Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estamos em processo de construção de uma moradia e surgiu-nos uma dúvida relativamente á obrigatoriedade de colocação de uma banheira.

    Alguém nos consegue confirmar se é realmente obrigatório a colocação de uma banheira, em pelo menos uma das casas-de-banho?


    Muito obrigada!
  2.  # 2

    A maioria das câmaras aceita a colocação de base de chuveiro com as dimensões iguais à banheira.... podendo ser metade base de chuveiro e o resto zona de secar.
  3.  # 3

    Colocado por: CRamos33é realmente obrigatório a colocação de uma banheira, em pelo menos uma das casas-de-banho?


    É. Nas condições definida pelo RGEU e do DL 163/2006.

    Colocado por: costa3333A maioria das câmaras aceita a colocação de base de chuveiro com as dimensões iguais à banheira.... podendo ser metade base de chuveiro e o resto zona de secar.

    Só no caso de estarmos a cumprir o DL 163/2006. mas assim prevê a legislação. No caso do RGEU, já não é assim.

    O seu Arquitecto, autor do projecto de arquitectura é a pessoa indicada para o esclarecer...
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas
    Só no caso de estarmos a cumprir o DL 163/2006. mas assim prevê a legislação. No caso do RGEU, já não é assim.


    O RGEU não... mas as câmaras fecham os olhos a isso.... sendo que no próprio licenciamento da arquitectura vai la a base de chuveiro e eles aprovam.....
  5.  # 5

    Muito obrigada pela ajuda!

    Realmente não está fácil conseguir perceber o que é obrigatório ou não! O arquitecto diz que não precisamos, o engenheiro diz que sim.....

    Não sabemos a quem dar ouvidos!
  6.  # 6

    costa3333...É obrigatóro haver uma IS, com banheira...


    Mas se lhe( CRamos33) dizem que não. alguém que escreva e assuma. Depois se houver visita da Câmara para emissão da Autorização de utilização.. esse alguém que se desenrasque.

    O RGEU define as condições das IS, no seu art.º 68. Quer se goste ou não.

    O melhor é seguir o que está no projecto de arquitectura aprovado pela CM!!!
  7.  # 7

    Já tive vários clientes que não quiseram a banheira. Sempre assinei o termo de responsabilidade no final da obra a atestar que a obra está concluída de acordo com o projecto aprovado, nunca tive nenhuma vistoria, mas se um dia um dia alguém se lembrar de fazer uma vistoria acho que tapa os olhos e não levanta qualquer problema. O dono de obra é sempre alertado para a ínfima possibilidade de ter que substituir a base por uma banheira...apenas por uns dias.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Picareta.. não se esqueça que o paradigma do RJUE, mudou.. neste momento, vamos ter as "inspecções" como nos paises anglosaxonicos... Projectos não são verficados, excepto nos parametros urbanisiticos.. depois é tudo inspeccionado em Obra...
    Atenção a isso agora.
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    O RGEU define as condições das IS, no seu art.º 68. Quer se goste ou não.


    eu sei o que diz o RGEU, por isso é que disse a maioria das câmaras aceitam isso.... tenho vários projectos, em que a arquitectura vai com base de chuveiro + zona de secar, ocupando a área mínima da banheira.... e estão aprovados... em cãmaras diferentes.... se elas aceitam contra o RGEU é problema deles, mas também não vejo grandes guerras por causa disso......


    Colocado por: Pedro BarradasPicareta.. não se esqueça que o paradigma do RJUE, mudou.. neste momento, vamos ter as "inspecções" como nos paises anglosaxonicos... Projectos não são verficados, excepto nos parametros urbanisiticos.. depois é tudo inspeccionado em Obra...

    alerta-se o dono de obra... se tiver de mudar, tambem não é uma banheira que sai muito caro... desde que tenha lá espaço para ela.... depois volta a tirar como disse o picareta.....
    Atenção a isso agora.
  10.  # 10

    Colocado por: PicaretaJá tive vários clientes que não quiseram a banheira. Sempre assinei o termo de responsabilidade no final da obra a atestar que a obra está concluída de acordo com o projecto aprovado, nunca tive nenhuma vistoria, mas se um dia um dia alguém se lembrar de fazer uma vistoria acho que tapa os olhos e não levanta qualquer problema. O dono de obra é sempre alertado para a ínfima possibilidade de ter que substituir a base por uma banheira...apenas por uns dias.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Mais vale pedir uma banheira de exposição emprestada colocar lá tapar as laterais com pladur e depois de passada a licença trocar pela base do chuveiro!! lol

    P.S.: Eu não dispenso da banheira, nem que seja 1 vez p/ mês um banho de imersão sabe-me sempre bem, para além de que com bebés em muitas ocasiões é bem útil.
  11.  # 11

    Colocado por: costa3333eu sei o que diz o RGEU, por isso é que disse a maioria das câmaras aceitam isso.... tenho vários projectos, em que a arquitectura vai com base de chuveiro + zona de secar, ocupando a área mínima da banheira.... e estão aprovados... em cãmaras diferentes.... se elas aceitam contra o RGEU é problema deles, mas também não vejo grandes guerras por causa disso......


    pelo menos em algumas câmaras ainda existe bom senso. Pessoalmente acho as banheiras uma inutilidade, vivo numa casa sem nenhuma e não sinto falta. Em casa dos meus pais a banheira nunca era usada, porque havia um chuveiro com alternativa noutro wc. Em casa dos meus sogros, como não havia alternativa e a idade já começa a dificultar os movimentos optou-se por retirar a banheira e colocar chuveiro.
    Concordam com este comentário: void
  12.  # 12

    estou com esse problema também, pois a CM Loures obriga a ter uma banheira, quando no projecto pretendo ter duche Brasileiro....o Arquiteto disse que ia contornar a situação, provavelmente com a base do duche com a medida da banheira....tenho de voltar a falar com ele sobre este assunto, embora ainda estejamos longe desta fase.
  13.  # 13

    essa lei da banheira é a coisa mais estupida que já inventaram!!! desde quando uma banheira é bom para quem tem mobilidade reduzida?
    Concordam com este comentário: void, frigas75
  14.  # 14

    Colocado por: sergyioessa lei da banheira é a coisa mais estupida que já inventaram!!! desde quando uma banheira é bom para quem tem mobilidade reduzida?


    foi exatamente o que disse ao arquiteto...enfim....
  15.  # 15

    Colocado por: sergyioessa lei da banheira é a coisa mais estupida que já inventaram!!! desde quando uma banheira é bom para quem tem mobilidade reduzida?
    Concordam com este comentário:frigas75


    o que temos mais sao leis estupidas....a mim a camara obrigou-me a ter banheira! em contrapartida autorizou um degrau do hall de entrada para a sala....como veem a coerencia é mais que muita!
  16.  # 16

    Colocado por: loverscout

    o que temos mais sao leis estupidas....a mim a camara obrigou-me a ter banheira! em contrapartida autorizou um degrau do hall de entrada para a sala....como veem a coerencia é mais que muita!


    uma rampa resolve isso facilmente!!! mas sim... é estúpido!
  17.  # 17

    Epá!! está na lei é para cumprir.

    É essa a obrigação dos técnicos que analisam os processos bem como aos autores dos mesmos.

    Percebo a vossa indignação.. mas é assim.

    e o bidé, é obrigatório!!? porquê?
    e os vãos dos compartimentos de habitação tem de ter no minimo 10% da Au do mesmo? (medido no tosco)....lolooll, independentemente da orientação solar e etc...
    e a proporção do compartimento, não pode ser maior que o dobro da largura... em certos casos nem tem problema algum..

    E IS, não pode dar directamente para a cozinha e sala de refeições...

    ...
    Concordam com este comentário: P+V, costa3333, Rodri12
  18.  # 18

    Colocado por: loverscouta mim a camara obrigou-me a ter banheira! em contrapartida autorizou um degrau do hall de entrada para a sala....como veem a coerencia é mais que muita!


    Acho que há coerência. Em ambas a situações (banheira e hall) vejo um obstáculo para vencer.
    Concordam com este comentário: sergyio
  19.  # 19

    Colocado por: sergyiouma rampa resolve isso facilmente!!!


    Hum?! Acha? Estou a ver bastante gente, crianças e adultos, a escorregar nessa rampa se colocar aí os pés.
  20.  # 20

    Colocado por: sousa tavares

    Hum?! Acha? Estou a ver bastante gente, crianças e adultos, a escorregar nessa rampa se colocar aí os pés.


    então? não existem rampas nas ruas? como se torna as cidades acessiveis? têm é que ter a inclinação correcta!! e não como em alguns lados que aquilo só não está quase a 45º sabe-se lá bem porque!!!
 
0.0194 seg. NEW