Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Colocado por: j cardoso2 - O resto não vou comentar, fica apenas a minha conclusão: quanto mais fala mais ignorância revela. Faz-me lembrar um certo **** que andava por aqui

    Devia ao menos ter agradecido a folha que eu lhe mostrei e olhe que até lhe pode ser útil . Olhe que ás vezes não temos o computador à mão !
    Se acha que tem erros diga !

    Eu só me dei ao trabalho de tanta conversa para me defender e olhe um dia destes vou mostrar-lhe o que é bricolage ...

    Colocado por: Jorge Santos - Faro


    Aprenda como se fazia possivelmente antes de você ter nascido .
  2.  # 202

    estas decisoes de escolha nao e facil ainda para mais quando falamos de um investimento avoltado !! E agora pergunto eu ! Vamos supor que se instala um sistema destes e depois nao e preciso ligar o mesmo no Inverno devido ao isolamento da casa!! Será que ja aconteceu com alguem ? ou conhece casos em que aconteceu? Obrigada
  3.  # 203

    Pois tambem e verdade a nivel de consumos e mais benefico :)
  4.  # 204

    Colocado por: Anonimo18072022AO máximo que poderá acontecer será nos custos mensais de utilização em que ficará agradado com os baixos consumos.


    Como é que é ? Com piso radiante temos menos consumo ? Explique lá isso melhor ? Conheçe as leis da termodinâmica ?

    Colocado por: Anonimo18072022AA reflexão térmica e o seu peso no U da solução tem que ser testado em laboratório e não se resume apenas à espessura da solução.
    O grande "problema" das soluções que utilizam reflexão é que precisam de caixa de ar em ambas as faces do isolamento além de que a superfície refletora tem que estar limpa.
    Sem estas 2 premissas a solução pode acabar mesmo por se resumir à sua espessura.


    EHEHE esta é boa ... Voçê está pior ! Isso é para reflectir o calor o o frio ? Imagina Então os raios infrevermelhos ( que não se vêm ) passam atravez de paredes e o plastico cor de aluminio reflete ? Está a gozar comigo ?


    Colocado por: Anonimo18072022AExperimente. Você que gosta de bricolage faça a experiência e faça medições de temperatura. Depois falamos.

    Acha que não fiz medições ? Desde o 1º barrete desses que eu vi enfiado !

    Colocado por: Anonimo18072022ABem você mistura reflexão com absorção...não há muito a acrescentar.


    Eu ? O que eu gosto é de um bom isolamento que limite os ganhos solares e a perdas de calor ... Nada mais !

    Sabe qual é o coefiçiente dessa porcaria ? veja e depois faça as contas para saber as perdas que vai ter...
    Eu já percebi porque defende essa porcaria .... Deve estar a usar por baixo do piso radiante. Olhe se o faz está a enganar as pessoas !

    Faça as contas e não me venha falar de radiações onde elas praticamente não existem

    Colocado por: Anonimo18072022ASabe quem é que você me faz lembrar: o José Seguro :-)))))...fala, fala, fala mas passa a vida a desconversar. É apenas a minha opinião :-)


    E sua opinião é sempre bem-vinda e de si eu admito tudo :- ) Porque voçê pode dizer coisas com que eu não concordo mas é bem intencionado e tenta provar o que defende ... Mas nem sempre o consegue :-)

    Pode ser um técnica de comunicação ... Mas não se preocupe a velha mafia do PS e do PSD em breve vão voltar em força ! deixe só havar mais mel para lamberem os dedos .
  5.  # 205

    Colocado por: Anonimo18072022AEu sei fazer contas Jorge...não me subestime!


    Obrigado igualmente ! Voçê é que me mandou testar uma coisa que quase de certeza eu conheço antes do meu amigo as ver em Portugal .
    Já colaborei em remodelações para adicionar isolamento porque tinham colocado essa coisa com plástico a que você chama reflector !

    Quanto a contas... Então se sabe mostre as perdas e os ganhos do isolamento que parece gostar compare com eps normal...
    Atenção ! Não se deixe enganar pela espessura ! Coloque eps de 20 ou 30 mm e essa coisa de 5 mm ...

    E já agora... Já testei piso radiante eléctrico e em paredes... Conheço algumas pessoas que o aplicaram nas WC com baixa inercia, não para usar como fonte de aquecimento mas sim para manter o pavimento confortável .

    Colocado por: Anonimo18072022A

    http://pavimentoradiante.blogspot.pt/2009/05/isolamento-termico-de-pavimento_15.html
    Conclusões precipitadas e falsas....não seja assim!


    Fico mais contente ... Pois como sabe tenho-o em boa conta :-) Já pensava que usava essa porcaria para reflectir os raios infira-vermelhos dentro do betão :-)))

    Mas assim fiquei sem perceber porque gosta dessa porcaria ... Olhe faça um teste !
    Use uma placa de 5 mm de cortiça, e 5 mm dessa coisa que reflete ... Cole-a numa caixa e teste...
    Para não me subestimar ... Tire aqui umas ideias para testar materiais e tipos de tinta e seu absorção .
    Pode fazer igual com o reflector mas não vale expor directamente ao sol . Depois falamos :-)





  6.  # 206

    Colocado por: Jorge Santos - FaroComo é que é ? Com piso radiante temos menos consumo ? Explique lá isso melhor ? Conheçe as leis da termodinâmica ?
    tem razão sr jorge, é mesmo isso!!! os consumos sao iguais seja que solução for, a malta é que anda enganada com os pisos radiantes......ainda por cima a radiação daquilo atravessa as paredes todas sobe tudo pro tecto e um gajo que anda perto do chão so vê o dinheiro a fugir pela placa acima, onde é que ja se viu um piso radiante ter menores consumos que um sistema a radiadores por exemplo!!! entao não é a mesma coisa produzir agua quente a 35º graus para um piso radiante e 70º para os radiadores?!!??!?! para nao falar na treta das bombas de calor que vai buscar temperatura ao ar e mais nao sei o quê............
  7.  # 207

    começo a entender o seu ponto de vista, ate nem é muito descabido, vou começar a utilizar o seu metodo de saltar em cima das coisas a ver se aquilo é bom ou nao, alguem que me arranje um pedaço dessa pelicula refletora....
  8.  # 208

    Colocado por: Sergio Rodriguesentao não é a mesma coisa produzir agua quente a 35º graus para um piso radiante e 70º para os radiadores?

    A poeira não entra nos meus olhos, sabe porquê ? Porque uso óculos de protecção !

    Sabe para que servem os cálculos térmicos ? Para lhe dizer quando vai ter a sua casa de perdas de calor ou de Ganhos de calor . Se uma moradia tem perdas de 10 kw , vai ter as mesmas perdas seja com que sistema for !
    Na minha terra é assim ! e na sua ?

    Colocado por: Sergio Rodriguesentão não é a mesma coisa produzir agua quente a 35º graus para um piso radiante e 70º para os radiadores?


    Que tem a ver a temperatura de emissão da fonte de aqueçimento ? Voçê deve estar a gozar porque não acredito que os seus conhecimentos sejam tão fracos !

    O que conta meu caro é a energia emitida pelo sistema e não a temperatura de emissão ... Como sabe se temos uma área a 70 º temos que ter uma área muito maior se a temperatura for 35º ! Você sabe disso e se não sabe deveria saber!

    Colocado por: Sergio Rodriguespara nao falar na treta das bombas de calor que vai buscar temperatura ao ar e mais nao sei o quê............


    Você parece um politico ! Não sei em que trabalha na vida nem me interessa mas estar a misturar meios de produção de energia com perdas de energia de uma casa é um erro tão grande que só engana que se quiser deixar enganado !

    As bombas de calor podem ser uma treta em alguns casos ... Mas na sua maioria se consomem 1000 watts e produzem o equivalente a 5.000 watts, qualquer miúdo sabe calcular o custo por watt fornecido e é isso que conta meu caro !
    Como aliás você sabe !

    Seja com bomba de calor, com lenha ou pellets o que conta é o custo por watt e as perdas das moradias !

    O piso radiante só ganha numa coisa ... Numa zona muito alta podemos dispensar de aquecer todo o volume e limitar o aquecimento á zona mais aproxima do pavimento e assim ficamos com os pés mais quentes do que a cabeça ... Há que goste .

    Mas se o volume da casa não está todo à mesma temperatura não podemos fazer as mesmas contas no que diz respeito à quantificação das perdas de energia !
    Mas o piso radiante não serve para fazer frio pois como sabe o frio não se produz... retira-se sim o calor ! E pare retirar calor temos que ter no mínimo ventilo-convectores ou um simpes Ar condicionando que dá para tudo e que como sabe é também uma bomba de calor .

    Por alguma razão as pessoas que instalam piso radiante acabam sempre por mais tarde colocar AC pelo menos nas zonas quentes ... com Algarve e Alentejo !
    Quem tem pouca massa para gastar o melhor mesmo é comprar logo o AC e de uma boa marca pois fica logo servido para tudo !

    Alguma duvida mais ? Exponha !

    Colocado por: Sergio Rodriguesalguém que me arranje um pedaço dessa película reflectora.


    Para que quer isso ? consulte as especificações dos fabricantes, faça as contas e ponto fica esclarecido !

    Para fazer as contas tem que cumprir as normas e não vejo nada sobre a reflexão a não ser no vidros, mas posso ter visto mal !
    Fazer testes é mais para mim, e quando tenho objectivos que neste caso não sabe nem vai saber quais !

    E já agora .... Há mais maneiras de aquecer grandes espaços sem aquecer todo o ar ... Até a gás existem radiadores para colocar nos armazéns industriais que possivelmente resultam melhor que os pisos radiantes !
  9.  # 209

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Que tem a ver a temperatura de emissão da fonte de aqueçimento ? Voçê deve estar a gozar porque não acredito que os seus conhecimentos sejam tão fracos !
    homem tem tudo a ver



    Colocado por: Jorge Santos - FaroO que conta meu caro é a energia emitida pelo sistema e não a temperatura de emissão ... Como sabe se temos uma área a 70 º temos que ter uma área muito maior se a temperatura for 35º ! Você sabe disso e se não sabe deveria saber
    voçe com tanta sabedoria é que deveria perceber as vantagens do radiante e sistema de aquecimento com baixa temperatura, chama-se gestao eficiente da energia produzida, com o objectivo de diminiuir desperdicios

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Você parece um politico ! Não sei em que trabalha na vida nem me interessa mas estar a misturar meios de produção de energia com perdas de energia de uma casa é um erro tão grande que só engana que se quiser deixar enganado !
    o sr jorge é que em cima citou o radiante



    Colocado por: Jorge Santos - FaroO piso radiante só ganha numa coisa ... Numa zona muito alta podemos dispensar de aquecer todo o volume e limitar o aquecimento á zona mais aproxima do pavimento e assim ficamos com os pés mais quentes do que a cabeça ... Há que goste .
    isto aqui é pura e simplesmente desconhecimento total do sistema para n dizer outra coisa!



    Colocado por: Jorge Santos - FaroMas o piso radiante não serve para fazer frio
    puro desconhecimento



    Colocado por: Jorge Santos - FaroE já agora .... Há mais maneiras de aquecer grandes espaços sem aquecer todo o ar ... Até a gás existem radiadores para colocar nos armazéns industriais que possivelmente resultam melhor que os pisos radiantes !
    que engraçado por acaso alguns desses sistemas que fala trabalham por radiação
  10.  # 210

    Colocado por: aveirinho

    colocado por si
    não é tão linear quanto isso, mas tirando as variações exteriores de temperatura, é quase.... claro que depende muito da espessura da betonilha de distribuião de carga que colocar...mas isso...


    Afinal é ou não é? Ou é quase? Ou é Nin?



    ‎Vamos então por partes, para colocar tudo em pratos limpos.
    Desculpem o desenvolvimento, especialmente o ALV...


    A origem do sistema Bekotec, não como aquecimento mas como sistema construtivo de betonilhas térmico e acústico, aconteceu nos anos 80 do século passado‎, com base na primeira crise petrolifera.


    Com esta crise, além de outras medidas (por exemplo o etics), foi criado norma, no centro da Europa, a aplicação de placas de isolamento térmico em todas as betonilhas e sobre estas as betonilhas de distribuição de carga e de regularização.


    Estas betonilhas para cumprirem a sua função de distribuição das cargas exercidas deverão ter no mínimo 45mm.
    Pois temos aqui dois senões!!!
    1 - com a secagem destas betonilhas, até estas terem humidade residual de 2%, que tarda ‎aproximadamente 28 dias, dá-se o fenómeno da retracção inicial, o que implica uma perda de volume em 0,5%., por exemplo em cada 2m, esta betonilha minga 1mm.
    ‎Por esta razão, esta (2%) é a humidade residual máxima para a aplicação da cerâmica ou pedra natural.


    2 - Como esta betonilha está solta, não está aderida ao betão, está mais sujeita a variações térmicas, dilatando e retraindo, em fluxos e em ciclos constantes. Quando outros materiais são aderidos como a ceramica ou a pedra natural, estamos perante dois materiais com um comportamento dinâmico completamente diferente, o quoficiente de dilatação térmica linear da betonilha é de 0,012, enquanto do porcelânico é de 0,004, por exemplo entre vários materiais.


    As consequências destes senões são ‎muito simples:
    A ceramica parte ou levanta!


    Primeira medida, para resolver esta patologia?
    Criação de juntas de fraccionamento/partição na betonilha e respeitadas na aplicação da cerâmica ou da pedra.


    Como?‎Pelos estudos da área mecânica ficou instituído e mais tarde normalizado que a secção máxima no exterior ou sobre pisos radiantes é de 5mx5m e no interior de 7mx7m, ou independentemente da situação com a forma mais possível do quadrado perfeito. Por exemplo um rectângulo de 8x4m, este deverá ser fraccionado.




    ‎Porque é desenvolvido o sistema bekotec?O sistema bekotec é um sistema modelar de construção de betonilhas térmicas e acústicas sem juntas de fraccionamento e sem tensões.
    Graças à placa de construção Schlüter Bekotec e ao modelo patenteado do seu piton a argamassa fica ancorada, é garantida a distribuição das cargas e no momento da retracção são formadas‎ micro-fissuras superficiais, evitando desta forma juntas de fraccionamento.
    Outra particularidade é o facto da espessura da betonilha ter 32mm na zona entre pitons e 8mm sobre o piton.
    Antes da aplicação da cerâmica é aplicada a lâmina de desacoplamento Schlüter Ditra.


    Quais são as vantagens deste sistema?- Construção de betonilhas sem juntas de fraccionamento;
    - Menor quantidade de cimento na construção, e consequentemente menos peso, para apenas 57kg/m2. Em cada 100m2 existe uma poupança de 7,4t de argamassa.
    - ‎Menor quantidade de água na construção e na habitação.
    - Não se verificam tensões na argamassa;
    - Não é necessária qualquer armadura;
    - É possível prescindir das juntas de fraccionamento ou de partição;
    - - Mais liberdade de criação, o arquitecto não fica limitado à necessidade de juntas, podendo expor a cerâmica ou a pedra natural de acordo com a sua criatividade.
    - Rapidez na instalação, em vez de esperar os 28 dias para aplicar a cerâmica, logo que a betonilha esteja acessível poder-se-á aplicar a lâmina ditra e, imediatamente após, a cerâmica.
    -Possibilidade de aplicação decargas até 5kn/m2.

    Até aqui são as vantagens enquanto sistema construtivo para a cerâmica ou pedra natural...Em sistemas não aderidos como os flutuantes ou a madeira, estas vantagens são irrelevantes.
    Continua...
  11.  # 211

    Parte II, do sistema construtivo de betonilhas ao aquecimento

    Após o reconhecimento inquestionável do sistema de construção de betonilhas para sistemas aderidos, existem vantagens evidentes quando associamos o aaquecimento radiante, sobretudo quando é associado o sistema de construção de betonilhas à mais eleveda exigência na regulação e controle.

    São então vantagens do sistema Bekotec-Therm:- Pavimento radiante de resposta rápida, pois a fina espessura de betonilha (10mm acima do tubo) permite uma resposta rápida, como por exemplo ao arrefecimento nocturo;
    - Distribuição Uniforme de Calor, pois os canais de ar interligados da lâmina Schluter-Ditra, que está por baixo do revestimento cerâmico, permitem uma melhor distribuição da temperatura.
    - Temperatura de entrada baixa, implica custos de aquecimento reduzidos, pois como a distribuição do calor é rápida e uniforme, os níveis de climatização são elevados e eficientes.
    - Utilização eficaz de fontes de energia renováveis, a potência de aquecimento eficaz, com uma temperatura de entrada reduzida, resulta num rendimento elevado, por exemplo com bombas de calor ou energia solar
    - Regulação confortável, a tecnologia de regulação, ajustada ao funcionamento, permite um ajuste exacto da temperatura.
    Continua...
  12.  # 212

    Bem não é nim e aqui vai a conclusão

    Parte III - Porque o aveirinho pediu e o Fonseca está indeciso:

    Entre a cerâmica e outros pavimentos.
    Quando se fala, ainda hoje em dia, que os pavimentos radiantes provocam varizes, não é apenas tabu...os primeiros sistemas não tinham controlada a temperatura superficial, e então havia dias...
    Hoje nenhum pavimento radiante pode ter uma temperatura superficial a níveis superiores a 27º.
    A temperatura de impulsão é condicionada pela temperatura ambiente, pela distância da tubagem e pela resistência térmica (ou isolamento térmico) da superfície,
    Vamos para já comparar um sistema convencional (com a mesma técnica de regulação) com 45mm de betonilha (além daquelas juntas todas), com a temperatura ambiente a 20ºC, com a mesma temperatura de impulsão a 35ºC, a mesma distância do tubo a 150mm, com um sistema convencional a temeperatura da superfície é de 24,2ºC, enquanto no sistema Bekotec-Therm é de 24,9ºC!!!
    Fazendo as contas ao contrário, para o sistema Bekotec-Therm atingir os 24,2ºc, apenas era necessário enviar a água a 30,5ºC!!!

    Fazendo o mesmo exercício para um flutuante de 15mm, este para ter uma temperatura de superfície de 24,9ºC, com os mesmos condicionantes anteriores, a temperatura de impulsão deveria ser de:
    40ºC
    Se fosse de 8mm seria de 37ºC.

    Conclusão:
    Se dá para a madeira? Claro que sim?
    Se até a Porcelanosa tem o sistema de flutuante para radiantes!!!Desde que tenha resistencia a mais de 27ºC!!!

    Se o rendimento é o mesmo? Depende do isolamento térmico, ou da resistância térmica.
    Alguns dados:
    Resistência térmica cerâmica ou pedra: 0,000m2K/W
    De flutuantes até 8mm: 0,05m2K/W
    De flutuante até 15mm. 0,10m2K/W

    Agora a Schluter defende o cerâmica, pois somos lideres em sistemas de aplicação de cerâmica e pedra natural...mas eu em minha casa também tenho algum flutuante aplicado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aveirinho
  13.  # 213

    Colocado por: Sergio Rodrigueshomem tem tudo a ver


    Não percebi explique se souber !

    Colocado por: Sergio Rodriguesvoçe com tanta sabedoria é que deveria perceber as vantagens do radiante e sistema de aquecimento com baixa temperatura, chama-se gestao eficiente da energia produzida, com o objectivo de diminiuir desperdicios


    Tambem não percebi explique se souber e indique as suas fontes credíveis de modo a que eu perceba a que chama desperdícios ou será que chama desperdícios a inercia ?

    Colocado por: Sergio Rodriguespuro desconhecimento


    Pura ignorância e puro desconhecimentos das leis da termodinâmica , aconselho a consultar e lei em que diz que a energia se transmite sempre do quente para o frio ... Você tem que estudar um pouco mais !

    Colocado por: Sergio Rodriguesisto aqui é pura e simplesmente desconhecimento total do sistema para n dizer outra coisa!



    Acha ? diga o que pensa pois eu não leve a mal, desde que depois não vá fazer queixinhas como a sua amiga :-)

    Voçê não explica nada nunca, fala fala mas nunca explica.... estou a pensar que ... ( Não digo porque sou bem educado e voçê tambem o tenta ser )
    Tente provar que um piso pode fazer frio ... Se tem duvidas pergunte ao sr. Jorge Alves que ele lhe explica, pois penso que ele sabe do assunto !

    Não sei se sabe mas é sempre bom rever:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_lei_da_termodin%C3%A2mica

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_lei_da_termodin%C3%A2mica

    Resumo só para si:

    A segunda lei da termodinâmica tem sido expressada de muitas maneiras diferentes. Sucintamente, se pode expressar assim:
    É impossível construir um dispositivo que opere, segundo um ciclo, e que não produza outros efeitos, além da transferência de calor de um corpo quente para um corpo frio.1

    Em outras palavras:
    É impossível a construção de um dispositivo que, por si só, isto é, sem intervenção do meio exterior, consiga transferir calor de um corpo para outro de temperatura mais elevada .

    Mas era bom ler o resto para não ficar às escuras porque já vi que alem de não pescar muito do assunto me anda a subestimar demais . Leia e aprenda .
    Colocado por: Sergio Rodriguesque engraçado por acaso alguns desses sistemas que fala trabalham por radiação


    Santa paciência ... Sim fui eu mesmo que o disse mas não é dentro das paredes onde a maioria dos raios não passam está a topar ? Não estou a falar de raios X ....
  14.  # 214

    Colocado por: pc ferreiraPor esta razão, esta (2%) é a humidade residual máxima para a aplicação da cerâmica ou pedra natural.

    A cerâmica não é toda igual e a pedra natural não sei o que é pois conheço pedra natural de tanto tipo que nem lhe passa pela cabeça. mas tudo bem eu entendo o que quer dizer e acho que está correcto !

    Colocado por: pc ferreiraAs consequências destes senões são ‎muito simples:
    A ceramica parte ou levanta!


    Ai é ? Porque é que não me defendeu quando eu disse isso ? Teve medo da concorreçia ? quanto estamos do lado da razão não temos que ter medo :-)

    Expelique bem isso por M. P. ao Sr. Sergio Rodrigues !

    Colocado por: pc ferreiraPrimeira medida, para resolver esta patologia?
    Criação de juntas de fraccionamento/partição na betonilha e respeitadas na aplicação da cerâmica ou da pedra.


    Pois e eu estou de acordo... Sendo assim quer dizer que muitos dos "bons" exemplos expostos no forum são na verdade coisa mal executadas !

    Uma boa explicação a sua... Pelo menos não apenas anda a atirar tiros para o ar !
  15.  # 215

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    A cerâmica não é toda igual e a pedra natural não sei o que é pois conheço pedra natural de tanto tipo que nem lhe passa pela cabeça. mas tudo bem eu entendo o que quer dizer e acho que está correcto !



    E então!!
    Independentemente de ser igual ou não, tem uma estabilidade dimensional, que se aplicada sobre um suporte em processo de retração, esta nunca o vai acompanhar...Basta saber ler os manuais das principais fábricas de cerâmica...
  16.  # 216

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    AAi é ? Porque é que não me defendeu quando eu disse isso ? Teve medo da concorreçia ? quanto estamos do lado da razão não temos que ter medo :-)

    Expelique bem isso por M. P. ao Sr. Sergio Rodrigues !



    Pois e eu estou de acordo... Sendo assim quer dizer que muitos dos "bons" exemplos expostos no forum são na verdade coisa mal executadas !

    Uma boa explicação a sua... Pelo menos não apenas anda a atirar tiros para o ar !


    eu sempre disse isso...ou se se fazem juntas, ou se faz outra coisa que eu cá sei, ou parte ou levante, pois digo-lhe outra vez, não há cimentos cola flexíveis...
  17.  # 217

    Pois e eu estou de acordo... Sendo assim quer dizer que muitos dos "bons" exemplos expostos no forum são na verdade coisa mal executadas !

    Uma boa explicação a sua... Pelo menos não apenas anda a atirar tiros para o ar !


    Esta explicação não é minha, e aquelas fotos bonitas, já eu as comentei há muito tempo! Acha que...estas patologias estão identificadas (estas e outras!!!) no centro da Europa há muito tempo.
  18.  # 218

    Colocado por: pc ferreiraBem não é nim e aqui vai a conclusão

    Parte III - Porque o aveirinho pediu e o Fonseca está indeciso:

    Entre a cerâmica e outros pavimentos.
    Quando se fala, ainda hoje em dia, que os pavimentos radiantes provocam varizes, não é apenas tabu...os primeiros sistemas não tinham controlada a temperatura superficial, e então havia dias...
    Hoje nenhum pavimento radiante pode ter uma temperatura superficial a níveis superiores a 27º.
    A temperatura de impulsão é condicionada pela temperatura ambiente, pela distância da tubagem e pela resistência térmica (ou isolamento térmico) da superfície,
    Vamos para já comparar um sistema convencional (com a mesma técnica de regulação) com 45mm de betonilha (além daquelas juntas todas), com a temperatura ambiente a 20ºC, com a mesma temperatura de impulsão a 35ºC, a mesma distância do tubo a 150mm, com um sistema convencional a temeperatura da superfície é de 24,2ºC, enquanto no sistema Bekotec-Therm é de 24,9ºC!!!
    Fazendo as contas ao contrário, para o sistema Bekotec-Therm atingir os 24,2ºc, apenas era necessário enviar a água a 30,5ºC!!!

    Fazendo o mesmo exercício para um flutuante de 15mm, este para ter uma temperatura de superfície de 24,9ºC, com os mesmos condicionantes anteriores, a temperatura de impulsão deveria ser de:
    40ºC
    Se fosse de 8mm seria de 37ºC.

    Conclusão:
    Se dá para a madeira? Claro que sim?
    Se até a Porcelanosa tem o sistema de flutuante para radiantes!!!Desde que tenha resistencia a mais de 27ºC!!!

    Se o rendimento é o mesmo? Depende do isolamento térmico, ou da resistância térmica.
    Alguns dados:
    Resistência térmica cerâmica ou pedra: 0,000m2K/W
    De flutuantes até 8mm: 0,05m2K/W
    De flutuante até 15mm. 0,10m2K/W

    Agora a Schluter defende o cerâmica, pois somos lideres em sistemas de aplicação de cerâmica e pedra natural...mas eu em minha casa também tenho algum flutuante aplicado!


    Mais dúvidas esclarecidas em:

    http://bekotec-therm.schluter.pt/2025.aspx
  19.  # 219

    Colocado por: pc ferreiraMais dúvidas esclarecidas em:


    E o seu sistema para piso radiante também dá para arrefecer ? :-)))
    Em caso informativo não arranja ai um link com arrefecimento certificado em que indique a temperatura mínima do piso ? é que máxima já todos sabemos !
  20.  # 220

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    E o seu sistema para piso radiante também dá para arrefecer ? :-)))
    Em caso informativo não arranja ai um link com arrefecimento certificado em que indique a temperatura mínima do piso ? é que máxima já todos sabemos !


    Como deve saber, está condicionada, pela humidade ambiente, e que será analisada geograficamente.
 
0.0328 seg. NEW