Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Colocado por: pc ferreira
    Como deve saber, está condicionada, pela humidade ambiente, e que será analisada geograficamente.

    Só ? então e a propagação da energia ? Quente --> frio ?
  2.  # 222

    Colocado por: Anonimo18072022AVocê não entende que por baixo de uma pavimento radiante (no meio da argamassa) não pode existir reflexão. Para existir reflexão tem que existir espaço de ar.


    Há !!! Tem que haver ar :-))) Então quer dizer que a reflexão existe no ar ....

    E existe no ar mesmo debaixo de um pavimento ! Então que dizer que num pavimento com caixa de ar escura existe reflexão e essa :
    Colocado por: Anonimo18072022AFalei em superfícies reflectoras


    Reflectem o ar Ok entendi a sua ideia, com a qual obviamente não concordo... Tente fazer as contas com essa "superficie refractora" caixa de ar ... Depois com cortiça e caixa de ar ! Vai ter uma surpresa !

    Colocado por: Anonimo18072022ANo entantoapresentam uma resistência térmica da solução aplicada de 0,84m2.ºC/W o que usando por exemplo uma condutibilidade de 0,035 equivale a um isolamento com uma espessura de 0,029m (quase 3cm). Como pode ver a reflexão acaba por ter impato na solução global.
    Nota: reflexão com caixa de ar.


    Faça as contas com cortiça em vez dessa película.

    Sabe como eu isolava fontes de calor antes de ter os modernos isolamentos ? Com uma chapa de aço de 1 mm ... entre a fonte de calor e a zona onde queria evitar o calor .

    Assim criava duas correntes de convecção de ar e isolava... Hoje algumas empresas usam esse sistema internamente para proteger os ventiladores do calor do fogo.

    Nesse pdf da whurt tem na pagina 8 e na 14 precisamente a mesma coisa mas se meter no seu lugar outra porcaria qualquer o resultado é semelhante desde que separe a caixa de ar em duas cameras e isso nada tem a ver com reflexão !
    Veja bem !

    Colocado por: Anonimo18072022A.poderemos discutir por PM ou abrir outra discussão.


    Uma boa ideia, abrir uma discussão sobre essas películas, mas antes faça as contas para ver se vale e pena :-)
  3.  # 223

    Colocado por: Jorge Santos - FaroNão percebi explique se souber !
    homem nao acha que a utilização de meios de produção de agua a temperaturas mais baixas por ex 35º tem vantagens em termos de consumos em relação a sistemas que necessitam de agua a 70º por exemplo?



    Colocado por: Jorge Santos - FaroTambem não percebi explique se souber e indique as suas fontes credíveis de modo a que eu perceba a que chama desperdícios ou será que chama desperdícios a inercia ?
    nada disso, chamo desperdicio ter por exemplo um radiador numa divisão e junto a esse radiador existe sempre mais temperatura do que é necessario e ter a zona do tecto com mais temperatura do que é pedido isso é desperdicio capixe?



    Colocado por: Jorge Santos - FaroPura ignorância e puro desconhecimentos das leis da termodinâmica , aconselho a consultar e lei em que diz que a energia se transmite sempre do quente para o frio ... Você tem que estudar um pouco mais !
    diga-me uma coisa, seguindo as leis da termodinamica voçe tem um piso mais frio que o ambiente, para onde vai esse calor? não vai pro piso? e se for piso radiante nao pega nesse calor e o leva para a rua? e ao fazer isso nao esta a arrefecer o espaço?



    Colocado por: Jorge Santos - FaroVoçê não explica nada nunca, fala fala mas nunca explica.... estou a pensar que ... ( Não digo porque sou bem educado e voçê tambem o tenta ser )
    Tente provar que um piso pode fazer frio ... Se tem duvidas pergunte ao sr. Jorge Alves que ele lhe explica, pois penso que ele sabe do assunto !
    Homem voçe faz cada sarrabulhada logicamente que não faz frio, a sua citação em que diz que o piso radiante nao faz frio, toda a gente entendeu que o que quis dizer é que um piso radiante nao faz arrefecimento e eu ai disse que faz!! voçe digo-lhe uma coisa torna-se muito dificil seguir o seu raciocinio, voçe faz muita mistura de ideias!!




    Colocado por: Jorge Santos - FaroÉ impossível a construção de um dispositivo que, por si só, isto é, sem intervenção do meio exterior, consiga transferir calor de um corpo para outro de temperatura mais elevada .

    Mas era bom ler o resto para não ficar às escuras porque já vi que alem de não pescar muito do assunto me anda a subestimar demais . Leia e aprenda .
    acabei de lhe explicar mais acima muito resumidamente como funciona o piso radiante em arrefecimento, leia e aprenda!





    Colocado por: Jorge Santos - FaroSanta paciência ... Sim fui eu mesmo que o disse mas não é dentro das paredes onde a maioria dos raios não passam está a topar ? Não estou a falar de raios X ....
    mesmo santa paciencia!!
  4.  # 224

    Colocado por: Sergio Rodrigueshomem nao acha que a utilização de meios de produção de agua a temperaturas mais baixas por ex 35º tem vantagens em termos de consumos em relação a sistemas que necessitam de agua a 70º por exemplo?


    Não, não acho . O que conta é a Potência total emitida e consumida o resto são cantigas ...
    Prove lá o que diz ao fórum .
    Os sr. Jorge Alves !!! Aqui o sr. Sergio está a insinuar que as suas bombas de calor de alta temperatura são piores que as de baixa porque umas emitem menos temperatura que as outras :-))))

    Que tem a ver a temperatura com o rendimento ? Nada nadinha !

    Colocado por: Sergio Rodriguestoda a gente entendeu que o que quis dizer é que um piso radiante nao faz arrefecimento e eu ai disse que faz!!


    Ok ... Eu digo que não faz pela razão inversa que o piso faz calor ! Chega lá ? Eu posso explicar melhor ! Agora que se meter lá a mão fica fria, sim fica, mas o frio não se propaga... o frio não sobe como o calor !
    Sem falar que o chão condensa !, Alem disso não é confortável e nem deve ser saudável andar com os pés gelados

    A única viabilidade é nos tectos, e apenas porque o ar quente da uma sala, sobe e toca no tecto... Ao tocar arrefece e desce ...
    Não me diga que ainda não sabe que a energia se propaga sempre do quente para o frio... A teoria ás vezes faz falta !

    Colocado por: Sergio Rodriguesmesmo santa paciencia!!

    Você também acha que aquela película reflectora reflecte o calor dentro de uma parede ??
    Coitadas das pessoas que procuram aqui uma informação correcta e independente ! Já toda a gente sabe que isso é um barrete !

    Ainda a dias fui corrido quase a pontapé um vendedor da whurt de um gabinete de um amigo meu que certifica casas !
    Foi corrido porque veio com essa cantiga !
  5.  # 225

    Coitadas das pessoas que procuram aqui uma informação correcta e independente !

    Tenho exactamente a mesma opinião mas felizmente o Jorge Santos diz tantas, mas tantas asneiras que não há grandes riscos para essas pessoas, qualquer um vê logo que é um basófias armado em sabichão. Não é normal tanta ignorância numa pessoa só.
    Concordam com este comentário: damned
  6.  # 226

    Colocado por: Jorge Santos - FaroOk ... Eu digo que não faz pela razão inversa que o piso faz calor ! Chega lá ? Eu posso explicar melhor ! Agora que se meter lá a mão fica fria, sim fica, mas o frio não se propaga... o frio não sobe como o calor !
    Sem falar que o chão condensa !, Alem disso não é confortável e nem deve ser saudável andar com os pés gelados

    A única viabilidade é nos tectos, e apenas porque o ar quente da uma sala, sobe e toca no tecto... Ao tocar arrefece e desce ...
    Não me diga que ainda não sabe que a energia se propaga sempre do quente para o frio... A teoria ás vezes faz falta !
    homem voçe nao percebe nada do que diz! tenho dito!
    Concordam com este comentário: PatSil, damned
  7.  # 227

    Gabo-vos a paciência. :-)
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves, damned
  8.  # 228

    Colocado por: j cardosoTenho exactamente a mesma opinião mas felizmente o Jorge Santos diz tantas, mas tantas asneiras que não há grandes riscos para essas pessoas, qualquer um vê logo que é um basófias armado em sabichão. Não é normal tanta ignorância numa pessoa só

    E sobre o resto tem alguma ideia ? Ou acha que as películas de plástico reflectem dentro das paredes ?
    E sobre o menor consumo de uma moradia, por a temperatura ser mais baixa sabe dizer alguma coisa sobre o assunto para elucidar os foristas ? ou vai ficar limitado a dizer nada ?
    Voçê gosta de chutar para canto ... Vá tente lá meter um golo ... Emita a sua opinião e deixe de dizer nada !

    Colocado por: Sergio Rodrigueshomem voçe nao percebe nada do que diz! tenho dito!


    Eu não percebo ? Faça as contas ou não as sabe fazer ?
    Dizerem que um piso radiante dá rendimento a arrefecer a mim repugna-me...
    Dizer que as películas ditas reflectoras isolam dentro das paredes revela falta de investigação... para não dizer de atenção pois esse tema no fórum já foi mais que debatido . E revela também muitas coisas mais que nem falo !
    E dizer que um sistema com baixa temperatura gasta menos é demais ... Quem é que não sabe já que o consome energia são as moradias e a suas perdas ?

    Se querem vender sejam honestos.
    Se querem aprender investiguem

    Colocado por: danobregaGabo-vos a paciência. :-)

    Sobretudo a minha ...
  9.  # 229

    Quem quiser perceber um pouco mais de termodinâmica :

    2.3. Conceituação da Primeira Lei da Termodinâmica
    A Primeira Lei da Termodinâmica relaciona o conceito de Trabalho ao de
    Calor através de sua expressão que define o conceito de Energia Interna:
    (1)
    Segunda Lei da Termodinâmica...
    IV Seminário
    Assim: representa as trocas de Energia do sistema termodinâmico que
    caminha para um estado de equilíbrio como resultado de uma interação en-
    tre o sistema e suas vizinhanças; Q é a quantidade de Calor fornecida ou
    retirada do corpo e W é a quantidade de Trabalho realizado pelo sistema,
    neste caso recebendo sinal positivo, ou sobre o sistema, que para este caso
    recebe sinal negativo.
    2.4. Conceituação da Segunda Lei
    O enunciado de Kelvin (1824-1907) - Plank (1858-1947) estabelece a assimetria
    entre Trabalho e Calor definindo que é impossível construir uma máquina,
    operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar Calor de uma fonte e convertê-
    lo integralmente em Trabalho ou seja nenhuma máquina converte Calor em
    Trabalho com eficiência total, alguma Energia é sempre perdida por dissipa-
    ção para uma região de menor temperatura.
    O enunciado de Clausius da Segunda Lei da Termodinâmica mostra uma
    implicação na direção dos processos naturais: O Calor não pode nunca pas-
    sar de um corpo mais frio para um corpo mais quente sem que ocorram ao
    mesmo tempo mudanças associadas, pois o Calor em toda parte manifesta
    uma tendência em igualar diferenças de temperaturas ou seja o Calor sem-
    pre flui de objetos quentes em direção aos frios.
    Desta forma segue que a combinação da Primeira e Segunda Leis da
    Termodinâmica mostra que embora a quantidade total de Energia tem de ser
    conservada em qualquer processo, a distribuição dessa Energia é alterada
    de uma maneira irreversível. Em outras palavras, a Primeira Lei nega a pos-
    sibilidade da Energia ser criada ou destruída, enquanto que a Segunda Lei
    nega a possibilidade da Energia ser distribuída de qualquer maneira sem
    maiores conseqüências (Ferracioli 2001).
    2.5. O Conceito de Entropia
    A análise de alguns processos espontâneos tais como a expansão de um
    gás, aumento de temperatura de um corpo colocado em contato com outro
    de temperatura maior, concentração e diluição de uma solução ou
    deslizamento de um bloco sobre uma superfície com atrito, mostram que
    esses fenômenos ocorrem de forma espontânea sempre em um único senti-
    do e nunca de forma contrária
  10.  # 230

    Colocado por: pc ferreiraBem não é nim e aqui vai a conclusão

    Parte III - Porque o aveirinho pediu e o Fonseca está indeciso:

    Entre a cerâmica e outros pavimentos.
    Quando se fala, ainda hoje em dia, que os pavimentos radiantes provocam varizes, não é apenas tabu...os primeiros sistemas não tinham controlada a temperatura superficial, e então havia dias...
    Hoje nenhum pavimento radiante pode ter uma temperatura superficial a níveis superiores a 27º.
    A temperatura de impulsão é condicionada pela temperatura ambiente, pela distância da tubagem e pela resistência térmica (ou isolamento térmico) da superfície,
    Vamos para já comparar um sistema convencional (com a mesma técnica de regulação) com 45mm de betonilha (além daquelas juntas todas), com a temperatura ambiente a 20ºC, com a mesma temperatura de impulsão a 35ºC, a mesma distância do tubo a 150mm, com um sistema convencional a temeperatura da superfície é de 24,2ºC, enquanto no sistema Bekotec-Therm é de 24,9ºC!!!
    Fazendo as contas ao contrário, para o sistema Bekotec-Therm atingir os 24,2ºc, apenas era necessário enviar a água a 30,5ºC!!!

    Fazendo o mesmo exercício para um flutuante de 15mm, este para ter uma temperatura de superfície de 24,9ºC, com os mesmos condicionantes anteriores, a temperatura de impulsão deveria ser de:
    40ºC
    Se fosse de 8mm seria de 37ºC.

    Conclusão:
    Se dá para a madeira? Claro que sim?
    Se até a Porcelanosa tem o sistema de flutuante para radiantes!!!Desde que tenha resistencia a mais de 27ºC!!!

    Se o rendimento é o mesmo? Depende do isolamento térmico, ou da resistância térmica.
    Alguns dados:
    Resistência térmica cerâmica ou pedra: 0,000m2K/W
    De flutuantes até 8mm: 0,05m2K/W
    De flutuante até 15mm. 0,10m2K/W

    Agora a Schluter defende o cerâmica, pois somos lideres em sistemas de aplicação de cerâmica e pedra natural...mas eu em minha casa também tenho algum flutuante aplicado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aveirinho


    onde tem aplicado o seu flutuante, qual a espessura e tipo, e qual a espessura da betonilha?

    qual o comportamento térmico dessa zona comparada com a outra-cerâmico?
  11.  # 231

    É um flutuante de 9mm, apliquei em vez das espumas convencionais a ditra drain para fazer a distribuição da temperatura e compensar o 1mm que me faltava.
    A betonilha é igual: 8mm.
    Comportamento, ligeiramente mais lento, sobretudo no toque. Conforto é o mesmo!
    Agora em vez da ditra drain de 4mm, pode ajustar a betonilha na fase de enchimento.
  12.  # 232

    Colocado por: pc ferreiraÉ um flutuante de 9mm, apliquei em vez das espumas convencionais a ditra drain para fazer a distribuição da temperatura e compensar o 1mm que me faltava.
    A betonilha é igual: 8mm.
    Comportamento, ligeiramente mais lento, sobretudo no toque. Conforto é o mesmo!
    Agora em vez da ditra drain de 4mm, pode ajustar a betonilha na fase de enchimento.


    a betonilha de 8mm é só a betonilha após os favos e os tubos, ou é 8mm desde a base/tela?

    Em consumos, o que pode dizer dessa solução?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aslogi
  13.  # 233

    Colocado por: aveirinho

    a betonilha de 8mm é só a betonilha após os favos e os tubos, ou é 8mm desde a base/tela?

    Em consumos, o que pode dizer dessa solução?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aslogi
  14.  # 234

    Colocado por: aveirinhoa betonilha de 8mm

    é somente 8 mm por cima dos pitons,

    Colocado por: aveirinhoEm consumos, o que pode dizer dessa solução?
    supostamente (segundo um estudo feito pela Dimplex) consome menos 15 a 25% que o equivalente com altura standard.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aveirinho
  15.  # 235

    Peço desculpa pela não ter respondido, mas não tinha visto a pergunta.

    De acordo com a Dimplex existe essa variação de consumos, outro estudo que aqui apresentei esse consumo ainda é maior em climas com maior amplitude térmica.

    Bem no meu caso e eu sou muito suspeito, noto alguma diferença no arranque entre as zonas comuns com cerâmica e os quartos, mas estamos a falar em diferenças pouco significativas.
  16.  # 236

    Colocado por: jorgealvessupostamente (segundo um estudo feito pela Dimplex) consome menos 15 a 25% que o equivalente com altura standard.

    Acredito !
    Então isso quer dizer que quanto mais inercia menos consome ....
    Se isso se passa com o piso radiante com as casas deve ser a mesmíssima coisa !... Casas com mais inercia maior consumo !
  17.  # 237

    Colocado por: Jorge Santos - FaroCasas com mais inercia maior consumo

    sim, pode ser se tiver muito mau isolamento térmico,

    agora pode é ter a inercia a seu favor, basta que tenha um isolamento térmico pelo EXTERIOR e se conseguir manter sempre os elementos da estrutura á mesma temperatura, vai consumir muito menos do que ter um mau isolamento termico,

    mas também pode ter uma solução que não tira qualquer proveito de inercia dos elementos e somente aproveita o ar interior, sendo que é muito rápido nas respostas de temperatura mas perde quase instantaneamente a energia devido á falta de inercia do ar, como seja os casos com isolamento térmico pelo interior,

    entre ambos é somente uma questão de gosto e carteira para pagar, sendo que um sistema que tire partido da inercia é muito mais vantajoso que um sistema instantâneo, pois além de ser invisível não cria qualquer corrente de ar e não obriga a grandes diferencias de temperatura que podem ser nefastos.

    concluindo é uma questão de gostos, ambos bem feitos cumprem a sua função.
    • CG.
    • 15 julho 2014

     # 238

    Alguém com arrefecimento por piso radiante? Poderiam dar um feedback como se tem comportado com estes dias de calor.
  18.  # 239

    Colocado por: CG.Alguém com arrefecimento por piso radiante? Poderiam dar um feedback como se tem comportado com estes dias de calor.


    conheço duas pessoas que dizem que aquilo pouco ajuda... se não for o ar condicionado bem que se tramam. Mas acredito que de noite ou assim ajude a manter a casa fresca.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CG.
  19.  # 240

    Colocado por: valtoresconheço duas pessoas que dizem que aquilo pouco ajuda

    sabe qual é o sistema que têm instalado?
    com que chiller\bomba de calor?
 
0.0277 seg. NEW