Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 23 abril 2015

     # 881

    Colocado por: J.FernandesNum local de trabalho em que se estabelecem tantas regras, mais ou menos consensuais entre os trabalhadores, acerca de tudo e de nada, acha que estes não são capazes de entre eles banir o fumo dentro do escritório, ou estabelecer áreas ou períodos em que se pode fumar, ou simplesmente fumarem à sua vontade nas mesas de trabalho, sem que tenha que intervir o estado?

    Sim, acho. Foi exatamente isso que aconteceu no meu local de trabalho.

    Como já alguém aqui escreveu: se todas as pessoas tivessem bom senso, não eram necessárias leis ou regras impostas...
    Concordam com este comentário: treker666, Bricoleiro
  1.  # 882

    Colocado por: euComo já alguém aqui escreveu: se todas as pessoas tivessem bom senso, não eram necessárias leis ou regras impostas...

    Este não é um caso de bom senso ou leis, mas sim de regras que um conjunto de pessoas deveria poder estabelecer livremente entre si. Porquê impedir que num escritório as pessoas possam fumar charuto atrás de charuto se é isso que querem?
  2.  # 883

    Colocado por: J.Fernandesmas sim de regras que um conjunto de pessoas deveria poder estabelecer livremente entre si.

    Se as cumprissem. Como nunca o fazem (e isto nao e teoria) entao resolve-se de outra forma. A educacao nao se consegue legislando mas tambem nao e alcancavel com total libertinagem.
  3.  # 884

    Colocado por: luisvvPerfeito. Uma solução que contenta todos: quem quer fumar, fuma, quem quer servir fumadores serve, quem não quer estar num sítio desses não está.
    la esta acabou de se queimar,pois agora graças a lei posso ir a um sítio onde não fumem coisa que antes era impossível,,o fumador é a pessoa mais bandalhoca que existe,deita beatas para o chão e quando uma pessoa vai a algum lado que culpa tem um não fumador de se sujeitar ao fumo do fumador??quer dizer eu levo com o fumo do fumador e em contrapartida o fumador leva com o que meu?se o fumador estivesse a comer tranquilo e os nao fumadores como não mandassem fumo mas mandassem peidos,acha que o fumador ia gostar?o fumador nunca podera ser a vítima digam o que dizerem porque o fumador incomoda e o não fumador não!
  4.  # 885


    Não, não é. De forma alguma.
    O pragmatismo baseia-se no que se passa concretamente no terreno. Baseia-se na realidade.

    Não, porque o pragmatismo depende de escolhas prévias que são, por si próprias, ideológicas.


    Até parece que antes da proibição, os interesses de todos estavam a ser conciliados... nada disso!

    Estavam, em muitos sítios. E noutros sítios onde o eu consideraria que não estavam, o que acontecia era que os não fumadores não valorizavam suficientemente o ambiente sem fumo.
    E não me venha com tretas de terem que aguentar - estamos a falar de 75% da população, e quando 75% dos potenciais clientes de um estabelecimento não querem que nele se fume, o dono age em consonância, ponto final.


    E repare que o problema não era só em restaurantes e pastelarias, era também nos locais de trabalho. A solução que preconiza seria os não fumadores despedirem-se e arranjarem um emprego em locais só de não fumadores?

    O princípio é o mesmo.



    Senso comum: porque será que praticamente todos os países evoluídos têm legislação que determina onde se pode ou não fumar? Porque será luisvv? Estarão todos errados?

    Porque em todos o Estado tem vindo a alargar o seu raio de acção e é sempre muito popular proibir comportamentos.
    A questão não é tanto saber porque é que hoje a têm, mas saber se daqui a uns anos os estados ainda serão o que são..
  5.  # 886

    Colocado por: luisvvEstavam, em muitos sítios. E noutros sítios onde o eu consideraria que não estavam, o que acontecia eraque os não fumadores não valorizavam suficientemente o ambiente sem fumo.
    E não me venha com tretas de terem que aguentar - estamos a falar de 75% da população, e quando 75% dos potenciais clientes de um estabelecimento não querem que nele se fume, o dono age em consonância, ponto final.

    E você a batalhar na tecla. Então se era permitido, bastava que o equivalente a 1% das pessoas presentes assim entendesse fumar que ninguém poderia reclamar, percebe agora a diferença? Percebe a falta de peso que 75% da população detinha?

    Colocado por: luisvvO princípio é o mesmo.

    Idem

    Colocado por: luisvvPorque em todos o Estado tem vindo a alargar o seu raio de acção e é sempre muito popular proibir comportamentos.

    E queria que se fizesse o quê? Que se aceitasse o mau comportamento das pessoas? Então vamos retirar as leis sobre condução na estrada e respectivas multas...o código processual penal para quê? PAra atrapalhar só pode! E o que dizer do Penal? Lixo com ele. E atrás o civil... E no fim, para quê tribunais se o povo se auto regula? Para quê tribunais se as empresas se auto regulam? PAra quê estado no fim? Realmente qualidade de vida é mesmo na Somália e restantes onde o estado não tem qualquer intervenção na vida das pessoas.
  6.  # 887


    Sim, acho. Foi exatamente isso que aconteceu no meu local de trabalho.
    Como já alguém aqui escreveu: se todas as pessoas tivessem bom senso, não eram necessárias leis ou regras impostas...

    Não é uma mera questão de bom senso, nem de ausência de regras - mas a de estabelecimento de regras por outros mecanismos.
  7.  # 888


    la esta acabou de se queimar,pois agora graças a lei posso ir a um sítio onde não fumem coisa que antes era impossível,,

    Isso não é verdade - existiam muitos sítios para não fumadores, ou com zonas de fumadores à parte. Não eram todos, naturalmente.


    o fumador é a pessoa mais bandalhoca que existe,deita beatas para o chão e quando uma pessoa vai a algum lado que culpa tem um não fumador de se sujeitar ao fumo do fumador??



    quer dizer eu levo com o fumo do fumador e em contrapartida o fumador leva com o que meu? se o fumador estivesse a comer tranquilo e os nao fumadores como não mandassem fumo mas mandassem peidos,acha que o fumador ia gostar?o fumador nunca podera ser a vítima digam o que dizerem porque o fumador incomoda e o não fumador não!

    É difícil de compreender? Eu acho que não, é só uma questão de hábito:

    Quando estão 2 pessoas no mesmo espaço, um fumador e outro não, há mais do que um interesse em presença, e todos igualmente legítimos à partida.
  8.  # 889

    Colocado por: luisvvQuando estão 2 pessoas no mesmo espaço, um fumador e outro não,há mais do que um interesse em presença, e todos igualmente legítimos à partida.

    Aí é que se engana. A existência de um não fumador não afecta o bem estar do fumador e o contrário já acontece. Portanto não há qualquer legitimidade nem à partida muito menos à chegada, pois não existe igualdade!
  9.  # 890


    E você a batalhar na tecla. Então se era permitido, bastava que o equivalente a 1% das pessoas presentes assim entendesse fumar que ninguém poderia reclamar, percebe agora a diferença? Percebe a falta de peso que 75% da população detinha?


    Você é que decididamente não percebe. Ao poder de pressão dos clientes chama-se usualmente votar com os pés: se naquele sítio se fuma e eu não gosto ou não tolero estar em sítios com fumo, deixo de o frequentar.


    O facto de um comportamento ser legalmente permitido não significa que não pudesse ser proibido pelo dono de um estabelecimento - como efectivamente já acontecia em muitos (embora obviamente não todos) locais. Por estranho que lhe possa parecer, as zonas de fumadores/não fumadores não foram uma invenção desta lei - já existiam porque, voluntariamente ou por pressão de clientes, inúmeros donos de estabelecimentos entenderam que era conveniente criá-las.
  10.  # 891

    Colocado por: luisvvinúmeros donos de estabelecimentos entenderam que era conveniente criá-las.

    Para rir, no mínimo. Se houvesse essa escolha, então não teria sido necessária intervenção!

    Colocado por: luisvvAo poder de pressão dos clientes chama-se usualmente votar com os pés: se naquele sítio se fuma e eu não gosto ou não tolero estar em sítios com fumo, deixo de o frequentar.

    Isso só seria possível se a oferta assim o permitisse!
  11.  # 892


    E queria que se fizesse o quê? Que se aceitasse o mau comportamento das pessoas?




    Então vamos retirar as leis sobre condução na estrada e respectivas multas...o código processual penal para quê? PAra atrapalhar só pode! E o que dizer do Penal? Lixo com ele. E atrás o civil... E no fim, para quê tribunais se o povo se auto regula? Para quê tribunais se as empresas se auto regulam?

    Aí vem o espantalho da falta de regras..


    PAra quê estado no fim? Realmente qualidade de vida é mesmo na Somália e restantes onde o estado não tem qualquer intervenção na vida das pessoas.


    E a Somália não podia faltar. Mas para ser mais educativo, em vez de comparar a Somália com os países europeus que conhece, talvez a possa comparar com os países circundantes, com Estados - e quem sabe, até talvez se surpreenda..
  12.  # 893

    Colocado por: luisvvem vez de comparar a Somália com os países europeus que conhece, talvez a possa comparar com os países circundantes, com Estados

    Regulados, portanto...
    • luisvv
    • 23 abril 2015 editado

     # 894


    Aí é que se engana. A existência de um não fumador não afecta o bem estar do fumador e o contrário já acontece. Portanto não há qualquer legitimidade nem à partida muito menos à chegada, pois não existe igualdade!


    1) Há mais interesses em presença.

    2) Claro que afecta !! Se eu quero fumar e a sua presença me impede, o meu bem estar é afectado - de forma e em medida diferente, claro, mas são interesses legítimos afectados. .

    3) Se o facto de eu estar a fumar num estabelecimento com permissão do dono o incomoda, porque raio há-de você ter o direito de me impedir de
    fumar? Porque não vai você para outro estabelecimento cujo dono não permita que se fume ou que tenha zonas de não fumadores, por exemplo?



    Para rir, no mínimo. Se houvesse essa escolha, então não teria sido necessária intervenção!


    Para rir, só se for a sua opinião. Há estabelecimentos com zonas de fumadores/não fumadores há décadas, mas você insiste que não..


    Isso só seria possível se a oferta assim o permitisse!


    A oferta permitiria, se houvesse procura. Bastava uma parte significativa (nem era preciso a maioria, repare..) de clientes mostrarem o seu incómodo ou desagrado, e logo surgiria oferta onde se justificasse.

    Por qualquer bizarro motivo, o trekker parece pensar que, tendo que escolher entre 75% de potenciais incomodados pelo fumo, e 25% de fumadores , a generalidade dos empresários optaria pelos fumadores (já para não falar das soluções intermédias, quando possíveis, como zonas separadas..).

    Na verdade é muito mais racional pensar que a oferta não existia porque não havia procura - o incómodo dos não fumadores não era, de um modo geral, tão forte que os levasse a manifestar-se ou a abster-se de frequentar certos estabelecimentos.
  13.  # 895

    bem o engraçado e mais verdadeiro não foi aqui colocado e andam vocês todos a ver quem tem razão quando a realidade da coisa era outra , primeiro foi criado um serviço extra a muitos eng. e se calhar a algum ministro com algumas acções nas empresas de chaparias e condutas ... isso é que tinha que funcionar , obrigar através da lei a gastar dinheiro para se poder ter todos no café ou restaurante , depois o que é que importa ao governo se alguem fuma e aonde fuma e se prejudica alguem ????? como muitas outras leis esta era simplesmente mais um modo de caçar multas e depois a lei fica por aí e ninguem a fiscaliza ...

    tanto barulho quando se diz que o que não fuma não incomoda ou vise versa , cá para mim que não fumo é bem verdade que me sinto menos incomodado mas eu sei que incomodo muita gente que gostava de fumar o seu vicio caro completamente legal e contributivo para o estado através das suas receitas !!!!!

    queria ver todos os fumadores deixarem de fumar ?????? lá os desgraçados como eu que não fumam teriam que pagar mais uns quantos milhões em impostos lol
    Enfim , a humanidade não para de se destruir , é normal ...
  14.  # 896

    Colocado por: rafaelisidoro
    1. queria ver todos os fumadores deixarem de fumar ?????? lá os desgraçados como eu que não fumam teriam que pagar mais uns quantos milhões em impostos lol
      Enfim , a humanidade não para de se destruir , é normal ...
    então e os medicametos e hospitalizações causadas pelos tabaco,quem paga isso??tenho uma tia a fazer tratamento de um quisto nos pulmões derivado de trabalhar em sitios de fumo e sem fumar,cada caixa de medicamento custa ao estado 800 euros!e quem paga são os fumadores ou os não fumadores?

    e imaginemos que todos deixavam de fumar,sera que não iam gastar dinheiro noutras coisas que criariam postos de trabalho,como ferias,carros,motos 4??não iam pagar impostos tambem por isso?,se calhar quem deixa de fumar não gasta em mais nada e guarda o dinheiro para o resto da vida,eu mesmo conheço uma pessoa que deixou de fumar e na vez disso diz que prefere comer uma diaria no restaurante na vez de uma sandes!e ja agora essa diaria não paga imposto?e não promove trabalho nacional?
  15.  # 897

    o petróleo está na casa dos sessenta setenta dólares, porque razão a gasolina está praticamente aos preços de á uns tempos atras quando o petróleo estava nos cento e quarenta dólares???
  16.  # 898

    Ramos 1999 , antes de mais as rapidas melhoras á sua Tia , depois o que eu quis dizer foi que em casa de pobre fumador falta tudo menos o cigarro , pode faltar comida luz agua mas o cigarro não , estas pessoas com mais dificuldade financeira se ficar sem fumar vai obter outros alimentos todos com uma carga fiscal menor , o rico que fuma não vai comprar mais uma moto4 porque já a tem ... logo não vai gastar ( não tou a ver ninguem dizer olhem cresceu-me 200 € este mês do tabaco como é que o vou gastar já , percebe ) logo - tabaco - imposto retido mais procura de dinheiro ...

    como já disse varias vezes aqui sou apologista de grandes impostos no tabaco e na bebida de modo a colocar este imposto directamente na area da saude , infelizmente não isso que acontece ...
  17.  # 899

    Colocado por: marco1o petróleo está na casa dos sessenta setenta dólares, porque razão a gasolina está praticamente aos preços de á uns tempos atras quando o petróleo estava nos cento e quarenta dólares???
    porque estão sempre a roubar ahahhahahahah
    Concordam com este comentário: treker666, Bricoleiro
  18.  # 900

    realmente é o nome que se deve dar á coisa, roubar.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
 
0.0383 seg. NEW