Seria o mesmo que perdoar a dívida a estas duas pessoas, com base no mesmo princípio:
- pessoa A deve 100 e teve um acidente de carro, culpa sua, ficando paralisado da cintura para baixo
- pessoa B comprou bens materiais com crédito no valor de 100Concordam com este comentário:jpfgarcia
Colocado por: FDSeria o mesmo que perdoar a dívida a estas duas pessoas, com base no mesmo princípio:
- pessoa A deve 100 e teve um acidente de carro, culpa sua, ficando paralisado da cintura para baixo
- pessoa B comprou bens materiais com crédito no valor de 100
Na minha opinião, deveria.
A intervenção do estado é socialismo?
o que é o socialismo, já agora?
Colocado por: TyrandeOh sim!
Porque a guerra que a Alemanha começou foi um "acidente"!
Colocado por: BricoleiroNão querendo elevar nem diminuir qualquer razão desta comparação, mas vinda do FD não a esperava.
Colocado por: j cardosoAinda há pouco, se não entendi mal, dizia que não sabia
Colocado por: j cardosoParece ter-se tornado a definição corrente aqui do fórum. Basta pegar no exemplo daquela coisa dos táxis pare verificar que muitos dos que acham que se assiste a uma intromissão inadmissível do estado no assunto, acham quase natural a intervenção dos estados para salvar a banca. Nem todos, claro, parece que há alguns que não têm a certeza do que pensar
Colocado por: j cardosoBoa pergunta, sabe responder?
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, assim como uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação.1 Atualmente, teorias socialistas são partes de posições da esquerda política, relacionadas com as atuações de Estado de bem-estar social.
Colocado por: FDDeve-se perdoar outra vez? E os outros países todos com dívida? Também se devem perdoar?
Colocado por: FD
Não. E?
E também penso que é naturalmente consensual que o estado ao "salvar a banca", o que fez foi só "salvar a banca", nada mais esteve em questão.
Já que foi o j cardoso que trouxe o termo à discussão, pode ser o j cardoso a explicar.
Sim, porque todo o "resgate" à Grécia foi honesto!!!
Ui!
Colocado por: FD
Tyrande, o que está em causa não é se a Alemanha é ou não culpada da guerra, acho que quanto a isso não há dúvidas.
O que está em causa é o contexto de um perdão de dívida, em duas situações completamente diferentes, que não são sequer comparáveis.
Para a Tyrande, pelo que percebo, se a Alemanha foi perdoada em metade da dívida em 1953, a Grécia também devia ser, é isso?
O problema... é que já foi. E agora? Deve-se perdoar outra vez? E os outros países todos com dívida? Também se devem perdoar? E amanhã, se algum desses países voltar a ficar com dificuldades, o que é que se deve fazer?
E para todos os que são apologistas de culpar a Alemanha por tudo e um par de botas, há que ter em consideração três períodos:
- pré-guerra
- guerra
- pós-guerra
A guerra acabou em 1945. Foi há 70 anos. Não será altura, digo eu, de acabar com essa culpabilização sempre que nos apetece arranjar argumentos contra a Alemanha?
Ou a Tyrande, por exemplo, também é culpada pela Guerra do Ultramar?
Ou a Tyrande, por exemplo, também é culpada pela Guerra do Ultramar?
Referem aqui muitas vezes - e eu concordo - que ninguém apontou uma arma à Grécia para assinar os acordos. Pergunto eu: alguém apontou uma arma aos bancos para emprestarem dinheiro à Grécia?
Então e o tal funcionamento livre do mercado, não se aplica aos bancos? A intervenção do estado deixa de ser socialismo se for para salvar os bancos?
E depois, o que acontecia? Teria sido diferente?Convém lembrar que a Grécia continuaria a ter os mesmos problemas que a levaram até essa situação e continuaria a necessitar de financiamento de uma parte brutal do seu orçamento, com a agravante de ter acabado de dar um calote aos credores.
Colocado por: j cardosoReferem aqui muitas vezes - e eu concordo - que ninguém apontou uma arma à Grécia para assinar os acordos. Pergunto eu: alguém apontou uma arma aos bancos para emprestarem dinheiro à Grécia?
Colocado por: j cardosoEntão e o tal funcionamento livre do mercado, não se aplica aos bancos? A intervenção do estado deixa de ser socialismo se for para salvar os bancos?
Colocado por: jpvngE, o que o caro acha que se deve fazer no caso da Grécia? expulsar esse cancro da UE?
Colocado por: TyrandeEmprestar €€ com juros soberanos, na altura, acima dos 40%, é mesmo de quem não quer ajudar, mas quer fazer da crise grega um grande negócio!
Colocado por: J.Fernandes
Felizmente, não é um cancro que precisa de ser extirpado, basta cortar-lhe o abastecimento de dinheiro que ele cai por si. E acho que é isso que tem de ser feito.
Colocado por: tostex
Wtf??
Colocado por: Tyrande
Não é wtf nada...
Antes do famoso perdão da dívida, a Grécia andava com juros da dívida soberana acima dos 40%. Acha que quem foi comprar, foi com intenção e ajudar a "pobre" Grécia?
Era um "negócio da China", não tivesse a coisa dado pro torto!
Os empréstimos do FMI, quais foram as taxas de juro mesmo?
Hummm?
Está tipo aqui. O FMI foi tãããooo bonzinho com Portugal que faturou quantos Bilhões de euros com o empréstimo ao Zé Tuga, feito "para ajudar"?