Colocado por: TyrandeAh fonix!
Sem comentários...
Este fórum é só pra ricos, estou a ver!
Colocado por: FD
Não é preciso ser rico, basta morar na zona da grande Lisboa...
Colocado por: LuisPereira
De que zona do país está a falar?
Colocado por: LuisPereiraA questão nao é essa!
Colocado por: LuisPereira
Apenas 22% da população Portuguesa vive em Lisboa, Lisboa nao devia ser a regra ou considerada para a média.
Colocado por: Tyrande
Certamente não no centro de Lisboa!
Mas digo isto porque na minha zona (Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira), é perfeitamente possível. E se for para zonas mais interiores, ainda mais barato fica!
Agora se está a falar de construir uma moradia v4 em sítio previlegiado...esqueça...
Só podems dar o passo à medida da perna!
Acho que tem de haver aqui uma distinção.
Se for rico, ou muito bem de vida, força, vá em frente... Construa uma moradia v3 ou v4 no centro de uma cidade, com farmácia, Pingo Doce, Continente, ginásio, shopping e tudo que me lembrar à porta...
Se não for rico, construa numa terra mais calma, ou mais afastada! É claro que não estou a falar de ir construir em cascos de rolha ou onde o vento faz a curva, mas sinceramente parece às vezes que o clima aqui no fórum é:
- se não tem dinheiro para construir uma moradia v4 com garagem para 3 carros, no centro de cidade com tudo e mais alguma coisa à porta, piscina, isolamento XPTO, vidros XPTO, tudo XPTO, ó amigo, nem se chateie a construir que isto de ter casa não é para si!
Colocado por: LuisPereira
A questão nao é essa!
A questão que coloquei inicialmente e que no meio da discussão se perdeu é?
Algumas das exigências, que obviamente encarecem uma construção, são realmente necessárias?
Até agora ainda ninguém rebateu a necessidade de um ponto de rede obrigatorio em todas as divisões? Quem criou a lei nao sabe que a maioria agora usa WIFI?
Até agora ainda ninguém rebateu a necessidade de um ponto de TV em todas as divisões? Quem criou a lei nao sabe que a maioria nao usa a TDT?
Até agora ainda ninguém rebateu a necessidade de uma instalação de gás. Pk nao pode ser o proprietario decidir se quer ou nao?
Até agora ainda ninguém rebateu a necessidade de uma instalação de AQS. Pk nao pode ser o proprietario decidir se quer ou nao?
Até agora ainda ninguém rebateu a necessidade de diversas casas de banho. Pk nao pode ser o proprietario decidir se quer ou nao?
etc.
Colocado por: FD
Não é preciso ser rico, basta morar na zona da grande Lisboa...
Colocado por: loverscout
os pontos de rede e de Tv obrigatorios foram pensados para evitar a porcaria de fios colados junto ás ombreiras e rodapés, e paredes furadas de um lado ao outro, para fazer passar o fio que vai abastecer as outras divisoes, quer seja TDT ou cabo o cheiro é o mesmo..... sabe do que falo certo?
Julgo que nenhuma casa é obrigatorio o uso do gas, mas a partir do momento em que opta por ter gas tem que ter projecto e as devidas certificações (nao tenho a certeza mas lembro-me vagamente de ter esta conversa com a arquitecta)
a obrigatoriedade de AQS num país como o nosso, ainda bem que existe.... chama-se pensar no futuro ecologicamente! reduz custos.... até devia ficar feliz por alguem o obrigar a poupar! estamos a falar num investimento de 2.000 EUR! que seja em luz ou gas vai buscar o retorno.....
mas ninguem o obriga a ter varias casas de banho..... pode ter apenas uma, a decisao é sua! agora nao venha dizer que quer 5 quartos e uma casa de banho!
Colocado por: LuisPereiraSó para uma porcaria de uns paineis sorales são pelo menos 3000 euroArranja bem mais barato do que isso... menos de metade!
Ah fonix!
Sem comentários...
Este fórum é só pra ricos, estou a ver!
Colocado por: LuisPereira
Qual a sua opinião sobre algumas das Exigencias que coloquei aqui? Acha realmente essenciais ou deviam ficar ao criterio de cada um?
Colocado por: mafgodArranja bem mais barato do que isso... menos de metade!
Colocado por: LuisPereiraNo sitio, tubagem, etc? Não percebo nada disso mas se a ideia é ser obrigatorio para se poupar energia e proteger o ambiente nao acredito muito que isso valha alguma coisa...Montado e com garantia legal.
Colocado por: mog
Acho bem que a construção de edifícios residenciais obedeça a um conjunto de normas, incluindo referentes a telecomunicações, energia, segurança, e outras. É possível que, com o tempo, algumas normas fiquem desactualizadas, eventualmente sem sentido. É por isso que de tempos a tempos a legislação é revista. Contudo, não podemos cair na tentação de deixar (quase) tudo ao critério de quem quer construir: se assim fosse, poderíamos chegar a um ponto em que cada uma fazia literalmente como lhe apetecia. Como antigamente.
Colocado por: mafgodMontado e com garantia legal.
Se não percebe, é pesquisar.
Não é acreditar, não é uma questão de fé... é matemática, contas de somar e diminuir.
Há aqui no forum um user que em um ano creio, gastou menos de meia garrafa de gás das pequenas para aquecer as águas do banho.... quanto gasta por ano para o mesmo?
Colocado por: TyrandeLá está..
Pra mim só quem é rico pensa construir na zona da grande Lisboa...
Portugal é pequenino, sem dúvida...
Mas é mais do que só Lisboa!
Colocado por: LuisPereiraNão acha que devo ser eu a me preocupcar com isso e nao uma lei a impor?O meu projeto obrigava a ter mas mesmo que não obrigasse ia colocar.
Colocado por: LuisPereiraQue carro o senhor usa? um electrico? um solar ou um 4*4 a gasoleo?Podes tratar-me por tu.
Colocado por: FD
Então os dois milhões de lisboetas, porque moram em Lisboa, não têm direito ou nem sequer podem pensar em construir casa, é isso?
Só o resto do país é que pode pensar nisso?
Para quem não conhece, a grande Lisboa não é o Chiado, a Baixa e pouco mais do que isso.
A grande Lisboa compreende vários municípios, alguns deles que distam dezenas de quilómetros da Lisboa central.
Em Cascais, por exemplo, que não é só terreno de tias (Alcabideche é tudo menos isso), 110 mil euros por um terreno é coisa perfeitamente normal.
Claro que, à face desses preços, quem aqui nasceu, aqui cresceu e constituiu uma vida, não pode pensar em construir aqui casa porque senão é considerado - esse grande defeito - "rico".
É um pouco injusto o que está a dizer, não? :|