Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: branco.valterExacto, por cá é a partir de Maio.
    e a tua chegaste a fazer criação ou não ????
  2. Não, o meu pai informou-me que aqui não é os Açores e por isso tinha que esperar pela altura certa. Ainda ontem estive a ver se a batata-doce estava em condições...e estava. Eu talvez vá semear antes de Maio, visto que o meu pai tem uma pequena estufa...mas só quando chegar a altura e ver se há ou não espaço na estufa para decidir-me.
  3. Colocado por: branco.valterNão, o meu pai informou-me que aqui não é os Açores e por isso tinha que esperar pela altura certa. Ainda ontem estive a ver se a batata-doce estava em condições...e estava. Eu talvez vá semear antes de Maio, visto que o meu pai tem uma pequena estufa...mas só quando chegar a altura e ver se há ou não espaço na estufa para decidir-me.
    tas a falar daquelas rabiças que te mandei ????
  4. Exacto.
  5. mas elas ainda não deram planta mesmo fora da terra ?
  6. Não, é que estão na minha arrecadação. A dita fica na garagem, não tem janelas e é relativamente seca.
  7. Colocado por: branco.valterNão, é que estão na minha arrecadação. A dita fica na garagem, não tem janelas e é relativamente seca.
    lol por cá isso dá plantas (rebentos) seja aonde for ahahhaahh ou com terra ou sem terra , nunca esperei a ver era se dava batatas ...
  8. Eu vou semear a pouca profundidade, depois espero um pouco para ela começar a dar os ditos rebentos. Corte-os e coloco de novo na terra, espero uns meses e colho a produção. Pelo que tenho ouvido isso será lá para Setembro.

    Como nunca fiz tal coisa... vamos ver se não meto os pés pelas mãos.
  9. não cortas arrancas , puxas o plantio e plantas no sitio definitivo , com tempo bom e terra boa aqilo é 3 , 4 meses e já tens batatas boas , em qualquer altura depois da planta grande podes quebrar uma ponta aqui e acolá e plantar novamente , isso pega de galho ...

    ou seja depois da primeira planta consegues ir plantando e aumentando a produção e retirando em varias datas , no teu caso com o inverno muito frio e terras geladas podes aguardar algumas batatas ou rabiças para fazer novo plantio já qe as consegues fazer dormir lol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  10. A minha mulher ontem lá deu o braço a torcer, segundo ela a cebola que compramos nos hiper não tem nada a haver com a que eu tiro da horta. A minha é maior, não arde tanto a vista e é mais doce depois de confecionada.

    Sabendo que eu não coloco nada na cebola, sabendo que a terra dos meus pais por muitas coisas más que tenha sempre deu cebolas de tamanho XXL, não é de admirar.

    Neste momento e porque ela chateou-se até mais não, só tenho 30 pés de cebola temporã no chão, mas quando chegar a Março... vou ter que fazer pela vida!
  11. sabes que a acides da cebola tem a ver com o terreno ? a cebola acida dá-se em terrenos arenosos e com pedra se o tempo for de sol fica acida , se o mesmo plantio for colocado em terra gorda ou barrenta as cebolas ficam sem acido e mijonas para mim são as mais saborosas principalmente se for as saloias ...
  12. Eu sou da zona saloia, por isso... hehehe

    O que por norma se vende nos hiper na minha zona é cebola espanhola...intragavel! Eis um país que agarrou no único deserto reconhecido na europa, transferiu águas de muitos rios e encheram aquilo de estufas. O resultado final é uma produção brutal de tudo e mais alguma coisa, mas tudo carregado com quimicos. Para além disso há zonas de Espanha que ficaram com os rios a niveis nunca dantes vistos.

    Money makes the world go round...
  13. as vezes tambem temos a dita cebola tuga ( qualidade setubal ) que fica dura como uma pedra e tambem faz chorar mesmo quando estamos a rir e não precisa ser espanhola ...

    mas já tive por acaso numa travessia entre Portimão e Sevilha de carro a possibilidade de ver como se trabalha por ali , não é tudo mau e quimicos existe em todo o lado ... eu já os vendi e sei bem como os usavam é um ai Jesus ... evito comprar ao maximo legumes ...bembom que tambem os faço .
  14. As batatas doces, tenho plantado alguns pés, uns 10, mais ou menos, não gosto muito das batatas, mas de vêz em quando até que as como, o que faço, é colocar a batata, na janela dentro de água, não completamente, para ela ganhar ramos novos, e tem resultado, depois na terra, conforme vão crescendo, vou enterrando e quando já está pegada, corto da "mãe".. Cebolas é coisa que não falta cá por casa, a minha avó costuma fazer "tranças"(Tipo isto mas maior http://thumbs.dreamstime.com/z/tran%C3%A7a-das-cebolas-1682576.jpg), alhos a mesma coisa... Trago de lá sempre muita coisa mas sem duvida que o melhor ainda é o Azeite, o dos supermercados... eu não gosto, e as batatas que as do supermercado parecem "farinha"(aquelas mais baratas)!
    Esta parte onde os ruminantes andam, foi lavrada agora, a minha avó tem a mania de andar sempre a arrancar as urtigas(podem-se ver na foto), então como era só esta parte que tinha, lavrei e acabou-se o problema, agora só lá para a Páscoa.. Podem ver pelas laranjeiras que se alguém se constipa cá em casa não é por falta de vitamina C, só se vêm duas, mas são 4, se bem que uma delas está quase morta.. :))


    E aqui é a tal caixa de Clementinas que trouxe cá para casa, já se foram umas boas quantas, vinha cheia, ficaram lá mais umas 4 ou 5(caixas), e mais clementinas para colher..



    As vezes lembro-me de meter este tipo de coisa a venda, dá pena ver coisas destas que são de qualidade e não têm químicos estragar-se, as que não se comem acabam por cair e ir para os animais, com 4 ou 5 caixas já nem estas como quanto mais o resto, mas depois penso, se meto a venda, nem que seja a 0,25€KG, e digo que podem ir colher, ninguém quer, deixo-me estar quieto.. E como esta existem outras coisas, alfaces, couves, nabos.... A única coisa que tenho vendido é Azeite, e não se vende mal.. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  15. A melhor cebola do mundo é a da zona da Póvoa de Varzim, Esposende. Não há igual.
    Concordam com este comentário: j cardoso
  16. Colocado por: FranklinA melhor cebola do mundo é a da zona da Póvoa de Varzim, Esposende. Não há igual.
    manda pra cá !!!! se for verdade eu confirmo ahahahha
  17. Colocado por: ktm333As batatas doces, tenho plantado alguns pés, uns 10, mais ou menos, não gosto muito das batatas, mas de vêz em quando até que as como, [...]

    Experimente fritá-las, só de vez em quando, e asseguro-lhe que são muito saborosas; tempere-as com uma pitadinha de sal (não exagere) e depois venha-nos contar se apreciou, ou não. Outra receita, mais elaborada, de que possa, eventualmente, gostar: coza algumas batatas doces, inteiras e com casca, a gosto. Tempere com uma pitada de sal e não as coza de mais. Tire do lume e deixe esfriar. Com uma faca, retire uma tampa à batata e faça-lhe uma cova ao centro, para rechear. Prepare um refogado ligeiro com cebola, cenoura e courgete (cortadas em juliana); junte-lhe carne picada ou sobras de frango (desfiado), ou outros aproveitamentos de carne e deixe apurar. Recheie a batata com o preparado, tape com a tampa e leve a gratinar no forno até ficar tostadinha. Sirva quente e... bom apetite!
  18. Colocado por: maria rodriguesExperimente fritá-las, só de vez em quando, e asseguro-lhe que são muito saborosas; tempere-as com uma pitadinha de sal (não exagere) e depois venha-nos contar se apreciou, ou não.
    É precisamente assim que as como, e como disse e bem, "só de vez em quando"... :)
  19. Já na minha casa a batata-doce só é frita de uma forma, às rodelas finas e sem sal. Se for aos palitos torna-se demasiado enjoativo para o meu paladar.
    Concordam com este comentário: Extravagancia
  20. Colocado por: branco.valterJá na minha casa a batata-doce só é frita de uma forma, às rodelas finas e sem sal. Se for aos palitos torna-se demasiado enjoativo para o meu paladar.

    Eu costumo fazer às rodelas fininhas, como as que se compram já fritas, depois frito, mas bem fritas.. e depois tenho de por sal, se não fica muito doce, e não fica lá muito bom..(Para mim)
 
0.0631 seg. NEW