Colocado por: paulomsOlá a todos,
Ando metido em trabalhos, mas pelo menos dos bons... Como sou muito teimoso e forreta, decidi que seria eu que trataria de recuperar as janelas de uma casa antiga que comprei e que está em restauros. Isto porque, para além do preço exorbitante pelo qual me orçamentaram o trabalho, também sei que é muito difícil arranjar quem efectivamente saiba verdadeiramente do assunto para que o serviço fique bem feito e por um bom tempo (pelo menos 5-7 anos, dependendo do tratamento).
A coisa é a seguinte. Já li muita coisa sobre a teoria dos restauros de janelas em madeira mas existem algumas contradições que gostaria de esclarecer com quem já efectivamente restaurou e verificou o bom resultado do seu esforço. Isto porque o que há mais é exemplos de janelas de madeira pintadas que passado pouco mais de 1 ano já estão com o esmalte empolado.
A minha primeira dúvida é qual o tipo de produto a aplicar nas janelas. Se esmalte ou se algo do tipo do Lasur da Cin que embora seja menos resistente, a sua reaplicação é mais fácil. Para mim, o que interessa é fundamentalmente, para além do custo, é a durabilidade e a facilidade de reaplicação para a manutenção periódica.
No caso de seguir para o esmalte, quantas demãos são realmente aconselhadas? Pergunto isto porque um suposto especialista disse-me que no exterior a janela não devia levar mais do que uma demão de primário e uma de esmalte, pois quanto mais espessa essa camada fosse, mais rapidamente iria "partir" e empolar. Por dentro deveria levar uma demão de primário e duas de esmalte.
Por fim, como devo colocar vidros novos em todas as janelas pois os originais têm 2,5-3 mm de espessura e embora um único vidro de 5 mm não faça as vezes de um vidro duplo, creio que sempre será melhor. A minha dúvida é se deva aplicar massa tradicional de vidreiro para suporte ou se opto antes por aplicar silicone próprio.
Fico a aguardar pelas vossas opiniões.
Abraço
Colocado por: paredesboa noite!
ando à procura de uma empresa ou alguém capaz de restaurar janelas antigas de madeira.
é preciso:
Restauro da moldura da janela, partes apodrecidas + pintura
Aplicaçao de portadas inclusas nas janela
Restauro de duas janelas (dimensoes L 120 x A190 aprox)
em Lisboa.
grata!