Colocado por: sercorviva, como assim??
Colocado por: Picareta
O arquitecto assinou um termo de responsabilidade a dizer que o projecto cumpre todas as normas e regulamentos....MENTIRA !!
Se um arquitecto assina um termo de responsabilidade a dizer que o projecto cumpre todas as normas e regulamentos, os seus colegas na Câmara não tem que andar a verificar se o que ele afirma é verdade. Normalmente verificam os índices urbanísticos, afastamentos, .... tirando alguns chatos que verificam tudo, mas na minha opinião, se é para verificar tudo prescindia-se dos termos de responsabilidade, os projectos teriam que ser passados a pente fino e os prazos para apreciação dos projectos teriam que ser dilatados.
No seu caso é perfeitamente possível, uma vistoria detectar a falta da banheira e obrigarem-no a coloca-la. (possível em teoria, na prática não acredito que isso aconteça). O sercor responde a essa exigência: Mas como é que isso é possível se a Câmara aprovou o projecto? Resposta deles: A Câmara aprovou porque o arquitecto afirmou num termo de responsabilidade que "o projecto cumpre todas as normas e regulamentos", agora resolva o problema com ele.
Concluindo, uma aprovação baseada em falsas declarações pode ser revogada.Concordam com este comentário:A&J
Colocado por: A&JExacto... por isto é que eu quis que fosse licença. Pq o arq. disse que havia coisas que não se cumpria e assim se a CM aprovar já não pode dizer nada, desde que se cumpra o projeto. Acho eu...;)
Colocado por: A&JSe uma CM aprovar uma arq. Que não cumpre determinado pormenor e for licenciamento faz diferença sim. Como comunicação prévia apenas apreciam administrativamente e pouco mais. Como licenciamento são obrigados a pronuciar-se sobre a arq. Assim se algo não estiver de acordo e eles aprovam depois não podem dizer nada.
Colocado por: PicaretaCaro A&J, não percebi onde é que pretende chegar com o seu último post, em nada defende a sua posição.
E se pretende algum esclarecimento, deve consultar a base legar, o RJUE, publicado no Decreto-Lei n.º 136/2014.
Colocado por: A&JO ultimo post só mostra que na comunicação prévia não se verifica a arq. e que a conformidade pode ser verificada em fiscalização sucessiva.