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  1.  # 481

    Colocado por: king25
    Porque dá prejuizo, prejuizo que todos pagam
    e em troca recebem GREVES quando os serviços mais falta fazem.
    Pela prepotencia dos sindicatos de uma classe que é das mais
    bem renumeradas do país e até pelos vistos já se consideram DONOS
    da companhia?????????????


    Porque haverá tantos interessados em dar centenas de milhões de euros por uma empresa com um passivo brutal e que só dá prejuízo? Eu nem dada a queria...

    Esta é a questão!
  2.  # 482

    parece que a questão do prejuízo é uma falsa questão, aceita-se muito mais a ideia de que o estado não está é para manter uma máquina logista com essa empresa sendo publica, é mais verdade ditas as coisas assim.
  3.  # 483

    Colocado por: Rui A. B.

    Porque haverá tantos interessados em dar centenas de milhões de euros por uma empresa com um passivo brutal e que só dá prejuízo? Eu nem dada a queria...

    Esta é a questão!

    Pelas mesmas razões dos que não querem a privatização,
    só que no inverso.
  4.  # 484


    Claro que todos sabemos que no futuro se isto for para a frente vamos acabar por ter que pagar mais para a TAP.
    Mas é que todos sabemos isso.

    Pode explicar-nos porquê?


    Venderam a patacos o BPN, ao capital angolano.

    O BPN vendido era um banco pequeno, sem qualquer valor (apesar do dinheiro que foi gasto nele). Para o Estado, o valor dele era negativo, na medida em que não havia complementaridade da rede com a CGD (conhece algum sítio onde houvesse um balcão BPN e não houvesse CGD?). Fechar balcões implica despedir pessoal e na prática o custo de extinguir o BPN ou até mantê-lo era enorme. O benefício para o Estado não foi o preço da venda mas a não concretização do prejuízo na extinção.


    Aliás transformaram Portugal numa colónia dos angolanos, dos chineses e dos brasileiros. Basta uma pequena retrospectiva e pergunta-se o que é feito das cimenteiras,

    Continuam a trabalhar.


    da Portugal Telecom, em vias de se desmembrar (ainda hei-de vê-la vendida a retalho até ao seu desmantelamento)

    Continua a vender serviços e a ser líder de mercado em vários segmentos.


    da EDP cujos lucros se vão nas mãos dos chineses, com os consumidores portugueses a pagarem a electricidade bem mais cara.

    Continua a vender electricidade. E o preço é estabelecido pelo Estado que tem o compromisso de recuperar nos próximos anos o famoso défice tarifário.
  5.  # 485

    (...) e em troca recebem GREVES quando os serviços mais falta fazem.

    Aqui, também estamos de acordo! Não somos a favor destas greves, que consideramos inoportunas: um aproveitamento tático. Uma coisa são as greves, outra coisa é a privatização. Porque não vai melhorar a qualidade de vida dos portugueses e até dos seus utilizadores. Veja-se o caso da PT, tão dos nossos dias! Apenas um pequeno exemplo: quando os transportes rodoviários eram públicos, as carreiras faziam-se regularmente a custos controlados. Pouco depois de passarem a privatizados tudo se revolucionou, no mau sentido. Hoje, são caríssimos os bilhetes, [os passes são subsidiados (pagamos todos com os impostos)], as rotas foram alteradas para percursos mais longos e há pouquíssimas opções, fora das horas de ponta! Por outro lado, na província, em períodos de férias escolares, há apenas uma carreira de manhã e outra à noite, com os consequentes prejuízos para as populações idosas, na sua maioria. Quem tem meio de locomoção próprio fala, muitas vezes, de barriga cheia! É que ninguém nos garante que a TAP não desapareça, com a privatização. Ou então que sirva apenas para dar dinheiro aos seus accionistas, que o canalizarão para a China ou para outro país. E assim se perderá mais uma empresa (a última) de prestígio!
  6.  # 486


    uns usaram a golden share na PT para evitar a OPA, os administradores da insolvência deixaram-na ir para o capital estrangeiro; aliás estes "ilustres neoliberais" só vendem o que é filé-mignon a chineses e angolanos. Os ossos ficam para o povo (cá do burgo) roer. E de pataco em pataco já pouco nos resta; falta a TAP: ei-la que se posiciona para o desmando.

    É o que acontece a quem se endivida e não tem forma de pagar: vende bens. E geralmente, vende os que são mais vendáveis. Licão importante a reter para o futuro: quando o Estado quer gastar mais, deve previamente aumentar os impostos. Assim, garante os recursos necessários para gastar, sem ter que recorrer à dívida e consequente sujeição aos credores.

    Quanto à TAP, o seu valor é uma fantasia. Trata-se de uma empresa falida, cuja dívida é superior em 500 milhões de euros aos seus bens, e que acumula sistemáticos prejuízos.
  7.  # 487


    Faça-se, aqui, um exercício: diga-nos, se souber, porque é que a privatização da TAP não é criminosa, sem ser no sentido literal do termo?!
    É que para nós é altamente reprovável que se venda uma companhia aérea, de referência; temos o exemplo mais recente, da ANA. Quem perdeu e quem ganhou, consegue perceber isso? Acabo de responder à sua pergunta, caso não tenha percebido.


    Porque é uma empresa falida, que necessita urgentemente de capital, que o seu accionista não lhe pode dar. Além do mais, opera em concorrência com "n" operadores que fazem o mesmo que a TAP faz, mas veja só, ganham dinheiro.

    Quanto à ANA, ganhou quem a vendeu e quem a comprou. É o que acontece quando se vendem monopólios.
  8.  # 488


    Porque haverá tantos interessados em dar centenas de milhões de euros por uma empresa com um passivo brutal e que só dá prejuízo? Eu nem dada a queria...
    Esta é a questão!


    Mas quem disse que davam "centenas de milhões"? E saberá o Rui o que a TAP acrescenta a quem a vai comprar? E terá a noção de que o valor para quem compra é diferente do valor para quem vende?



    Uma coisa são as greves, outra coisa é a privatização. Porque não vai melhorar a qualidade de vida dos portugueses e até dos seus utilizadores. Veja-se o caso da PT, tão dos nossos dias!


    A PT presta hoje serviços infinitamente melhor e mais baratos.


    Apenas um pequeno exemplo: quando os transportes rodoviários eram públicos, as carreiras faziam-se regularmente a custos controlados. Pouco depois de passarem a privatizados tudo se revolucionou, no mau sentido. Hoje, são caríssimos os bilhetes, [os passes são subsidiados (pagamos todos com os impostos)],


    Sim, foi assim que se acumularam milhares de milhões de euros de dívida nas empresas públicas de transporte, que agora pesam na dívida pública.
  9.  # 489


    É que ninguém nos garante que a TAP não desapareça, com a privatização. Ou então que sirva apenas para dar dinheiro aos seus accionistas, que o canalizarão para a China ou para outro país. E assim se perderá mais uma empresa (a última) de prestígio!


    Quem comprar a TAP fará com ela o que entender e lhe der mais vantagem. Se for para fechar, talvez seja mais divertido acender charutos com notas de 500 euros, mas quem sabe? Entretanto, o Estado ter-se-á livrado de 500 milhões de dívida e ainda recebido uns trocos. E seguramente continuará a haver aviões a aterrar em Portugal - basta continuar a haver procura que o justifique.

    Compreendo que haja uma certa nostalgia dos tempos em que as empresas serviam para tirar dinheiro ao accionista, em vez de lho darem, mas a vida continua..

    Quanto a empresas de prestígio, o registo das insolvências está cheio delas e apesar de tudo o mundo não parou de girar.
  10.  # 490

    Colocado por: luisvvQuem comprar a TAP fará com ela o que entender e lhe der mais vantagem.


    Tenho as minhas dúvidas ...
  11.  # 491

    Colocado por: maria rodrigues
    Acredito! Eu até diria: "que resposta tão pouco inteligente!" Pois é: não oferece polémica... tão ao gosto do tostex.


    Eu gosto de factos e não de polémica. Acho que houve aí uma qualquer projecção.

    É um facto de que a população nem sequer teria capacidade de decidir em relação à TAP.

    Ainda não me disseste que crime é que constituía privatizar a TAP. Continuo à espera do enquadramento legal.
  12.  # 492

  13.  # 493

    esta era a minha e a de milhões de Portugueses ahahahaha
    Concordam com este comentário: branco.valter
      Pinto Da Costa Em Evora.jpg
  14.  # 494

    Colocado por: luisvv

    Quem comprar a TAP fará com ela o que entender e lhe der mais vantagem. Se for para fechar, talvez seja mais divertido acender charutos com notas de 500 euros, mas quem sabe? Entretanto, o Estado ter-se-á livrado de 500 milhões de dívida e ainda recebido uns trocos. E seguramente continuará a haver aviões a aterrar em Portugal - basta continuar a haver procura que o justifique.

    Compreendo que haja uma certa nostalgia dos tempos em que as empresas serviam para tirar dinheiro ao accionista, em vez de lho darem, mas a vida continua..

    Quanto a empresas de prestígio, o registo das insolvências está cheio delas e apesar de tudo o mundo não parou de girar.


    ahahahahahahaha
  15.  # 495

    O negócio da TAP é um negócio como outro qualquer. É óbvio que o preço de compra será calculado da seguinte forma:

    Activos - Passivos + Goodwill

    O estado português livra-se de um problema e quem comprar a empresa utilizará, de forma estratégica, a marca TAP para abrir as portas de novos mercados, nomeadamente dos países lusófonos como por exemplo o Brasil ou Angola (não acredito no cenário do desmantelamento e extinção da empresa a curto prazo).

    A venda até até poderá ser benéfica para a concorrência, abrindo espaço para novas empresas privadas, de capital português ou estrangeiro.

    Temos que ter consciência que nos tempos que correm competimos a nível global e deixou de haver espaço para patriotismo bacoco. Importante é inovar e ser rentável sem que isso dependa de esquemas ou subsídios do estado. Quando isso acontecer vão surgir em Portugal marcas novas e fortes que rapidamente vão fazer esquecer a TAP, a PT, a EDP e outras empresas antigas cheias de vícios e estruturas pesadíssimas.
    • luisvv
    • 17 dezembro 2014 editado

     # 496


    Prenda de natal


    Fui ler o texto, e é vergonhoso.


    Numa altura em que o PS vê um dos seus mais importantes ex-governantes a atravessar um processo judicial histórico, a direita é aliviada do seu fantasma mais real. E o vice-primeiro-ministro de Pedro Passos Coelho, que publicamente foi tratado como suspeito, pode dizer, com segurança, que nunca passou de uma mera testemunha para a Justiça. Dois pormenores curiosos: Portas só foi ouvido pela primeira vez em abril de 2014 e a Justiça nunca pediu levantamento do sigilo bancário ao ministro.


    Mas porque raio é "curioso" não ter sido pedido levantamento do sigilo bancário de uma testemunha? É hábito fazê-lo?

    E isto?

    No que diz respeito a conclusões, o despacho sugere que não terá havido intenção clara de beneficiar o consórcio alemão fabricante dos submarinos. Além disso, conclui que se tivesse havido corrupção, prevaricação ou outro ato criminal precedente relacionado com a assinatura do contrato de aquisição dos submersíveis, esse facto já estaria prescrito desde junho de 2014.
    Ainda assim, o arquivamento é baseado no facto de nenhum dos crimes de que havia indícios ter sido dado como provado


    "Ainda assim", quer dizer, como se nada fosse..
  16.  # 497

    Colocado por: simplesTAP, a PT, a EDP e outras empresas antigas cheias de vícios e estruturas pesadíssimas.



    e de lucros??
  17.  # 498


    e de lucros??


    Oh, sim, a TAP é uma máquina de fazer dinheiro. Ouvi dizer que o BdP precisou de mandar fazer um cofre novo só para armazenar os lucros vindos da TAP.
  18.  # 499

    Sim pois, mas eu citei outras duas.
    Claro que a TAP e a marca TAP nada valem. Por isso a querem entregar aos privados que, coitados la terão que arcar com os prejuízos mais uma vez.
  19.  # 500

    Colocado por: jpvnge de lucros??


    Eu referia-me especificamente ao caso da TAP. É óbvio que no caso da EDP e da PT fomos quase obrigados pelos nossos credores a vender as empresas porque, apesar dos lucros supostamente exorbitantes, não havia dinheiro para pagar as dividas. Portugal estava falido.

    Claro que no caso de uma falência, primeiro temos que nos desfazer dos activos que dão mais lucro...

    No entanto acho que no caso da TAP o estado só tem a ganhar. Também é verdade que os funcionários poderão ficar a perder mas quanto a isso temos que sobrepor o bem comum ao bem individual.
 
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