Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: electraouma curiosidade, quando temos vários termostatos, temos várias áreas a diferentes temperaturas. O que faz neste caso a gestão da temperatura de impulsão?
    Assim de repente, diria que comporta-se "quase" como um elemento estático, visto que tem de cobrir a temperatura máxima desejada numa certa área.
    regula a temp de impulsão, pode fazer de maneira fixa, ou modelante atraves tambem da temp ext, em arrefecimento vai regular a temp de envio a fim de evitar o fenomeno de orvalho!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  2.  # 22

    Colocado por: Sergio Rodriguespara isso tem os "passos" da tubagem que previamente é colocada consoante o acabamento!!


    Ena que confusão! Passos de acordo com acabamento...centrais de gestão, bombas de calor, sistemas completos que são um absurdo, o melhor é colocarem radiadores a oleo.
  3.  # 23

    Colocado por: pc ferreirao melhor é colocarem radiadores a oleo.
    é capaz de ser melhor ou umas samarras
  4.  # 24

    Já agora uma duvida técnica:

    Se usar apenas sem a centraliza de gestão (ou chamem-lhe o que quiserem), como sabe a bomba de calor a temperatura de retorno e o delta de cada circuito?
  5.  # 25

    Colocado por: pc ferreiraSe usar apenas sem a centraliza de gestão (ou chamem-lhe o que quiserem), como sabe a bomba de calor a temperatura de retorno e o delta de cada circuito?

    De cada circuito? Individualmente?
    E a centralina sabe? E mesmo que saiba que adianta? a centralina nao vai enviar a água a uma temperatura diferente para cada circuito...
    A gora saber a temperatura de retorno "geral" é só ter uma sonda. Nas bombas boas não faltam sítios para ligar sondas... :) Infelizmente so descobri isso tarde.
    Todos os instaladores me fizeram a mesma conversa. Eu bem via em fóruns franceses eles a fazerem diferente, mas por cá...
    Concordam com este comentário: electrao
  6.  # 26

    Pode não enviar a temperaturas diferentes mas pode individualizar o fluxo.
    E pode ser importante pelo delta.

    Mas não vale a pena complicar mais.

    O melhor é placas de isolante e tubo preto com água a passar. E depois 15cm de cimento armado para ter muita inércia.
    • nocas1
    • 9 janeiro 2015 editado

     # 27

    Colocado por: pc ferreiraJá agora uma duvida técnica:

    Se usar apenas sem a centraliza de gestão (ou chamem-lhe o que quiserem), como sabe a bomba de calor a temperatura de retorno e o delta de cada circuito?


    Pelo que julgo ter percebido pelo Jorge Alves a BC Altherma sabe a temperatura de retorno e o delta mas não ao nível de cada circuito.
  7.  # 28

    Colocado por: pc ferreiraPode não enviar a temperaturas diferentes mas pode individualizar o fluxo.
    E pode ser importante pelo delta.

    Mas não vale a pena complicar mais.

    O melhor é placas de isolante e tubo preto com água a passar. E depois 15cm de cimento armado para ter muita inércia.


    Agora indo ou fugindo da questao do topico.
    Um prh pode-se fazer de inumeras formas, como um somatorio de elementos aleatorios, ou como um sistema, sistema este pensado, estudado, ensaiado de forma a dar ao utilizador:
    Garantia
    Seguranca
    Flexibilidade
    Eficiencia
    Eficacia

    e alguns casos casos Eficacia e eficiencia energetica...

    Agora cada um sabe de si


    E claro está existem sempre os foruns para apurar como poupar uns euros.
  8.  # 29

    Colocado por: electraoo que faz a gestão de temperatura de impulsão quando temos duas áreas com acabamentos diferentes, ladrilho e madeira? regula-se pela mais exigente (pavimento em madeira)?

    a bomba de calor pode ser configurada para fazer temperaturas diferentes, mas ao mesmo tempo só permite uma única, se forem áreas grandes e de muitas necessidades é mais pratico ter uma regulação modulante á entrada do colector dessa zona, e fazer a distribuição pela temperatura mais elevada do sistema.
  9.  # 30

    Colocado por: Sergio Rodriguesse bem me lembro esse grupo faz a bomba trabalhar por impulsos consoante a info que recebe dos recepetores dos termostactos

    correcto, era maneira de diminuir caudal usando uma bomba circuladora de velocidade fixa.
  10.  # 31

    Colocado por: nocas1a BC Altherma sabe a temperatura de retorno e o delta mas não ao nível de cada circuito.

    para a bomba de calor só existe um unico circuito, ela controla a temp de impulsão em função do delta T defenido, monitoriza em permanência a temp de retorno, a temp de impulsão e o delta T,
    na ultima geração ajusta a velocidade do circulador (caudal) em função do delta T, permitindo ter uma enorme faixa de trabalho sendo que o caudal mínimo é de 11litros e o máximo de quase 50 litros (isto se os circuitos hidráulicos o permitirem).
    •  
      omega
    • 10 janeiro 2015 editado

     # 32

    1- No caso de execução de um acabamento em soalho, e colocando argamassa, devo ou não colocar barrotes chumbados? Digo isto porque em principio vou colar o soalho. Ou acham importante a colocação dos barrotes e também prega-lo?

    Melhor fica colado e pregado, mas basta colado.
    Garanta que a cola é boa e em principio não deve levantar.
    Se optar por colocar os barrotes chumbados, pode ainda optar por pregar ou aparafusar, melhor, fica aparafusado :)
    Tenha sempre em atenção a densidade e a % de humidade da madeira que escolher, esta tem que ser bem seca, opte por uma madeira que "trabalhe pouco", isto é, que seja estável, sofra poucas dilatações.
    Quanto mais densa for a madeira, mais rápido ela vai aquecer.

    2- É necessário o uso de uma centralina? Para quê? Não posso usar apenas sensores de temperatura e liga-los a um sistema básico que me ligue a bomba e a correspondente electroválvula?

    Se quiser pode dispensar a centralina, se for só para controlar o fecho e abertura da electrovalvula, de cada compartimento, um termostato ou cronotermostato são suficientes.
    Veja quanto custa uma central de gestão, se achar caro, dispense, pois funciona sem ela.
    Se achar o valor aceitavel, não tem nada a perder em compra-la.
    acho que por vezes cai-se no exagero de comprar todas as ****, e depois as vantagens que daí advêm não compensam os gastos.
    BTW eu pedi para instalarem central de gestão.

    P.S. obrigado a dynamic444 pelas dicas em relação ao soalho
  11.  # 33


    2- É necessário o uso de uma centralina? Para quê? Não posso usar apenas sensores de temperatura e liga-los a um sistema básico que me ligue a bomba e a correspondente electroválvula?
    3- E não posso usar o circulador da bomba de calor (conheço bem a altherma e sei que posso mandar ligar como se fosse um simples termostato) e regular a temperatura de impulsão conforme a temp. exterior? (pelo menos a altherma também o permite)

    Ora viva. Haja alguém que pense um pouco!

    Eu tenho exactamente como diz. Sensores de temperaturas pelas zonas, ligadas à domótica. Por sua vez a domótica actua sobre as válvulas e dá sinal para a BC trabalhar ou não e sempre com um delay de tempo, uma vez que as válvulas demoram tempo a abrir.
    Já na BC, usei a própria circuladora para fazer circular a água no circuito, com a temperatura inversamente proporcional à temp. Ext.
    Tenho ainda Ventiloconvectores que no verão faz frio e usei mais uma saída para atuar uma válvula de 2 vias para ativar ou desativar uma saída que tenho para os toalheiros aquecidos (que no verão não funcionam, é claro)
    Funciona tudo nos trinques e com a domótica consigo "enganar" a D.Inércia. Por exemplo programo temp. mais elevadas no final do dia, para obrigar a BC a trabalhar, e de madrugada tb o faço nas WCs, para obrigar os pisos das WCs a ficarem quentinhos na hora de acordar e tomar banho! E muitas mais outras que com o tempo fui aprendendo.


    1- No caso de execução de um acabamento em soalho, e colocando argamassa, devo ou não colocar barrotes chumbados? Digo isto porque em principio vou colar o soalho. Ou acham importante a colocação dos barrotes e também prega-lo?
    .

    No meu caso foi colado, mas tive problemas com o suporte. A cola era boa, mas o suporte (argamassa) por debaixo desfez-se nalgumas zonas, ficando com algumas tábuas desacopladas. Por outro lado, em algumas juntas o verniz estalou!! Terá sido pela qualidade dele? Ou á Sucupira não será a madeira mais indicada?

    Usei placas de EPS pitonadas e noto que nalguns cantos o piso desceu!!!! Onde havia rodapé nem se nota. MAs onde não o há, como é o caso das WCs ,tive que encher aquilo com silicone. Mais uma vez: Mal aplicado? Ou o XPS comprimiu?

    Usei tudo da marca EMMeti fornecido pela Cirelius. Sinceramente não os recomendo... o acompanhamento foi muito fraco. Limitaram-se a vir no 1º dia explicar ao picheleiro como aplicar.

    Boa sorte!
  12.  # 34

    Bem, você abordou vário temas:

    Uma primeira duvida: níveis de consumo e marca da bomba?
  13.  # 35

    Obrigado a todos pelo Vosso contributo.

    Jfsmoreira,
    Que sensores usou ? Comunicam por KNX?
    Não percebi isso da válvula de 2 vias a atuar os ventiloconvectores!
    Afinal a sucupira não é indicado para piso radiante?


    Omega,
    No caso de se colocar barrotes, como é que os mesmos são presos e nivelados por cima dos isolamentos e tubos?
    Que madeira sugere?
    •  
      omega
    • 10 janeiro 2015

     # 36

    Colocado por: joaquimalmeidaOmega,
    No caso de se colocar barrotes, como é que os mesmos são presos e nivelados por cima dos isolamentos e tubos?
    Que madeira sugere?


    veja aqui




    aqui tem muita informação para se entreter
    https://forumdacasa.com/discussion/29972/1/soalho-macico-com-piso-radiante-hidraulico/
  14.  # 37

    Mas o omega essa betonilha não haveria de ter levado cortes?
  15.  # 38

    Colocado por: jfsmoreiraEu tenho exactamente como diz. Sensores de temperaturas pelas zonas, ligadas à domótica. Por sua vez a domótica actua sobre as válvulas e dá sinal para a BC trabalhar ou não e sempre com um delay de tempo, uma vez que as válvulas demoram tempo a abrir.
    Já na BC, usei a própria circuladora para fazer circular a água no circuito, com a temperatura inversamente proporcional à temp. Ext.
    Tenho ainda Ventiloconvectores que no verão faz frio e usei mais uma saída para atuar uma válvula de 2 vias para ativar ou desativar uma saída que tenho para os toalheiros aquecidos (que no verão não funcionam, é claro)
    Funciona tudo nos trinques e com a domótica consigo "enganar" a D.Inércia. Por exemplo programo temp. mais elevadas no final do dia, para obrigar a BC a trabalhar, e de madrugada tb o faço nas WCs, para obrigar os pisos das WCs a ficarem quentinhos na hora de acordar e tomar banho! E muitas mais outras que com o tempo fui aprendendo.


    que equipamentos de domótica usou (marcas/modelos)?
    termostatos normal ou xpto?

    obrigado
    •  
      omega
    • 11 janeiro 2015

     # 39

    Colocado por: MariotiMas o omega essa betonilha não haveria de ter levado cortes?

    cortes? como?
    juntas de dilatação?
    aquilo são os sarrafos onde vai ser pregado o soalho.
    essa obra não é minha, mas penso que com barrotes de 50 cm em 50 cm +/- não me parece que aja grande problema com as dilatações, acho eu
    •  
      omega
    • 11 janeiro 2015

     # 40

    Alguém pode dar uma ideia do preço dos diferentes tipos de madeira para soalho maciço

    Jatoba
    Castanho
    Afzelia
    Carvalho
    Sucupira
    Riga

    Era bom ter-mos uma ideia da diferença de preços de umas madeiras para as outras
 
0.0215 seg. NEW