Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    A minha questão é a seguinte: Posso ter ligado uma placa vitroceramica e um forno à mesma tomada (ambos aparelhos ligados ao mesmo T de duas entradas)?

    A pessoa que fez o movel para a placa de fogão e forno, disse que podiam ficar ligadas dessa forma, desde que o T fosse de 16V, mas pelo que andei a ler pelo fórum, percebi que é recomendado usar uma ligaçao única para a placa, directamente ao quadro, e com um fio de 4 ou 6 mm, e outra para o forno.
    Há uma "entrada" no quadro que agrupa o exaustor, placa e forno.

    Como penso que será necessário intervenção de um profissional, gostaria de saber quais as possiveis soluções para este assunto antes de gastar dinheiro, e já agora, quanto custará uma "brincadeira" destas?

    Agradeço qualquer informação que possam adiantar.
  2.  # 2

    Fio de 2,5mm -> 21 amperes -> 5000 Watts
    Fio de 4mm -> 28 amperes -> 6720 Watts
    Fio de 6mm - > 36 amperes -> 8640 Watts

    Basta ver agora a potência dos seus equipamentos, claro que isso são as potencias máximas que os condutores dessas secções suportam. Normalmente um fio de 2.5mm está protegido com um disjuntor de 16A portanto suportando apenas +/-3840 Watts, mais do que isso o disjuntor irá disparar para proteger a instalação eléctrica. Portanto se a placa e o fogão ambos não ultrapassarem os 3500 watts julgo ser seguro ter ambos na mesma tomada.
  3.  # 3

    Colocado por: Ruben TavaresFio de 2,5mm -> 21 amperes -> 5000 Watts
    Fio de 4mm -> 28 amperes -> 6720 Watts
    Fio de 6mm - > 36 amperes -> 8640 Watts

    meu caro, não desfazendo os seus conhecimentos, mas as Regras Técnicas (RTIEBT) dizem outra coisa diferente

    a prudência manda que não se indique casos particulares num forum publico,

    para segurança de todos aconselho a não ultrapassar as seguintes correntes de energia eléctrica em instalações monofásicas:

    Fio de 2,5mm -> 16 amperes -> 3680 Watts
    Fio de 4mm -> 25 amperes -> 5750 Watts
    Fio de 6mm - > 32 amperes -> 7360 Watts
    Concordam com este comentário: Ruben Tavares
  4.  # 4

    Bastava ter lido o que disse abaixo da tabela :)
 
0.0101 seg. NEW