Colocado por: pc ferreira
Como deve saber, está condicionada, pela humidade ambiente, e que será analisada geograficamente.
Colocado por: Anonimo18072022AVocê não entende que por baixo de uma pavimento radiante (no meio da argamassa) não pode existir reflexão. Para existir reflexão tem que existir espaço de ar.
Colocado por: Anonimo18072022AFalei em superfícies reflectoras
Colocado por: Anonimo18072022ANo entantoapresentam uma resistência térmica da solução aplicada de 0,84m2.ºC/W o que usando por exemplo uma condutibilidade de 0,035 equivale a um isolamento com uma espessura de 0,029m (quase 3cm). Como pode ver a reflexão acaba por ter impato na solução global.
Nota: reflexão com caixa de ar.
Colocado por: Anonimo18072022A.poderemos discutir por PM ou abrir outra discussão.
Colocado por: Jorge Santos - FaroNão percebi explique se souber !homem nao acha que a utilização de meios de produção de agua a temperaturas mais baixas por ex 35º tem vantagens em termos de consumos em relação a sistemas que necessitam de agua a 70º por exemplo?
Colocado por: Jorge Santos - FaroTambem não percebi explique se souber e indique as suas fontes credíveis de modo a que eu perceba a que chama desperdícios ou será que chama desperdícios a inercia ?nada disso, chamo desperdicio ter por exemplo um radiador numa divisão e junto a esse radiador existe sempre mais temperatura do que é necessario e ter a zona do tecto com mais temperatura do que é pedido isso é desperdicio capixe?
Colocado por: Jorge Santos - FaroPura ignorância e puro desconhecimentos das leis da termodinâmica , aconselho a consultar e lei em que diz que a energia se transmite sempre do quente para o frio ... Você tem que estudar um pouco mais !diga-me uma coisa, seguindo as leis da termodinamica voçe tem um piso mais frio que o ambiente, para onde vai esse calor? não vai pro piso? e se for piso radiante nao pega nesse calor e o leva para a rua? e ao fazer isso nao esta a arrefecer o espaço?
Colocado por: Jorge Santos - FaroVoçê não explica nada nunca, fala fala mas nunca explica.... estou a pensar que ... ( Não digo porque sou bem educado e voçê tambem o tenta ser )Homem voçe faz cada sarrabulhada logicamente que não faz frio, a sua citação em que diz que o piso radiante nao faz frio, toda a gente entendeu que o que quis dizer é que um piso radiante nao faz arrefecimento e eu ai disse que faz!! voçe digo-lhe uma coisa torna-se muito dificil seguir o seu raciocinio, voçe faz muita mistura de ideias!!
Tente provar que um piso pode fazer frio ... Se tem duvidas pergunte ao sr. Jorge Alves que ele lhe explica, pois penso que ele sabe do assunto !
Colocado por: Jorge Santos - FaroÉ impossível a construção de um dispositivo que, por si só, isto é, sem intervenção do meio exterior, consiga transferir calor de um corpo para outro de temperatura mais elevada .acabei de lhe explicar mais acima muito resumidamente como funciona o piso radiante em arrefecimento, leia e aprenda!
Mas era bom ler o resto para não ficar às escuras porque já vi que alem de não pescar muito do assunto me anda a subestimar demais . Leia e aprenda .
Colocado por: Jorge Santos - FaroSanta paciência ... Sim fui eu mesmo que o disse mas não é dentro das paredes onde a maioria dos raios não passam está a topar ? Não estou a falar de raios X ....mesmo santa paciencia!!
Colocado por: Sergio Rodrigueshomem nao acha que a utilização de meios de produção de agua a temperaturas mais baixas por ex 35º tem vantagens em termos de consumos em relação a sistemas que necessitam de agua a 70º por exemplo?
Colocado por: Sergio Rodriguestoda a gente entendeu que o que quis dizer é que um piso radiante nao faz arrefecimento e eu ai disse que faz!!
Colocado por: Sergio Rodriguesmesmo santa paciencia!!
Coitadas das pessoas que procuram aqui uma informação correcta e independente !
Colocado por: Jorge Santos - FaroOk ... Eu digo que não faz pela razão inversa que o piso faz calor ! Chega lá ? Eu posso explicar melhor ! Agora que se meter lá a mão fica fria, sim fica, mas o frio não se propaga... o frio não sobe como o calor !homem voçe nao percebe nada do que diz! tenho dito!
Sem falar que o chão condensa !, Alem disso não é confortável e nem deve ser saudável andar com os pés gelados
A única viabilidade é nos tectos, e apenas porque o ar quente da uma sala, sobe e toca no tecto... Ao tocar arrefece e desce ...
Não me diga que ainda não sabe que a energia se propaga sempre do quente para o frio... A teoria ás vezes faz falta !
Colocado por: j cardosoTenho exactamente a mesma opinião mas felizmente o Jorge Santos diz tantas, mas tantas asneiras que não há grandes riscos para essas pessoas, qualquer um vê logo que é um basófias armado em sabichão. Não é normal tanta ignorância numa pessoa só
Colocado por: Sergio Rodrigueshomem voçe nao percebe nada do que diz! tenho dito!
Colocado por: danobregaGabo-vos a paciência. :-)
Colocado por: pc ferreiraBem não é nim e aqui vai a conclusão
Parte III - Porque o aveirinho pediu e o Fonseca está indeciso:
Entre a cerâmica e outros pavimentos.
Quando se fala, ainda hoje em dia, que os pavimentos radiantes provocam varizes, não é apenas tabu...os primeiros sistemas não tinham controlada a temperatura superficial, e então havia dias...
Hoje nenhum pavimento radiante pode ter uma temperatura superficial a níveis superiores a 27º.
A temperatura de impulsão é condicionada pela temperatura ambiente, pela distância da tubagem e pela resistência térmica (ou isolamento térmico) da superfície,
Vamos para já comparar um sistema convencional (com a mesma técnica de regulação) com 45mm de betonilha (além daquelas juntas todas), com a temperatura ambiente a 20ºC, com a mesma temperatura de impulsão a 35ºC, a mesma distância do tubo a 150mm, com um sistema convencional a temeperatura da superfície é de 24,2ºC, enquanto no sistema Bekotec-Therm é de 24,9ºC!!!
Fazendo as contas ao contrário, para o sistema Bekotec-Therm atingir os 24,2ºc, apenas era necessário enviar a água a 30,5ºC!!!
Fazendo o mesmo exercício para um flutuante de 15mm, este para ter uma temperatura de superfície de 24,9ºC, com os mesmos condicionantes anteriores, a temperatura de impulsão deveria ser de:
40ºC
Se fosse de 8mm seria de 37ºC.
Conclusão:
Se dá para a madeira? Claro que sim?
Se até a Porcelanosa tem o sistema de flutuante para radiantes!!!Desde que tenha resistencia a mais de 27ºC!!!
Se o rendimento é o mesmo? Depende do isolamento térmico, ou da resistância térmica.
Alguns dados:
Resistência térmica cerâmica ou pedra: 0,000m2K/W
De flutuantes até 8mm: 0,05m2K/W
De flutuante até 15mm. 0,10m2K/W
Agora a Schluter defende o cerâmica, pois somos lideres em sistemas de aplicação de cerâmica e pedra natural...mas eu em minha casa também tenho algum flutuante aplicado!Estas pessoas agradeceram este comentário:aveirinho
Colocado por: pc ferreiraÉ um flutuante de 9mm, apliquei em vez das espumas convencionais a ditra drain para fazer a distribuição da temperatura e compensar o 1mm que me faltava.
A betonilha é igual: 8mm.
Comportamento, ligeiramente mais lento, sobretudo no toque. Conforto é o mesmo!
Agora em vez da ditra drain de 4mm, pode ajustar a betonilha na fase de enchimento.
Colocado por: aveirinho
a betonilha de 8mm é só a betonilha após os favos e os tubos, ou é 8mm desde a base/tela?
Em consumos, o que pode dizer dessa solução?Estas pessoas agradeceram este comentário:aslogi
Colocado por: aveirinhoa betonilha de 8mm
Colocado por: aveirinhoEm consumos, o que pode dizer dessa solução?supostamente (segundo um estudo feito pela Dimplex) consome menos 15 a 25% que o equivalente com altura standard.
Colocado por: jorgealvessupostamente (segundo um estudo feito pela Dimplex) consome menos 15 a 25% que o equivalente com altura standard.
Colocado por: Jorge Santos - FaroCasas com mais inercia maior consumo
Colocado por: CG.Alguém com arrefecimento por piso radiante? Poderiam dar um feedback como se tem comportado com estes dias de calor.
Colocado por: valtoresconheço duas pessoas que dizem que aquilo pouco ajuda