Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!

    Pessoal, preciso de ajuda!

    Tenho neste momento sistema solar de circulação forçada apenas para AQS, com apoio a resistência, mas a resistência só liga durante a noite se necessário.
    A minha questão é o facto de o meu sistema entrar em funcionamento durante a noite (por exemplo 4 da matina)!
    Reparo que os painéis quando são 24h estão por exemplo a 6º e depois estão com a temperatura mais alta (por exemplo 28º), na sonda que está no acumulador indica mais ou menos as mesma temperaturas... Mas a temperatura, na parte superior do acumulador está a 55 /60º mas vais baixar e muito!
    Certo que ao entrar em funcionamento em poucas horas a água está fria! Ou seja de dia gasto para aquecer e de noite para arrefecer!?!?!
    Enfim.. será que me podem dar sugestões?

    Se necessário posso colocar fotos!! (daqui a nada já devo ter)
  2.  # 2

    Há sistemas e controladores que têm uma função para fazer isso: se detetarem que a água do depósito está elevada, de noite circulam o líquido de modo a que os colectores funcionem como "dissipadores" de calor, baixando a temperatura da água do depósito. Assim, de dia, o depósito irá receber calor proveniente do sol e o sistema não atingirá temperaturas de estagnação...

    Rever, talvez, a programação do controlador?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Liberato_
  3.  # 3

    Ora aqui estão a fotos!!
      DSC_5609.jpg
  4.  # 4

    esta a funcionar por termosifão!!!
  5.  # 5

    Colocado por: Liberato_Ora aqui estão a fotos!!
      DSC_5609.jpg




    Colocado por: Sergio Rodriguesesta a funcionar por termosifão!!!

    Bruxo!!!!
  6.  # 6

    Lembrei que poderia estar a funcionar em termossifão, mas tem uma válvula anti-retorno, será necessário na entrada e saida?
      DSC_5612.jpg
  7.  # 7

    Desculpem as fotos.. eu coloco direito, mas elas ficam de lado.. sorry.
  8.  # 8

    O que acho mais estranho é que os painéis chegam a baixar a temperatura... tipo 6º ou menos.. e durante a noite quando me apercebo está a trabalhar e temperaturas mais altas não seria normal ele manter a temperatura alta sempre, em vez de baixar a temperatura e depois subir? e claro... no sensor do acumulador indica temperaturas baixas em relação ao topo do acumulador.. :-(
  9.  # 9

    Colocado por: Liberato_Lembrei que poderia estar a funcionar em termossifão, mas tem uma válvula anti-retorno, será necessário na entrada e saida?
      DSC_5612.jpg
    mesmo com essas valvulas pode acontecer uma circulação parasita na tubagem, ainda para mais se a distancia aos paineis for ainda alguma, isso para bem era fazer isto, um sifão com a tubagem, como na imagem, nao ligue esta uma treta mas da para entender o que digo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Liberato_
      solar.jpg
  10.  # 10

    Colocado por: SpeedDemonHá sistemas e controladores que têm uma função para fazer isso: se detetarem que a água do depósito está elevada, de noite circulam o líquido de modo a que os colectores funcionem como "dissipadores" de calor, baixando a temperatura da água do depósito. Assim, de dia, o depósito irá receber calor proveniente do sol e o sistema não atingirá temperaturas de estagnação...

    Rever, talvez, a programação do controlador?


    Ao inicio ainda falamos nisso, mas não ficamos com essa certeza porque por vezes a temperatura só está a 55º e faz isso à mesma!
  11.  # 11

    Colocado por: Sergio Rodriguesmesmo com essas valvulas pode acontecer uma circulação parasita na tubagem, ainda para mais se a distancia aos paineis for ainda alguma, isso para bem era fazer isto, um sifão com a tubagem, como na imagem, nao ligue esta uma treta mas da para entender o que digo
      solar.jpg


    Amanhã o técnico estará por aqui! Então vou sugerir, colocar um anti-retorno na entrada do sistema solar do acumulador, (assim como já tem na saída) , e solicito esta alteração à tubagem. Que me diz?

    Compreendo o seu ponto de vista, com essas "curvas", o glicol com temperatura mais alta, teria que descer ligeiramente ( o que é praticamente impossível) para fazer sistema termossifão, que é o que pretendemos abolir. certo?
  12.  # 12

    Os painéis distam cerca de 8 metros do acumulador! Há mais alguma sugestão/ideia para terminar com esta situação?

    Desde já agradeço a ajuda!
    • eu
    • 15 março 2016

     # 13

    Comece por verificar se tem o programa de arrefecimento noturno ativo.
  13.  # 14

    Colocado por: euComece por verificar se tem o programa de arrefecimento noturno ativo.


    Aquilo está tudo em italiano e inglês... percebo inglês, mas tão abreviado.. não consigo. Mas vou tentar lá chegar. (alguma dica do que poderá dizer nessa opção)?
  14.  # 15

    Bom dia!

    Com base nas sugestões:

    Hoje pela madrugada (4 da matina) reparei que os painéis "supostamente" estariam a 9.8ª e o acumulador a cerca de 12º (as outras opções para aquecer as AQS estavam desligadas e como esteve um dia chuvoso.. água fria :P).

    Posto isto, penso que em primeira opção considero, o efeito termossifão, até porque certamente estaria bem mais frio no exterior, do que aquele que apresentava na temperatura dos painéis, ou seja temperatura que "subiu" pela tubagem ate aos painéis!

    Em principio hoje vamos efectuar as alterações, depois posto aqui os efeitos.. Um abraço e obrigado! ;-)
  15.  # 16

    Boa tarde!

    Depois de mais um dia em analise, esta noite depois do acumulador ter a água bem quente, os painéis ficaram a temperatura ambiente (4º) e por sua vez não estava a trabalhar, suponho que não aconteceu o efeito de termossifão! :-(
    A opção de dissipação também estava desactivada...
    Resultado, não estamos a perceber onde deveríamos fazer alterações! :-(

    Mais alguma ajuda??
  16.  # 17

    Boa tarde,

    Conseguiu resolver o problema?
  17.  # 18

    Já viu se tem o modo de anticongelamento ligado ou seja se os painéis baixarem de uma certa temperatura para os mesmos não congelarem a bomba liga durante a noite para isso, esse sistema e da Tinkteck com depósito videira e o controlador tem essa opção veja se está ligada ou não
    Cumprimentos
  18.  # 19

    Tenho esse problema com um controlador tsol (diferencial), mas o painel está a 20 mt de distancia e não tenho qualquer função anti congelante ligada. não sei qual será o problema..
    • SrR
    • 9 outubro 2020

     # 20

    K problema tem?
 
0.0169 seg. NEW