Colocado por: marco1o mais sensato a fazer é contatar um engenheiro ...Marco, concordo com a ideia, mas "contatar" não existe.
Colocado por: PDanielLuis, infelizmente não me parece que haja erro, pelo que vejo no quadro de pilares, os troços dos pilares interiores são só para o R/C...Eu faria uma sondagem (pequenas demolições) antes de começar com os trabalhos em força.
Colocado por: PDanielOlá a todos,
Tenho seguido algumas conversas no fórum sobre construção e remodelações e uma vez que tenho visto conselhos muito úteis, gostava de pedir a opinião sobre uma remodelação que pretendo fazer.
Estou em vias de adquirir um apartamento de 110 m2 construído em 1982 e pretendo fazer uma alteração que obriga a remover duas paredes. Pedi a planta de estruturas e foi com estranheza que verifiquei que não existem pilares ou vigas no interior mas apenas nas paredes exteriores do apartamento.
A minha ideia era remover as paredes que se encontram dentro do quadrado vermelho na imagem, mas dada a disposição da estrutura fiquei com a ideia que as lajes estão apoiadas em todas as paredes e que, de facto, não tenho hipótese de mexer em nada.
O apartamento é num 1º andar e no Rés do Chão existe uma espaço comercial open-space com dois pilares sensivelmente ao centro da planta (onde eu tenho paredes que vou manter)
Alguém me sabe dizer se é possível fazer esta remoção de paredes com algum tipo de reforço da laje (com viga metálica ou betão, por exemplo).
Colocado por: riscosnem li tudo
Colocado por: happy hippypretende obrar em duas paredes
Colocado por: riscosnem li tudo, nem vale a pena com tanto artigo (1) so tenho uma coisa a dizer: ninguém pode derrubar paredes em edifícios. (2)
Ja agora aproveite e contrate o happy,(3) porque quase de certeza que o RC ja foi um apartamento com a mesma configuração do mesmo, em que retiraram todas as paredes mestras e recorreram a reforço com vigas de betão. Tem ai muitos artigos para pegar contra o vizinho do R/C
:)
Colocado por: zedasilva
Eu gostei da parte do:
Colocado por: happy hippy
pretende obrar em duas paredesConcordam com este comentário:Sergio Rodrigues,fernandoFerreira,riscos