Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde a todos, este é o meu primeiro post e como não encontrei nenhum tópico relativo a este assunto decidi criar um novo.

    Estou para ir para uma casa (1º andar) que não tem gás canalizado devido a imposições da instituição bancária do R/C. Aquilo que quero saber é quais são as vantagens ou desvantagens de não ter gás canalizado em casa.

    Prós:
    - não há perigos de inalação de gás
    - não há perigo de explosão
    - apenas uma fatura para pagar (será uma vantagem?)

    Contras:
    ???

    quais são as grandes desvantagens de ter tudo eletrico em casa ao invés de ter gas canalizado para a cozinha e para o esquentador?


    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Maior segurança, sem dúvida a electricidade.

    Como contras:
    - Fogão mais lento a regular a temperatura (caso não seja de indução);
    - Água quente normalmente por termoacumulador (estou a partir do princípio que não existem painéis solares ou outros sistemas) o que significa que não há água quente instantânea, é preciso deixar aquecer;

    O custo por kWh da electriciade é maior do que no gás, mas pelo facto de ter menos uma factura com taxas, taxinhas e taxetas pode atenuar. Para mais, se fizer um uso conveniente da energia poderá ficar mesmo mais barato.

    Será casa para quantas pessoas?
    •  
      FD
    • 17 junho 2014

     # 3

    O gás tem como vantagens:
    - custo por kWh mais baixo para equipamentos similares em eficiência energética
    - comodidade (esquentador é bem mais cómodo e conveniente que acumulador, cozinhar com gás parece-me mais intuitivo)
    - baixo custo dos equipamentos com funções similares (fogão a gás é mais barato que placa de indução, esquentador é mais barato que bomba de calor para ter água quente instantânea)
  3.  # 4

    A casa é um T2 para 2 adultos e uma criança com menos de 1 ano. Hoje vamos ver a casa e vou ver se tem placa de indução (fogao) e termoacomuladores..
  4.  # 5

    estou a remodelar uma casa que adquiri recentemente.
    no local não existe gás natural, apenas de garrafa.
    sou fervorosa defensora do gás por ser mais barato mas tive que me render à eletricidade.
    porque:

    vou fazer pré-instalação de painel solar e assim vou-me habituando;
    poupo uma pipa de massa na instalação que me obrigava a pôr as bilhas na garagem e a pôr a canalização por dentro do muro ao longo de todo o logradouro até entrar em casa;
    fazendo um uso racional da eletricidade, pode ser mais vantajoso:
    - optando pela tarifa bi-horária
    - colocando um temporizador no termoacumulador
    - instituindo regras de utilização dos aparelhos que consomem mais: forno, máquinas de lavar, termoacumulador, placa
    - usar apenas lâmpadas LED
    é menos uma fatura de mais um fornecedor
    é mais prático do que ter que acautelar a existência de uma bilha suplente (que no meu caso teriam que ser as de 45kg

    mas é como tudo na vida: é uma questão de opções.
  5.  # 6

    Eu, apesar de ter placa de indução, não abdiquei de um dominó a gás. Há certas coisas que cozinho que no gás 'parece-me melhor'.

    Não coloquei foi gás natural porque não me parecia compensar em relação ao de botija.
  6.  # 7

    Colocado por: anatrindade
    - optando pela tarifa bi-horária
    - colocando um temporizador no termoacumulador
    - instituindo regras de utilização dos aparelhos que consomem mais: forno, máquinas de lavar, termoacumulador, placa
    - usar apenas lâmpadas LED


    Cara Ana, ao optar pela tarifa bi-horária pode racionalizar os recursos energeticos durante a noite, ao lavar a roupa por exemplo. quais são os horarios do Bi-Horário?
    Os cunsumidores podem comparar os preços online e escolher o fornecedor mais barato?

    esse temporizador no termoaculumador como funciona? Eu acordo todos os dias as 7.30 para tomar banho, mas não queria esperar pela agua aquecer. poderei configurar o temporizador para que a essa hora haja agua quente? Obrigado

    Um bem-haja a todos.
    •  
      FD
    • 17 junho 2014 editado

     # 8

    Colocado por: dinisticpoderei configurar o temporizador para que a essa hora haja agua quente? Obrigado

    Pode.
    Liga num dia às 5h30 e vê se às 7h30 tem água quente.
    No dia seguinte, liga às 6h e vê se às 7h30 tem água quente.
    E vai fazendo assim até encontrar o a hora ideal para ligar.

    Convém no entanto, ter noção que aquecer a água no verão e no inverno demora tempos diferentes.
  7.  # 9

    Tenho tudo electrico - 4pessoas.
    Agua quentes sanitária por termoacumulador 100l.
  8.  # 10

    Manter o termoacumulador sempre ligado talvez nao seja mau de todo... olhe que nao vai gastar assim tanto!
    Entre ligar para aquecer 20L de água fria ou estar sempre ligado para manter a temperatura...olhe que a diferença nao é grande.
  9.  # 11

    Colocado por: LuisPereiraManter o termoacumulador sempre ligado talvez nao seja mau de todo... olhe que nao vai gastar assim tanto!
    Entre ligar para aquecer 20L de água fria ou estar sempre ligado para manter a temperatura...olhe que a diferença nao é grande.


    é uma questão de fazer testes, mas se a casa estiver 8 horas sem ninguém lá dentro talvez seja melhor desligar tudo no quadro quando se sai de casa (com exceção da cozinha devido ao frigorífico)
  10.  # 12

    Colocado por: LuisPereiraManter o termoacumulador sempre ligado talvez nao seja mau de todo... olhe que nao vai gastar assim tanto!
    Entre ligar para aquecer 20L de água fria ou estar sempre ligado para manter a temperatura...olhe que a diferença nao é grande.


    quem tem termoacumulador nao é isso que diz.... pelo contrario, acho que unanime dizerem que tem que levar um temporizador, e os consumos de luz baixam drasticamente!

    é o que tenho lido e ouvido!
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  11.  # 13

    Colocado por: dinistic

    Cara Ana, ao optar pela tarifa bi-horária pode racionalizar os recursos energeticos durante a noite, ao lavar a roupa por exemplo. quais são os horarios do Bi-Horário?
    Os cunsumidores podem comparar os preços online e escolher o fornecedor mais barato?

    esse temporizador no termoaculumador como funciona? Eu acordo todos os dias as 7.30 para tomar banho, mas não queria esperar pela agua aquecer. poderei configurar o temporizador para que a essa hora haja agua quente? Obrigado

    Um bem-haja a todos.


    Pode consultar os horários das várias tarifas aqui:

    https://energia.edp.pt/particulares/apoio-ao-cliente/opcao-horaria.aspx
  12.  # 14

    Quanto ao uso de temporizadores em acumuladores. Com tarifa bi-horária faz todo o sentido usar. Sem tarifa bihorária pode já não fazer sentido a poupança é pouca e pode mais facilmente levar a que acabe a água quente em particular se o acumulador for pequeno e os consumos ocorrerem ao longo do dia. Eu uso acumulador de 100l para 3 pessoas, liga apenas de noite (vazio bihorário).

    Quanto à questão do tópico.
    na cozinha, uma placa de indução substitui bem uma placa a gás, inclusive no consumo. Se for vitrocerâmica convencional a placa a gás tem mais vantagens.

    Para AQS o esquentador e o termoacumulador são sistemas com as suas vantagens e desvantagens. Por norma o esquentador é mais conveniente e económico. Contudo se usar acumulador com tarifa bihorária o consumo já é mais semelhante com vantagem para o gás. Isto para gás natural, o gás engarrafado é mais caro.

    Eu como não gosto de gás tenho placa de indução e acumulador em com o uso de tarifa bihorário e estou satisfeito com o uso e os consumos.
  13.  # 15

    eu tenho o Termoacumulador com temporizador... e faço gestão da temperatura do TE. desde 2003.
    No inverno, meto nos 60ºC.
    Nas estações intermédias... depende, mas tenho quase sempre nos 50ºC. (este é 2ª TE, e este modelo não me perite meter a 55ºC, era o ideal)
    No Verão, nos 50ºC.

    Isto como devem calcular depende dos perfis de consumo de cada família...
    Cà em casa ( banhos filhas à noite, adultos de manhã ou final de tarde.)

    se pudesse, teria um colector solar com apoio eléctrico.

    A cozinha tenho tudo eléctrico, se arranjar uma placa de indução ainda poupa maís e é brutalmente mais rápido.
    A climatização é assegurada por A/C inverter.
  14.  # 16

    Não tenho gás, mas tenho painéis solares.

    Quando não há sol o acumulador liga a resistência à noite (bi-horária).

    A desvantagem maior é a que já falaram, de que cozinhar com gás é mais simples.
  15.  # 17

    Colocado por: tostexNão tenho gás, mas tenho painéis solares.

    Quando não há sol o acumulador liga a resistência à noite (bi-horária).

    A desvantagem maior é a que já falaram, de que cozinhar com gás é mais simples.


    Por curiosidade, para ter a casa totalmente alimentada a energia solar, que tipo de painéis colocou? Qual a dimensão? É preciso algum equipamento especial para o painel conseguir aguentar os eletrodomésticos de maior consumo como o forno, o frigorifico e as máquinas de lavar? Em termos de hábitos de consumo, tem algum(ns) cuidados especiais? E se não for indiscrição, podemos estar a falar em que grandeza de valores? E em termos de instalação de águas e eletricidade é preciso algo especial?
    Agradeço antecipadamente a sua resposta.
  16.  # 18

    Há cerca de um ano remodelei um apartamento T2 em Benfica para alugar e eliminei o gas na casa.
    As Razões para tal foram :
    Segurança - apesar de ir mudar tudo, como a casa era para alugar não arrisquei nesta área.
    Problemas externos - Podia fazer tudo novo dentro de casa mas as condutas de gas do prédio já tinham mais de 50 anos e em breve vai haver necessidade de mudar tudo. E com os habituais problemas de condomínios vai de certeza haver problemas e cortes prolongados do gas.
  17.  # 19

    Colocado por: anatrindade

    Por curiosidade, para ter a casa totalmente alimentada a energia solar, que tipo de painéis colocou? Qual a dimensão? É preciso algum equipamento especial para o painel conseguir aguentar os eletrodomésticos de maior consumo como o forno, o frigorifico e as máquinas de lavar? Em termos de hábitos de consumo, tem algum(ns) cuidados especiais? E se não for indiscrição, podemos estar a falar em que grandeza de valores? E em termos de instalação de águas e eletricidade é preciso algo especial?
    Agradeço antecipadamente a sua resposta.


    Se calhar não fui suficientemente explícito. Os painéis solares que tenho são para AQS e é uma instalação comum.
  18.  # 20

    Colocado por: tostex

    Se calhar não fui suficientemente explícito. Os painéis solares que tenho são para AQS e é uma instalação comum.


    ok. obrigada pela informação.
 
0.0207 seg. NEW