Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: eu
    Colocado por: Fernando Gabrielserá que somos nós a sermos muito exigentes?


    Eu penso que sim. Não me parece uma solução assim tão grave.

    Continua a haver respiração das telhas, porque a ligação entre elas não é estanque ao ar, nem nada que se pareça


    e o uso de argamassa para prender as telhas? será mesmo uma solução? mesmo argamassa armada não me parece solução
    • naar
    • 12 dezembro 2009

     # 22

    Telhas "chumbadas" acho que é má solução.

    Assentes soltas no no ripado de argamassa será um mal menor, em caso de substituição só têm que se partir as presas pelos telhões.

    Agora como o Paulo Correia já aqui falou telhados sem nada "chumbado" era o ideal, mas creio que poucos são feitos assim hoje em dia.
    • ng3
    • 12 dezembro 2009

     # 23

    caramba eu meti ripa de cimento no meu telhado e a telha laquei-a toda parece que não assenta bem andamos por cima delas e elas oscilam qual será a razão a telha é direita é feita em molde de gesso.???
  2.  # 24

    fGABRIEL.. ESSA SOLUÇÃO É HABITUAL... FAZER O RIPADO EM "MASSA", assente directamente sobre o ROOFMATE PT ( esse XPS é mesmo para ser utilizado assim). O que me parece grave... é esse ripado não ser contínuo em todas as águas... vai ficar com as telhas desalinhadas?! entre aguas.... mas também a geometria disso não ajuda - não deveriam estar a utilizar telha de aba e canudo.. mas sim telha de canudo, que se molda melhor a essas irregularidades.

    A telha com o ripado em "massa", ventila, pois ficará sempre levantada do XPS. Outra coisa que eu mando executar nesse tipo de solução de coberturas, é prever no "ripado", zonas de descontinuidade, para melhorar a ventilação e escoar, alguma água que se infiltre.

    No entanto esse "ripado", parece-me insuficientemente alto... deveria ter uns 4 cm no mínimo.
  3.  # 25

    Colocado por: Pedro Barradasmas também a geometria disso não ajuda - não deveriam estar a utilizar telha de aba e canudo.. mas sim telha de canudo, que se molda melhor a essas irregularidades.


    Pedro, ser telha de canudo estava bem explicito em projecto de execução, por isso e por outras, até porque antigamente usava-se era telha de canudo, agora que dizer? empreiteiro+cliente opinion makers, dá nisto, é mais uma destas e não assino livro de obra.
  4.  # 26

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: Pedro BarradasfGABRIEL.. ESSA SOLUÇÃO É HABITUAL... FAZER O RIPADO EM "MASSA",


    nem acredito!!...


    Porque é q não acredita?!?... é mesmo assim, o ROOFMATE PT, é para ser utilizado dessa maneira. Assente e fixado sobre a laje de cobertura, com ripado executado in situ em agamassa de cimento.
  5.  # 27

    Partilho da opinião.
    Ripados feitos desta forma é quase tão usual como os operários andarem em cima do telhado sem qualquer tipo de protecção.
    Fernando se é voçê o director técnico eu preocupava-me mais que caia do telhado um daqueles homens doque uma meia duzia de telhas

    :))
  6.  # 28

    Fernando

    Que é habitual, lá isso, é, mas se é bem feito, já é outra história. Eu chamo a isso, telhados de servente e dos ordinário nesse caso.

    Vamos por partes.

    A troca de telha de canudo por telha Lusa, é excelnete para o empreiteiro, poupa uma data de mão de obra
    Desde que o roofmate esteja fixo à lage, não há problema de aquilo deslizar
    Se o roofmate estiver fixo, é de uma rematada estupidez não terem aproveitado essas fixações para fixar as ripas
    As ripas estão mal feitas porque não não estão interrompidas de 2 em 2 metros para criar canais de ventilação.
    Pergunto ao burro do encarregado se as tenhas têm comprimentos diferentes, porque os ripados estão com afastamentos diferentes nas duas águas, isto é, não se encontram no rinção (quebra águas)

    O facto de a DOW ter no seu site esta solução, não a torna boa. Eles estão a vender um produto deles, não estão a fazer assistência social

    A argamssa não segura telhas, não é pelo facto de elas estarem argamassadas que estão mais fixas, bem pelo contrário. Se a argamassa for muito forte, têm pouca flexibilidade e vai partir, se for mais fraca ( mais flexivel) não segura a telha. Se quiser mando-lhe particularmente fotografias de um telhado onde voarem centenas de telhas que tinhas sido argamassadas.

    As argamassas parecem ser uma solução para tudo e não são, na maioria dos casos, são um problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, Fernando Gabriel, electrao
  7.  # 29

    ... só mais uma achega.. as telhas não são argamassadas às "ripas".. são assentes sobres as "ripas" já com a presa feita. Se as telhas não forem de encaixe, deverá ser previsto acessórios de fixação... mas é uma situação a analisar consoante a inclinação do telhado e a exposição ao vento.
  8.  # 30

    Colocado por: zedasilvaPartilho da opinião.
    Ripados feitos desta forma é quase tão usual como os operários andarem em cima do telhado sem qualquer tipo de protecção.
    Fernando se é voçê o director técnico eu preocupava-me mais que caia do telhado um daqueles homens doque uma meia duzia de telhas

    :))


    por acaso ainda estive para fazer essa referência que o zedasilva vinha ai, falar dos capacetes e das guardas :)
    zedasilva eu para conseguir mudar a telha já é o cristo, e a segurança? já deve saber como é... por mim pode chamar a fiscalização, só assim aprendem e é momentaneamente
  9.  # 31

    Colocado por: PauloCorreiaA troca de telha de canudo por telha Lusa, é excelente para o empreiteiro, poupa uma data de mão de obra


    eu sei claro....

    Colocado por: PauloCorreiaAs ripas estão mal feitas porque não não estão interrompidas de 2 em 2 metros para criar canais de ventilação.


    pois

    Colocado por: PauloCorreiaPergunto ao burro do encarregado se as tenhas têm comprimentos diferentes, porque os ripados estão com afastamentos diferentes nas duas águas, isto é, não se encontram no rinção (quebra águas)


    pois

    Colocado por: PauloCorreiaAs argamassas parecem ser uma solução para tudo e não são, na maioria dos casos, são um problema


    pois

    sabem o que vos digo, neste caso particular começo a perceber o orçamento dado(420€)...abaixo do que eu previ..e como disse mais uma destas e vai para o livro...há limites e até sou muito bonzinho mesmo.
  10.  # 32

    Colocado por: PauloCorreiaO facto de a DOW ter no seu site esta solução, não a torna boa. Eles estão a vender um produto deles, não estão a fazer assistência social


    não estão, mas eu como técnico ao ver aquilo, com que ideia geral fico da empresa?
    claro...
  11.  # 33

    fernando
    o capacete numa situação destas só serve para sabermos quantos homens é que cairam cá abaixo pois eles tem a mania de ficarem todos esborrachadinhos e se tiverem capacete sempre podemos contar os capacetes e saber afinal quantos foram.
    As guardas neste caso tb só servem para evitar que uma telha ou um martelo venha por ali abaixo e vá acertar logo na moleirinha de uma criança que por azar passava cá em baixo.
    No minimo uma cordita amarrad á cintura e a um ponto fixo e resistente do telhado.
    Eles caem na mesma mas assim "parte logo pela espinha" ficando pendurados e não nos sujando a estrada cá em baixo nem interronpendo o transito.
    Já agora escreva lá no livro de obra que advertiu para esta situação que é para o caso de algum sismar em cair quando for a tribunal sempre poder dizer:
    Sr doutor juiz e até escrevi no livro de obra mas nem o empreietiro nem o dono de obra fizeram nada, como não sou dono da empresa nem o dono de obra me deu autorização para parar a obra não podia fazer mais nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., electrao
  12.  # 34

    Colocado por: zedasilvaJá agora escreva lá no livro de obra que advertiu para esta situação que é para o caso de algum sismar em cair quando for a tribunal


    sim será a única coisa que posso fazer, de resto...mãos atadas""
  13.  # 35

    Para além de não assinar o livro de obra, o que é que ele pode fazer? dar um tiro a alguém?

    O que o Fernando pode e deve fazer é falar com o dono de obra e a seguir defender-se no livro de obra, escrevendo partindo do pressuposto que vai acabar em tribunal.

    Ser bonzinho nestas coisas costuma dar sarilho
  14.  # 36

    não estão a ver bem a perepectiva
    se repararem não caiem...
    têm os cabos electricos que os seguram.
    o que ainda não consegui perceber foi a corda a unir os cabos eléctricos, mas deve também ser um sistema de segurança sofisticado (eles estão muito à frente :) )
  15.  # 37

    Colocado por: PauloCorreiaPara além de não assinar o livro de obra, o que é que ele pode fazer? dar um tiro a alguém?


    pois...só se for isso, e ainda por cima lutar contra empreiteiro e cliente.

    Colocado por: PauloCorreiaO que o Fernando pode e deve fazer é falar com o dono de obra e a seguir defender-se no livro de obra, escrevendo partindo do pressuposto que vai acabar em tribunal.


    mas isso já foi falado, do tribunal não, mas que já falei do que se passa, claro que já, falta escrever em livro como director de obra e autor de arquitectura, falei em bonzinho, por tentar resolver questões técnicas, erros também, preencher faltas que não deviam ser preenchidas por mim, mas há limites, isso há.

    cumps
  16.  # 38

    nós todos sabemos que sim.

    Mas se nem o cliente nem o empreiteiro lhe ligarem, o que propõe fazer ?
  17.  # 39

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: PauloCorreiaPara além de não assinar o livro de obra, o que é que ele pode fazer? dar um tiro a alguém?


    é uma questão de profissionalismo!!...alguém tem de zelar por isso,e figura máxima dentro de uma obra é um arquitecto!!


    caro user se não tivesse elevado grau de profissionalismo, nem estava aqui a falar disto, como muitos que nem querem saber(todos os intervenientes em obra), por isso anda isto como anda.
    você não sabe mesmo o que são a generalidade de obras em portugal.
    figura máxima dentro de uma obra é um arquitecto? sim senhor, devia ser, devia, mas só se for noutro país...ou então que lhe deêm poderes realmente.

    por isso é que muitos arquitecto são mal vistos, "epá o tipo não queria deixar por x,y, mas quem é que percebe, já ando nisto há anos, já fiz aqui as casas todas, tudo muito bonito, toda a gente gosta"

    afinal o tipo até resolveu as cagadas""(desculpem a expressão) que o empreitolas""(mau empreiteiro) conseguiu arranjar, numa coisa simples.
  18.  # 40

    Colocado por: PauloCorreianós todos sabemos que sim.

    Mas se nem o cliente nem o empreiteiro lhe ligarem, o que propõe fazer ?


    Paulo
    o problema é que digo uma coisa importante e fazem outra.
    outro problema é que o cliente é amigo de familia.
    estou a ponderar o meu limite...tentar levar as coisas a bem, sem influenciar resultados, mas não está a resultar.
 
0.0199 seg. NEW