso limpar uma mata, tenho o orçamento de um jornaleiro que me faz o serviço por 250eur, tenho o orçamento de uma empresa que me faz o serviço por 380eur. Porque hei-de optar pela empresa ?

    Porque existe uma lei que impede o jornaleiro de limpar matas. (isto usando o seu exemplo, o que pretendia dizer é que para exercer a actividade de construção civil é necessário um determinado numero de requisitos legais, não podemos entregar o trabalho a alguém porque é mais barato. Poder, podemos, mas não é legal.)
  6.  # 226

    não adicionei uma palavra que não muda o significado, esperamos que não se enterre/esperamos que se enterre

    Se não vê a diferença entre esperamos que se enterre e esperamos que não se enterre é porque não quer e prefere distorcer o que foi dito.

    Se lesse bem o que escrevi antes veria que disse que admito uma diferença de 5% num orçamento mas que torço o nariz a uma diferença de 18% pelo que está enganado quando diz que ninguém viu nada errado num orçamento 110% mais alto.

    Gostaria de saber como é que os empreiteiros conseguem entregar ao cliente um orçamento com pés, meio e cabeça se não têm competência para tirar as medidas que precisam para calcular o orçamento, dos 6 que recebi nem um me disse que precisava de um mapa de medições, de um mapa de quantidades e nem de um caderno de encargos


    Teima em não perceber que não é uma questão de competência. Nenhum desses empreiteiros lhe disse que precisa disso precisamente porque esta situação lhes é favorável. Claro que não é favorável ao cliente mas há sempre quem pense que sim, que poupa dnheiro com isso e que o empreiteiro está a ser muito profisional, sem perceber que está a por a faca e o queijo na mão do empreiteiro.
  7.  # 227

    O sr. Picareta deve ser um ser muiiiiiiiito certinho. No seu dia a dia está sempre a ponderar se cada acção que faz, é legal ou não. Deve andar com os compêndios do código "judicial" debaixo do braço a todo o tempo. Picareta, estou-me nas tintas se é legal ou deixa de ser, contracto o mais barato e ponto final. Quem tem medo fica em casa.
  8.  # 228

    Colocado por: SirSilvaO sr. Picareta deve ser um ser muiiiiiiiito certinho. No seu dia a dia está sempre a ponderar se cada acção que faz, é legal ou não. Deve andar com os compêndios do código "judicial" debaixo do braço a todo o tempo. Picareta, estou-me nas tintas se é legal ou deixa de ser, contracto o mais barato e ponto final. Quem tem medo fica em casa.


    Depois aparecem aquelas casas que ao fim de 5 anos parece que tem 100.
    Cheias de salitre, com os tijolos demarcados na tinta, acabamentos parece que sofreram ja um tremor de terra, ja para não falar de estruturas que cedem (conheço uma casa que ao fim de 5 anos estava literalmente toda torta, com a janela do rc quase a tocar no chão de um dos lados).
  9.  # 229

    Colocado por: Anonimo16062021Mai nada:-))


    é mais nada mesmo, e o mais engraçado é se sentirem revoltados com os orçamentos, um gajo certinho vai á falencia num instante, a economia paralela é 90% culpa dos clientes, porque quem andar 100% legal morre de fome........
  10.  # 230

    Esta questão da economia paralela, por acaso é relevante neste tópico. Se o quiserem explorar... sim, porque acho que toda a gente já ouviu a famosa expressão: "Mas quer com ou sem recibo?".

    Até que ponto os orçamentos baixos podem ser por causa da falta de alvarás, seguros, outras componentes legais?



    PS: Não pretendo baixar os custos por este caminho atenção.
  11.  # 231

    Colocado por: mingosmAté que ponto os orçamentos baixos podem ser por causa da falta de alvarás, seguros, outras componentes legais?


    mas voce vive onde afinal?? eu pago perto de 5000 euros ano para trabalhar por conta propria e voce vem com a conversa o que pode influenciar estar legal ou não?? voce vive em Portugal?? ou anda a brincar com os profissionais da construção??
  12.  # 232

    é logico que quem anda ao negro mete este dinheiro ao bolso, ou não acha voce? voce pensa que pagar segurança social, contablidade, seguros etc só para estar legal não influencia??
  13.  # 233

    muitos trabalhadores da construção trabalham quando há obras, o resto ficam em casa sem receber, outras empresas exploram pessoas e apenas lhes pagam o ordenado minimo, e dão-lhe um martelo e siga, outras pagam 700/800 euros e dão-lhes maquinas, acha que estas empresas fazem os mesmo preço?
  14.  # 234

    Colocado por: ins.Brunomas voce vive onde afinal?? eu pago perto de 5000 euros ano para trabalhar por conta propria e voce vem com a conversa o que pode influenciar estar legal ou não?? voce vive em Portugal?? ou anda a brincar com os profissionais da construção??


    Ó homem o que disse era apenas para lançar a discussão eu lá estou a brincar com alguém? Santa paciência...

    Se quer discutir o tema discuta, senão quiser ao menos controle a sua agressividade.
  15.  # 235

    Colocado por: mingosmEsta questão da economia paralela, por acaso é relevante neste tópico. Se o quiserem explorar... sim, porque acho que toda a gente já ouviu a famosa expressão: "Mas quer com ou sem recibo?".

    Até que ponto os orçamentos baixos podem ser por causa da falta de alvarás, seguros, outras componentes legais?



    PS: Não pretendo baixar os custos por este caminho atenção.


    voce deve andar a dormir no país e no topico...... ha nao sei quantos posts que lhe estão a dizer precisamente isso, que muitas vezes as diferenças astronomicas entre orçamentos prende-se precisamente por aí...... a diferença entre quem faz tudo na ilegalidade e quem faz tudo na legalidade...... voce é que so falou nos lucros do empreiteiro, sem tentar perceber o real custo para o empreiteiro de construir uma casa...

    http://fazatuacasa.com

    fale com eles... dizem que fazem casas a partir dos 13.500 EUR....
  16.  # 236

    Colocado por: SirSilva Picareta, estou-me nas tintas se é legal ou deixa de ser, contracto o mais barato e ponto final. Quem tem medo fica em casa.


    é como eu.... estou-me nas tintas se privatizam tudo em Portugal, se despedem os funcionarios publicos todos e se aumentam brutalmente os impostos....
  17.  # 237

    Já esteve mais longe...
    Concordam com este comentário: 1976
  18.  # 238

    Ao ler determinados comentários começo a achar que aqueles que criticam os portugueses têm razão: somos uma cambada de analfabetos sem capacidade para conduzir um país e que é estritamente necessário sermos geridos pelo exterior para não desgraçarmos o resto da Europa.

    Generosidade e solidariedade são uma coisa, trabalho e negócios são outra coisa! Construir uma casa implica responsabilidades para quem manda construir, para quem constrói e para quem tem que fiscalizar a construção. Tudo o resto é conversa de café de quem acha que sabe tudo melhor que os outros.

    Se é possível poupar fazendo um bom planeamento e uma boa gestão de obra? Claro que sim. Se é possível construir uma casa, digna desse nome, com 300€/m2? Cumprindo com a lei parece-me ser impossível.

    Contra-argumentos: Ah mas tenho um amigo que até me faz isto e aquilo de borla! Os materiais até vão ser de terceira ou quarta e não me importa que tenham defeitos! Ah e tal, nem sequer vou fazer projecto ou pedir licenças! E depois nem preciso que a empresa me passe factura! E se tem alvará e seguros não me interessa porque quem tem medo fica em casa!

    Se forem estes os argumentos a discussão deixa de fazer sentido. Quatro paredes e um tecto e está feita uma casa por menos de 300€/m2 (quem alguma vez aterrou em Luanda sabe do que estou a falar).
    Concordam com este comentário: eu
  19.  # 239

    Colocado por: simples Quatro paredes e um tecto e está feita uma casa por menos de 300€/m2 (quem alguma vez aterrou em Luanda sabe do que estou a falar).


    A nossa constituição diz que todos temos direito a uma habitação. A nossa lei diz que para fazermos uma habitação temos de ter licenças e certificados para tudo e mais alguma coisa, instalação ou pré-instalação de coisas que 99% dos portugueses nem sabem o que é, etc...
    Em que é que ficamos? A constituição é só para quem tem posses ou as casas são para os ricos e para os pobres?
    Depois ficam todos admirados de aparecerem construções ilegais e barracas como cogumelos e de todos fugirem ao máximo que puderem para ter algo com um minimo de dignidade.
    Concordam com este comentário: PatSil, LuisPereira, Anonimo16062021, mingosm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mingosm
  20.  # 240

    Nós Portugueses temos a mania das grandezas (atenção que eu nao fujo á regra) e os nossos governantes produzem leis também com essa mania, senão vejamos algumas obrigatoriedades que são ridiculas:
    - para que preciso de fibra optica obrigatoria em minha casa? mas tenho d eter e de pagar pela instalação.
    - para que preciso de pelo menos um ponto de rede em cada divisão de casa?
    - para que preciso de pelo menos um ponto de TV em cada divisão de casa?
    - para que preciso de um bidé em pelo menos uma casa de banho?
    - para que preciso de pelo menos uma banheira? Esta nao se se é obrigatoria mas acho que sim?
    - para que preciso de pre-instalação solar, e agora ate deve ser obrigatoria a instalação dos paineis?
    - para que preciso de isntalação de gás?
    - para que preciso de fazer uma casa para acesso de cadeira de rodas?
    - Para que preciso de ter um certificado energetico da minha habitação propria?
    - porque nao posso ter divisões, por exemplo quartos com as dimensoes que quero e tenho uns minimos requeridos?
    - porque tenho de fazer mais de uma casa de banho se tiver mais de 2 quartos?
    e a lista continua por aí fora...
    Manias, politiquices e padrinhos...
    Concordam com este comentário: mingosm
 
0.0284 seg. NEW