A minha questão é a seguinte: Posso ter ligado uma placa vitroceramica e um forno à mesma tomada (ambos aparelhos ligados ao mesmo T de duas entradas)?
A pessoa que fez o movel para a placa de fogão e forno, disse que podiam ficar ligadas dessa forma, desde que o T fosse de 16V, mas pelo que andei a ler pelo fórum, percebi que é recomendado usar uma ligaçao única para a placa, directamente ao quadro, e com um fio de 4 ou 6 mm, e outra para o forno. Há uma "entrada" no quadro que agrupa o exaustor, placa e forno.
Como penso que será necessário intervenção de um profissional, gostaria de saber quais as possiveis soluções para este assunto antes de gastar dinheiro, e já agora, quanto custará uma "brincadeira" destas?
Fio de 2,5mm -> 21 amperes -> 5000 Watts Fio de 4mm -> 28 amperes -> 6720 Watts Fio de 6mm - > 36 amperes -> 8640 Watts
Basta ver agora a potência dos seus equipamentos, claro que isso são as potencias máximas que os condutores dessas secções suportam. Normalmente um fio de 2.5mm está protegido com um disjuntor de 16A portanto suportando apenas +/-3840 Watts, mais do que isso o disjuntor irá disparar para proteger a instalação eléctrica. Portanto se a placa e o fogão ambos não ultrapassarem os 3500 watts julgo ser seguro ter ambos na mesma tomada.